

Colaboração vai proporcionar aos alunos e professores da universidade a vivência industrial prática e para a empresa formará a base de conhecimentos para a nova área
A HC Hornburg vai implantar a área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em parceria com a Uniasselvi, de Indaial (SC). “Vamos formar a base de conhecimentos dessa área estratégica trazendo para dentro da empresa a expertise da academia”, explica Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg, que completa: “a universidade terá acesso a experiência prática da indústria que é fundamental na formação dos profissionais de nível superior.
A parceria está em fase de elaboração e terá equipes de profissionais da empresa integrados aos professores e alunos. O primeiro projeto será focado em processos com análise da maneira atual de trabalho da HC Hornburg, a verificação de quais pontos podem ser aprimorados e a coleta dos resultados obtidos. “Dessa maneira daremos um passo adiante para aprimorar ainda mais nossos processos e produtos”, afirma a executiva.
A parceria é uma excelente oportunidade para os colaboradores aprimorarem suas competências por meio de cursos de graduação. A Uniasselvi oferece condições especiais e exclusivas para os colaboradores da HC Hornburg que buscam justamente educação de qualidade. Dessa forma, as pessoas terão a chance de expandir seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e se destacar ainda mais no mercado de trabalho.
“Acreditamos que a educação contínua é uma das melhores formas de impulsionar a carreira de nossos colaboradores, e com essa parceria, queremos dar o suporte necessário para que eles alcancem seus objetivos profissionais” conclui Betina.
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Argonautas Comunicação
A mudança na liderança integra a visão estratégica de longo prazo da empresa, com o objetivo de fortalecer sua gestão
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, anuncia Simone Lucas Martins como sua nova CEO. A executiva, que já atua na empresa desde 2018, continuará exercendo a função de Diretora Administrativa Financeira da Librepar, holding que controla a implementadora. Roberto Lopes Júnior deixa a companhia para seguir novos desafios no mercado.
A executiva assume o desafio de liderar a companhia em um momento de transformação e fortalecimento estratégico. “Meu objetivo é garantir que a Librelato siga evoluindo com processos cada vez mais otimizados e soluções que atendam às necessidades do mercado, sempre alinhados à nossa cultura de inovação, sustentabilidade e valorização das pessoas, que são pilares fundamentais da empresa”, afirma.
A nomeação também fortalece a representatividade feminina no setor de implementos rodoviários, tradicionalmente liderado por homens. Como CEO, Simone dará continuidade ao trabalho de inovação e crescimento sustentável da empresa, mantendo o foco na entrega de produtos robustos e duráveis.
Segundo Aloir Librelato, Presidente do Conselho de Administração da Librepar, a nomeação reflete um movimento alinhado ao futuro da companhia. “Simone conhece profundamente a estrutura da Librelato e isso será fundamental para a administração da empresa. Sua experiência contribuirá para a busca por maior eficiência e competitividade, fortalecendo ainda mais a nossa atuação no mercado. A transição na liderança faz parte da estratégia de longo prazo da Librelato, que busca aprimorar sua gestão e ampliar sua competitividade”, destaca.
Com mais de 20 anos de atuação em cargos de direção, a executiva construiu sua trajetória profissional em empresas nacionais e multinacionais dos setores automotivo, químico, de varejo, bens de capital e construção. Contadora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela acumula passagens por organizações como DHB Componentes Automotivos, Eliane Revestimentos, Empresas Artecola e The Shoe Company.
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Thermo Parts, em Miami; e Set Point, em Houston; passam a vender e oferecer assistência técnica aos produtos da empresa; Principal diferencial apontado pelos parceiros é a plataforma Meu Frigo King
A Frigo King entrou no mercado dos EUA nomeando dois dealers. São eles a Thermo Parts, em Miami; e a Set Point, em Houston. As duas empresas vão atuar vendendo os produtos da empresa e prestando assistência técnica. “É o maior movimento de expansão da Frigo King e vamos disputar um mercado maduro e competitivo”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor Geral da Frigo King
A empresa tem sede em Guaramirim (SC) e produz equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas. Os EUA tem cerca de 30 mil cidades o que representa um enorme mercado de transporte para cargas frigorificadas. A nomeação dos dealers abre para a Frigo King toda a rede de assistência e serviços que as duas empresas já dispõem.
Um dos diferenciais apontados pelos parceiros estadunidenses é o aplicativo Meu Frigo King. “Ter as informações e a capacidade de alterar a máquina na palma da mão, remotamente e sem custo adicional, mostrou ser uma vantagem operacional para nossa marca”, diz o diretor Geral.
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Argonautas Comunicação & Design
Soluções de gestão de pátio, agendamento de carga e descarga e torre marítima da nstech apoiam trades agrícolas em vias marítimas, rodoviárias e ferroviárias
De acordo com a Esalq-Log, os preços dos fretes estão em disparada no Brasil, podendo estar perto das máximas. A tendência reflete a alta procura por caminhões para transportar grãos do plantio até os portos em meio a uma safra recorde no Brasil ocasionada por condições climáticas favoráveis. “A regra básica da macroeconomia de oferta e demanda é válida neste caso: com uma demanda muito grande, as trades agrícolas possuem a mesma quantidade de caminhões para uma safra maior, o que aumenta o preço do frete. Então, para mitigar os efeitos desse cenário, a produtividade logística é chave”, avalia Thiago Cardoso, Diretor de Agronegócio da nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics.
Na tentativa de armazenar o estoque frente à alta da safra, as trades agrícolas estocam produtos dentro ou em cima dos caminhões, deixando-os parados por mais tempo. Junto a isso, se somatizam problemas relacionados à infraestrutura e ao investimento na melhoria de rodovias, ferrovias e hidrovias, que prejudicam ainda mais a fluidez das operações.
Dessa forma, segundo Cardoso, a intermodalidade é uma das principais formas de contribuir para a melhoria do cenário, ou seja, utilizar diferentes modais, o que também pode reduzir custos e aumentar a capacidade e a eficiência envolvidos no processo. A distribuição de armazéns e a utilização de sistemas de monitoramento também evitam a necessidade de transportes desnecessários e reduzem custos, otimizando a movimentação dos veículos e sugerindo trajetos mais eficientes.
Nesse sentido, como fornecedora de soluções de gestão e eficiência logística, a nstech contribui para as trade agrícolas integrando a logística em multimodais e oferecendo tecnologia, previsibilidade e automação para redução de custos operacionais por meio de gestão de estoque, gestão de pátio (YMS), agendamento de carga e descarga e gestão de terminais.
Multimodalidade e integração logística: soluções da nstech agro apoiam trades em vias marítimas, rodoviárias e ferroviárias - Congestionamentos, custo logístico e visibilidade operacional estão entre os principais desafios do transporte rodoviário, principal modal de escoamento de grãos no Brasil. As ferramentas de agendamento de carga e descarga e monitoramento e gestão de pátios (YMS), desenvolvidas pela nstech, são capazes de solucionar tais lacunas ao reduzir filas e tempo de espera nos terminais e garantir mais organização e fluidez e otimização de rotas para melhor aproveitamento da frota visto a alta da safra.
Nos portos, a falta de integração de processos pode causar atrasos e impactar na cadeia logística. Para isso, as soluções de gestão de portos e torre marítima garantem monitoramento em tempo real das operações acompanhada do agendamento de carga e descarga, que evita filas e reduz tempos de espera, aumentando a eficiência do modal e permitindo decisões estratégicas baseadas em dados.
A solução de portos da nstech é a GBM, líder em em tecnologia para produtividade e automação de operações em terminais e portuárias, que está em 60% dos transportes rodoviários e marítimos e 100% dos ferroviários dos terminais do Porto de Santos. A ferramenta gera informação em tempo real de toda a produtividade do terminal, gerando insights para que seja sempre atingido o máximo da capacidade.
Já o sistema ferroviário é uma alternativa essencial para o agronegócio, sendo uma opção de menor custo por tonelada. Neste modal, a eficiência é impulsionada por soluções de gestão de carregamento, garantindo melhor sincronização com outros modais e maior eficiência, visibilidade e rastreamento de vagões, além do planejamento para redução de custos operacionais.
“Não basta as empresas possuírem tecnologia, também é preciso saber aplicá-la de forma estratégica para endereçar as respectivas dores nas companhias. E, pensando nisso, as trade agrícolas podem contar com a nstech como fornecedor estratético”, sinaliza Cardoso. Para ampliar ainda mais o suporte ao cliente, a companhia anunciou, em 2025, uma estrutura de gestão que oferece um ponto focal único para as empresas, dedicado a um atendimento personalizado, próximo e com objetivo no sucesso do consumidor.
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Reajustes na Tabela da ANTT, aumento da Selic e crescimento da atividade econômica também exerceram papel importante
De acordo com dados da última análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio do frete por quilômetro rodado em fevereiro foi de R$ 7,39 no País, o que representa uma alta de 6,03% ante janeiro.
"Este aumento relevante no preço médio do frete por quilômetro rodado em fevereiro identificado pelo IFR já era algo esperado pelo mercado, por conta de reajustes e aumentos nas principais variáveis que influenciam essa composição. A atualização da Tabela de Frete da ANTT, e o aumento da taxa básica de juros (Selic) tiveram impacto direto nos custos do transporte. Ademais, o aquecimento do setor industrial com destaque para a construção civil, somado à retomada da movimentação do agronegócio, ampliou a demanda por transporte, fator que também contribuiu para essa alta”, explica Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.
Diesel em alta também afetou frete - O executivo também ressalta que, com o reajuste da Petrobras para o diesel e o aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis , ambos em vigor desde 1º de fevereiro, o preço do diesel também sofreu alta, e acabou por exercer papel importante no aumento do custo médio do frete registrado em fevereiro.
"O diesel representa uma parcela muito importante dos custos operacionais do transporte rodoviário, e qualquer variação no seu preço traz consequências diretas ao valor do frete. Com os aumentos de 4,6% no diesel S-10 e de 4,65% no comum em fevereiro, registrados pelo IPTL (Índice de Preços Edenred Ticket Log), esse custo acaba sendo repassado ao frete para manter a viabilidade das operações das transportadoras, também provocando a alta no preço médio do frete por quilômetro rodado”, finaliza Fernandes.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.
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