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O 'imposto invisível' das frotas: o ágio de 15% do abastecimento que encarece medicamentos e alimentos no Brasil

É o caso de segmentos industriais como o farmacêutico e o de alimentos; ainda, serviços como seguros e financeiros (bancos), que precisam chegar a todos os cantos do país

O Brasil dispõe de uma malha rodoviária federal de 75,8 mil quilômetros, segundo o Ministério dos Transportes. Para atividades econômicas que precisam chegar a todos os cantos – dos grandes centros urbanos a zonas rurais e rincões mais longínquos – há uma preocupação que impacta custos e eficiência: o abastecimento da frota que precisa alcançar todos esses lugares.

Estão nesse rol segmentos da indústria como a farmacêutica e a de alimentos, além do setor de serviços, como bancos e seguradoras. Motoristas de frotas dessas atividades, em circulação na extensa malha nacional, nem sempre conseguem encontrar, em curtas distâncias, um posto de gasolina.

Quando se encontra, as formas de pagamento disponíveis nem sempre são vantajosas: a incidência de ágio quando a opção é por  cartão de frota costuma ser comum. Esse ágio chega a até 15%, conforme levantamento do VEIC, o primeiro cartão de gestão de frota e combustível bandeirado do país.

“Constatamos que há atividades econômicas que demandam maior capilaridade de postos de abastecimento, mas que precisavam se livrar do ágio também. Um cartão de gestão de frota e combustível com bandeira amplamente aceita, eliminaria essa dor enfrentada pelo frotista”, explica o CEO da MaxiFrota, Paulo Guimarães.

A solução, acrescenta o CEO, pode ser utilizada em 44 mil postos de abastecimento distribuídos em todo o Brasil, o que corresponde a 99% desses estabelecimentos. “E, ao contrário de um cartão de frota convenciona, fica livre do ágio cobrado quando o pagamento é por cartão”, ressalta.

Setores como a indústria farmacêutica,  a indústria de alimentos e o de serviços, como seguros e bancos, constituem atividades que, pela sua natureza essencial e pelos produtos de demanda universal, precisam chegar às mais variadas regiões e lugares. “O transporte da indústria farmacêutica, por exemplo, envolve uma ampla gama de itens, em quantidades e frações diversas, a serem distribuídos nos mais diferentes pontos do país”, exemplifica o CEO.

Guimarães pontua que o VEIC não se limita a ser um cartão para pagamentos. É uma solução tecnológica para a gestão da frota, da qual faz parte a gestão de combustíveis. Ocorre que, com o VEIC, o gestor da frota estabelece e controla regras para o abastecimento de seus veículos. São regras de âmbito geral (válidas para toda a frota) ou que atendem especificidades (são mais de 100 possibilidades de combinações de regras).

“Tipo de combustível a ser utilizado, quantidade, faixa de preço, dias específicos da semana e faixa de desempenho por veículo estão entre as regras que, por meio do VEIC, o gestor da frota pode estabelecer para os veículos sob sua gestão”, sublinha Guimarães. Desse modo, o motorista realiza o abastecimento dentro dos parâmetros previamente definidos pelo gestor, evitando-se desperdícios e assegurando eficiência.

 veicO cartão de gestão de frota e combustível VEIC, foi apresentado ao mercado pela primeira vez em outubro, na 10ª Conferência Global Parar, realizada em São Paulo, na Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio). O evento, promovido pelo Instituto Parar (Pensando Alternativas Responsáveis Administrando Frotas com Resultado), é um dos principais encontros do setor, reunindo especialistas e líderes da indústria para discutir inovações e melhores práticas na gestão de frotas.
A MaxiFrota, desenvolvedora da solução, é uma plataforma de gestão de frota com mais de 20 anos de atuação no mercado, mas suas raízes remontam a mais de 30 anos, com a fundação da Nutricash em 1993. Com sede em Salvador, Bahia, a empresa opera em todo o território nacional, atendendo tanto o setor público quanto o privado, contando com uma equipe de vendas distribuída estrategicamente pelo país. Atualmente, conta com 180 funcionários e projeta faturar R$ 1,5 bilhão em 2024, um crescimento de 36% em relação aos R$ 1,1 bilhão faturados em 2023.

 



Engenharia de Comunicação

Gerdau é a única produtora de aço no Ranking Merco Responsabilidade ESG

Companhia também lidera o ranking na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia” e destaca em todos os pilares de sustentabilidade

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é a única produtora de aço entre as 100 empresas mais bem posicionadas na 11ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG, ocupando a 40ª colocação geral. A companhia também lidera o ranking, que destaca as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”.

Além disso, a Gerdau esteve entre as 50 empresas que compõem os rankings específicos de cada pilar de sustentabilidade, ocupando a 27ª posição em ambiental, a 39ª em social e a 44ª em governança.

De acordo com Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o reconhecimento é o resultado do compromisso da empresa em ser parte das soluções aos desafios da sociedade. “Esses reconhecimentos reforçam o compromisso da Gerdau com a geração de valor para a sociedade. O ranking indica que estamos no caminho certo para construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que estamos presentes. Divido esse reconhecimento com os mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras da Gerdau, que atuam diariamente na construção do futuro”.

A companhia transforma, por ano, mais de 10 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos de aço. Cerca de 70% do aço produzido nas usinas da companhia tem como matéria-prima a sucata, e a cada tonelada produzida com ela equivale a deixar de emitir 1,5 toneladas de gases de efeito estufa.

Em função de uma matriz de produção sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da organização é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

Além do impacto ambiental, a reciclagem de sucata afeta positivamente mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, sendo uma importante fonte de renda e geração de empregos. Este setor não apenas contribui para a redução de resíduos e a preservação dos recursos naturais, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do país, proporcionando oportunidades de trabalho e melhorando a qualidade de vida de muitas famílias.

A Gerdau ainda contribui com a comunidade em que a companhia está inserida por meio de investimentos em projetos sociais das áreas de educação, habitação e reciclagem. Entre os programas estão o ‘Gerdau Transforma’, de capacitação e mentoria para o empreendedorismo, e o ‘Reforma que Transforma’, iniciativa que tem como objetivo a transformação do panorama da habitação de baixa renda no Brasil.

A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorre anualmente entre julho e dezembro. Assim como anteriormente, apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG, além das empresas que se destacam nas práticas de cada um de seus pilares, resultando em mais três rankings de acordo com as siglas (em inglês) Environmental (E), Social (S) e Governance (G). A metodologia de análise engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas.

 edenred freteCom 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

 


FSB Comunicação

 

Jamef completa 62 anos com 95 mil clientes atendidos e amplia presença nacional com investimentos em filiais e inovação

Empresa conta com mais de 30 unidades estrategicamente localizadas e, só em 2024, transportou 140 mil toneladas em carga

A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, completa 62 anos neste mês, celebrando a marca de 95 mil clientes atendidos ao longo da sua trajetória. Com uma frota moderna composta por 1,2 mil veículos e presença nas principais regiões do país, a companhia segue investindo em inovação, sustentabilidade e excelência no atendimento para fortalecer sua operação e a confiança dos clientes.

Somente no último ano, a Jamef transportou 140 mil toneladas em carga e ampliou a capilaridade com a inauguração de novas filiais em Belém (PA), Feira de Santana (BA) e Brasília (DF), além da mudança para uma nova base corporativa em São Paulo. Hoje, são mais de 30 unidades estrategicamente localizadas no país e cerca de 4 mil colaboradores.

A companhia também tem intensificado os investimentos em tecnologias aplicadas à operação, incluindo o uso de inteligência artificial, métodos preditivos, softwares de gestão e equipamentos com reconhecimento facial para agilizar o controle de acesso em todas as unidades. Destacam-se ainda soluções de roteirização e telemetria, que ajudam a monitorar indicadores emocionais e físicos dos condutores, como sinais de fadiga.

Segundo o CEO da Jamef, Marcos Rodrigues, os avanços fazem parte de um plano estruturado de crescimento sustentável. “Seguimos avançando graças a uma infraestrutura moderna e uma frota robusta, sem esquecer de atitudes sustentáveis e do cuidado com as pessoas. Queremos garantir uma elevada satisfação tanto de clientes quanto de nossos profissionais, em todos o Brasil”, afirma.

A empresa também publica anualmente um Relatório de Sustentabilidade, que traz indicadores sobre o modelo de negócio e o compromisso com o ESG. O documento mais recente destaca a destinação de mais de 20 toneladas de resíduos à reciclagem.

 

Cuidados com colaboradores - Além de se destacar com o serviço que oferece, a Jamef tem ganhado cada vez mais reconhecimento pelo olhar dedicado às pessoas que movem a operação. A empresa investe continuamente em capacitações, programas de saúde e bem-estar, ambientes de descanso nas filiais e ações voltadas ao apoio emocional dos colaboradores. Essas iniciativas reforçam seu posicionamento como uma marca que valoriza o capital humano.

 

História e futuro - A trajetória da companhia começou com o nome Transportadora Divinópolis, dedicada inicialmente ao transporte de café. Em 1972, a empresa passou a se chamar Jamef e ampliou seu escopo para o transporte de cargas gerais. Três anos depois, chegou a São Paulo, e desde então, vem expandindo sua presença nacional. Atualmente, está presente em 22 estados brasileiros, consolidando-se como uma das principais empresas de transporte do país.

“Celebrar 62 anos é reconhecer a força da nossa história e das pessoas que contribuíram com essa construção. Nosso olhar está voltado para o futuro, com foco no atendimento aos nossos clientes, em inovação, expansão sustentável e excelência operacional”, conclui o CEO da Jamef.

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CumminsA Jamef Transportes é uma das maiores empresas do Brasil, com soluções personalizadas para transporte de encomendas e atuação nos modais rodoviário e aéreo em todo o território nacional. Há mais de 60 anos, é reconhecida pelo atendimento personalizado e ágil aos clientes de todos os portes nas frentes B2B e B2C. A empresa conta uma frota moderna e segura de mais de 1,2 mil caminhões e cerca de 4 mil colaboradores em todo o território nacional. Toda a frota é 100% rastreada via satélite e os terminais são monitorados 24 horas por dia, para garantir a segurança total de todas as encomendas, desde a coleta até a entrega. No site da companhia é possível acompanhar cada etapa do transporte em tempo real, bem como realizar cotações e solicitar a coleta. A Jamef investe constantemente em infraestrutura, tecnologias integradas, capacitação de colaboradores, ações sustentáveis e inovação para conectar seus clientes aos clientes deles, – sem intermediários, com pontualidade, cuidado e atenção no atendimento. 

Grupo Trama Comunicação

Perfect Automotive mira frota pesada em nova fase de crescimento estratégico

Empresa 100% nacional lança linha estratégica para caminhões e ônibus, reforçando sua atuação em um dos segmentos mais essenciais do transporte brasileiro

Com mais de três décadas de atuação no mercado de reposição automotiva e um crescimento de 210% em seu portfólio nos últimos quatro anos, a Perfect Automotive anuncia a expansão de sua linha de produtos para o segmento de veículos pesados. O novo portfólio foi desenvolvido para atender mais de 90% da frota circulante de caminhões e ônibus no Brasil e já está disponível no mercado.

Fruto de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a linha de pesados traz amortecedores, cruzetas, barras de direção e terminais — componentes desenvolvidos sob os mesmos princípios que consagraram a Perfect entre os principais players da linha leve: qualidade elevada, engenharia reversa, testes rigorosos, preço competitivo e suporte técnico completo.

“O segmento de pesados é essencial para o transporte de cargas e de passageiros no Brasil. Nosso objetivo é garantir que essa engrenagem continue girando com eficiência, oferecendo peças confiáveis, acessíveis e disponíveis a pronta entrega”, afirma Gerson Coronado, CEO da Perfect Automotive.

A entrada oficial no setor de veículos comerciais acontece em um momento de forte expansão da companhia. Entre 2020 e 2024, o portfólio da Perfect saltou de 2.630 para mais de 5.600 itens ativos — abrangendo componentes de suspensão, direção, transmissão, freio, motor e metal borracha. A previsão é de um crescimento adicional de 11% até o fim de 2025, com foco na ampliação da linha pesada.

Para sustentar essa nova fase, a empresa investe em infraestrutura e produção local. Em Arujá (SP), um novo Centro de Distribuição dedicado à linha de amortecedores foi inaugurado em 2024, com capacidade para armazenar mais de três milhões de peças. Em maio de 2025, uma nova unidade fabril na cidade inicia a produção de cilindros de roda e de toda a linha de barramentos (pivôs, terminais, axiais e bieletas), ampliando a capacidade produtiva da marca e sua agilidade logística.

Essas iniciativas fazem parte de um plano estratégico de longo prazo, que alia inovação, engenharia nacional e compromisso com o mercado para consolidar a Perfect Automotive como referência também no segmento de pesados.

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CumminsPresente no Brasil desde 1994, a Perfect Automotive é referência no mercado de reposição de peças automotivas para veículos nacionais e importados das linhas leve, pesada e utilitários. Com um dos catálogos mais completos do setor, a empresa oferece um portfólio com 5.600 itens nas linhas de suspensão, transmissão, direção, motor, freio e metal borracha. Reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, a Perfect Automotive figura entre as três principais marcas do país nas categorias de pivôs e terminais de direção. 

 Textofinal – Comunicação Integrada

Frete tem nova queda em abril com leve recuo de 0,14%, mostra Edenred Frete

O Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete aponta que nova retração ocorre em meio à queda do diesel nas bombas e cenário econômico ainda complexo

De acordo com dados da última análise do Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete (IFR), com a base em dados exclusivos da plataforma Edenred Repom, o preço médio do frete por quilômetro rodado no País registrou uma leve variação negativa de 0,14% em abril em relação a março. O valor médio nacional passou de R$ 7,35 para R$ 7,34, registrando, assim, o segundo mês consecutivo de retração. 

“Essa nova queda reflete um momento de compasso de espera da economia. Em abril, os principais setores que influenciam a demanda por transporte, como indústria, agro e construção, não apresentaram movimentações relevantes. Isso se traduziu em pouca variação nos preços praticados”, explica Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Frete. 

Outro fator que pode ter contribuído para o recuo é a redução nos preços do diesel nos postos. De acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o diesel comum teve valor médio de R$ 6,38 em abril, com queda de 1,85% em relação a março. Já o tipo S-10 foi comercializado a R$ 6,44, após recuo de 1,83%. 

“O diesel é um dos principais custos do transporte rodoviário, por isso, reduções como as observadas em abril ajudam a aliviar os custos operacionais e podem refletir diretamente nos valores do frete. Com os novos reajustes para baixo, há possibilidade de impacto também na tabela do piso mínimo do frete, provocando novas variações nos próximos meses”, completa Fernandes. 

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição é levantada com base de dados exclusivos das 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil. 


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