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ANFIR e ApexBrasil levam 37 empresas ao Paraguai para Rodada de Negócios

Evento terá a maior comitiva brasileira desde que o programa MoveBrazil foi criado em 2016

A Rodada de Negócios do MoveBrazil (fabricantes de implementos rodoviários, suas partes, peças, acessórios e componentes) será realizada em Assunção, Paraguai, nos dias 24 e 25 de junho de 2025. O evento tem o apoio da ANFIR, da ApexBrasil, da Câmara de Comercio Paraguai Brasil - CCPB e da embaixada do Brasil em Assunção.

“Com um número recorde de 37 empresas participantes essa Rodada no Paraguai sem dúvida será um marco para as ações de promoção comercial do segmento desde que o projeto MoveBrazil foi iniciado entre ANFIR e ApexBrasil em 2016”, celebra o presidente da ANFIR, José Carlos Spricigo.

O êxito desse modelo de ação comercial tem criado oportunidade para inúmeras empresas do segmento aumentarem suas exportações. “A Rodada de Negócios tem objetivo de promover os produtos brasileiros do nosso setor industrial nesse importante mercado que é o Paraguai, consolidando o produto “Made in Brazil”, comenta o presidente da ANFIR.

As empresas que estarão presentes são: Al-Ko, Binotto, Brasfit, Cardoso, Carrier, Cobra, Comlink, Facchini, Fibrasil, Forbal, Frigo King, Furgões Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hidromas, Hubner, Hyva, Ibiporã, Marrucci, Metalesp, Morumbi, Pradolux, RAV Componentes, Rhodoss, Robustec, Rodovale, Sansuy, Silpa, Sinalsul, Thermo Star, Thor, Triel-HT, Unylaser e VBC.

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movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

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movebrazilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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Anfir 45Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Librelato leva linha completa de produtos e serviços para o Bahia Farm Show 2025

Librelato Financial e Consórcio Nacional Librelato oferecerão pacotes especiais durante toda a feira de agronegócio; Visitantes poderão acompanhar o primeiro sorteio de um Graneleiro pela campanha promocional “Estrada de Prêmios”, do Consórcio Nacional Librelato 

A Librelato, uma das três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, estará presente na Bahia Farm Show 2025, que acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Em conjunto com a concessionária Multicom, a empresa levará ao evento sua linha completa de implementos rodoviários, além de soluções financeiras e serviços exclusivos para o setor agrícola.  

No estande, os visitantes poderão conhecer de perto implementos rodoviários projetados para atender às variadas demandas do agronegócio, com opções desenvolvidas para atender as necessidades do setor. “Somos especialistas em produzir os implementos mais fortes do mercado. Conhecemos à fundo a realidade e o dia a dia dos nossos clientes, por isso temos os implementos certos para cada operação”, destaca João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.   

Além dos implementos, a empresa apresentará soluções financeiras por meio do Librelato Financial, que oferece condições especiais e taxas competitivas, permitindo que os clientes possam expandir suas operações sem comprometer o fluxo financeiro.  A Libreparts também estará presente no evento com peças de reposição e oferecerá um amplo portfólio de componentes para manutenção dos implementos.   

 

Sorteio de um graneleiro pelo consórcio Nacional Librelato - Outro grande destaque será o Consórcio Nacional Librelato, que possibilita a aquisição de implementos rodoviários com taxas acessíveis e sem juros. Durante a feira, os clientes poderão adquirir cotas e acompanhar ao vivo no dia 10 de junho, 20 horas, o primeiro sorteio da campanha promocional “Estrada de Prêmios”, que acontecerá na sede da implementadora, em Içara (SC), e premiará um participante com um Graneleiro Semirreboque Série 55 Anos.  

“A campanha prossegue e ainda vai sortear outros quatro implementos rodoviários para quem adquirir cotas até o dia 14 de abril de 2026”, reforça João Librelato.   

 

Bahia Farm Show - A Bahia Farm Show é reconhecida como uma das três maiores feiras do agronegócio no Brasil, sendo a líder em vendas por visitante. Com expectativa de superar 10 bilhões de reais em negócios, o evento reúne mais de mil marcas e 434 expositores, consolidando-se como um dos principais polos de inovação e networking do setor.    

“Desde nossa fundação em 2001, procuramos atender nossos clientes com transparência e comprometimento”, finaliza Laudinei Bruschi, Diretor Comercial da Multicom.   

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librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Transvale dobra vida útil de baterias com uso de placas solares

Painéis ampliam de um ano para dois anos o tempo de troca das baterias; Cerca de terço da frota já tem os equipamentos

A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), dobrou a vida útil das baterias que equipam os cavalos-mecânicos de sua frota. Os equipamentos passaram a ser trocados a cada dois anos, ao invés de um ano. “Implementamos uma medida que reúne sustentabilidade com economia”, comemora Eder Serraglio, gerente da Frota da Transvale, que completa: “O objetivo é deixar toda a frota com placas solares nos próximos anos”.

A instalação de painéis para captação de energia solar no teto dos cavalos-mecânicos teve início em dezembro de 2023 e já foi realizada em 30 dos 130 caminhões da frota da Transvale. Serraglio diz que, dependendo do desgaste da bateria, a vida útil pode ultrapassar dois anos. “Já registramos caso de bateria que só foi trocada próxima dos três anos de uso”, afirma o gerente.

Ao ampliar a vida útil das baterias, a Transvale reduz o descarte desse componente. Baterias automotivas contém substâncias tóxicas, como chumbo e ácido sulfúrico, que podem contaminar o solo e a água.

Além disso, a ampliação da vida útil representa redução de custos. “No total, a cada bateria não trocada a Transvale economiza R$ 42 mil ao ano”, explica Serraglio.

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transvale

A Transvale foi fundada em 1975 e tem sede administrativa em Cascavel (PR) com 22 mil m². A empresa emprega mais de 500 colaboradores, distribuídos entre a sede e as suas 70 filiais em oito estados brasileiros. A Transvale dispõe de 130 caminhões próprios e uma gama de implementos rodoviários dos modelos Graneleiro, Tanque, Basculante, Sider e Piso móvel.

A empresa atende clientes de norte a sul do país transportando granel, insumos agrícolas, combustível, biomassa, cargas industriais e palletizadas. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.


Argonautas Comunicação

Entenda a diferença e o uso correto das graxas e da lubrificação fluída

Atualmente, as graxas são utilizadas em cerca de 80% dos elementos mecânicos de uso industrial, como engrenagens e rolamentos 

Lubrificantes em formato pastoso com alta viscosidade, as graxas são compostos importantes para o segmento industrial, podendo ser utilizadas em diversos sistemas de maquinários. Suas propriedades fornecem vedação física a diferentes estruturas, evitando o ingresso de contaminação, resistindo à ação de lavagem de água e podendo permanecer no ponto de aplicação mesmo em posições verticalmente instaladas.  

De acordo com os lubrificantes Mobil™, marca com mais de 150 anos de inovação e qualidade, as graxas são fabricadas através de três componentes essenciais: óleo básico, espessante e aditivos. A combinação entre esses elementos atribui à graxa a sua principal característica que corresponde à estabilidade estrutural, ou seja, a consistência do produto quando submetido a tensões mecânicas.  

“O amolecimento de uma graxa em um rolamento pode eventualmente fazer com que ela vaze, exigindo mais serviços de manutenção e reabastecimento frequente para evitar falhas prematuras, resultantes da falta de lubrificante nos elementos rolantes. Para a obtenção de uma boa estabilidade mecânica, as graxas são desenvolvidas através da seleção cuidadosa da composição de espessantes e otimização do processo de fabricação”, explica Vitor Viana, responsável pelo Marketing da categoria de indústria dos lubrificantes Mobil ™. 

saibamaisConforme ressalta Vitor, a escolha de uma graxa deve considerar fatores como seus componentes e sua estabilidade estrutural, para evitar gastos com manutenção que podem custar mais de R$ 20 milhões por ano à indústria, revela o levantamento da marca Mobil ™.  

Cabe destacar que as graxas não proporcionam as funções de resfriamento e limpeza associadas ao uso de um lubrificante fluido. Com estas exceções, as graxas executam todas as outras funções de um lubrificante fluido. 

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mobil

Os Lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.


MOSAIKE

Indústria de implementos rodoviários recua 2,43% no volume de emplacamentos

De janeiro a maio de 2025 foram entregues 60.495 produtos ante 62.001 unidades em igual período do ano passado; Produção industrial em abril fica abaixo da previsão do IBGE

A indústria brasileira de implementos rodoviários apresentou recuo no volume de emplacamentos em 2025. De janeiro a maio foram entregues 60.495 produtos, enquanto no mesmo período de 2024 o setor distribuiu 62.001 unidades. Isso representa queda de 2,43%.

O segmento Pesado registrou queda de 18,02%. Duas das três linhas de produtos de maior volume de vendas do setor de Reboques e Semirreboques estão com resultado negativo. São elas Graneleiro/carga seca (-38,52%) e Basculante (-36,48%). A terceira de maior volume de emplacamentos é Baú Carga geral, que registrou curva positiva de 41,77%.

Segundo o IBGE, a produção da indústria aumentou 0,1% em abril, índice abaixo da estimativa que era de 0,5%. E, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave, as vendas de caminhões recuaram 1,6% no resultado acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

“O momento para o setor é muito difícil porque nenhuma medida foi tomada em favor dos negócios e estamos convivendo com um cenário macroeconômico bastante desfavorável”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), referindo-se aos juros altos e o recente aumento do IOF, que afastam investimentos e trazem insegurança para os transportadores.

 

Bom desempenho - O segmento Leve segue apresentando curva positiva de crescimento. De janeiro a maio de 2025 as vendas de implementos rodoviários da categoria Carroceria sobre chassis foram de 30.191 unidades. No mesmo período de 2024, o segmento registrou o emplacamento de 25.034 produtos. Isso representa crescimento de 20,6%.

“Estes números são muito positivos frente ao momento econômico, macroeconômico e geopolítico que estamos inseridos neste ano” avalia o presidente da ANFIR, que completa: “As mudanças das ‘famílias’ de produtos se mantém e isso potencializa crescimento de algumas indústrias que tem posicionamento forte sobre furgões Carga geral e Frigorificados”.

A ANFIR segue com sua previsão de desempenho para o setor em 2025 inalterada. “Mantemos nossa previsão para o segmento de Pesados com algo em torno de 70 mil a 74 mil, o que representa queda de até 18% no ano e nos Leves em torno de 80 mil, registrando crescimento aproximado de 15%”, conclui Spricigo.

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

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