

Total de produtos entregues ao mercado na soma dos meses de janeiro e fevereiro desse ano foi 1,59% superior ao mesmo período de 2024; Alta de juros e restrição ao crédito preocupa segmento de Reboques e Semirreboques
O primeiro bimestre de 2025 apresenta crescimento de 1,59% sobre igual período do ano passado. Em dois meses, a indústria de implementos rodoviários entregou ao mercado 23.762 produtos, ante 23.391 unidades no primeiro bimestre de 2024. “O segmento Leve surpreende nesse início de ano com todas as linhas de produtos apresentando curva positiva de crescimento”, comenta José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR que completa: “a alta de juros e a restrição ao crédito são fatores de preocupação para o setor Pesado”.
O segmento de Reboques e Semirreboques teve 12.400 unidades emplacadas no primeiro bimestre de 2025, contra 14.562 produtos em igual período do ano passado. Isso representa retração de 14,85%.
“Os juros estão elevados e não há previsão que eles baixem e, junto com o alto custo da produção com a queda do mercado, e de certa forma já existe uma dificuldade de acesso ao crédito que coaduna a um cenário não favorável de curto e médio prazo”, explica Spricigo que adverte: “se não houver reação no mercado de Reboques e Semirreboques vamos ter que alterar nossa previsão para 2025”.
O presidente da ANFIR assinala que a notícia passada pelo setor de agronegócios, que o Brasil terá crescimento de 11,1% na safra de soja 2024/25, mostra que poderá haver recuperação nos negócios. “Mas ela não é imediata e então precisamos estar atentos e avaliando o desempenho do mercado mês a mês”, afirma o presidente da ANFIR.
Curva positiva. Na soma de janeiro com fevereiro, o segmento de Carroceria sobre chassis registrou 11.362 produtos distribuídos ao mercado. Isso representa crescimento de 28,69% sobre o resultado do primeiro bimestre de 2024 quando foram entregues 8.829 unidades. “Para a ANFIR o setor segue em direção a patamares mais elevados de vendas dentro de um movimento de recuperação histórica de sua participação de mercado”, avalia Spricigo.
-
Argonautas Comunicação
Plataforma da Randoncorp lança modalidade própria de carteira agrícola para aquisição de carretas, semirreboques e cavalos mecânicos
A Rands, plataforma de soluções financeiras e serviços da Randoncorp, fortalece o portfólio para o agronegócio com o lançamento de carteira agrícola própria. A modalidade é direcionada a produtores rurais e cooperativas que buscam recursos para potencializar atividades de transporte do agronegócio– e a Rands inicia no segmento com modelo próprio de oferta de crédito para financiar o agricultor que tem o transporte verticalizado em sua operação.
A carteira agrícola da Rands foca na oferta de subsídios para a aquisição de implementos rodoviários da Randon, vertical Montadora da Randoncorp, com foco no setor agro, como o Graneleiro New R e o Rodotrem Basculante, além de caminhões e cavalos mecânicos. A concessão de crédito pela Rands ocorre via repasse BNDES Finame, linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de máquinas e equipamentos novos, e também com recursos próprios, o que possibilita taxas de financiamento mais baixas, diferentes opções de linhas de crédito e planos de pagamento específicos.
“A Carteira Agrícola é uma solução conhecida, mas integramos essa opção com vantagens para o cliente frente a outras opções já oferecíamos. A robustez da Rands, que conta com serviços de banco em seu portfólio, nos permite oferecer crédito em condições atrativas e adaptadas à realidade de cada agricultor, pontua David Felix, diretor de Soluções Financeiras da Rands.
Para a aquisição de bens previstas na carteira agrícola da Rands, estão disponíveis as linhas de financiamento Moderfrota, BNDES Finame Crédito Rural e recursos livres CDC. Mais informações podem ser obtidas no site rands.com.br
Soluções financeiras para o agro na Expodireto - O lançamento da Carteira Agrícola da Rands ocorre durante a 25ª Expodireto Cotrijal, que segue até 14 de março em Não-Me-Toque (RS). A participação é em conjunto com a Randon Venice e a Randon Medianeira, distribuidores da Rede Randon. O público poderá esclarecer dúvidas com especialistas da Rands e adquirir o crédito na feira.
Além disso, em conjunto com os distribuidores Randon, a Rands também promoverá a promoção Conquista Premiada, que sorteará para clientes que adquirirem cotas com o consórcio de implementos rodoviários da Rands, um semirreboque Randon Graneleiro 4 eixos. A promoção segue até janeiro de 2026.
-
-
Tema foi Unidos na direção do sucesso; Encontro foi realizado de 6 a 8 de fevereiro em Jaraguá do Sul (SC)
A HC Hornburg realizou sua 14ª Convenção de Vendas, de 6 a 8 de fevereiro, na sede da empresa em Jaraguá do Sul (SC). O tema foi Unidos na direção do sucesso. “A troca de conhecimentos e cases entre os profissionais de vendas é fundamental para o aprimoramento de todo o nosso ambiente comercial”, explica Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.
O evento reuniu 14 representantes comerciais de todo o Brasil e do exterior, que conheceram o plano de metas da companhia para 2025. A convenção destacou a importância da parceria, inovação e excelência no atendimento ao mercado frigorificado.
A convenção permitiu aos representantes conhecer as novas diretrizes comerciais da HC Hornburg, participar de treinamentos técnicos e compartilhar experiências. Além dos momentos de capacitação, a convenção também foi marcada por uma dinâmica especial, que reforçou a importância da colaboração e do trabalho em equipe. A atividade desafiou os participantes a aplicarem os conceitos aprendidos de forma prática, simbolizando a jornada conjunta rumo ao crescimento e ao sucesso.
-
Argonautas Comunicação
Tecnologia acompanha a vida útil dos pneus e otimiza sua gestão economizando até 25% nos custos operacionais
Os pneus de uma frota carregam muito mais do que o peso dos veículos. Eles representam 8% dos custos totais de uma frota, ficando atrás apenas de combustível e manutenção, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região - SETCESP. Porém, algumas empresas do setor relatam que os gastos com esse item podem chegar até 20% com uma má gestão da frota.
Com esse impacto financeiro e a segurança em jogo, fica claro que a gestão eficiente dos pneus é mais que necessária. "Ela é capaz de prolongar sua durabilidade e reduzir custos, além de garantir mais segurança nas estradas", diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, desenvolvedora de soluções tecnológicas voltadas para a otimização e automação dos processos de gestão de frotas.
Segundo ele, pneus desgastados perdem aderência e tornam o veículo mais propenso à aquaplanagem, elevando o risco de acidentes. Dados do Datasus mostram que os acidentes de transporte terrestre causam cerca de 45 mil mortes por ano no Brasil. Isso sem contar que também elevam o consumo de combustível, já que o motor precisa trabalhar mais.
Dessa forma, tecnologias que automatizam e simplificam a gestão de frotas surgem como uma aliada estratégica. "Tradicionalmente, a administração de frotas era feita manualmente, com pouca visibilidade e controle. Hoje, existem soluções inovadoras que realizam leituras detalhadas, avaliando a profundidade dos sulcos e níveis de calibragem, permitindo a identificação de desgastes, falhas potenciais e a necessidade de substituição", diz Raymundi, sobre a Pneufit, solução recém-desenvolvida pela Gestran.
Ele o CEO, "o software de gestão de pneus pode gerar uma economia de até 25% nos custos operacionais relacionados à frota, ao otimizar processos como controle de desgaste, recapagens e monitoramento da pressão dos pneus, garantindo maior durabilidade e eficiência no uso dos recursos."
A Pneufit permite, ainda, registrar o número de fogo do pneu e vinculá-lo ao veículo, criando um histórico completo: marca, modelo, dimensão, quilometragem rodada, medição de sulcos, calibragens, rodízios, inspeções e recapagens realizadas. "Isso dá às empresas o controle total sobre o ciclo de vida dos pneus, eliminando improvisos e aumentando a eficiência".
A implementação é facilitada por um treinamento interativo, realizado ao vivo, onde motoristas podem tirar dúvidas. Além disso, a empresa fornece um kit de ferramentas, incluindo medidores de pressão e sulco, e um celular já configurado com o sistema. “Mesmo exigindo um módulo de manutenção prévio, o aplicativo é simples e direto, bem intuitivo, ideal até para quem não tem experiência com tecnologia”, complementa.
“A manutenção preventiva vai além de prolongar a vida útil dos veículos e pneus; ela minimiza paradas inesperadas, reduz custos com reparos e eleva a eficiência operacional. Além disso, contribui para a segurança no ambiente de trabalho, diminuindo riscos de acidentes e aumentando a produtividade”, destaca.
Frotas que operam com caminhões de vários eixos, como as carretas LS, enfrentam custos altíssimos com pneus. Para se ter uma ideia, cada pneu rodoviário 295 custa, em média, R$ 3.000,00. Uma única carreta LS, equipada com 22 pneus, representa um investimento de R$ 66.000,00 apenas em pneus. Agora, imagine uma frota com 50 carretas LS. O custo total com pneus em operação seria de R$ 3,3 milhões (50 carretas x R$ 66.000,00). Além disso, os pneus precisam ser substituídos periodicamente devido ao desgaste natural, aumentando ainda mais os gastos.
Segundo Paulo Raymundi, com uma gestão eficiente, que inclua o monitoramento do ciclo de vida dos pneus, controle de manutenção e práticas de economia, é possível reduzir os custos em até 30% ao ano. Isso equivale a uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano para uma frota desse porte. "Com soluções como essa, o gerenciamento de frotas deixa de ser um desafio manual e se transforma em uma operação inteligente e conectada", conclui.
-
Especialista alerta sobre prazos estaduais e dá dicas para evitar penalidades e otimizar a gestão financeira
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) gerou uma arrecadação de R$81,02 bilhões em 2023 no Brasil, um aumento de 23,58% em relação ao ano anterior, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Com valores expressivos e impacto direto no orçamento, organizar-se para o pagamento do imposto é essencial para evitar transtornos.
Embora seja uma preocupação comum entre pessoas físicas, empresas com frotas de veículos também precisam se atentar a essa obrigação, o que impacta diretamente a gestão de custos e a operação do negócio. "O IPVA é uma obrigação anual que deve ser planejada com antecedência. Atrasos podem gerar acréscimos de até 40% do valor do imposto e impedir o licenciamento do veículo”, alerta Maria Adélia da Silva, especialista tributária da Contmatic, empresa de soluções tecnológicas para gestão empresarial e contábil.
Para frotas corporativas, a inadimplência pode significar restrições na circulação dos veículos, impactando a produtividade de negócios que dependem diretamente deles. Como cada estado tem autonomia para definir as datas de vencimento do IPVA, é essencial que as companhias com frotas distribuídas nacionalmente acompanhem os prazos de cada localidade.
“O ideal é adotar sistemas de controle automatizados para gerenciar os prazos e garantir que os pagamentos sejam realizados sem atrasos. Essa prática evita penalidades e garante que a frota permaneça ativa e regularizada”, recomenda Maria Adélia.
Opções de pagamento e benefícios - As empresas podem optar pelo pagamento à vista, aproveitando descontos oferecidos pelos estados, ou parcelar o tributo de acordo com as opções disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda Estadual de cada unidade da federação. Além disso, algumas instituições financeiras e empresas credenciadas permitem a quitação do valor via cartão de crédito.
“A escolha entre cota única ou parcelamento deve ser baseada na saúde financeira da companhia. O parcelamento pode ser uma alternativa para diluir os custos no fluxo de caixa, enquanto o pagamento à vista reduz a carga tributária com descontos aplicáveis”, explica Maria Adélia.
Negócios que atuam no regime de Lucro Real, podem registrar o IPVA dos veículos utilizados na atividade-fim como despesa operacional, podendo deduzir este valor da base de cálculo do Imposto de Renda e da contribuição social sobre o lucro. Para isso, a especialista destaca a importância de um controle rigoroso dos documentos e comprovantes fiscais.
A consulta do valor do IPVA de cada veículo pode ser feita nos sites dos Detrans e das Secretarias da Fazenda Estaduais, assim como a verificação de prazos e penalidades por inadimplência. Em São Paulo, por exemplo, atrasos geram multa diária de 0,33%, podendo atingir a 20% do valor total do imposto, além da incidência de juros baseados na taxa Selic.
Para evitar problemas fiscais e prejuízos financeiros, contar com o suporte de um contador pode ser uma estratégia eficiente. "Com uma orientação especializada, a empresa consegue entender melhor possíveis deduções e benefícios fiscais, garantindo que todas as obrigações sejam cumpridas sem surpresas", conclui Maria Adélia.
-
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br