Tipo comum do combustível foi comercializado, em média, a R$ 6,20 na primeira quinzena do mês, enquanto o S-10 atingiu R$ 6,22
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum e o S-10 tiveram na primeira quinzena de agosto aumentos de 0,65% em seus preços médios na comparação com período equivalente de julho, custando R$ 6,20 e R$ 6,22, respectivamente.
“O mês de agosto começou com aumento nos preços do diesel, revertendo a sequência de quedas observada no primeiro semestre. Com isso, o valor médio do combustível volta a se aproximar dos patamares registrados no início do ano, reflexo de ajustes na cadeia de distribuição e de variações no mercado internacional que impactam diretamente a formação de preços”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede de Abastecimento da Edenred Mobilidade.
Na análise por regiões, nota-se que, em comparação com a primeira quinzena de julho, a maioria das regiões acompanharam a média nacional e registraram leves altas no preço do diesel comum. Entre essas regiões, o destaque ficou com o Sul, que apresentou a maior alta para o tipo S-10, de 1,68%, com preço médio de R$ 6,06 (menor média entre regiões do País), e com o Sudeste, com o maior aumento para o tipo comum, de 0,99% (R$ 6,13).
O Norte seguiu com as médias mais altas entre as regiões: R$ 6,79 para o diesel comum e R$ 6,60 para o S-10. Os valores, entretanto, representam quedas de 0,59% e 0,30%, respectivamente, as únicas registradas no período.
O tipo comum do diesel também teve sua menor média entre regiões registrada no Sul, de R$ 6,01 (+0,67%). O Nordeste foi a única região a não apresentar variações para o diesel, mantendo os preços da primeira quinzena de julho.
Na avaliação por estados, o destaque da primeira quinzena de agosto seguiu sendo o Acre. Mesmo após queda de 0,65%, o tipo comum alcançou o valor de R$ 7,59 no estado e seguiu como o mais caro do Brasil, assim como o S-10, que apresentou redução de 1,05%, caindo para R$ 7,54. A maior redução para o diesel comum no País aconteceu no Ceará, onde o preço médio do combustível recuou 2,26%, chegando a R$ 6,05. Já para o diesel S-10, a maior queda foi no Amazonas, de 1,47% (R$ 6,69).
O menor preço médio para o diesel comum foi registrado nos postos do Paraná: R$ 5,96, mesmo após alta de 1,36% na comparação com a primeira quinzena de julho. Já a média mais em conta para o S-10 foi a de Pernambuco, também de R$ 5,96 (+0,34%).
Vale destacar também que a maior alta para o diesel comum foi registrada em Sergipe. No estado, o combustível subiu 3,53%, elevando o preço médio para R$ 6,45. O S-10 teve sua maior alta, de 2,03%, no Paraná, onde o preço médio chegou a R$ 6,02.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Evento reúne a cadeia de produção da fruticultura irrigada e atrai compradores do Brasil e do mercado exterior; Em 2024 a feira movimento R$ 80 milhões em negócios
A Implementos São Paulo, fabricante de implementos rodoviários localizada em Mossoró (RN), marca presença na edição 2025 da Expo Fruit. “O evento reúne os principais operadores da cadeia de produção da fruticultura irrigada do País e para nós é fundamental participarmos como fornecedores de equipamentos para o setor”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A Implementos São Paulo fabrica equipamentos para atender as empresas do segmento de fruticultura irrigada. Alguns dos produtos são Caçamba basculante, Carga seca tipo prancha e, lançado recentemente, o primeiro Rodotrem basculante feito no Nordeste.
A Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, que acontece de 20 a 22 de agosto de 2025, na Estação das Artes, em Mossoró. O tema do evento é “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”.
O encontro atrai todas as principais empresas da cadeia produtiva da fruticultura irrigada, assim como exportadores, fornecedores e investidores, fortalecendo o setor de frutas tropicais do Nordeste brasileiro. No ano passado a Expo Fruit teve público de mais de 40 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 80 milhões em negócios.
A Expofruit 2025 é promovida pelo COEX - Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e pela PromoExpo.
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Argonautas Comunicação
Resultado pode indicar o início da recuperação de mercado no setor de Reboques e Semirreboques; De janeiro a julho, a indústria entregou ao mercado 86.014 implementos rodoviários; Carroceria sobre chassis apresenta crescimento de 17,54%
O volume de Reboques e Semirreboques emplacados em julho ficou acima da média registrada no primeiro semestre de 2025. No mês passado, a indústria entregou ao mercado 6.271 unidades, enquanto a média mensal no semestre foi de 5.972 produtos.
“O resultado pode indicar o início da recuperação de mercado no setor Pesado mas ainda é prematuro para se comemorar porque em desempenho direto a performance continua negativo”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR- Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “Devemos ficar alertas pois julho teve três dias úteis a mais e isso influencia no número”.
De janeiro a julho desse ano, o segmento Pesado registrou queda de 19,84%. Em sete meses, a indústria comercializou 42.102 implementos ante 52.521 equipamentos em igual período de 2024.
Já o segmento Leve segue com espiral positiva de desempenho. De janeiro a julho desse ano, a indústria entregou ao mercado 43.912 unidades. Em igual período de 2024, as empresas que atuam no setor comercializaram 37.359 produtos, o que representa crescimento de 17,54%.
No total, de janeiro a julho de 2025 os dois segmentos somados distribuíram ao mercado doméstico 86.014 implementos rodoviários ante 89.880 unidades em igual período de 2024, registrando retração de 4,3%.
Nos próximos meses a expectativa de negócios no setor é positiva. “A colheira do milho deve influenciar positivamente aumentando a circulação de grãos transportados em nosso país”, conclui o presidente da ANFIR.

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Argonautas Comunicação
De quatro funcionários para 500, de três caminhões para 130; Em meio século de atuação no mercado logístico a empresa já entregou mais 190 milhões de toneladas em cargas e realizou mais de 4,5 milhões de viagens
A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), celebra 50 anos de existência e expansão constante. Em 50 anos a empresa passou de quatro funcionários para 500, de três caminhões para 130, de atuação regional para operações em 8 estados, entregou mais de 190 milhões de toneladas em cargas em mais de 4.5 milhões de viagens realizadas, tornou se umas das empresas referência na terceirização e suporte aos mais de 255 mil motoristas responsáveis por mais de 1.500 viagens por dia. “Somos uma empresa consolidada no mercado logístico seja por nossa capacidade de entrega seja por investirmos constantemente em tecnologia e formação de motoristas”, diz Ivo Ilario Riedi Filho (foto), CEO da Transvale.
A empresa foi fundada em 28 de julho de 1975, em Palotina (PR), para escoar a produção de grãos do grupo I.Riedi. Em 1985, a empresa expandiu suas operações para atender empresas como Cargil, Coopersucar e Bunge, ampliando sua frota própria e expandindo as parcerias com motoristas terceirizados, além de inaugurar sua sede própria. A matriz da Transvale permaneceu lá até a inauguração das instalações em Cascavel (PR), em 2012, onde permanece até hoje.
Atualmente a Transvale é composta por mais de 70 filiais distribuídas em oito estados brasileiros, além da base operacional de Cordeirópolis (SP), estabelecida em 2024. A empresa transporta açúcar, grãos, insumos agrícolas, biomassa, cargas industriais entre outros produtos.
A frota de 130 caminhões opera com implementos rodoviários dos modelos Graneleiro, Tanque, Caçamba Basculante, Sider e Piso móvel. Um terço dos veículos já está equipado com placas solares, responsáveis por dobrar a vida útil das baterias.
Condução sempre mais segura - A Transvale investe em programas para manter a segurança do transporte de carga. A empresa dispõe do programa Caminhos Seguros, além de cursos de direção consciente e capacitação frequente dos motoristas em práticas de condução segura.
Os caminhões estão equipados com Telemetria, Logger e Cerca eletrônica (que indica áreas de risco, curvas, limites de velocidade etc). A coleta de dados de todas as viagens é constante e fundamental para a gestão eficiente das operações.
Todos os veículos dispõem de câmera DMS (Driver Sattus Monitoring), com Inteligência Artificial, que reconhece os movimentos faciais do motorista revelando fadiga e distração. O suporte tecnológico se completa com a Torre de fadiga, sistema de monitoramento contínuo que emite alarme quando detecta qualquer condição do condutor que possa causar acidente.
Os motoristas autônomos, como parceiros da Transvale, recebem a mesma atenção e o suporte nas mais de 70 filiais da empresa em oito estados. Os parceiros recebem pacote de vantagens como abastecimento, vale pedágio, pagamento de fretes entre outros.
Todo esse investimento e preocupação foram reconhecidos. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.
Compromisso social. A Transvale tem entre seus fundamentos o compromisso com a melhoria da sociedade. A empresa tem iniciativas como a formação de novos motoristas, programa Menor Aprendiz, protocolos de inclusão de PCD e o desenvolvimento de lideranças femininas.
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Argonautas Comunicação
Evento reunirá especialistas para tratar de reforma tributária, direito de reparar, tecnologia e gestão, com patrocínio de Cilia Tecnologia, Bosch, Elringklinger e Porto Seguro.
O Sindirepa Brasil realizará, no dia 19 de agosto de 2025, das 18h às 22h, no auditório nobre da FIESP, em São Paulo, o 2º Congresso da Reparação de Veículos no Brasil. O encontro reunirá empresários, líderes de entidades, fornecedores e profissionais de todo o país para debater temas decisivos que vão impactar o futuro das oficinas mecânicas e de toda a cadeia da reparação automotiva.
A abertura oficial ficará a cargo do presidente do Sindirepa Brasil, Antonio Fiola, com a palestra “Quem conduz, transforma: o Sindirepa e os desafios da reparação hoje”. Fiola vai abordar o papel da entidade como articuladora de soluções e defensora dos interesses do setor. “Este encontro é uma oportunidade única para o setor discutir seus maiores desafios e enxergar, juntos, os caminhos para crescer de forma sustentável e competitiva”, afirma o presidente.
Entre os destaques, o Right to Repair, conduzido por Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, apresentará o movimento global que busca assegurar o direito de reparar veículos de forma livre, garantindo competitividade para oficinas independentes e liberdade de escolha ao consumidor. O tema é considerado estratégico por impactar diretamente a sobrevivência de milhares de negócios no Brasil.
Outro ponto alto será a palestra de Gilberto Alves sobre “Reforma Tributária – Impactos e oportunidades para o setor”, que trará uma visão prática sobre como as mudanças podem afetar a gestão das empresas e onde podem surgir oportunidades para ganhos de competitividade.
O congresso também abrirá espaço para soluções práticas e inovação aplicada. Carla Nórcia, CEO do Vagas Automotivas, apresentará “Está difícil contratar? Veja a solução criada para oficinas como a sua”, mostrando como uma plataforma especializada pode conectar empresas a mão de obra qualificada. Elze Neto, Head de IA da Cilia Tecnologia, abordará “IA na oficina: ameaça ou vantagem?”, discutindo como a inteligência artificial pode aumentar a eficiência e a produtividade no dia a dia.
Daniel Barbosa, também da Cilia Tecnologia, trará “Gestão inteligente: como garantir a saúde financeira da sua oficina com tecnologia”, com orientações para manter fluxo de caixa saudável e previsibilidade de resultados. Andrea Chanquini, da Bosch, falará sobre “O futuro da reparação: tendências e soluções direto da Bosch”, trazendo insights sobre as inovações que já estão transformando o mercado. Eduardo Neves, da Porto Seguro, fechará a programação com “Seguradora ou parceira? O novo jeito da Porto se conectar com oficinas”, apresentando um modelo de relacionamento mais próximo e colaborativo entre seguradoras e reparadores.
Para Pedro Buriel, diretor de relações institucionais do Sindirepa Brasil, “o congresso é um espaço essencial para aproximar empresas, entidades e profissionais, criando um ambiente onde ideias se transformam em ações concretas para o setor”.
O 2º Congresso da Reparação de Veículos no Brasil conta com o patrocínio de Cilia Tecnologia, Bosch, Elringklinger e Porto Seguro, além de apoio institucional de todos os Sindirepa regionais, da FIESP e da AMMA – Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo.
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