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Combate ao desperdício no agro brasileiro: o papel fundamental da refrigeração na cadeia do frio

Segundo o IBGE, cerca de 30% da produção nacional é desperdiçada, por isso a refrigeração eficiente é essencial para preservar alimentos, reduzir perdas econômicas e oferecer sustentabilidade com inovação tecnológica

O Brasil se destaca como um dos maiores produtores globais de alimentos, mas também enfrenta desafios significativos com o desperdício alimentar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% da produção nacional é desperdiçada, o que equivale a 46 milhões de toneladas anuais, resultando em perdas econômicas estimadas em R$61,3 bilhões por ano. Ocupando a décima posição no ranking global de desperdício alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o País vê na eficiência da cadeia do frio uma solução essencial para mitigar este problema.

Desde a colheita, passando pelo armazenamento, transporte e distribuição, até o ponto de venda e consumo final, o controle da temperatura é decisivo para a preservação de grãos, frutas, carnes, laticínios e muitos outros produtos essenciais da mesa do consumidor brasileiro.

“As longas distâncias entre os centros produtores e os consumidores, combinadas com a diversidade de produtos e as variações de clima, aumentam a complexidade da cadeia logística. A refrigeração, aliada à tecnologia de monitoramento remoto, permite rastrear e manter a temperatura adequada em armazéns, ou caminhões e contêineres durante todo o trajeto dos produtos, prevenindo perdas significativas, como também reduz o impacto ambiental, ao evitar o descarte de alimentos por condições inadequadas de conservação”, explica Lauro Toledo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios, da Thermo King, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis.

 

Monitoramento de alimentos em tempo real - Os avanços tecnológicos na refrigeração buscam aumentar a eficiência energética, mas também alinhar-se às normas ambientais globais. Tecnologias avançadas, como compressores de fluxo de ar variável e do motor diesel com 4 velocidades (com rendimento de acordo com a criticidade da temperatura da carga e drástica redução do custo operacional) e o uso de refrigerantes naturais (como o CO2 e os hidrofluorolefinas (HFO)), diminuem o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa (GEE), contribuindo para a redução dos custos operacionais, proporcionando uma solução mais econômica e sustentável.

“A implementação de soluções que priorizam o baixo impacto ambiental é uma das principais prioridades da empresa para o futuro da refrigeração. Por isso, nossas fábricas priorizam a redução do uso de recursos naturais, assim como menor energia e água, resultando um nível de redução considerável na quantidade de resíduos durante todo processo de fabricação e operação de nossos equipamentos” explica Toledo.

A preocupação com o impacto ambiental vai além da tecnologia. Parcerias estratégicas com organizações como a GCCA Brasil e o Mesa Brasil (SESC) contribuem para a redistribuição de alimentos que, embora não possam ser comercializados, estão aptos para consumo. Essas parcerias ampliam o acesso a alimentos em boas condições para comunidades carentes e evitando que milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçadas.

O papel da cadeia do frio no combate ao desperdício alimentar está em constante evolução. Soluções como telemetria e internet das coisas (IoT) permitem monitorar a temperatura em tempo real, otimizando processos logísticos e aumentando a eficiência na conservação de alimentos. Essas inovações são fundamentais para atender às crescentes demandas de qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade.

“Estamos focados em garantir que nossos equipamentos atendam às exigências ambientais e impulsionem o setor agropecuário brasileiro para um futuro mais eficiente, econômico e sustentável, mantendo a Thermo King na posição de liderança no fornecimento de soluções que garantam a sustentabilidade a longo prazo” finaliza Toledo.

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THERMO KINGCom atuação no Brasil desde 1974, a Thermo King® é pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis. Conta com uma ampla rede autorizada com abrangência em todo o território nacional, para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios até sua continuidade no pós-venda. Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa faz parte do grupo Trane Technologies

CDI Comunicação

Setor de implementos rodoviários cresce 5,4% em 2024

Total de produtos emplacados no ano passado foi de 159.203 unidades, ante 151.041 produtos em 2023; Carroceria sobre chassi consolida recuperação e Reboques e Semirreboques se aproximam do resultado de 2023

A indústria de implementos rodoviários cresceu 5,4% em 2024 com relação ao exercício anterior. “O balanço final ficou dentro da expectativa da ANFIR mantendo a curva positiva de crescimento mesmo com alguns segmentos registrando resultado desfavorável”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

De janeiro a dezembro de 2024 foram emplacados 159.203 implementos rodoviários, ante 151.041 no exercício do ano anterior. O segmento de Carroceria sobre chassi consolidou sua recuperação registrando crescimento de 16,28%. No ano foram comercializados 70.604 produtos ante 60.719 em igual período de 2023. “O desempenho da Linha Leve está ligado a retomada do comércio varejista nos centros urbanos”, diz Spricigo.

O segmento de Reboques e Semirreboques registrou recuo de 1,91%. No ano passado foram emplacados 88.599 unidades, contra 90.322 produtos em 2023. “Os dois produtos de maior volume do segmento Pesado, Basculante e Graneleiro/Carga seca, registraram resultado negativo o que interferiu no desempenho anual do setor”, explica Spricigo que completa: “mas apesar disso o balanço final se aproximou bastante da previsão de 90 mil produtos, portanto não foi uma queda expressiva”, conclui.

anfir dez24

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Nova plataforma da Logcomex facilita acesso a APIs que podem gerar economia de até 175 mil reais

Logtools reúne em um único sistema soluções para automatizar e simplificar operações logísticas, com destaque para a adaptação à DUIMP

A Logcomex, empresa líder em soluções de tecnologia para planejar, monitorar e automatizar operações no comércio global, acaba de lançar o Logtools, uma plataforma inédita que centraliza o acesso às APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) comercializadas pela empresa. Com a agilidade proporcionada pelo Logtools, os clientes podem ter acesso — em um único local — a ferramentas que podem economizar até 3.500 horas por mês em 1.000 processos, reduzindo os custos operacionais em até R$ 175 mil mensais.

Projetadas para evoluir constantemente, de maneira a atender as demandas de um mercado cada vez mais digital e dinâmico, as soluções disponíveis no Logtools atendem empresas importadoras e exportadoras, operadores logísticos, despachantes aduaneiros, empresas de transporte e armazenagem, profissionais de comércio exterior e logística, além de consultores e analistas de mercado que buscam eficiência, segurança e inovação em suas operações.

Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, a plataforma foi idealizada para ser a ponte entre a tecnologia da empresa e o sucesso de seus parceiros. “O Logtools foi criado para atuar como um hub digital de integração da Logcomex, desenvolvido para simplificar o acesso às nossas APIs. Ele oferece uma interface intuitiva, documentação completa e um processo ágil para explorar e contratar nossas soluções”, conta ele.

Além disso, Hofstatter explica que este lançamento ocorre em um momento crucial para o comércio exterior brasileiro, que passa por uma transição importante: a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP), um dos pilares do Novo Processo de Importação. A mudança, que entrou em vigor para o modal marítimo em 2024 e será estendida aos modais aéreo e rodoviário neste ano, visa reduzir a burocracia, integrar os agentes privados e públicos e consolidar informações em um único documento digital.

“Nosso objetivo com esse lançamento é simplificar ao máximo o dia a dia do comércio exterior. Por isso, nós desenvolvemos — e disponibilizamos por meio do Logtools — uma API específica para o Novo Processo de Importação, capaz de eliminar várias etapas manuais e gargalos operacionais e trazer mais eficiência para as equipes”, explica Hofstatter.

Diferente de outras soluções do mercado, a API para a DUIMP centraliza todas as informações necessárias em uma única requisição, eliminando a necessidade de navegar por múltiplos sistemas. A implementação é ágil: basta realizar o cadastro para obter a API Key e iniciar o uso em poucos minutos. Além das funcionalidades já disponíveis no momento do lançamento, o Logtools também deve apresentar recursos adicionais no futuro, como a geração de relatórios em formatos como PDF, XML e JSON, e o armazenamento de documentos em um banco de dados dedicado e exclusivo.

Essas melhorias visam ampliar a eficiência, facilitar a organização das DUIMPs consultadas, e garantir maior segurança, protegendo os dados contra mudanças de políticas ou bloqueios. Por isso, a solução foi pensada para se integrar de forma simples e eficiente com outras soluções centralizadas no Logtools, como a LogOS, primeira plataforma 100% baseada em Inteligência Artificial (IA) da Logcomex.

Para garantir o melhor aproveitamento da ferramenta, a Logcomex oferece suporte técnico especializado desde a implementação até o uso contínuo e o LogAcademy — uma plataforma de conteúdos ricos sobre comércio exterior, com foco nos temas mais relevantes do setor.

O Logtools está disponível NESSE LINK. 

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logcomex203 Comunicação

Vale-Pedágio Obrigatório: pagamento digital vai trazer economia e eficiência para o setor de transporte

A partir de A partir de janeiro de 2025, só serão aceitos meios digitais para pagamento de vale-pedágio; e a Sem Parar Empresas já está pronta para atender o mercado e em conformidade com a nova regulamentação.

A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a nova Resolução 6.024/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determinou o término da comercialização de cartões e outros meios físicos para pagamento de vale-pedágio.

Conforme define a regulamentação, embarcadores e transportadores deverão migrar o vale-pedágio físico para tags eletrônicas homologadas. Para o Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas, Bruno Portnoi, as novas regras devem promover ao ecossistema maior economia, segurança, agilidade no pagamento de pedágios e na gestão dos recursos disponibilizados.

“O processo de digitalização oferece benefícios pois torna a gestão da operação e dos recursos mais ágil e eficiente, uma vez que o valor do vale-pedágio é debitado automaticamente dos recursos disponíveis na tag”, destaca o executivo.

Além de um melhor controle dos gastos e a dispensa de cartões físicos, há mais vantagens. Com o pagamento eletrônico do pedágio, gera-se uma economia direta de combustível, uma vez que caminhões equipados com a tag passam pelas praças de pedágio sem filas.

Outra vantagem é com relação ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), um benefício que oferece 5% de desconto aos motoristas que realizam a passagem dos pedágios utilizando a tag eletrônica. Este benefício é implantado em torno de 85 praças de pedágio no País, incluindo pedágios eletrônicos.

 

Principais mudanças - Instituído pela Lei 10.209/01, o Vale-Pedágio Obrigatório garante que o custo do pedágio não seja incluído no valor do frete, e proporciona maior equilíbrio financeiro entre transportadoras e embarcadores.

Para cumprir as novas regras, transportadoras e embarcadoras deverão adotar plataformas eletrônicas homologadas pelo órgão federal para o pagamento do Vale-Pedágio. Essa mudança exige ajustes no planejamento logístico das viagens e nas operações, como a atualização dos sistemas internos para integrar as novas plataformas. Trata-se de um processo simples e natural, que quando implementado tende a ser mais eficiente e produtivo.

“Essa é uma transformação significativa para o setor, trazendo desafios tecnológicos para caminhoneiros e empresas de transporte. A Sem Parar Empresas, sempre à frente em soluções de mobilidade, destaca-se por sua ampla capilaridade e pela confiança do mercado, sendo a solução mais aceita no Brasil”, destaca Bruno Portnoi. “O pagamento de pedágios via tag Sem Parar já é um meio homologado, oferecendo agilidade e conveniência imediata a todo o mercado.”

Além disso, a tag eletrônica da Sem Parar Empresas elimina a necessidade de parar em pedágios, reduzindo o tempo e otimizando a viagem. Com ela, os caminhoneiros têm mais segurança, evitando o manuseio de dinheiro em estradas, enquanto as empresas ganham controle e praticidade na gestão dos recursos destinados ao pedágio, promovendo economia e eficiência no transporte rodoviário como um todo.

 

Riscos de não seguir a nova regulamentação - Caso embarcadores não adequem seus meios de pagamento do vale-pedágio até a data limite, de 31 de dezembro de 2024, suas operações podem sofrer consequências, como aplicação de multas pela ANTT, maior dificuldade na gestão e rastreamento dos pagamentos, além do risco de inviabilizar operações por não cumprimento da legislação vigente.

Enquanto para o caminhoneiro, caso ele não possua um meio de recebimento do vale-pedágio homologado, o embarcador pode optar por não contratar seus serviços, perdendo a oportunidade e tendo sua operação paralisada.

Essa inadequação pode comprometer a credibilidade junto a parceiros e clientes, diminuir a eficiência do ecossistema, aumentar custos operacionais e dificultar a competitividade no mercado. A migração para os meios eletrônicos no tempo estipulado pela legislação é essencial para garantir conformidade legal por parte da empresa e transportador, além de manter o transporte rodoviário de cargas mais eficiente, hábil e digital.

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SemParar

A Sem Parar Empresas, pertencente à Corpay (NYSE: CPAY), é líder de mercado em meios de pagamentos automáticos e referência em gestão de abastecimento e vale-transporte. Possui um amplo portfólio de produtos e serviços e tem como objetivo entender as necessidades das empresas de todos os portes, para descomplicar seus processos de gestão de veículos e benefícios por meio de soluções ágeis e inovadoras, contribuindo na economia de tempo e recursos, e no aumento da produtividade e bem-estar.   

A Sem Parar Empresas possui mais de 200 mil clientes em todo Brasil, sendo cerca de 1,2 milhão de veículos corporativos na carteira e mais de 1 milhão de usuários de benefícios.


Agência Pub

Hardox®, a chapa de alta resistência ao desgaste líder de mercado comemora 50 anos e agora é produzida com zero emissões

Comemorando 50 anos e melhor do que nunca, a chapa antidesgaste Hardox® agora é produzida com zero emissões

O ano de 1974 viu um avanço na produção de aço quando a siderúrgica SSAB lançou o primeiro aço antidesgaste com características estruturais do mundo. Uma combinação exclusiva de dureza e tenacidade ajudou a resolver o problema de fragilidade dos aços convencionais de alta resistência à abrasão, que eram quase impossíveis de dobrar e não suportavam impactos fortes durante o uso.

Em 1983, a fábrica da SSAB em Oxelösund, na Suécia, criou uma chapa antidesgaste realmente resistente que recebeu a marca Hardox® – um nome que descreve perfeitamente sua resistência. Hoje, ela ainda é orgulhosamente produzida na Suécia, nos EUA e na Finlândia.

 

Uma longa história de um aço resistente e tenaz - Tudo começou com o Hardox® 400, lançado em 1974. Foi a primeira chapa antidesgaste de fácil utilização, com propriedades mecânicas que permitiam que fosse cortada, dobrada, soldada e usinada na fabricação, sem apresentar nenhum problema.

Depois veio o Hardox® 450, que posicionou ainda mais o Hardox® como o aço resistente ao desgaste preferido de clientes exigentes em todo o mundo. Depois desse revolucionário aço, veio uma grande variedade de graus para atender a quase todos os desafios imagináveis em diferentes segmentos: O Hardox® 500 Tuf, o Hardox® HiAce e o Hardox® HiTemp. Quando o Hardox® 500 Tuf foi lançado, ele foi rapidamente adotado como a nova referência em chapas antidesgaste. Com sua dureza e tenacidade excepcionais, ele oferece desempenho incomparável, mesmo em condições abaixo de zero, e pode ser usado em praticamente qualquer aplicação. A linha completa de produtos também inclui o extra-resistente Hardox® HiTuf e, para peças e revestimentos antidesgaste que precisam de dureza excepcional, os clientes podem escolher entre os graus Hardox® 500, Hardox® 550, Hardox® 600 e Hardox® Extreme.

 

Pioneiro no futuro dos aços – Hardox® 450 feito em SSAB Zero™ - Nossa história de progresso já tem 50 anos e continuamos firmes em nosso compromisso de desenvolver um aço que atenda aos desafios do mundo moderno. É por isso que, com muito orgulho, apresentamos na linha Hardox® o nosso primeiro aço produzido com zero emissões este ano: O Hardox® 450 feito em SSAB Zero™. 

Esta nova versão da chapa antidesgaste Hardox® possui todas as qualidades que fizeram do Hardox® 450 a referência global em chapa de desgaste premium, e muito mais. A melhor escolha em sustentabilidade, o SSAB Zero™ é produzido usando aços reciclados em um processo alimentado por eletricidade e biogás, sem empregar combustíveis fósseis, resultando em praticamente nenhuma emissão de carbono durante o seu processo de fabricação*. Esse aço pode reduzir ainda mais a carga ambiental da produção siderúrgica. Com essa inovadora chapa antidesgaste, você pode levar suas metas de sustentabilidade para a níveis inéditos! 

* As emissões de carbono de fontes de combustíveis fósseis na produção do SSAB Zero™ da SSAB são inferiores a 0,05 kg de CO2e/kg de aço no Escopo 1 e Escopo 2 do protocolo GHG.

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