Combustível formulado para enfrentar baixas temperaturas já está disponível na região Sul nas versões S10 e S500
A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, acaba de disponibilizar para seus clientes da região Sul o Diesel Inverno, um combustível desenvolvido especialmente para enfrentar as baixas temperaturas características da estação.
Formulado com tecnologia que reduz o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP), o Diesel Inverno assegura a performance dos motores mesmo em ambientes com temperaturas de até –10°C. O produto contribui para evitar a formação de cristais de parafina no diesel, que, em climas mais rigorosos, podem se solidificar, entupir filtros, reduzir a potência e comprometer o funcionamento do motor.
De uso sazonal, o Diesel Inverno está disponível entre os meses de abril a setembro e é indicado tanto para veículos leves e pesados quanto para maquinários agrícolas e industriais. Os produtos estão disponíveis nas nas modalidades S10 e S500.
A Vibra oferece um portfólio completo de soluções que combinam inovação, desempenho e economia. Com investimentos contínuos em tecnologia, a empresa desenvolve produtos e serviços de alta confiabilidade, sempre alinhados às necessidades reais dos clientes e aos desafios específicos de cada mercado.
“O Diesel Inverno foi pensado para quem trabalha em regiões onde o frio é sério e não dá margem para erro. No Sul do Brasil, quando a temperatura despenca, motores comuns podem falhar. Essa formulação com aditivos especiais para desempenho em baixas temperaturas mantém a performance do Diesel mesmo no frio intenso e ajuda a garantir uma operação contínua, segura e produtiva durante todo o inverno”, destaca Mariana Santarém, vice-presidente de Produtos e Experiência do Cliente da Vibra.
Vantagens do Diesel Inverno:
- Protege motores expostos a temperaturas de até -10°C
- Reduz os riscos de falha na ignição, mesmo nas manhãs mais frias
- Diminui a incidência de entupimento dos filtros
- Contribui para a redução dos custos com manutenção
Formulado para atender à exigência legal de adição de biodiesel
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Criado pela Aperam, o aço inoxidável Endur 300 se destaca por sua longa vida útil, leveza e alta tolerância a agentes abrasivos e corrosivos
Projetadas para suportar o transporte de cargas altamente abrasivas e corrosivas, as caçambas basculantes produzidas com aço inoxidável Endur 300 vêm conquistando a preferência de motoristas e frotas. O material de alta resistência mecânica, mais leve e desenvolvido para tolerar o desgaste severo, tinha 6,2% de participação no mercado de caçambas basculantes reboques e semirreboques em 2024. Já no primeiro semestre de 2025, saltou para 9%, o que evidencia a crescente aceitação do material pelo setor.
Desde seu lançamento, em 2020, os resultados em campo têm sido consistentes: as primeiras unidades foram destinadas ao transporte de sal de cozinha, carvão mineral e concentrado de cobre, e seguem em operação sem necessidade de manutenção, mesmo após cinco anos de uso intenso. Isso representa uma vida útil de duas a três vezes maior que a observada em caçambas feitas com aços convencionais, reforçando o diferencial técnico e econômico do produto.
“Estamos conquistando a confiança de operadores e frotas graças à durabilidade e robustez do Endur 300. É uma tecnologia 100% brasileira que reduz custos de manutenção e aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Os resultados comprovam que as caçambas entregam performance superior para o transporte de materiais corrosivos e abrasivos”, explica o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo Sarmento Porto.
Entre outras utilizações, o Endur 300 também é indicado para silos, tubulações e componentes de plantas industriais, demonstrando sua aplicação em diferentes segmentos. “Caçambas mais resistentes a cargas corrosivas eram uma demanda de nossos clientes”, afirma o gerente Executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, Roberto Guida.
Segundo ele, o consumo de aço inoxidável no Brasil vem crescendo a taxas maiores que outras matérias-primas, por apresentar ao produto final um excelente desempenho técnico, por ser mais durável e mais leve, além de estar alinhado também com os princípios da sustentabilidade, infinitamente reciclável e com baixa pegada de carbono.
Versátil e resistente - A caçamba basculante é formada por uma estrutura metálica resistente e possui uma carroceria com formato de caixa aberta. Sua principal característica é a capacidade de bascular, ou seja, inclinar a carroceria para permitir o descarregamento rápido por gravidade.
Versátil, ela é amplamente utilizada em setores como construção civil, indústria, agronegócio e em diversas outras atividades que demandam o transporte de grandes volumes de carga. Disponível em diferentes medidas e capacidades, é projetada para transportar materiais a granel, muitas vezes corrosivos ou abrasivos, que entram em contato direto com sua estrutura metálica.
Por isso, é fundamental que o aço utilizado seja altamente resistente, como o Endur 300. Essa liga especial combina a resistência mecânica dos aços AHSS (Advanced High Strength Steel) com a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis, resultando em um material com elevada durabilidade.
Com os resultados já comprovados no Brasil, a Aperam planeja expandir essa tecnologia para o mercado internacional, levando os basculantes em Endur a novos destinos.
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Essa é a previsão da indústria de implementos rodoviários para os próximos 12 meses como resultado das reuniões realizadas; Evento, promovido pela ANFIR e ApexBrasil, teve a maior comitiva brasileira desde que o programa MoveBrazil foi criado em 2016
A indústria de implementos rodoviários deverá celebrar US$ 49 milhões em vendas ao mercado paraguaio nos próximos 12 meses como resultado da Rodada de Negócios realizada em Assunção, nos dias 24 e 25 de junho. O evento faz parte do programa MoveBrazil, realizado pela ANFIR e ApexBrasil, para incrementar as vendas dos fabricantes de implementos rodoviários, peças, acessórios e componentes ao mercado paraguaio.
O encontro teve a maior comitiva brasileira já reunida, com 37 integrantes, e recebeu apoio da Câmara de Comercio Paraguai Brasil - CCPB e da embaixada do Brasil em Assunção. Em dois dias de reuniões de negócios, os fabricantes celebraram US$ 3,1 milhões em vendas.
“A ação consolida cada vez mais a presença do produto brasileiro em um mercado de extrema importância para nós e, com a adesão recorde de 37 empresas participantes nessa Rodada de Negócios, mostra a força do programa como motor impulsionador de nossas exportações”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
Nas palavras do embaixador brasileiro no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho, “foi um privilégio, para a embaixada em Assunção apoiar esta exitosa iniciativa da ANFIR. O Paraguai tem trabalhado para consolidar-se como centro logístico na região e é mercado de grande potencial para os implementos rodoviários brasileiros, de reconhecida excelência. A missão da ANFIR foi realizada em momento oportuno e revelou múltiplas oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e paraguaias”. Para Fabio Fustagno, presidente da Câmara de Comércio Brasil Paraguai, “o resultado alcançado com a Rodada de Negócios da ANFIR no Paraguai confirma a importância de participar para conseguir novas parcerias, além de criar oportunidades de fazer crescer os negócios a nível internacional”.
As empresas que estiveram presentes foram: Al-Ko, Binotto, Brasfit, Cardoso, Carrier, Cobra, Comlink, Facchini, Fibrasil, Forbal, Frigo King, Furgões Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hidromas, Hubner, Hyva, Ibiporã, Marrucci, Metalesp, Morumbi, Pradolux, RAV Componentes, Rhodoss, Robustec, Rodovale, Sansuy, Silpa, Sinalsul, Thermo Star, Thor, Triel-HT, Unylaser e VBC.
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Argonautas Comunicação
O total de vendas de janeiro a junho foi de 72.183 produtos, ante 75.351 unidades no primeiro semestre de 2024; Segmento Leve ultrapassa Pesado em volume de emplacamentos
O desempenho de emplacamentos do setor produtor de implementos rodoviários no primeiro semestre de 2025 ficou 4,2% abaixo de igual resultado apurado no ano anterior. “Recuo não é boa notícia mas se há algo a se pontuar é termos um semestre com a manutenção da curva positiva de vendas da linha Leve”, diz José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).
“Enfrentamos um momento em que é necessário nos mantermos resilientes e focados em nossas melhores competências porque são nelas que nos apoiaremos para superar os obstáculos atuais”, afirma o executivo. De janeiro a junho de 2025, a indústria distribuiu ao mercado 72.183 implementos rodoviários, contra 75.351 produtos no primeiro semestre do ano passado. O mercado de caminhões, de acordo com a Fenabrave, recuou -3,62% no primeiro semestre.
O segmento Pesado apresentou queda de 19,78% registrando 35.831 unidades implementadas no primeiro semestre do ano, ante 44.664 produtos de janeiro a junho de 2024. As principais curvas positivas estão nas linhas Bau lonado (+31,54%) Bau carga geral (+31,14%), Porta conteiner (+18,36%) e Carrega tudo (+12,42%).
Leves superam Pesados - O segmento Leve superou o volume de produtos do setor Pesado. No primeiro semestre de 2025 foram vendidas 36.352 produtos. Em face do resultado apurado de janeiro a junho de 2024, quando foram entregues 30.687 unidades ao mercado, o segmento registrou crescimento de 18,46%. Todas as linhas apresentam curva positiva de crescimento.
Para o segundo semestre as projeções da ANFIR estão mantidas. O segmento de Leves devendo alcançar volume de vendas em torno de 80 mil unidades, consolidando um excelente desempenho. E o segmento Pesado deve ultrapassar as 70 mil unidades, resultado importante que mostra resiliência do setor rodoviário mesmo em um cenário conturbado com custos elevados aos operadores logísticos e de alavancagem (financiamentos) que não favorecem os investimentos.

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Argonautas Comunicação
Fábrica tem 5 mil² e produzirá 40 unidades por mês; Planta vai reduzir prazos de entrega das carrocerias ¾
A HC Hornburg inaugurou a planta industrial em Guaramirim (SC), distante 9,4 quilômetros de sua matriz em Jaraguá do Sul (SC). “A nova unidade industrial vai reduzir os prazos de entrega dos produtos agilizando o atendimento aos nossos clientes em todo o Brasil”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.
A nova fábrica tem 5 mil m2 e capacidade de produção de 40 unidades por mês. O investimento feito foi de R$ 3,5 milhões. A planta será responsável pela fabricação de carrocerias para veículo 3/4 (VUC) do modelo liso e palleteiro.
A implantação da nova unidade industrial implicou na transferência de alguns colaboradores da matriz para a fábrica. Isso foi feito para agilizar o processo de treinamento da nova equipe. A planta em Guaramirim recebeu estrutura de produção completa com a aquisição de novas injetoras, laminadoras, mesas de vácuo, aparelhos de solda, ponte rolante, prensas entre outros equipamentos.
O projeto de ampliação da capacidade de produção da HC Hornburg foi iniciado há dois anos e levou seis meses para ser aprovado e mais cinco meses até o início da produção. “A expansão fabril foi uma decisão amadurecida em face da consolidação da expansão das vendas da HC Hornburg com a abertura de novos mercados”, diz a executiva que completa: “Assim temos uma linha dedicada a produção de carrocerias frigoríficas 3/4 reduzindo o prazo de entrega aos clientes”.
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Argonautas Comunicação
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