Rebranding celebra os 50 anos da empresa e apresenta nova identidade visual conectada ao futuro da logística
A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), inicia seus próximos 50 anos mudando seu posicionamento de marca. A empresa passa a ser uma plataforma de soluções logísticas inteligentes no lugar de uma operadora tradicional de entrega de mercadorias. “Realizamos diversos investimentos para tornar a operação mais dinâmica e conectada e agora chegou o momento de comunicarmos ao mercado que a Transvale será uma nova companhia no início de nosso segundo cinquentenário”, diz Ivo Ilario Riedi Filho, CEO da Transvale.
Atualmente a empresa é conhecida por ser uma operadora de transporte eficiente, com estrutura logística confiável e com foco em entrega. O novo posicionamento mostra a Transvale como uma plataforma de soluções logísticas inteligentes e sustentáveis, responsável por um ecossistema de logística conectada, capaz de integrar dados com tecnologia entregando maior valor agregado aos seus clientes. “Nossa relação não termina com a entrega, ela deve ir mais além fortalecendo nossos laços de parceria”, explica o CEO da Transvale.
Rebranding: uma nova identidade para os próximos 50 anos - O movimento de transformação também envolve o rebranding da marca Transvale, que surge renovada para refletir o novo momento da companhia. A atualização da identidade visual não é apenas estética: ela representa a consolidação de uma cultura de inovação, proximidade e inteligência logística.
Entre os objetivos do rebranding estão:
- Fortalecer a presença da marca como referência em soluções logísticas inteligentes;
- Transmitir modernidade e dinamismo, alinhados aos investimentos em tecnologia e sustentabilidade;
- Reforçar a conexão emocional com clientes, colaboradores e parceiros;
- Representar o compromisso com o futuro, sustentado por práticas responsáveis e inovadoras.
As cores da nova marca também trazem significados estratégicos:
- Azul escuro – Representa uma marca que quer transmitir credibilidade, estrutura e maturidade;
- Azul vivo – O azul vivo está diretamente ligado ao universo da tecnologia. Representa uma empresa moderna, conectada e que valoriza a inovação;
- Verde –Simboliza ação e transformação positiva. Transmite otimismo e movimento, podendo conectar bem com temas de futuro, inovação e responsabilidade ambiental;
Essa combinação traduz a essência da Transvale: uma empresa sólida e confiável, mas também inovadora, conectada e sustentável.
Para dar suporte ao novo posicionamento, a empresa tem investido em sistemas inteligentes, como telemetria, Logger e Cerca eletrônica, para oferecer precisão na coleta de dados de todas as viagens. A Transvale dispõe de mais de 70 filiais distribuídas em oito estados brasileiros, além da base operacional de Cordeirópolis (SP). Sua frota é composta por 130 caminhões sendo um terço equipado com placas solares, responsáveis por dobrar a vida útil das baterias. “Vamos nos consolidar como uma marca ativa no mercado capaz de oferecer mais valor agregado em nossa prestação de serviços além de conectar-se emocionalmente com as pessoas”, conclui o executivo.
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Argonautas Comunicação
Tipo comum teve média de R$ 6,19, enquanto S-10 custou, em média, R$ 6,22
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel ficou mais caro em agosto na comparação com julho: enquanto o tipo comum do combustível aumentou 0,65% no período, atingindo preço médio de R$ 6,19, o diesel S-10 teve média de R$ 6,22, um aumento de 0,81% em relação a julho.
“O aumento registrado no diesel em agosto está ligado à influência de variáveis externas que continuam determinantes para a formação dos preços no Brasil. Oscilações no valor do petróleo e no câmbio acabam sendo incorporadas de forma relativamente rápida à cadeia de distribuição, o que ajuda a explicar a elevação observada no período”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede Abastecimento da Edenred Mobilidade.
Na análise individual de cada região do País em agosto, o Sudeste se destacou como a região com o maior aumento para o diesel comum, de 1,15% (R$ 6,14). Já o diesel S-10 teve seu maior aumento no Centro-Oeste, de 1,28% (R$ 6,34). Para o tipo comum, a maior queda foi registrada no Norte, de 0,73% (R$ 6,76). Para o tipo S-10, nenhuma região registrou queda.
Já os menores preços do País entre as regiões foram registrados no Sul: R$ 6 para o tipo comum, após alta de 0,67%, e R$ 6,06 para o S-10, que aumentou 1,68% em agosto na comparação com julho.
Os preços de diesel comum e S-10 mais altos do País em agsoto foram registrados no Norte, onde custaram, em média, R$ 6,76, após baixa de 0,73%, e R$ 6,60 (estabilidade), respectivamente.
No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em agosto foi registrada no Acre, de R$ 7,59, mesmo após uma redução de 0,26% ante julho. O Paraná aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel comum mais em conta em agosto: a R$ 5,97, mesmo após alta de 1,36% ante o mês anterior. Sergipe, por sua vez, apresentou a alta mais significativa do País para o diesel comum, de 4,06%, comercializando o combustível por R$ 6,41, em média. O combustível teve sua maior queda no mês registrada em Roraima, de 2,29%, sendo comercializado, em média, por R$ 7,24.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em agosto também foi o do Acre: R$ 7,55, após uma queda de 0,53% ante julho. Em Pernambuco, foi identificado o menor preço médio do mês: R$ 5,96, mesmo após aumento de 0,51% no valor do combustível no estado. No Paraná foi registrada a maior alta para o diesel S-10: de 1,86% (R$ 6,02). O Rio Grande do Norte foi a unidade federativa com a maior queda para o S-10 em agosto: de 0,81%, registrando preço médio de R$ 6,11.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

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Empresa já opera 25 caminhões todos com equipamentos de refrigeração da marca; Treck Logística transporta alimentos congelados e resfriados
A Treck Logistica, operador logístico com sede em Feira de Santana (BA), vai ampliar o uso de equipamentos de refrigeração da Frigo King com a aquisição de 14 máquinas. O investimento faz parte da expansão das operações da empresa para Viana (ES). “As máquinas da Frigo King são robustas e de manutenção simples, além de a empresa fornecer acesso fácil a toda a informação referente aos equipamentos”, diz André Cardoso, supervisor de Manutenção de Frota da Treck Logística.
A operadora logística dispõe atualmente de uma frota de 25 veículos, toda equipada com máquinas da Frigo King. A expansão da operação para atender Viana (ES) vai exigir a entrada de mais 35 caminhões, entre novos e seminovos, para transporte de produtos congelados e resfriados. Desses, 14 vão trabalhar com equipamentos Frigo King.
Cardoso fez treinamento presencial na sede da Frigo King, em Guaramirim (SC). “Meu conhecimento dos equipamentos é completo por isso a Treck Logística consegue explorar ao máximo suas funcionalidades operando com nível de confiabilidade e segurança de 100%”, explica o supervisor.
Para Leonardo Gonçalves, gerente de Vendas da Frigo King, o acesso irrestrito às informações coletadas e armazenadas pelo app Meu Frigo King tem sido um fator decisivo em favor da escolha dos equipamentos da marca. “O gestor tem na palma da mão todas as informações necessárias e em tempo real para coordenar de maneira otimizada a operação de transporte de carga”, afirma Gonçalves.
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Argonautas Comunicação & Design
Universidade do Frio será responsável pelos módulos para aprimorar operações de transporte de produtos farmacêuticos
A Universidade do Frio, iniciativa de formação de profissionais da Frigo King para a cadeia do frio, vai desenvolver um programa customizado de treinamento para a Vitlog Transportes, de Porto Alegre (RS). “Esse treinamento especializado visa aprimorar o conhecimento técnico de cada público, garantindo maior eficiência, segurança e qualidade no transporte dos nossos produtos”, diz Marcus Vinicius Couto da Silva (foto), diretor Administrativo e Financeiro da Vitlog Transportes.
A Vitlog Transportes é especializada no transporte de produtos farmacêuticos que seguem rigorosos protocolos de manutenção da temperatura. Os módulos serão destinados ao treinamento de gestores, colaboradores do setor operacional, motoristas e responsáveis pela manutenção da frota nas filiais.
A Vitlog Transportes já recebeu treinamento da FrigoKing com foco em melhores práticas para garantir a eficiência da refrigeração e a manutenção adequada dos sistemas. Durante as duas horas de capacitação foram abordados temas como manutenção preventiva dos equipamentos, melhores práticas de carregamento para otimizar a distribuição do ar frio e controle de temperatura, assegurando que os parâmetros exigidos para conservação dos produtos sejam mantidos.
Confiabilidade - A Frigo King é fornecedora da Vitlog Transportes que aponta a confiabilidade como uma das principais qualidades dos equipamentos. “Funcionam perfeitamente, atendendo a nossa necessidade de manter o veículo com uma temperatura e umidade de acordo com requisitos regulatórios da Anvisa”, afirma o executivo.
Para o diretor da Vitlog Transportes, outro ponto positivo para a Frigo King é ter uma rede de assistência técnica que atende em todas as regiões do País e fornecer dados completos da operação em tempo real. “O gestor tem na palma da mão todas as informações necessárias e em tempo real fornecidas pelo nosso app Meu Frigo King”, explica Leonardo Gonçalves, gerente de Vendas da Frigo King, que completa: “isso permite ao gestor coordenar a operação de transporte de carga com mais eficiência”.
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Argonautas Comunicação & Design
Nova fábrica e concessionária em Guarulhos terão 27 mil metros quadrados com o objetivo de produzir dois mil implementos/ano e alcançar 15% de market share em SP
A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos inaugura um novo Complexo Industrial e Comercial em Guarulhos, (SP), o Librelato Center SP, que integra fábrica e concessionária própria em uma área de 27 mil m² e representa um marco na estratégia de expansão da companhia no Brasil. O Complexo abrigará áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. O desenho prioriza fluxos logísticos curtos, integração entre manufatura e vendas e infraestrutura para treinamentos e capacitação. Trata-se de uma unidade concebida para elevar a produtividade, reduzir prazos e aprimorar a jornada do cliente — do pedido à entrega, passando por serviços e pós-venda.
Segundo Simone Martins, CEO da Librelato, o investimento na nova unidade faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais. “Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, em nossos clientes e no setor de transporte. Este investimento estratégico evidencia o potencial do Grupo e sua determinação em seguir contribuindo para o desenvolvimento do país. Ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e à satisfação plena dos nossos parceiros”, destaca Simone Martins. Com essa nova unidade, a Librelato fortalece sua rede, otimiza custos logísticos e amplia a competitividade no setor de implementos rodoviários nacional, consolidando-se como parceira estratégica ideal de transportadores autônomos e grandes frotistas no País.
Na nova unidade industrial serão produzidos modelos como furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas. Localizada próxima a polos industriais e centros de distribuição, o novo Complexo fortalece a presença da marca no maior mercado consumidor do País e abre caminho para fortalecer as exportações. “Vamos fortalecer ainda mais a nossa presença no Brasil e no exterior, mantendo a qualidade e a confiabilidade que sempre foram a base da Librelato. Nossa estratégia é clara: crescer com responsabilidade, inovação e compromisso com as pessoas”, afirma a executiva.
Inicialmente, a nova operação estima a geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número ao longo do ramp-up.
Aumento de produção e maior presença na região Sudeste - A nova unidade industrial localizada em São Paulo tem por capacidade instalada de produzir dois mil implementos / ano em regime CKD. Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca Librelato no estado de São Paulo se iguale à média nacional, hoje em torno de 15%.
A expectativa é que haja um impacto significativo no desempenho comercial da empresa a partir do novo Complexo. Em 2024, a Librelato manteve posição entre as três maiores fabricantes do País, com 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca. Em 2024 foram atendidos cerca de 3.3 mil clientes, com crescimento de 5 pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022. Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 pinos vendidos apenas no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista, fortalecendo o relacionamento com grandes empresas e ampliando a base de clientes na região Sudeste.
Estrutura completa de pós-venda na nova concessionária paulista - A nova concessionária Librelato Center SP, integrada ao novo espaço fabril conta com showroom de peças e implementos, áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio.
A unidade também disponibilizará oficina para manutenções corretivas e pós-vendas, priorizando a rápida retomada da operação dos clientes. A partir da nova estrutura, a Librelato passará a contar com novos pontos de atendimento técnico complementares nas regiões de Guararema, Embu das Artes, Jundiaí e São Bernardo do Campo, além de suporte de rede credenciada no estado. “Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo, além de otimizar pontos de manutenção garantindo que o implemento rodoviário esteja sempre trabalhando”, diz João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
“O Librelato Center SP nasce como concessionária própria e parte de um novo Complexo Industrial e Comercial, estrategicamente localizado para aproximar a marca dos principais corredores logísticos da Grande São Paulo. A estrutura une showroom e atendimento consultivo à engenharia para especificação por aplicação, customizações e entrega técnica, além de permitir maior inteligência de mercado por meio da operação direta com clientes e concessionários. Isso possibilita mapear tendências, ouvir o mercado com mais agilidade e responder rapidamente, seja com soluções de pós-venda, seja com melhorias nos produtos.
O centro também representa um ponto estratégico para todos os representantes da Librelato, especialmente aqueles com clientes estratégicos que possuem filiais em São Paulo, oferecendo uma base sólida para atendê-los de forma mais próxima e eficiente”, diz João Librelato. Com equipe certificada e ligação direta com a fábrica, o pós-venda ganha agilidade em peças e serviços, enquanto a integração ao ecossistema Librepar amplia a proposta de valor com Libreparts (peças de reposição), Librelato Financial (soluções de financiamento), Consórcio Nacional Librelato e a inteligência de dados da Sigaway para gestão de frotas. O resultado é uma experiência de ponta a ponta — da escolha do implemento à operação — com prazos menores, custos mais previsíveis e a segurança de uma operação própria da marca.
Com o novo Librelato Center SP, a presença da Librelato combina capilaridade nacional e expansão sul-americana para sustentar vendas, pós-venda e disponibilidade de peças. No Brasil, a rede reúne 42 postos de venda e 43 oficinas homologadas, enquanto a Libreparts reforça o atendimento com 31 lojas e 8 boxes dedicados a reposição de peças. Fora do País, a marca avança com postos de venda no Chile (1), Argentina (5), Uruguai (1), Bolívia (3), Paraguai (6) e Colômbia (1), garantindo proximidade com clientes estratégicos e maior agilidade na entrega de soluções e serviços em toda a região.
Indústria 4.0 em ritmo acelerado - As operações industriais da Librelato vêm ganhando novos contornos ao longo dos anos, com novos maquinários sendo introduzidos em cada planta, com o objetivo de aprimoramento dos processos de produção, elevando a transformação digital e a implementação de células robotizadas. “A área de manufatura da Librelato, incluindo a nova unidade de São Paulo, está inserida em um plano contínuo de investimentos voltado à modernização das plantas industriais. Esse movimento estratégico tem como foco a ocupação otimizada dos espaços fabris e a internalização total dos serviços, sem terceirizações, com o objetivo de aprimorar o fluxo produtivo, elevar os padrões de qualidade, reduzir custos operacionais e acelerar o atendimento ao cliente”, diz Rodrigo Corso, Diretor de Manufatura da empresa.
O Librelato Center SP entra em operação com foco em agilidade e escala. A estratégia é adotar o formato CKD (Completely Knocked Down), com os implementos sendo fabricados e expedidos desmontados a partir da matriz, em Içara, SC, para montagem em SP, eliminando a fase de produção e desenvolvimento, o que otimiza a logística, reduz custos e facilita a entrega em diferentes regiões. Com isso, a unidade amplia a capacidade de expedição, melhora a conexão com o cliente e garante movimentação logística mais eficiente, encurtando prazos do pedido à entrega.
De acordo com Corso, até 2028, o objetivo é de digitalizar 100% das unidades industriais da empresa no Brasil, considerando máquinas de dobras, corte térmico, gabarito, com implantação de telas touch screen ao longo da produção para checar a montagem correta dos implementos, considerando também uma produção 100% paper less até o final deste mesmo período.
As ações estratégicas de sustentabilidade da Librelato estão trazendo efeitos mensuráveis no chão de fábrica. A taxa de sucata caiu 1%, refletindo melhor aproveitamento de matéria-prima e processos mais estáveis; a verticalização do corte reduziu a dependência de terceiros e a eficiência fabril avançou consideravelmente, combinando ganhos operacionais e ambientais com menor índice de desperdício, menor pegada de carbono por peça produzida e mais competitividade ao longo de toda a cadeia.
Sob o Sistema Librelato de Excelência (SLE), a linha de carga fechada (furgão lonado e furgão alumínio), em Içara, SC, foi redesenhada para ganhar ritmo e previsibilidade. Com isso, o takt-time chegou a redução de 38,8%, o que elevou a cadência em 12 unidades produzidas por dia. As mudanças vieram com maior padronização das operações, implantação de fluxo contínuo de produção e redução significativa de desperdícios. O processo também aumentou o engajamento da equipe, que participou ativamente do desenvolvimento do projeto, e o comparativo “antes e depois” evidencia um ambiente mais organizado e fluído, compatível com os novos padrões de eficiência.
A verticalização de processos levou a Librelato a internalizar o corte térmico e a prensagem, incorporando máquinas de alta potência ao parque fabril. Com essa base, a empresa passa a realizar internamente cortes retos e chanfrados com maior precisão e repetibilidade, reduz a dependência de terceiros, encurta prazos e melhora o aproveitamento de matéria-prima; a etapa de prensa fecha o ciclo, elevando a capacidade e o controle de qualidade.
No capítulo que destaca a valorização das pessoas, a Librelato evidencia uma estratégia que combina qualificação técnica e cuidado com o bem-estar. Nos últimos 4 anos, 70 profissionais concluíram o MBA em Excelência Operacional. Já em 2024, tivemos resultados expressivos em outras iniciativas: 72 pessoas da comunidade se formaram no curso de solda, 110 participantes passaram pela Mini Fábrica – ambiente que simula o chão de fábrica – e 500 profissionais foram capacitados nos treinamentos de Metrologia e LID.
Esse ciclo de formação é reforçado por iniciativas de engajamento e saúde que aproximam lideranças e times — Café com a Presidente, Conscientização Outubro Rosa, Conscientização Novembro Azul, Programa Bebê a Bordo, Celebração do Dia das Crianças e palestras de educação financeira —, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor, produtivo e sustentável. “Em conjunto, essas iniciativas elevam a padronização e a qualidade dos processos, fortalecem a cultura de melhoria contínua e ampliam o impacto social ao preparar pessoas para as demandas reais da produção”, finaliza Rodrigo Corso.
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