Atualmente, as graxas são utilizadas em cerca de 80% dos elementos mecânicos de uso industrial, como engrenagens e rolamentos
Lubrificantes em formato pastoso com alta viscosidade, as graxas são compostos importantes para o segmento industrial, podendo ser utilizadas em diversos sistemas de maquinários. Suas propriedades fornecem vedação física a diferentes estruturas, evitando o ingresso de contaminação, resistindo à ação de lavagem de água e podendo permanecer no ponto de aplicação mesmo em posições verticalmente instaladas.
De acordo com os lubrificantes Mobil™, marca com mais de 150 anos de inovação e qualidade, as graxas são fabricadas através de três componentes essenciais: óleo básico, espessante e aditivos. A combinação entre esses elementos atribui à graxa a sua principal característica que corresponde à estabilidade estrutural, ou seja, a consistência do produto quando submetido a tensões mecânicas.
“O amolecimento de uma graxa em um rolamento pode eventualmente fazer com que ela vaze, exigindo mais serviços de manutenção e reabastecimento frequente para evitar falhas prematuras, resultantes da falta de lubrificante nos elementos rolantes. Para a obtenção de uma boa estabilidade mecânica, as graxas são desenvolvidas através da seleção cuidadosa da composição de espessantes e otimização do processo de fabricação”, explica Vitor Viana, responsável pelo Marketing da categoria de indústria dos lubrificantes Mobil ™.
Conforme ressalta Vitor, a escolha de uma graxa deve considerar fatores como seus componentes e sua estabilidade estrutural, para evitar gastos com manutenção que podem custar mais de R$ 20 milhões por ano à indústria, revela o levantamento da marca Mobil ™.
Cabe destacar que as graxas não proporcionam as funções de resfriamento e limpeza associadas ao uso de um lubrificante fluido. Com estas exceções, as graxas executam todas as outras funções de um lubrificante fluido.
-
Os Lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. |
De janeiro a maio de 2025 foram entregues 60.495 produtos ante 62.001 unidades em igual período do ano passado; Produção industrial em abril fica abaixo da previsão do IBGE
A indústria brasileira de implementos rodoviários apresentou recuo no volume de emplacamentos em 2025. De janeiro a maio foram entregues 60.495 produtos, enquanto no mesmo período de 2024 o setor distribuiu 62.001 unidades. Isso representa queda de 2,43%.
O segmento Pesado registrou queda de 18,02%. Duas das três linhas de produtos de maior volume de vendas do setor de Reboques e Semirreboques estão com resultado negativo. São elas Graneleiro/carga seca (-38,52%) e Basculante (-36,48%). A terceira de maior volume de emplacamentos é Baú Carga geral, que registrou curva positiva de 41,77%.
Segundo o IBGE, a produção da indústria aumentou 0,1% em abril, índice abaixo da estimativa que era de 0,5%. E, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave, as vendas de caminhões recuaram 1,6% no resultado acumulado dos cinco primeiros meses do ano.
“O momento para o setor é muito difícil porque nenhuma medida foi tomada em favor dos negócios e estamos convivendo com um cenário macroeconômico bastante desfavorável”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), referindo-se aos juros altos e o recente aumento do IOF, que afastam investimentos e trazem insegurança para os transportadores.
Bom desempenho - O segmento Leve segue apresentando curva positiva de crescimento. De janeiro a maio de 2025 as vendas de implementos rodoviários da categoria Carroceria sobre chassis foram de 30.191 unidades. No mesmo período de 2024, o segmento registrou o emplacamento de 25.034 produtos. Isso representa crescimento de 20,6%.
“Estes números são muito positivos frente ao momento econômico, macroeconômico e geopolítico que estamos inseridos neste ano” avalia o presidente da ANFIR, que completa: “As mudanças das ‘famílias’ de produtos se mantém e isso potencializa crescimento de algumas indústrias que tem posicionamento forte sobre furgões Carga geral e Frigorificados”.
A ANFIR segue com sua previsão de desempenho para o setor em 2025 inalterada. “Mantemos nossa previsão para o segmento de Pesados com algo em torno de 70 mil a 74 mil, o que representa queda de até 18% no ano e nos Leves em torno de 80 mil, registrando crescimento aproximado de 15%”, conclui Spricigo.

-
Argonautas Comunicação
Empresária é símbolo da liderança feminina em Santa Catarina; HC Hornburg foi criada por ela e seu marido, Heinz, e é uma marca consolidada no mercado de implementos rodoviários voltados para a Cadeia do Frio
Wally Borchard Hornburg completou 90 anos consolidando a liderança empresarial feminina no estado de Santa Catarina. “Dona Wally é a referência dentro e fora da HC Hornburg como exemplo de trabalho e competência”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg, que completa: “não à toa ela faz aniversário dia 24 de maio, véspera do dia Nacional da Indústria”.
A empresária é conhecida da indústria catarinense desde 1973 quando, ao lado de Heinz, seu marido, fundou a HC Hornburg, em Jaraguá do Sul (SC). “Ambos enxergaram desde o início que ter uma empresa atuando na Cadeia do Frio era uma excelente opção como empreendimento”, recorda Betina.
De oficina a referência nacional - “É surpreendente imaginar que os dois transformaram uma simples oficina de reparo de carrocerias e uma empresa que é referência na fabricação de implementos rodoviários para transporte refrigerado e congelado”, completa a executiva que enumera alguns dos princípios que sempre nortearam a empresa: qualidade nos produtos, relações pautadas pela ética e consideração e parceria com clientes e fornecedores.
Desde o início, Wally desempenhou um papel fundamental na gestão da empresa, aprendendo e aplicando os princípios de vendas, compras, cobrança e contratação. “Aquele período foi marcado por muitos desafios e a fundadora mostrou-se resiliente para superar os obstáculos que surgiram”, recorda Betina.
Pessoas em primeiro lugar - A fundadora sempre mostrou preocupação com bem estar de todos e por isso acumulava também a responsabilidade de garantir alimentação de qualidade e uniformes adequados para os funcionários desempenharem melhor suas funções. “Wally sempre personificou compromisso e respeito à família HC, um exemplo de dedicação e proatividade que permanece até hoje na companhia”, diz a diretora Geral.
O cuidado e interesse peolo seu semelhante transbordou para fora da companhia. Mesmo atuando com uma agenda repleta de compromissos e obrigações, Wally encontrou tempo para atuar com dedicação no grupo de voluntários do Hospital Jaraguá, onde coordenava trabalhos voltados ao bem-estar dos internados.
Perdas pessoais - A trajetória de Wally também é marcada por ausências irreparáveis. Ao longo do tempo, a fundadora sofreu a perda da sobrinha Simone, do filho Adelino e do esposo Heinz.
“O luto foi sentido por todos nós da familia HC e a superação dele foi feito coletivamente, com a empresa apoiando Wally e ela nos mostrando, com seu exemplo de força, que é preciso seguir em frente”, recorda a executiva que completa: “Ela mostrou que existe lugar para sensibilidade sem perder a força de vontade e o propósito porque a família é o verdadeiro alicerce de qualquer conquista duradoura”.
Legado presente - Em mais de 50 anos de existência, a HC Hornburg se consolidou como referência na fabricação de carrocerias frigoríficas e implementos rodoviários, expandindo suas operações para atender a todo o Brasil e outros países da América Latina e Central.
Wally ainda participa ativamente das decisões contribuindo para o sucesso da empresa. “Não podemos e não queremos abrir mão da experiência e visão única de nossa fundadora”, explica a executiva.
“Para nós o legado da Wally está vivo na cultura da HC, nos valores que cultivamos e no que ela desperta todos os dias em cada um de nós com seu passado de conquistas, seu presente de exemplo e seu futuro inspirador”, conclui Betina.
-
Argonautas Comunicação
Equipamentos serão utilizados no apoio às operações de exploração de petróleo e gás em alto mar; Venda abre para a empresa brasileira um dos mais competitivos mercados de fornecimento da indústria de petróleo e gás
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero brasileiro localizada em Mossoró (RN), entregou a Expro Americas duas plataformas para suporte de equipamentos que serão utilizados em operações de petróleo e gás em alto mar. “Essa venda abre as portas para a Implementos São Paulo de um dos mercados mais competitivos e rigorosos em termos de qualidade”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A Expro Americas está sediada em Houston, Texas, estado que concentra as empresas com maior expertise em exploração de petróleo e gás nos EUA. A companhia está presente em 60 países em todos os continentes.
Em 2023 a Expro Americas recebeu o prêmio de empresa Pioneira em Transição de Energia no OWI Global Awards e em 2022 vencei o prêmio de Melhor Empresa em Saúde e Segurança da indústria mundial de petróleo.
-
Argonautas Comunicação
Ação estreia nesta segunda-feira (2) com estratégia digital, além de outdoors em aeroportos, rádios e portais
A Rands, plataforma de soluções financeiras e serviços para diversos setores, lança nesta segunda-feira (2) uma nova campanha institucional, com o objetivo de fortalecer seu posicionamento como marca guarda-chuva que integra diferentes frentes de atuação da Randoncorp. A ação poderá ser vista em outdoors nos aeroportos de Porto Alegre, São José do Rio Preto (SP) e Ribeirão Preto (SP), além de uma rodovia estratégica em Londrina (PR). A rede social da marca também irá integrar a divulgação, além de rádios, revistas e portais especializados.
Mais do que uma campanha, a comunicação registra um novo momento da Rands: o de se apresentar ao mercado como uma marca capaz de conectar e potencializar diferentes especialidades. Desta forma, a ideia de movimento é o que faz o mote da ação. Partindo da premissa de que crescimento exige movimento e clareza, além de soluções, a tagline apresentada é “Rands - Soluções que movimentam seus resultados”, justamente para transmitir o compromisso em oferecer soluções financeiras e serviços que realmente impactam no crescimento de cada cliente.

Uma marca, muitas soluções - A Rands acolhe as marcas Randon Consórcios, Banco Randon, Randon Seguros, RV, Conexo, DB, Delta e Addiante (joint venture com a Gerdau), formando um ecossistema robusto de soluções. Com atuação nos segmentos de transporte e logística, agronegócio, mercado de reposição, varejo, tecnologia e inovação, a Rands se posiciona como parceira estratégica para quem movimenta o país. O papel da Rands é impulsionar negócios com soluções alinhadas aos desafios de cada setor.
“Apesar de abrigarmos negócios com mais de 37 anos de história, a Rands é uma marca recente. Com esta campanha de comunicação, nosso objetivo é fortalecer o reconhecimento da marca, apresentar de forma clara as soluções que compõem nosso portfólio e evidenciar como podemos contribuir com o crescimento dos nossos clientes e com o desenvolvimento do mercado como um todo”, afirma a gerente de clientes da Rands, Sheila Tomazoni.
O desafio da nova campanha é comunicar essa multiplicidade de ofertas e públicos sem fragmentar a marca. A solução foi apostar em uma linguagem moderna, visual forte e com mensagens que destacam o impacto da Rands nos bastidores de diversos setores da economia. As novas publicações da campanha podem ser conferidas em @somosrands.

-
-




