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Grupo Mirassol adquire Golden Cargo e projeta crescimento expressivo

Tradicional grupo de logística brasileiro reforça seu plano de expansão ao integrar um forte player, que é referência em logística de insumos químicos e produtos ligados a cadeia de suprimento do agronegócio

O Grupo Mirassol, referência nacional em logística integrada, com 85 anos de mercado, anuncia a aquisição da Golden Cargo, consolidando sua presença no setor de soluções logísticas para químicos e insumos para a agricultura. Com essa aquisição estratégica, o Grupo projeta um crescimento significativo, estimando uma expansão de dois dígitos já no primeiro ano, impulsionado pela robusta atuação dessa empresa em setores fundamentais para a economia brasileira.

A Golden Cargo, que há mais de 30 anos é referência em logística para produtos químicos, defensivos agrícolas (químicos e biológicos) e sementes, soma-se ao portfólio do Grupo Mirassol, que prevê o seu fortalecimento como um dos principais operadores logísticos do Brasil, e assim melhorando sua capacidade de atendimento às indústrias essenciais. Este movimento faz parte do ambicioso Plano Estratégico 2024-2028 do Grupo, que tem como meta, não apenas o crescimento orgânico, mas também de participação em mercados-chave, como os de insumos químicos e agrícolas, e entrega de resultados sólidos para seus acionistas e parceiros.

"Estamos extremamente confiantes de que essa aquisição nos coloca em um novo patamar de crescimento e competitividade. A Golden Cargo é um player de destaque no mercado e traz, além de expertise, um aporte tecnológico que vai nos permitir ampliar nossa atuação em setores estratégicos", afirma Paulo Mendes, Diretor do Grupo Mirassol. "Nosso objetivo é manter um crescimento de dois dígitos e estamos certos de que a Golden Cargo será uma peça-chave nesse processo", complementa.

Segundo estimativas internas, a aquisição deve impactar não apenas o faturamento anual, mas também a capacidade operacional do Grupo, que já possui uma estrutura consolidada através da Expresso Mirassol e da M3 Logística, ILC- Integrator Logistic Company e Alulo – Locações de equipamentos de Transportes e para movimentações Logísticas. Com a integração da Golden Cargo, a expectativa é que o Grupo Mirassol amplie sua participação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com potencial para alcançar novos mercados. A Golden Cargo, por sua vez, contribui com uma sólida base de clientes e infraestrutura tecnológica de ponta, que garante maior eficiência e agilidade na logística de produtos químicos e agrícolas.

"Estamos integrando uma empresa que já implementou avanços tecnológicos significativos, como o Projeto Suíte Logística, que otimiza desde o agendamento de entregas até o acompanhamento em tempo real de operações logísticas. Isso nos coloca em uma posição privilegiada para competir em um mercado cada vez mais exigente", ressalta Paulo Mendes.

Força do mercado de insumos químicos e agrícolas
A aquisição da Golden Cargo acontece em um momento estratégico para o mercado de insumos químicos e agrícolas no Brasil, que apresentou um crescimento de 15,1% em 2023, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária. A indústria química brasileira também se destaca como uma das seis maiores do mundo, o que reforça o potencial de expansão do Grupo Mirassol nesse segmento altamente dinâmico.

"A economia do agronegócio tem sido um motor importante para o crescimento do Brasil, e estamos preparados para capitalizar sobre essa tendência. Com a incorporação da Golden Cargo, esperamos aumentar nossa presença em setores vitais da economia nacional, expandindo tanto em volume quanto em valor agregado", acrescenta Paulo Mendes.

A aquisição ocorre num momento especial da Golden Cargo, fechando um ciclo de reposicionamento da empresa num mercado altamente competitivo e abrindo um leque de oportunidades geradas pela soma de estruturas e competências dos dois grupos empresariais.

“Esse é um projeto de longo prazo, mas com oportunidades imediatas de negócios e sinergias, estou bastante otimista e motivado em participar ativamente e contribuir nesse novo momento da empresa. Meu foco inicial será assegurar que os clientes da Golden tenham seu atendimento fortalecido com a chegada do Grupo Mirassol.”, assegura Oswaldo D. Castro Jr., Sócio Proprietário da Golden Cargo.

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mirassol

Há mais de 85 anos no mercado, o Grupo Mirassol é referência em gestão logística integrada. Composto por cinco empresas – Expresso Mirassol, M3 Logística, Alulo, ILCe CDRS, oferece soluções completas e interligadas para toda a cadeia logística, como transporte (inbound e outbound), armazenagem, logística in house, locação de equipamentos de Transportes bem como equipamentos para operações logísticas. Fundado por José Salgueiro, o Grupo possui sede em Guarulhos (SP), e outras unidades localizadas em diferentes estados brasileiros. Entre os principais clientes, temos: John Deere, Volkswagen, Petrobras, Vale, Ball, DOW, P&G e DPSP.

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Há 30 anos no mercado brasileiro, a Golden Cargo é um importante operador logístico junto ao exigente mercado de insumos químicos e agrícolas. A Golden Cargo oferece soluções logísticas integradas, fundamentadas nas melhores práticas de Qualidade e Segurança, com forte presença nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.


agênciamam

Bravo Serviços Logísticos expande frota com caminhões sustentáveis movidos a gás

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, avança em sua jornada de sustentabilidade e adquire 17 novos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano, fabricados pela Scania. O investimento, de aproximadamente R$ 17 milhões, reforça o compromisso da empresa de buscar soluções sustentáveis e de baixo carbono, que visam minimizar os impactos de suas operações e gerar efeito positivo na comunidade.

Entre os modelos adquiridos estão 7 caminhões G410 e 10 unidades do recém-lançado G460, conhecido no mercado por sua eficiência energética e capacidade de rodar longas distâncias. Com essa compra, a Bravo eleva sua frota de caminhões movidos a gás para 23 veículos.

“Os caminhões GNV e biometano representam um marco no setor de transporte por aliarem alto desempenho a uma menor emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2). A estratégia está alinhada com nossa jornada de descarbonização, que busca reduzir impactos ambientais enquanto oferece soluções logísticas modernas e eficientes”, comenta Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo.

Além de contribuírem para o combate às mudanças climáticas, os veículos apresentam vantagens operacionais significativas. "Os caminhões G460 possuem maior autonomia em relação aos modelos anteriores, o que os tornam ideais para transferências de média distância, além de oferecerem modernidade, conforto e alta aceitação entre os motoristas", finaliza Atanael de Oliveira Soares, gerente corporativo de Frotas da Bravo.

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bravolog

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.


Alfapress

Ano de 2024 consolida estratégia da RAV Componentes

Empresa lança produtos, conquista certificação, implanta Programa Lean, estréia na Fenatran e pode expandir vendas nos mercados nacional e internacional já em 2025

O ano de 2024 foi para a RAV Componentes um período de consolidação estratégica. “Realizamos múltiplas ações, desde ajuste em nossa forma de produzir com a introdução do programa Lean até ampliar contatos com clientes no Brasil e exterior durante a Fenatran”, resume Camila Brezolin, diretora Comercial da empresa, que completa: “em 2025 devemos colher o que plantamos”.

A empresa tem sede em São Marcos (RS) e fabrica peças para as principais marcas do setor logístico com atuação nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. Esse ano a RAV Componentes adotou novo posicionamento de marca, deixando de ser RAV Correntes, e conquistou a certificação ISO9001/2015.

No início de 2024 a empresa implantou o Programa de Desenvolvimento Lean RAV, que já trouxe um ganho de 18% de produtividade nos processos envolvidos na fabricação das dobradiças, uma das principais linhas de produtos da empresa. Este ganho deve refletir nas demais famílias de produtos, onde as metodologias desenvolvidas serão aplicadas durante o próximo ano. E ainda lançou novas linhas de produtos como Arco de Lona, Corote, Bocas e Dobradiças de pressão. A RAV Componentes estuda apresentar mais novidades em 2025. “Nossa engenharia tem capacidade para desenvolver novas linhas que atendam a demanda dos clientes, como temos feito desde nossa fundação em 2017”, afirma a executiva.

Em novembro, a empresa estreou na Fenatran e como saldo fez contatos qualificados com clientes, prospects e contatos novos. Na Rodada Internacional de Negócios realizou reuniões com 28 importadores de 11 países o que poderá mais que dobrar a presença da RAV Componentes no mercado internacional.

O faturamento em 2024 foi de aproximadamente R$ 9 milhões, o mesmo valor apurado em 2023. “Tivemos um ano de vendas equilibradas o que, considerando todos os fatores de mercado e macroeconômicos, é um ganho importante”, diz Camila. Para 2025, em face das ações comerciais empreendidas o resultado poderá ser superior. “Mas ainda é muito cedo para estimar qualquer percentual”, conclui a diretora.

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RAV Correntes

A RAV Componentes foi criada em 2017 em São Marcos (RS) e fabrica correntes, dobradiças. engates fêmea, ganchos, grampos fixadores e pinos entre outras peças. A empresa atende as principais marcas do setor logístico e atua nos segmentos de correntes, transporte rodoviário e agronegócios. A RAV Componentes dispõe de engenharia própria e atualizada, desenvolvendo produtos e, a pedido do cliente, soluções customizadas.

A empresa atende fabricantes de implementos rodoviários e distribuidoras de autopeças. A RAV Componentes exporta desde 2017 e seus produtos estão presentes no Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.


Argonautas Comunicação

Do MS-DOS à IA: pioneira em softwares de gestão de frotas apresenta sete novos produtos ao mercado

Se você não faz parte da Geração Z ou da Geração Alpha, pode não saber o que é um sistema operacional MS-DOS. Esse sistema foi o precursor da evolução tecnológica que vivenciamos hoje. Foi com base no MS-DOS que a Gestran, hoje uma das principais plataformas de gestão de frotas no Brasil, desenvolveu seu primeiro software, o Transdata, em 1999.

Passados 25 anos desde a fundação da empresa, o Transdata – Sistema Sistran MS-DOS da Gestran – permanece na memória afetiva e faz parte da história de sucesso da logtech. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, recursos que a plataforma incorporou às suas soluções, a Gestran continua a se alinhar com a revolução tecnológica e com as novas demandas do mercado de transporte e logística.

A plataforma chega a um crescimento de 40%, em 2024. Os produtos e soluções da Gestran gerenciam atualmente 70 mil veículos em todo o país, abrangendo mais de 750 organizações de diversos setores econômicos, incluindo grandes redes do varejo, da indústria, do agronegócio e do setor de transporte propriamente dito.

“Chegamos aos 25 anos implementando um processo que chamamos de IAlização – ou seja, desenvolver e integrar de maneira definitiva e sólida a IA [inteligência artificial] na plataforma”, afirma o CEO da Gestran, Paulo Raymundi.

Para comemorar o aniversário de 25 anos, a Gestran concluiu um rebranding, atualizando a marca e a cultura da empresa. A identidade visual foi modificada e conceitos como o “Open Fleet” foram introduzidos, prática de inovação que integra tecnologias e dispositivos para a gestão de frotas. Nessa integração, incluem-se as soluções Pneu Fit (monitoramento em tempo real das condições dos pneus) e aplicativo de combustível (para gestão de abastecimento).

Paralelamente ao rebranding, a Gestran trabalha no desenvolvimento de sete novos produtos que representam um avanço em relação às soluções existentes (ver box ao final desta matéria). “Com o Open Fleet e os novos produtos, o gestor contará com recursos tecnológicos que proporcionam uma administração e operação mais eficientes da frota, resultando em redução de despesas, economia de recursos e otimização da frota”, destaca o CEO.

Raymundi ressalta que, além das inovações tecnológicas, a Gestran acompanhou a evolução do mercado de transporte e logística no Brasil e, em especial, do setor de gestão de frota. No final da década de 1990, biocombustíveis e a eletrificação da frota eram apenas objetos de experimentação e pesquisa, e a automatização dos veículos estava em seus estágios iniciais.

“Os investimentos nesse mercado cresceram exponencialmente. Só entre 2022 e 2026, o montante previsto para investimento é de R$ 124 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base [Adib]. Transporte e logística são essenciais para o crescimento econômico, e otimizar e tornar eficiente as operações desse setor é igualmente essencial”, avalia o CEO da Gestran.

 

 SAIBA MAIS 

Conheça os principais marcos na trajetória de 25 anos da Gestran:

  • 1999: fundação, com sistema de controle de abastecimento e consumo de combustível por veículos.
  • 2003: primeira versão do sistema Gestran Delphi.
  • 2009: segunda versão Gestran Delphi.
  • 2015: a empresa passa a ter o nome de sua solução, Gestran.
  • 2019: início do projeto Sistemas SaaS.
  • 2022: investimentos e inovações em novos produtos.
  • 2024: expansão data driven, reposicionamento e digitalização da marca, criação do Open Fleet e Gestran Data.

Os produtos que estão sendo lançados pela plataforma:

  • TMS: sistema ERP (Planejamento e Recursos Empresariais) para o gerenciamento de transportes e logística.
  • Frota: solução SaaS (Software como Serviço) para gestão de frotas, composta por módulos de abastecimento, pneus, manutenção, checklist, despesas, financeiro, compras e almoxarifado/estoque.
  • Gestran Data: hub de dados e relatórios com aplicação de inteligência artificial para visualização em tempo real, proporcionando mais visibilidade para a tomada de decisão.
  • Open Fleet: plataforma de APIs (Interface de Programação de Aplicações) conectadas a dispositivos e tecnologias relacionadas à gestão de frotas, como conexão com players de backoffice, tecnologias de abastecimento, telemetria e captura de dados de pneus, entre outros, facilitando a integração de dados da frota.
  • Gesto: hub para notificações e interações, com apontamento de exceções e alertas disparados para aplicativos de comunicação como e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram, buscando uma comunicação assertiva e gerando alertas para a tomada de decisão.
  • Docs: integração de despesas e documentos fiscais por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, permitindo automação e reconhecimento de recorrências, reduzindo o tempo de processamento e a intervenção manual.

PneuFit: equipamento coletor de dados que permite a leitura da condição do pneu, sulcos e calibração, identificando a vida útil e possíveis falhas, aplicando ações com as informações integradas do coletor para a frota.

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gestran Engenharia de Comunicacao

Como garantir a segurança com o tráfego intenso nas rodovias durante fim de ano e férias

O aumento do fluxo de veículos eleva o risco de acidentes, especialmente quando há caminhões envolvidos devido à gravidade das consequências

O Natal já passou, mas o tráfego nas rodovias do país deve atingir seu pico durante o feriado de Réveillon. As estimativas para o período indicam que mais de 2 milhões de veículos devem circular apenas pelas rodovias Via Dutra e Rio-Santos até o início de janeiro.

Além disso, a movimentação nas estradas permanecerá intensa durante toda a temporada de férias, que este ano se prolongará até 5 de março devido ao Carnaval, marcado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de março. Esse período estendido de alto fluxo eleva o risco de acidentes, especialmente com caminhões, cujas consequências costumam ser ainda mais graves.

Conforme um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um acidente com caminhões ocorre, em média, a cada 30 minutos nas rodovias federais. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas 8.993 colisões, indicando uma tendência de aumento nos acidentes. Em 2023, o total ultrapassou 13.600 ocorrências, resultando em 534 mortes, equivalendo a uma vítima fatal a cada 16 horas.

Embora nem sempre seja possível prevenir acidentes, certas atitudes dos motoristas diminuem muito os riscos. Segundo com Luiz Fernandes, especialista em logística e diretor operacional do Grupo GCF Transportes, a regra principal é manter a atenção constante ao volante, evitando o uso de celular ou GPS enquanto dirige, pois um instante de distração pode ser fatal.

“Para aqueles que planejam pegar a estrada, o planejamento antecipado das rotas também é essencial, assim como administrar a fadiga, manter o veículo em perfeitas condições e estar preparado para imprevistos”, explica.

Ao ultrapassar caminhões ou carretas, automóveis menores devem verificar se não há outros veículos atrás, garantir espaço suficiente para a manobra e sinalizar corretamente com as setas. Luiz Fernandes recomenda ainda observar as rodas dos caminhões para evitar invasões de faixa e não competir com esses veículos em descidas.

Outro cuidado importante de acordo com o diretor de logística é com relação aos pontos cegos dos caminhões, que são áreas ao redor do veículo onde o caminhoneiro não consegue enxergar, mesmo com espelhos retrovisores. Esses locais geralmente estão na frente, atrás e nas laterais do caminhão, especialmente perto das portas. Devido ao seu tamanho, os caminhões têm pontos cegos maiores que os carros, aumentando o risco de acidentes. Motoristas de veículos menores devem evitar essas áreas para assegurar que sejam visíveis para os caminhoneiros.

 

Maior cuida do menor - Já os motoristas de caminhão devem seguir a regra “maior cuida do menor”. Isso significa que devem ter atenção redobrada ao dividir a estrada com carros, motos, bicicletas e pedestres, adotando comportamentos preventivos para evitar acidentes. Essa ideia promove um trânsito mais seguro e colaborativo, reconhecendo que, em caso de colisão, os veículos menores tendem a sofrer danos mais graves.

Para Luiz Novinski, gerente operacional da GCF, respeitar os limites de velocidade em trechos movimentados e utilizar os faróis baixos durante o dia como indica a lei é fundamental. Ele também destaca a importância de evitar frenagens bruscas, devido ao peso dos caminhões.

“Em situações de trânsito lento ou parado, mantenha uma distância de dois a três carros do veículo à frente e sempre monitore os retrovisores, mantendo o motor ligado e os cintos afivelados. Utilize o pisca-alerta para indicar que o trânsito está parado”, acrescenta o gerente.

 

Cuidados com transporte de cargas - A GCF Transportes implementa diversas estratégias para enfrentar os desafios desse período, incluindo rastreamento por satélite, seguros especializados, inspeções detalhadas e treinamento contínuo dos motoristas. Para lidar com veículos menores que desrespeitam os limites de segurança, a empresa enfatiza a importância de manter uma comunicação clara e antecipar possíveis cenários, a fim de evitar comportamentos arriscados. Como destaca Luiz Fernandes: “cada carga representa não apenas um valor econômico, mas também a confiança que os clientes depositam em nosso serviço.”

Em relação à manutenção dos caminhões, a transportadora dá atenção especial a pontos críticos, como sistemas de freios, condições dos pneus e integridade elétrica e mecânica. “Uma inspeção minuciosa antes de cada viagem pode prevenir até 80% dos problemas mecânicos durante o trajeto”, afirma Luiz Novinsk.

“Todos esses cuidados fazem parte da direção defensiva, que deve ser exercida por todos os motoristas, independentemente do veículo, das condições externas ou ações de outros condutores”, resume o diretor da GCF Transportes.

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gcf

O Grupo GCF Transportes de Cargas LTDA, fundada em 2012, é uma empresa paranaense com atuação nacional, especializada no transporte e armazenagem de papel, aço e autopeças que já entregou mais de 50 mil cargas em todo o Brasil, incluindo cargas fechadas, Milk Run, múltiplas entregas e roteirização inbound. Com sede em Araucária–PR e filial em Barueri–SP, a empresa cresceu 35% em comparação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é de um novo crescimento de pelo menos mais 35%. Destaca-se pela experiência de mais de uma década, segurança e compromisso com a excelência, garantida por investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e atendimento de alto padrão. Além disso, opera com frota própria e motoristas dedicados, oferecendo atendimento 24 horas. Outro diferencial é a agilidade, com carregamentos realizados em até duas horas, sempre acompanhados por sistemas tecnológicos avançados, como TMS, VMS, monitoramento em tempo real e o acompanhamento de KPI’s e faturas, que asseguram eficiência e controle em todas as operações. Para garantir a qualidade, investe ainda em rastreamento em tempo real e mantém um rigoroso padrão de manutenção da frota e treinamento de motoristas.


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