

Marca brasileira apoia o CONET&Intersindical 2025, evento estratégico para o transporte rodoviário de cargas
A XBRI Pneus, marca brasileira e referência no mercado automotivo, está entre os patrocinadores do CONET&Intersindical 2025, um dos eventos mais importantes para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. A edição deste ano será realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo empresários, especialistas e líderes do segmento para debater os principais desafios e tendências do setor.
Promovido pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), o encontro acontece no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu e conta com uma programação que abrange temas essenciais para o transporte rodoviário de cargas, como custos operacionais, segurança da informação, ESG, reforma tributária e tendências do mercado logístico.
Para a XBRI Pneus, o patrocínio do CONET&Intersindical 2025 é uma oportunidade de estreitar relações com os principais players do mercado, reforçando o seu compromisso com a qualidade e alto desempenho. “O transporte rodoviário de cargas é essencial para a economia brasileira e nós acreditamos na importância de impulsionar a inovação e a eficiência no setor. Esta é uma forma de estarmos próximos dos empresários e transportadores, entendendo suas necessidades e oferecendo produtos que garantam mais segurança, durabilidade e economia para as frotas", afirma Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da empresa.
A expectativa é que o evento atraia um público altamente qualificado, incluindo transportadoras, gestores logísticos e especialistas deste mercado. Com um programa robusto, que inclui painéis e debates sobre temas estratégicos, o evento se consolida como um espaço oportuno para a troca de conhecimentos e desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas no país.
"Nosso objetivo é contribuir para um transporte mais eficiente e sustentável no Brasil. Acreditamos que, por meio de iniciativas como essa, conseguimos compartilhar conhecimento e soluções que fazem a diferença no dia a dia dos transportadores", conclui Nasser.
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Volume de produtos emplacados no primeiro mês do ano foi 1,53% superior ao mesmo período de 2024; Carroceria sobre chassi segue com vendas aquecidas indicando que recuperação deve prosseguir
O ano de 2025 começou positivo para a indústria de implementos rodoviários. Em janeiro as empresas entregaram ao mercado doméstico 11.461 produtos, ante 11.288 unidades registradas no primeiro mês de 2024. Isso representa variação positiva de 1,53%.
“O resultado desse primeiro mês ficou dentro da expectativa da ANFIR com o segmento Leve se destacando e o Pesado registrando volume de emplacamentos abaixo do mesmo mês do ano passado, mas não é uma situação preocupante”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “as operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e isso deve refletir positivamente nas vendas de Reboques e Semirreboques”.
Em janeiro de 2025 o total de produtos Leves emplacados foi de 5.270 unidades. No mesmo mês de 2024, as vendas foram de 4.213 produtos. Isso representa variação positiva de 25,09%. Com exceção de Betoneira e Baú Lonado todas as linhas de produtos apresentaram crescimento.
No segmento Pesado, foram entregues ao mercado em janeiro desse ano 6.191 unidades. Em mês igual de 2024, a indústria vendeu 7.075 produtos, o que representa variação negativa de 12,49%. Alguns dos destaques foram Porta Conteiner, Baú Carga Geral, Carrega Tudo, Frigorífico, Tanque Carbono e Baú Lonado.
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Argonautas Comunicação
Nova rota vai totalizar 221 mil km por ano e deve reduzir em 97% a emissão de CO₂, além de otimizar o fluxo do transporte com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena
LOTS Group, uma empresa do Grupo Scania focada em promover soluções logísticas através da inovação, tecnologia e sustentabilidade, e a SKF, empresa multinacional sueca líder mundial na fabricação de rolamentos, anunciam uma colaboração para promover a logística sustentável, estabelecendo uma das rotas mais longas na Europa para caminhões elétricos.
Espera-se que essa nova rota, operada em parceria com a empresa de transporte e logística Ahréns Åkeri, reduza em 97% as emissões de CO₂. Ao mesmo tempo, o fluxo de transporte é otimizado com 85% da quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena.
Segundo o diretor executivo da LOTS Group na Europa, Johan Palmqvist, esta colaboração entre embarcadores, transportadores e parceiros de infraestrutura de recarga elétrica, vai revolucionar a logística europeia. “A parceria entre a LOTS, a Scania e a SKF é baseada em um fluxo logístico circular eficiente que demonstra que a eletrificação é viável mesmo para a logística de longa distância, com operações em larga escala planejadas. Nosso objetivo é que esse projeto se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa.”
A rota vai totalizar 221.000 km por ano, evitando 298 toneladas de emissões de CO₂. Isso é equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio. Na Europa, 60% de todo o frete rodoviário percorre mais de 300 km por dia, e essa iniciativa demonstra que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transporte podem ser eletrificadas.
“Essa colaboração ajuda a garantir um transporte energeticamente eficiente e inteligente em termos climáticos para nossos clientes, apoiando nossa ambição de alcançar um impacto climático zero em toda a cadeia de valor”, concorda Måns Isacsson, gerente de Logística da SKF Suécia.
Viagens - Johan explica que as mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto as da Scania seguem no sentido oposto, otimizando o uso dos veículos e minimizando viagens sem carga. “Essa configuração, desenvolvida pela LOTS Group, melhora a eficiência do transporte, reduz custos e minimiza o impacto ambiental ao diminuir a quilometragem desnecessária e o consumo de combustível. Ao utilizar o planejamento e a coordenação baseados em dados, a colaboração garante uma cadeia de suprimentos mais sustentável e econômica para ambas as empresas”.
A implementação de caminhões elétricos ocorrerá em etapas, com verificação de fluxo no início de 2025 e operações em escala total planejadas para o final do ano.“Ao garantir a capacidade total em ambas as direções e uma recarga das baterias otimizada, temos benefícios ambientais e eficiência operacional. Contratos de longo prazo e volumes estáveis nos permitem investir em tecnologia verde, tornando essa parceria sustentável e economicamente vantajosa”, explica Hampus Ahrén, gerente de operações da Ahréns Åkeri.
A parceria avaliará e otimizará todos os parâmetros operacionais, incluindo o consumo de energia, os modelos de precificação de eletricidade e a utilização dos veículos, antes de fazer a transição para uma operação completa em dois turnos em 2025.
“Na Scania, estamos entusiasmados em ver como a colaboração entre os principais líderes da indústria abre caminho para o transporte elétrico e para a redefinição do sistema de logística como um todo. A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos é possível, não apenas para rotas urbanas mais curtas, mas também para o transporte pesado e de longa distância. Essa colaboração se alinha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável”, reforçou Gustaf Sundell, líder global da Scania Ventures and New Business.
Brasil - Diferentemente da Europa, a rede de carregadores rápidos e de alta potência ainda é limitada no Brasil, principalmente nas rodovias. A expansão dessa infraestrutura é fundamental para viabilizar a operação de caminhões elétricos em longas distâncias.
Todavia, a LOTS iniciou sua transição energética para reduzir o impacto das mudanças climáticas causadas pela alta concentração de dióxido de carbono em 2021, com a substituição de caminhões movidos a diesel por novos modelos Scania movidos a gás natural veicular (GNV). Em 2024, a empresa iniciou uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, focada exclusivamente em caminhões elétricos dirigidos por motoristas mulheres. "Nosso objetivo é identificar oportunidades de descarbonização em rotas logísticas, garantindo tecnologia e infraestrutura por meio de parcerias estratégicas, para que a LOTS Group possa não apenas construir o futuro da logística sustentável, mas também melhorar todo o ecossistema da cadeia de suprimentos com foco principal em zero emissões", afirma Edson Guimarães, CEO da LOTS Group na América Latina.
Edson Guimarães (esq.), CEO da LOTS Group na América Latina e Johan Palmqvist, diretor executivo da LOTS Group na Europa
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Mendes & Lira adquiriu sete produtos e EBS comprou quatro; Empresa é a principal fornecedoras de implementos rodoviários ao setor de exploração de petróleo e gás em terra firme
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), realizou vendas 11 produtos no último mês de 2024. “Mesmo com as festas de final de ano a demanda seguiu aquecida”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
A Mendes & Lira, empresa de locação de equipamentos e implementos rodoviários, adquiriu um Carrega Tudo Três Eixos, quatro Meia Cana e dois Tanques Pipa com capacidade de armazenagem de 20 mil litros. O outro cliente foi a EBS, companhia que opera no segmento de perfuração onshore, que comprou quatro Tanques de lama.
A Implementos São Paulo é especializada no atendimento ao mercado de extração de petróleo e gás porque as operações mais produtivas do setor estão localizadas no Rio Grande do Norte. Os quatro principais campos de extração onshore são Canto do Amaro, com 21% da produção total; Estreito, com 16%; Alto do Rodrigues, com 8%; e Salina Cristal, com 6%.
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Argonautas Comunicação
Tipo comum teve valor médio de R$ 6,23, enquanto o S-10 apresentou R$ 6,31 de média em janeiro
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum no País teve em janeiro valor médio de R$ 6,23, registrando alta de 0,48% na comparação com a média do mês imediatamente anterior. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,31 no primeiro mês de 2025, após alta de 0,64% na mesma comparação.
“Assim como o IPTL tem registrado nos casos da gasolina e do etanol, os preços médios do diesel comum e do S-10 também vêm seguindo tendência de aumento desde o fim de 2024. Regionalmente, os dois tipos do diesel também sofreram aumentos em todas as regiões do Brasil em janeiro na comparação com dezembro”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
As maiores altas regionais registradas para os preços médios de ambos os tipos de diesel em janeiro na comparação com dezembro foram no Nordeste, de 1,58% para o diesel comum e de 1,10% para o S-10. Apesar do Nordeste ter registrado as maiores altas, a região com os preços de diesel comum e S-10 mais altos foi o Norte, onde custaram, em média, R$ 6,82, após alta de 0.89%, e R$ 6,66, após aumento de 0,15%, respectivamente.
A região Sul apresentou os menores preços dos combustíveis no País, negociados a R$ 6,05 (diesel comum) e R$ 6,12 (diesel S-10), mesmo após altas de 0,67% e 0,33%, respectivamente.
No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em janeiro foi registrada no Acre, de R$ 7,64, após um aumento de 0,13% ante dezembro. O Rio Grande do Sul aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel mais em conta em janeiro: a R$ 6,04, após alta de 0,33% ante dezembro.
Já o estado que registrou o maior aumento do preço médio do diesel comum foi Alagoas, onde foi negociado a R$ 6,61, após uma alta de 4,75%, na comparação com o mês de dezembro. Rondônia apresentou o maior recuo, de 3,16%, com o preço médio por lá chegando a R$ 6,74.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em janeiro também foi do Acre: R$ 7,58, mesmo após uma queda de 0,13% ante dezembro. No estado do Paraná foi identificado o menor preço médio de janeiro: R$ 6,11, embora o valor represente uma alta de 0,49% em relação a dezembro.
O maior aumento do diesel S-10 em janeiro, de 2,37%, foi observado na Bahia, onde o combustível passou a ser negociado por R$ 6,48. Já a maior queda para o valor médio do combustível em janeiro foi registrada no Amazonas, onde o diesel S-10 foi comercializado em média por R$ 6,60, após recuo de 0,45% ante o mês de dezembro.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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