

Sompo, líder em Seguro de Transporte no Brasil desde 2017, destaca importância da resolução e reforça seu compromisso com soluções de Gerenciamento de Riscos
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, destaca a importância da Resolução nº 6.068/2025, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União em 18 de julho. A medida reforça a obrigatoriedade da contratação de seguros por transportadores rodoviários de cargas, conforme já previsto em legislações anteriores, como a Lei nº 11.442/2007 e a Lei nº 14.599/2023, para a inscrição ou renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que permite o exercício legal dessa atividade.
A resolução da ANTT esclarece e consolida a exigência de que transportadoras contratem seguros de responsabilidade civil para cobrir danos a terceiros, perdas ou avarias às cargas transportadas, além de acidentes com o veículo. Embora esses seguros já fossem obrigatórios por lei, a nova norma reforça a fiscalização e a padronização das exigências, promovendo mais segurança jurídica e operacional para o setor.
“A publicação da Resolução 6.068/2025 é um avanço importante para o setor de logística e transporte, uma vez que reforça a cultura de prevenção e proteção patrimonial. A obrigatoriedade dos seguros já existia, mas agora há um direcionamento mais claro para o cumprimento da legislação, o que beneficia toda a cadeia logística”, afirma Adailton Dias (foto acima), Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguro da Sompo. “Em breve, deve ser publicada uma portaria com todos os parâmetros e prazos a serem seguidos para o cumprimento desta medida”, complementa.
Entenda a resolução - A Resolução nº 6.068, de 17 de julho de 2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), estabelece a exigência de contratação de seguros obrigatórios como condição para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), que é o cadastro obrigatório para que transportadores que atuam no transporte rodoviário de cargas remunerado, sejam eles autônomos, empresas ou cooperativas, possam exercer a atividade de forma legalizada e segura.
Embora esses seguros já fossem previstos em lei, a nova resolução torna obrigatória a comprovação formal da contratação para que transportadores autônomos, empresas e cooperativas possam operar legalmente.
Os seguros exigidos são:
Essas modalidades de seguro são necessárias para que Empresas de Transporte de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) possam exercer suas atividades. Vale considerar que, no caso do TAC, a contratação deve acontecer pela transportadora que o contrata. O transportador autônomo só deverá adquirir o seguro quando houver a contratação do frete diretamente pelo Embarcador (dono da carga).
“A resolução da ANTT fortalece o papel estratégico do seguro no transporte rodoviário. Na Sompo, temos atuado lado a lado com nossos parceiros para oferecer não apenas proteção securitária, mas também inteligência de dados e consultoria em gerenciamento de riscos. Isso se traduz em mais segurança, menos sinistros e em vantagem competitiva para nossos clientes”, destaca Adriano Yonamine (foto abaixo), Diretor Técnico de Transporte da Sompo.
A Sompo é reconhecida como referência no mercado de Seguro de Transporte, posição que ocupa desde 2017, e tem investido continuamente em soluções de Gerenciamento de Riscos para apoiar transportadoras e embarcadores na mitigação de perdas e na eficiência operacional. Em 2024, a companhia monitorou cerca de 230 mil viagens, totalizando R$ 132 bilhões em cargas acompanhadas por meio de sua Central de Monitoramento própria, que opera em parceria com empresas especializadas.
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Assessoria de Imprensa Sompo
Com quase duas décadas de trajetória na empresa, executivo assume o posto com desafio de fortalecer a expansão da marca na América Latina
Após 18 anos na Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da companhia. Formado em Administração de Empresas pela Estácio, o executivo iniciou sua jornada na empresa como assistente administrativo, passando por posições estratégicas como Supervisor de Vendas e, mais recentemente, Aftermarket Sales Supervisor.
Agora, à frente da área de Vendas e Marketing para a América Latina, Daniel terá como foco a expansão regional, o fortalecimento da proximidade com o mercado e a continuidade das estratégias comerciais já consolidadas pela empresa, como a Modefer Academy, treinamentos em sistemas de arrefecimento para profissionais mecânicos. “Assumir essa nova posição é um marco pessoal e profissional. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e estou entusiasmado com os próximos passos que daremos na região, ampliando nossa presença e construindo relações ainda mais sólidas com o mercado latino-americano”, afirma o novo executivo.
Com uma trajetória construída dentro da própria Modefer, Daniel traz para a liderança um olhar profundo sobre o negócio e suas relações com clientes. “Cresci junto com a empresa e entendo a importância de mantermos nossa essência ao mesmo tempo em que inovamos. Vamos seguir atentos às demandas do mercado e firmes no propósito de entregar valor e excelência em todas as frentes”, finaliza.
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Selo ‘ISSC EU’ é um dos mais importantes do mercado e abre novas oportunidades para a empresa, que investe em matérias-primas alternativas, economia circular e na redução da emissão de gases de efeito estufa
A Binatural, empresa brasileira especialista na produção de biodiesel, acaba de conquistar a certificação ISCC EU (International Sustainability & Carbon Certification), um atestado reconhecido internacionalmente de que a produção da indústria atende aos rigorosos critérios de sustentabilidade estabelecidos pela Diretiva Europeia de Energia Renovável (RED II). A conquista representa um marco não apenas para a empresa, mas também para o setor de biodiesel no Brasil, elevando os padrões e a competitividade do segmento.
“Com a conquista dessa certificação, reafirmamos nossa visão de um futuro mais sustentável, em que cada litro de biodiesel produzido é sinônimo de responsabilidade ambiental e inovação. Estamos prontos para liderar essa transformação no Brasil e no mundo atendendo à demanda global por biodiesel com excelência”, afirma André Lavor (foto), CEO e cofundador da Binatural. O selo abre portas para a empresa em programas voluntários de descarbonização, facilitando parcerias com os líderes e principais atores do setor energético.
A escolha da unidade da Bahia para receber a certificação foi estratégica, levando em conta sua localização privilegiada para exportação e a demanda crescente por biocombustíveis sustentáveis. A empresa investiu em infraestrutura, consultoria e treinamento para garantir o cumprimento dos critérios exigidos, como a rastreabilidade da matéria-prima.
Além de fortalecer a reputação e credibilidade no mercado, a certificação ‘ISCC EU’ posiciona a Binatural como um diferencial competitivo em um setor em expansão. A empresa antecipa um aumento na demanda por biodiesel, com expectativas de crescimento na capacidade produtiva, que deve passar de 600 para 700 milhões de litros por ano.
Os próximos passos incluem a busca por novas parcerias estratégicas, a exploração de oportunidades de negócios e um reforço na comunicação sobre seu compromisso com a sustentabilidade. “Nosso objetivo é promover o biodiesel sustentável e nos consolidar como uma referência no Brasil e no exterior, alinhando-nos às principais diretrizes ambientais globais e às políticas ESG”, conclui Lavor.
No ano passado, a empresa já havia conquistado a certificação do Esquema Nacional Italiano (INS). O selo reconhece a conformidade de produtos com os rigorosos padrões de sustentabilidade estabelecidos pela Diretiva EU RED II 2018/2001 do Parlamento Europeu, a partir de uma auditoria abrangente que analisa todos os aspectos da cadeia de produção, desde a origem da matéria-prima até o produto final. As certificações pelos órgãos europeus reconhecem o alto nível de qualidade e eficiência do biodiesel produzido pela Binatural e sua capacidade de penetração nos mercados internacionais mais exigentes.
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Combustível formulado para enfrentar baixas temperaturas já está disponível na região Sul nas versões S10 e S500
A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, acaba de disponibilizar para seus clientes da região Sul o Diesel Inverno, um combustível desenvolvido especialmente para enfrentar as baixas temperaturas características da estação.
Formulado com tecnologia que reduz o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (CFPP), o Diesel Inverno assegura a performance dos motores mesmo em ambientes com temperaturas de até –10°C. O produto contribui para evitar a formação de cristais de parafina no diesel, que, em climas mais rigorosos, podem se solidificar, entupir filtros, reduzir a potência e comprometer o funcionamento do motor.
De uso sazonal, o Diesel Inverno está disponível entre os meses de abril a setembro e é indicado tanto para veículos leves e pesados quanto para maquinários agrícolas e industriais. Os produtos estão disponíveis nas nas modalidades S10 e S500.
A Vibra oferece um portfólio completo de soluções que combinam inovação, desempenho e economia. Com investimentos contínuos em tecnologia, a empresa desenvolve produtos e serviços de alta confiabilidade, sempre alinhados às necessidades reais dos clientes e aos desafios específicos de cada mercado.
“O Diesel Inverno foi pensado para quem trabalha em regiões onde o frio é sério e não dá margem para erro. No Sul do Brasil, quando a temperatura despenca, motores comuns podem falhar. Essa formulação com aditivos especiais para desempenho em baixas temperaturas mantém a performance do Diesel mesmo no frio intenso e ajuda a garantir uma operação contínua, segura e produtiva durante todo o inverno”, destaca Mariana Santarém, vice-presidente de Produtos e Experiência do Cliente da Vibra.
Vantagens do Diesel Inverno:
Formulado para atender à exigência legal de adição de biodiesel
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Criado pela Aperam, o aço inoxidável Endur 300 se destaca por sua longa vida útil, leveza e alta tolerância a agentes abrasivos e corrosivos
Projetadas para suportar o transporte de cargas altamente abrasivas e corrosivas, as caçambas basculantes produzidas com aço inoxidável Endur 300 vêm conquistando a preferência de motoristas e frotas. O material de alta resistência mecânica, mais leve e desenvolvido para tolerar o desgaste severo, tinha 6,2% de participação no mercado de caçambas basculantes reboques e semirreboques em 2024. Já no primeiro semestre de 2025, saltou para 9%, o que evidencia a crescente aceitação do material pelo setor.
Desde seu lançamento, em 2020, os resultados em campo têm sido consistentes: as primeiras unidades foram destinadas ao transporte de sal de cozinha, carvão mineral e concentrado de cobre, e seguem em operação sem necessidade de manutenção, mesmo após cinco anos de uso intenso. Isso representa uma vida útil de duas a três vezes maior que a observada em caçambas feitas com aços convencionais, reforçando o diferencial técnico e econômico do produto.
“Estamos conquistando a confiança de operadores e frotas graças à durabilidade e robustez do Endur 300. É uma tecnologia 100% brasileira que reduz custos de manutenção e aumenta a disponibilidade dos equipamentos. Os resultados comprovam que as caçambas entregam performance superior para o transporte de materiais corrosivos e abrasivos”, explica o engenheiro de Aplicações da Aperam, João Paulo Sarmento Porto.
Entre outras utilizações, o Endur 300 também é indicado para silos, tubulações e componentes de plantas industriais, demonstrando sua aplicação em diferentes segmentos. “Caçambas mais resistentes a cargas corrosivas eram uma demanda de nossos clientes”, afirma o gerente Executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, Roberto Guida.
Segundo ele, o consumo de aço inoxidável no Brasil vem crescendo a taxas maiores que outras matérias-primas, por apresentar ao produto final um excelente desempenho técnico, por ser mais durável e mais leve, além de estar alinhado também com os princípios da sustentabilidade, infinitamente reciclável e com baixa pegada de carbono.
Versátil e resistente - A caçamba basculante é formada por uma estrutura metálica resistente e possui uma carroceria com formato de caixa aberta. Sua principal característica é a capacidade de bascular, ou seja, inclinar a carroceria para permitir o descarregamento rápido por gravidade.
Versátil, ela é amplamente utilizada em setores como construção civil, indústria, agronegócio e em diversas outras atividades que demandam o transporte de grandes volumes de carga. Disponível em diferentes medidas e capacidades, é projetada para transportar materiais a granel, muitas vezes corrosivos ou abrasivos, que entram em contato direto com sua estrutura metálica.
Por isso, é fundamental que o aço utilizado seja altamente resistente, como o Endur 300. Essa liga especial combina a resistência mecânica dos aços AHSS (Advanced High Strength Steel) com a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis, resultando em um material com elevada durabilidade.
Com os resultados já comprovados no Brasil, a Aperam planeja expandir essa tecnologia para o mercado internacional, levando os basculantes em Endur a novos destinos.
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