

Evento reunirá especialistas para tratar de reforma tributária, direito de reparar, tecnologia e gestão, com patrocínio de Cilia Tecnologia, Bosch, Elringklinger e Porto Seguro.
O Sindirepa Brasil realizará, no dia 19 de agosto de 2025, das 18h às 22h, no auditório nobre da FIESP, em São Paulo, o 2º Congresso da Reparação de Veículos no Brasil. O encontro reunirá empresários, líderes de entidades, fornecedores e profissionais de todo o país para debater temas decisivos que vão impactar o futuro das oficinas mecânicas e de toda a cadeia da reparação automotiva.
A abertura oficial ficará a cargo do presidente do Sindirepa Brasil, Antonio Fiola, com a palestra “Quem conduz, transforma: o Sindirepa e os desafios da reparação hoje”. Fiola vai abordar o papel da entidade como articuladora de soluções e defensora dos interesses do setor. “Este encontro é uma oportunidade única para o setor discutir seus maiores desafios e enxergar, juntos, os caminhos para crescer de forma sustentável e competitiva”, afirma o presidente.
Entre os destaques, o Right to Repair, conduzido por Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, apresentará o movimento global que busca assegurar o direito de reparar veículos de forma livre, garantindo competitividade para oficinas independentes e liberdade de escolha ao consumidor. O tema é considerado estratégico por impactar diretamente a sobrevivência de milhares de negócios no Brasil.
Outro ponto alto será a palestra de Gilberto Alves sobre “Reforma Tributária – Impactos e oportunidades para o setor”, que trará uma visão prática sobre como as mudanças podem afetar a gestão das empresas e onde podem surgir oportunidades para ganhos de competitividade.
O congresso também abrirá espaço para soluções práticas e inovação aplicada. Carla Nórcia, CEO do Vagas Automotivas, apresentará “Está difícil contratar? Veja a solução criada para oficinas como a sua”, mostrando como uma plataforma especializada pode conectar empresas a mão de obra qualificada. Elze Neto, Head de IA da Cilia Tecnologia, abordará “IA na oficina: ameaça ou vantagem?”, discutindo como a inteligência artificial pode aumentar a eficiência e a produtividade no dia a dia.
Daniel Barbosa, também da Cilia Tecnologia, trará “Gestão inteligente: como garantir a saúde financeira da sua oficina com tecnologia”, com orientações para manter fluxo de caixa saudável e previsibilidade de resultados. Andrea Chanquini, da Bosch, falará sobre “O futuro da reparação: tendências e soluções direto da Bosch”, trazendo insights sobre as inovações que já estão transformando o mercado. Eduardo Neves, da Porto Seguro, fechará a programação com “Seguradora ou parceira? O novo jeito da Porto se conectar com oficinas”, apresentando um modelo de relacionamento mais próximo e colaborativo entre seguradoras e reparadores.
Para Pedro Buriel, diretor de relações institucionais do Sindirepa Brasil, “o congresso é um espaço essencial para aproximar empresas, entidades e profissionais, criando um ambiente onde ideias se transformam em ações concretas para o setor”.
O 2º Congresso da Reparação de Veículos no Brasil conta com o patrocínio de Cilia Tecnologia, Bosch, Elringklinger e Porto Seguro, além de apoio institucional de todos os Sindirepa regionais, da FIESP e da AMMA – Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo.
-
Há oito anos, a AL-KO Brasil iniciou sua operação no país. Desde então, mais de 25 mil eixos foram produzidos e comercializados em toda a América do Sul, reforçando o compromisso da marca com qualidade, segurança e inovação.
Com o tempo e o uso, é natural que componentes apresentem sinais de desgaste e demandem ajustes e manutenção — algo já previsto e considerado parte do ciclo de vida dos produtos. Pensando nisso, e alinhada à sua estratégia global, a AL-KO Brasil amplia sua presença no atendimento ao cliente.
A empresa, que já conta com uma rede de postos autorizados independentes, anuncia agora a inauguração do primeiro posto de atendimento direto dentro da própria fábrica, em Atibaia (SP): o AL-KO Service Central.
O novo espaço oferece peças originais e mão de obra especializada para serviços de manutenção em eixos, freios e demais componentes AL-KO. Além disso, está preparado para realizar a instalação completa de todos os produtos da marca em trailers e reboques com até 3,5 toneladas de capacidade de carga (PBT).
Mais do que um novo serviço, o AL-KO Service Central reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade e o respeito ao consumidor final, garantindo que cada cliente tenha acesso a suporte técnico qualificado e soluções que preservam a segurança e o desempenho dos equipamentos.
Agende já a sua visita: WhatsApp +11 96881 0079. Quer ser atendido em outra região do Brasil? Consulte os outros postos autorizados AL-KO Service no link www.alkoservice.com.br.
-
Testes realizados em uma usina de Minas Gerais mostraram que o uso de lubrificação adequada elimina a necessidade de mais de 990 interações humanas com os equipamentos
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no ano de 2024, o Brasil registou uma média de 742 mil acidentes laborais, dos quais uma parcela expressiva (15%) deriva de situações em que os acidentados estavam atuando em contato direto com máquinas e equipamentos em ambientes industriais. Nesse cenário, locais como as esteiras de bagaço em usinas de cana-de-açúcar - onde o transporte contínuo de resíduos orgânicos demanda lubrificação constante dos mancais - se tornam ambientes que exigem cuidado redobrado, pela exposição dos operadores a partes móveis e temperaturas elevadas.
Diante desse cenário, soluções que minimizam a necessidade de intervenção humana sobre o maquinário ganham papel de destaque, como é o caso da Mobilith SHC 460, graxa de base sintética com espessante de complexo de lítio, desenvolvida para resistir a ambientes severos, altas cargas e longos intervalos de relubrificação. Testes realizados em uma usina de Minas Gerais mostraram que, ao adotar Mobilith SHC 460 nos mancais das esteiras de bagaço, foi possível operar durante toda a safra sem necessidade de reaplicação da graxa, eliminando 992 interações humanas com os equipamentos, todas em áreas de alto risco.
Além de maior segurança para os técnicos de manutenção, os resultados apontam a ausência de falhas nos rolamentos, isso porque a graxa de complexo de lítio se destaca por oferecer proteção superior contra ferrugem e oxidação, mesmo quando as máquinas operam em ambientes com alta umidade, conforme pontua Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B dos lubrificantes Mobil™.
Outro diferencial é a alta resistência a cargas extremas (EP), característica que ajuda a prevenir o desgaste prematuro de componentes submetidos a grande pressão. Com esses atributos, a graxa contribui para o aumento do intervalo entre lubrificações, o que reduz paradas não planejadas e os custos operacionais com manutenção”, explica.
Ao proteger o maquinário e melhorar a performance operacional, o uso da Mobilith SHC 460 é um exemplo de como a manutenção inteligente pode contribuir diretamente com a segurança do trabalho, removendo a necessidade de acessar equipamentos em movimento ou em áreas com calor intenso e detritos. A solução contribui para a redução de acidentes e para o cumprimento de normas de segurança ocupacional, como a NR-12 e a NR-10.
-
![]() Com mais de 150 anos de tradição, a linha de produtos Mobil™ é composta por lubrificantes, graxas, fluidos especiais e soluções complementares que estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. As soluções da marca se renovam a cada dia, acompanhando a evolução da indústria mundial, principais montadoras e oferecendo alta tecnologia para mover veículos, máquinas agrícolas, fretes terrestres, aéreos, marítimos e operações industriais em âmbito global. E acima de tudo, movimentar pessoas. A marca conta com distribuidores exclusivos e revendedores espalhados por todo o Brasil, garantindo que mecânicos, motoristas, motociclistas, caminhoneiros, produtores rurais, industriais e todos aqueles que ajudam a mover o país tenham acesso a soluções de alto desempenho e proteção. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. |
Empresa inaugura segunda fábrica com 5 mil² para produzir mais 40 unidades por mês e expande vendas na América Central
A HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários com sede em Jaraguá do Sul (SC), celebra 52 anos com expansão fabril e internacional. “Ao longo do tempo nos consolidamos como referência na produção de equipamentos na Cadeia do Frio e agora seguimos ampliando nossa capacidade fabril e nossa presença na América Latina”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.
A empresa inaugurou a planta industrial em Guaramirim (SC), ampliando sua produção mensal em mais 40 implementos, reduzindo os prazos de entrega dos produtos. A nova fábrica tem 5 mil m² é responsável pela fabricação de carrocerias para veículo 3/4 (VUC) do modelo liso e palleteiro.
América Central - A empresa reforçou sua equipe comercial para atender a América Central, dentro da estratégia de internacionalização da companhia. “Trata-se de um mercado estratégico para a HC Hornburg com potencial de crescimento para nossos produtos que atendem a logística da Cadeia do Frio”, explica a diretora Geral.
No ano passado a HC Hornburg exportou carrocerias frigoríficas para um operador logístico da Guatemala, sua primeira venda para a região. Atualmente, a empresa vende para os mercados do Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.
“A nova fábrica e a atenção dedicada aos mercados centro-americanos são ações-chave para ampliar nossos horizontes comerciais, atendendo melhor nossos clientes e trazendo para a nossa carteira mais empresas importadoras”, conclui Betina.
-
Argonautas Comunicação
Tipo comum teve média de R$ 6,15 em julho, enquanto S-10 recuou ao preço médio de R$ 6,17
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum ficou mais caro em julho na comparação com junho, enquanto o S-10 registrou queda em seu preço médio na mesma comparação. O diesel comum no País teve valor médio de R$ 6,15, um aumento de 0,16%. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,17, após queda de 0,16% na mesma comparação.
“O diesel comum voltou a registrar alta nos postos, ainda que discreta. Esse leve aumento pode estar relacionado a fatores pontuais, como a reposição de estoques adquiridos a preços anteriores e variações regionais na cadeia de distribuição. Já o diesel S-10 manteve a trajetória de queda, sinalizando que os efeitos dos reajustes continuam sendo absorvidos de forma distinta, dependendo do tipo de combustível e das particularidades logísticas envolvidas”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede Abastecimento da Edenred Mobilidade.
Na análise individual de cada região do País em julho, o Nordeste se destacou como a região com o maior aumento para o diesel comum, de 0,82% (R$ 6,18). Já o diesel S-10 teve seu maior aumento no Centro-Oeste, de 0,32% (R$ 6,26). Já o Sudeste foi a região onde os dois tipos de diesel apresentaram maior queda: 0,33% para o comum (R$ 6,07) e 0,49% para o S-10 (R$ 6,13).
Já os menores preços do País entre as regiões foram registrados no Sul: R$ 5,96 para o tipo comum, após alta de 0,34%, e R$ 5,96 para o S-10, que recuou 0,17% em julho na comparação com junho.
Os preços de diesel comum e S-10 mais altos do País em julho foram registrados no Norte, onde custaram, em média, R$ 6,81, após baixa de 0,29%, e R$ 6,60, após queda de 0,15%, respectivamente.
No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em julho foi registrada no Acre, de R$ 7,61, mesmo após uma redução de 1,42% ante junho. O Paraná aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel comum mais em conta em julho: a R$ 5,89, mesmo após alta de 0,68% ante o mês anterior. O Tocantins, por sua vez, apresentou a alta mais significativa do País para o diesel comum, de 2,31%, comercializando o combustível por R$ 6,20, em média. O combustível teve sua maior queda no mês registrada no Amazonas, de 2,57%, sendo comercializado, em média, por R$ 6,82.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em julho também foi o do Acre: R$ 7,59, após uma queda de 0,52% ante junho. No Paraná foi identificado o menor preço médio do mês: R$ 5,91, mesmo após aumento de 0,51% no valor do combustível no estado. Em Pernambuco foi registrada a maior alta para o diesel S-10: de 0,85% (R$ 5,93). O Amazonas foi a unidade federativa com a maior queda para o S-10: de 1,61%, registrando preço médio de R$ 6,74.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br