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Tecnnic negocia desenvolvimento de 30 projetos no primeiro semestre de 2025

Resultado veio após reuniões com clientes e novas empresas durante a Fenatran que buscam soluções no campo de sistemas embarcados para o setor rodoviário

A Tecnnic Eletrônica Industrial, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor rodoviário, deve desenvolver 30 projetos no primeiro semestre de 2025. Esse é o resultado das reuniões realizadas pela empresa durante a Fenatran. “Nossa engenharia tem capacidade para apresentar soluções customizadas exatamente como as empresas que nos procuraram na feira precisam”, afirma Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic.

As empresas buscam equipamentos para uso bem específico a partir do Inclinômetro Biométrico, a novidade apresentada pela Tecnnic na Fenatran. O equipamento é a sexta geração do produto e traz como inovação principal o uso de Inteligência Artificial para prever potenciais pontos de risco nas operações de basculamento.

O sistema monitora e identifica automaticamente situações de risco, antecipando problemas e evitando acidentes. Essa inovação traz mais segurança e eficiência às operações de basculamento.

Todo acesso às funcionalidades do equipamento é feito por biometria, com acompanhamento em tempo real. “Uma empresa chegou a nos consultar sobre a possibilidade de ampliar o sistema biométrico para controlar não só o inclinômetro mas o caminhão como um todo”, revela Santos que completa: “é uma adaptação complexa mas possível”.

O Inclinômetro Biométrico tem navegação intuitiva, com display gráfico mais amigável à visualização das informações e fornece relatório dos últimos 5 mil eventos. Isso permite suporte completo ao gestor da operação que é acessado por app ou portal web.

Outro produto que chamou a atenção e gerou demanda para projetos futuros foi o TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus), uma solução de ponta para o gerenciamento de frotas. Com capacidade de monitorar em tempo real a pressão e a temperatura dos pneus, o TPMS da Tecnnic fornece dados essenciais que ajudam os gestores a otimizar a vida útil dos pneus, reduzir o consumo de combustível e prevenir paradas inesperadas. Acessível via app e portal web, o sistema gera relatórios detalhados, facilitando o acompanhamento contínuo das condições dos veículos e aumentando a segurança e a eficiência nas operações.

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tecnnicA Tecnnic Eletrônica Industrial foi fundada em 2001 e tem sede em Criciúma (SC). A empresa é especializada em projetar e produzir sistemas embarcados para veículos dos segmentos de carga (implementos rodoviários) e de operações pesadas em geral (guindautos, tratores, escavadeiras entre outros equipamentos).

A Tecnnic dispõe de corpo técnico altamente qualificado responsável pelo desenvolvimento pioneiro de várias tecnologias para os setores onde atua. A companhia atende diretamente os fabricantes fornecendo sub sistemas eletrônicos que compõem o produto final, além de uma rede de integradores, atendendo todo Brasil e também o mercado externo. O corpo técnico desenvolve também sistemas e equipamentos para aplicações específicas conforme a necessidade do cliente.


Argonautas Comunicação

HC Hornburg negocia mais de R$ 15 milhões e triplica seu resultado na Fenatran

Volume apurado na edição 2022 do evento foi de aproximadamente R$ 5 milhões em negociações; Público estrangeiro foi superior com expressiva presença dos argentinos

A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), triplicou seu resultado na Fenatran. Esse ano a empresa negociou mais de R$ 15 milhões, ante aproximadamente R$ 5 milhões apurados na edição 2022.

“A Fenatran superou nossas expectativas e sem exagero essa edição foi a melhor de todas”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg, que completa: “o público presente foi em busca de boas oportunidades de negócios e encontrou”. O volume de visitas e negociações foi acima dos demais anos. “Com relação a edição de 2022 tivemos 110% a mais de negociações”, afirma Everton Perico Bertol, gerente Comercial.

A empresa apresentou na Fenatran 2024 a Paleteira Gancheira Bitruck, uma carroceria frigorífica versátil, projetada tanto para o transporte de carnes penduradas quanto de paletes; e relançou a Prateleira ¾, com prateleiras que podem ser dobradas, alterando a geometria interna da carroceria.

“Relançamos a Prateleira ¾ porque notamos que nos últimos meses o mercado tem buscado um produto com seu perfil”, explica Bertol. As prateleiras podem ser dobradas, o que possibilita maximizar o espaço interno e adaptar o transporte de acordo com a necessidade do operador logístico. Dessa maneira, a Prateleira ¾ transporta tanto cargas fracionadas quanto paletizadas.

 

Argentina presente - A presença de visitantes estrangeiros não é propriamente uma novidade na Fenatran. Mas para a CEO da HC Hornburg o que chamou a atenção foi a quantidade deles e, em particular, a elevada presença de argentinos. “A recuperação da economia do principal parceiro comercial do Brasil é um fato que muito nos interessa e que é real tendo em vista a presença dos compradores da Argentina na feira”, diz a CEO.

A HC Hornburg também esteve presente na Rodada Internacional de Negócios, promovida pela ANFIR e ApexBrasil. “Os contatos com novos importadores deverão gerar novas exportações ao longo do próximo ano”, estima a executiva.

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hc hornburg

A HC Horburg foi criada em 1973, por Heinz Hornburg, na cidade de Jaraguá do Sul (SC) como fabricante de carroceria de madeira, cabines e complementos para camionetes. Vinte anos depois, a empresa passou a se chamar HC Hornburg e evoluiu para se tornar fabricante de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a HC Hornburg é fabricante de carrocerias e semirreboques especializadas em transporte frigorificado. A linha de produtos é formada por Paleteira (para transporte de cargas paletizadas, Sorveteira (para transporte de produtos supercongelados), Versatile (atende toda gama de veículos leves), Gancheira (para transporte de carnes penduradas), Prateleira (para produtos diversos), Semirreboque (para produtos paletizados e carne pendurada) e o Baú 100% elétrico, desenvolvido especialmente para operar com o JAC I 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de 3 toneladas de carga no baú.

A empresa ocupa 13 mil metros quadrados e tem aproximadamente 100 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.


Argonautas Comunicação

ANFIR projeta R$ 4 bilhões em negócios realizados na Fenatran

Faturamento deverá influir no volume de emplacamentos nos próximos meses; Exportações realizadas na Rodada Internacional de Negócios deverá ser de US$ 25 milhões

A indústria de implementos rodoviários projeta faturar R$ 4 bilhões em negócios na Fenatran 2024. O valor apurado na edição anterior foi de R$ 3,5 bilhões. “Meio bilhão a mais em vendas é um aumento bastante expressivo e amplia ainda mais a posição da Fenatran como o maior polo de atração de negócios do setor de transporte de cargas da América Latina”, comemora José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

O setor de implementos rodoviários foi representado por 58 empresas associadas à ANFIR, 12 a mais que na edição de 2022. “Mais participantes atraem mais visitantes que vieram à Fenatran dispostos a fazer negócios, seja adquirindo implemento rodoviário, seja comprando componentes”, afirma que completa: “desde o primeiro dia, com maior volume de visitantes, já se percebia que seria um grande evento”. No primeiro dia vieram ao SP Expor 60% a mais de pessoas que na edição 2022, com crescimento de 40% no credenciamento prévio.  

As vendas realizadas na Fenatran deverão afetar positivamente os volumes de emplacamentos da indústria nos próximos meses. “Os negócios em nosso setor não se concretizam imediatamente mas sempre ao longos dos meses subsequentes a realização da feita”, explica Spricigo.

As 58 empresas associadas participantes da edição 2024 da Fenatran foram: Al Ko, Allison Transmission, Aspock do Brasil, Binotto, Brasfit, Braslux, Brex, Carrier, Dhollandia, Engatcar, Frigo King, Facchini, Fix Implementos, Fluair, Forbal Automotive, Frota Brasil, Germani, Grimaldi, Guerra, HC Hornburg, Hallco, Hidromas, Hyva, Ibero, Ibiporã, Jowei, Labor, Librelato, Marrucci, Metalesp, Metanox, MGN, Next Implementos, Niju, Olivo, Pastre, PCP Steel, Planalto, Pradolux, Prometeon, Randon, RAV Componentes, Recrusul, RGR Pneumáticos, Rodofrio, Rossetti, SAF Holland, São Pedro, Sergomel, Silpa, Suspensys, Tecnnic, Thermo Star, Thermo King, TKA, Truckvan, Unylaser, Usimeca e Zurlo.

 

Rodada Internacional de Negócios - As reuniões entre exportadores brasileiros e compradores latino-americanos deverão representar exportações da ordem US$ 25 milhões. O encontro entre empresários foi a Rodada Internacional de Negócios do segmento de implementos rodoviários, evento promovido pela ANFIR em parceria com a ApexBrasil-Agência Brasileira de Promoção de Exportações.

Na edição 2022, o faturamento com exportações foi de aproximadamente de US$ 18 milhões. “Nossos associados já incorporaram em suas atividades o comércio exterior e a rodada internacional de negócios é a grande mola propulsora para as exportações do setor”, afirma Spricigo.

A iniciativa faz parte do programa MoveBrazil de incentivo a exportações do setor de implementos rodoviários. Esse ano a ANFIR e a ApexBrasil trouxeram 31 representantes de 13 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

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movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

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movebrazilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

ZF apresenta suas soluções para veículos comerciais na Fenatran 2024

ZF apresenta tecnologias avançadas de assistência ao motorista, soluções de driveline e tecnologias para mobilidade elétrica 

 

A ZF, maior fornecedora e desenvolvedora de tecnologias para veículos comerciais do mundo participa da Fenatran 2024, a mais importante feira de transporte de carga e logística da América Latina, que acontece entre 04 e 08 de novembro, no São Paulo Expo. A empresa apresenta uma gama de tecnologias projetadas para elevar a eficiência, segurança e sustentabilidade dos veículos comerciais leves, médios, pesados, extrapesados e implementos.

“Nosso portfólio abrange tecnologias e soluções para diversas aplicações, desde as mais consolidadas no mercado até as reconhecidas como o estado da arte em soluções para chassis, sistemas digitais e de segurança, de gerenciamento de ar, driveline, entre tantos outros. Na Fenatran, destacaremos a importância dessas tecnologias para a mobilidade na América do Sul, onde algumas já são consagradas e outras estão sendo introduzidas no mercado e atendem as legislações atuais e futuras. Projetadas para serem aplicadas em diferentes veículos comerciais e implementos, essas soluções, tanto de hardware como de software, são adaptadas a todas as necessidades do setor em nosso mercado”, diz Silvio Furtado (foto acima), Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.

 

Soluções tecnológicas que evitam acidentes - O OnGuardMAX™ 2, é um dos destaques dentre as soluções de ADAS - Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da ZF, essenciais para a segurança veicular que, por meio de radares, câmeras, sensores e softwares, conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos no meio da estrada.  Se o motorista não tomar nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMAX™ 2 inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente.

Ele utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Além disso, inclui funcionalidades como LDW (Aviso de Saída de Pista) e ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), melhorando a segurança nas estradas.

 

Eletrificação em veículos comerciais - A ZF trouxe duas soluções de driveline ideais para a eletrificação de frotas pesadas, oferecendo desempenho confiável e alta eficiência operacional para uma variedade de aplicações.

O AxTrax 2 Dual, o mais recente eixo elétrico desenvolvido para aplicações em caminhões e ônibus médios e pesados, além de veículos fora de estrada é um exemplo disso. Esse produto oferece uma solução completa para veículos elétricos, com potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Equipado com motores síncronos de ímã permanente e tecnologia de transmissão de três marchas, o AxTrax 2 Dual se destaca pela alta eficiência energética, proporcionando maior densidade de potência e otimização do desempenho.

Além disso, ele conta com inversores de carboneto de silício (SiC), que são mais compactos e leves, e atuadores elétricos (Powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque. A arquitetura "all-in-one" elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas.

O AxTrax 2 Dual pode funcionar com seu avançado sistema de frenagem mBSP XBS, que alavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem. Dessa forma, a solução maximiza a recuperação de energia para recarregar as baterias de bordo durante a condução. Além disso, ele oferece melhores capacidades de arranque ao otimizar a função de controle de tração, reduzindo o desgaste dos pneus e melhorando o desempenho e a estabilidade do veículo em terrenos escorregadios.

O CeTrax Lite, também é outro destaque da ZF na Fenatran 2024 quando se trata de soluções de driveline elétrico, desenvolvido para veículos leves como caminhões, vans e microônibus. Este acionamento também possui o conceito all-in-one, que elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, simplificando a integração e aumentando a confiabilidade.

Com uma potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm, o CeTrax Lite oferece força e eficiência para aplicações leves, suportando um peso bruto total de até 7,5 toneladas. Seu motor assíncrono lubrificado por óleo e transmissão de uma marcha garantem um desempenho estável e eficiente em uma variedade de condições operacionais. Foi projetado para fácil integração com eixos e chassis convencionais, tornando-se uma opção à transição para a eletrificação de uma forma mais simples para fabricantes de veículos. Além disso, o CeTrax Lite é totalmente compatível com sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).

 

Mais segurança e inteligência para as carretas - Para implementadoras, a ZF apresenta o que há de mais moderno para entregar mais segurança e rastreabilidade às carretas.  A inteligência está presente na solução iEBS, produto que evita acidentes, traz controle de estabilidade, evita o travamento das rodas, permite maior integração entre cavalo e carreta e amplia eficiência operacional e  pode indicar a carga.  Com todas essas soluções, o iEBS simplifica a manutenção e reduz custos operacionais.

A novidade incorpora inúmeras funções em um módulo inteligente levando o sistema a ter menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que simplifica o sistema e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas. Essa tecnologia possibilita o controle eletrônico da frenagem, monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão, telemetria, entre outras funções opcionais, além de estar preparado para as tecnologias ADAS de assistência ao motorista.   

A plataforma de telemetria da ZF para carretas, SCALAR, será demonstrada em uma sala de torre de controle, especialmente preparada para o evento. Trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada por todas as marcas e modelos de implemento, a ZF também oferece soluções que podem se estender a ônibus e carros de passageiros. Ela oferece um conjunto diversificado de recursos projetados para otimizar as operações de frotas comerciais e é capaz de atender uma variedade de requisitos dos clientes, como eventos e alertas do implemento, localização, cerca eletrônica, status da saúde do implemento, dados exclusivos do T-EBS, TPMS (controle de monitoramento dos pneus), monitoramento de carga e diagnóstico de manutenção.

A aplicabilidade é geral e diversificada e agrega desde transportadores de grãos, operações off road, containeres, entre outras. 

Todos os dados gerados pelo sistema de frenagem da carreta (EBS ou iEBS) são disponibilizados e podem ser integrados à plataforma de preferência do cliente ou na própria plataforma SCALAR. Com isso, não é preciso ter várias telas para realizar o monitoramento, pois é possível visualizar o caminhão e a carga de forma completa, em uma só tela. A solução é integrada aos sistemas de freio e suspensão da carreta, oferecendo um gerenciamento centralizado e eficiente para frotistas.

 

Drivelines e componentes ZF trazem soluções para todos os segmentos - A transmissão automatizada TraXon, que já equipa novos modelos de veículos pesados e ônibus rodoviários Euro 6 no Brasil, é um dos destaques da ZF na Fenatran devido ao seu virtuoso histórico de aceitação e aplicação na América do Sul.  Ela pode ser integrada a um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo fabricado pela ZF, o Intarder 3, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.

O Intarder 3 é considerado o retardador mais leve do mercado, e alia robustez e potência, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. A TraXon também pode contar com a função Ecoroll, que mantém a transmissão em neutro com condições de rodagem em marcha lenta e a funcionalidade PreVision, que controla condições de rodagem em marcha lenta, ambas que trazem variados benefícios para os transportadores.

A PowerLine, transmissão automática de 8 velocidades baseada na renomada 8HP utilizada em automóveis, é ideal para caminhões médios e semipesados, picapes e ônibus, trazendo o mesmo nível de conforto nas trocas de marcha para veículos comerciais. “A transmissão foi desenvolvida para atender o ‘anda e para’ das cidades, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro”, explica o executivo. Os custos operacionais podem ser reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir consumo de combustível.

A transmissão automatizada 9AS EcoTronic também estará em exposição na Fenatran 2024. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto da 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon.  Enquanto a TraXon trabalha com 12 velocidades e foi concebida para equipar caminhões pesados e extrapesados, a 9AS EcoTronic possui nove velocidades e tornou-se ideal para caminhões médios e semipesados.

Soluções em componentes para driveline, inclusive recentes novidades apresentadas pela ZF estarão presentes na Fenatran. A nova geração de discos de embreagem TD200 projetados para equipar ônibus e caminhões médios é um dos exemplos. Os discos oferecem alto desempenho em aplicações severas e possuem diâmetros de 330mm até 395 mm. 

Entre os benefícios destacados estão o conforto nas partidas e trocas de marcha, além de um alto desempenho na atenuação de ruídos de transmissão, que são causados pelas vibrações torcionais dos motores. Este atributo, adicionalmente ao conforto acústico, contribui significativamente para a durabilidade dos componentes da transmissão. Além disso, a baixa inércia dos amortecedores proporciona trocas de marcha mais ágeis, beneficiando os anéis sincronizadores da transmissão.

 

Soluções completas para caminhões e ônibus - No pacote de componentes de chassis a ZF terá barras de direção e ligação, com o V-Link como um dos destaques, além do amortecedor de cabine CALM e o Clutch compressor, também chamado C-COMP™.

O V-Link é uma solução avançada em barras de reação que oferece robustez aprimorada na conexão entre o chassi e o eixo dos veículos. Essas barras são projetadas para reduzir ruídos, suportar maiores cargas e melhorar a dirigibilidade e estabilidade dos veículos, especialmente em caminhões e veículos pesados com suspensões metálicas ou pneumáticas. Disponíveis em versões standard ou com slide bearing, ou seja, permite o movimento entre duas superfícies sem o uso de rolamentos de esferas ou rolos. As V-Links otimizam a eficiência dos veículos ao eliminar a necessidade de lubrificação dos terminais durante o ciclo de vida, contribuindo para a redução de peso e melhor desempenho geral.

O CALM (Cabin Air Levelling Module) da ZF também estará em exposição. Trata-se de uma solução avançada de suspensão a ar que integra o controle de amortecimento e o nivelamento de altura com um design modular e compacto. Ele oferece maior durabilidade ao reduzir a exposição a sujeira e danos. Seu desenvolvimento com menor número de componentes, simplifica a instalação e elimina a necessidade de ajustes durante a montagem. Projetado para cabines com altos requisitos de conforto, o CALM melhora a estabilidade e o conforto para o motorista, sendo ideal para veículos comerciais como caminhões e tratores.

A ZF apresenta também na feira o C-COMP™, uma tecnologia inovadora que se destaca por ser eficiente e sustentável, projetada para aplicação em compressores de ar de veículos comerciais, especialmente para longas distâncias.

 O sistema utiliza uma embreagem de múltiplos discos para separar o motor do compressor quando não há necessidade de carga, resultando em uma economia significativa de combustível. Projetado com um sistema à prova de falhas para garantir a operação mesmo em casos de rompimento da linha de pressão, o C-COMP™ também possui um design compacto.

Essa tecnologia oferece grande valor ao cliente, principalmente para frotas de longa distância, com uma economia de combustível comprovada de 0,5%.  Globalmente, a ZF já tem mais de 220 mil unidades em operação, o que demonstra a confiabilidade do produto em diversas aplicações ao redor do mundo, incluindo Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.

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ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente a montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.

Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.


   MM Editorial

Sigaway integra variadas soluções baseadas em Inteligência Artificial e gera base de dados que entregam mais eficiência, economia e segurança no transporte

Empresa avança com soluções de inteligência artificial integradas e tornam operações de transporte mais inteligentes, econômicas, eficientes e seguras  

No ano em que comemora dois anos de operações no Brasil, a Sigaway, desenvolvedora de soluções de gerenciamento de veículos com sistemas de telemetria e conectividade, apresenta na Fenatran 2024 as novas funcionalidades dotadas de Inteligência Artificial (IA) voltadas para a prevenção de acidentes e a segurança rodoviária. As novas soluções serão apresentadas no estande da Sigaway e no estande da fabricante de implementos rodoviários Librelato. 

A empresa comemora dois anos de operações com cerca de quatro mil ativos conectados no Brasil. Entre as modalidades mais contratadas no período estão o rastreamento da carreta e o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System ou Sistema de Temperatura e Pressão dos Pneus) - principalmente aos segmentos de agronegócio, mineração e combustíveis.   

O balanço da empresa no mercado é positivo ao longo do período e a meta até 2028 é de alcançar 70 mil ativos conectados à plataforma. Para isso estão previstos recursos de 10 milhões de reais em novos sensores e adaptadores. “A Sigaway iniciou como um projeto de inovação aberta em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (SENAI/SC) em 2020 e teve seu primeiro ativo comercializado em fevereiro 2022. Desde então, os resultados vêm se mostrando eficazes e a aceitação por parte dos nossos clientes é crescente, o que trouxe até agora quatro mil ativos para a empresa. O rápido sucesso da Sigaway só foi possível porque contamos com um parceiro de força combinado ao nosso know-how sobre as reais necessidades do transportador brasileiro”, diz Willians Zanolli (foto acima), Head de Produtos da Sigaway. 

 

Soluções inteligentes na Fenatran  - O TPMS Ger. 2 será um dos principais destaques da exposição da Sigaway na Fenatran. A solução traz benefícios em termos de segurança e economia de combustível, já que trabalha para que os pneus estejam calibrados corretamente, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a eficiência da operação. De acordo com Willians Zanolli, “a nova geração do TPMS é de fácil instalação e manutenção e traz maior durabilidade às baterias e sensores, cerca de 25% mais que na versão anterior. Além disso, é compatível com cavalos mecânicos de todas as montadoras presentes no mercado e permite melhor monitoramento de dados e comunicação. Com isso, o sistema deixa de ser voltado apenas para a área de reposição e aftermarket, tornando-se ideal para aplicação por montadoras, com custos mais competitivos”, explica.   

A nova geração do produto TPMS teve o hardware reformulado, o que eliminou o módulo eletrônico e parte da fiação e possibilitou menor número de itens em seu interior. Com isso, a comunicação foi favorecida. O sistema é integrado ao EBS (Sistema de Freios Eletrônico), que será obrigatório nos implementos fabricados a partir de janeiro de 2025, permitindo respostas mais rápidas e eficientes, tanto em situações de frenagem como na conexão com sistemas eletrônicos instalados no equipamento. A proposta é de garantir ao cliente maior durabilidade para o sistema e maior assertividade na operação, a partir da melhor integração entre cavalo mecânico e carreta. Com as mudanças, a configuração ficou ainda mais amigável e intuitiva para o cliente. 

“O TPMS é obrigatório em muitos países devido aos benefícios que traz para a operação e para a segurança nas estradas. Afinal de contas, os pneus são um dos componentes do implemento que mais sofrem desgastes cíclicos e a nova geração do produto TPMS traz segurança para o motorista e para o dono da carga, trabalha para que os pneus tenham maior vida útil, gerando menores custos com menor consumo de combustível e consequentemente menores emissões de CO2. O menor consumo de pneus significa menor geração de resíduos e demanda por materiais como borracha e petróleo usados na sua fabricação, o que reduz a pegada ecológica, explica Zanolli.   

A Sigaway traz também outra novidade relacionada à calibração e saúde dos pneus das carretas dotada de inteligência artificial embarcada. A diferença em relação ao sistema analógico já conhecido dos transportadores, que ajusta a pressão dos pneus em movimento em caso de furos e impede que esvaziem durante a condução é que a nova e inédita solução da Sigaway combinada com inteligência de dados alertará o motorista e frotista em quais linhas dos eixos há problemas com a pressão e situação dos pneus. Com essa evidência, será possível realizar manutenções corretivas e preventivas a tempo.  

 

ChatBot inteligente para gerenciamento de frota  - Outro destaque da Sigaway na Fenatran 2024 e que já está em fase de testes no Brasil, combina telemetria avançada com IA, com base no modelo LLM – (Large Language Model) - Linguagem de Grande Escala.  

Esse modelo é um tipo de IA desenvolvida para gerar informações por meio de um banco de dados. Por ser treinado com vastas quantidades de dados para reconhecer padrões, ele permite que se produza respostas relevantes para uma ampla variedade de perguntas e comandos. Na prática, a Sigaway será a única empresa de conectividade do setor de transportes que oferecerá aos seus clientes um chatbot inteligente dotado de machine learning, que constrói um banco de dados à medida que o usuário o alimenta por meio de seus comandos e necessidades de informações.    

A ideia é trazer, na primeira fase, respostas importantes aos transportadores como tempo de ociosidade da frota, tempo de vida útil de componentes, históricos de condução, acidentes com e sem tombamentos, áreas de risco, entre outras que tornem possível a tomada de decisões. Em uma segunda fase, será possível ter indicadores de manutenção preditiva, proporcionando mais eficiência e economia como um todo.  

A integração da telemetria com IA garante que essas informações sejam atualizadas em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões proativas, reduzindo custos e otimizando o desempenho operacional de suas frotas. Inspirado no conceito de aplicativos de geolocalização, o sistema aprende com os dados gerados por todos os usuários, oferecendo insights em tempo real para que motoristas e gestores possam operar de forma mais segura e eficiente, reduzindo acidentes e maximizando a rentabilidade. 

De acordo com Willians Zanolli, todas as novas funcionalidades do sistema serão demonstradas durante a Fenatran. “Já iniciamos os testes internos e os resultados mostram inúmeros benefícios que poderemos oferecer aos nossos clientes a partir da geração de dados e insights que permitirão uma gestão de frotas mais eficiente. Com o uso da inteligência e leitura das métricas, a Sigaway intensifica a segurança rodoviária, oferecendo uma solução que além de prevenir acidentes, permite a rápida tomada de decisões, reduz custos e melhora o controle dos ativos”, afirma. Imagens relacionadas

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.

  


MM Editorial – Comunicação Corporativa

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