Image

Rodada de Negócios no Paraguai deve representar US$ 49 milhões em vendas

Essa é a previsão da indústria de implementos rodoviários para os próximos 12 meses como resultado das reuniões realizadas; Evento, promovido pela ANFIR e ApexBrasil, teve a maior comitiva brasileira desde que o programa MoveBrazil foi criado em 2016

A indústria de implementos rodoviários deverá celebrar US$ 49 milhões em vendas ao mercado paraguaio nos próximos 12 meses como resultado da Rodada de Negócios realizada em Assunção, nos dias 24 e 25 de junho. O evento faz parte do programa MoveBrazil, realizado pela ANFIR e ApexBrasil, para incrementar as vendas dos fabricantes de implementos rodoviários, peças, acessórios e componentes ao mercado paraguaio.

O encontro teve a maior comitiva brasileira já reunida, com 37 integrantes, e recebeu apoio da Câmara de Comercio Paraguai Brasil - CCPB e da embaixada do Brasil em Assunção. Em dois dias de reuniões de negócios, os fabricantes celebraram US$ 3,1 milhões em vendas.

“A ação consolida cada vez mais a presença do produto brasileiro em um mercado de extrema importância para nós e, com a adesão recorde de 37 empresas participantes nessa Rodada de Negócios, mostra a força do programa como motor impulsionador de nossas exportações”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.

Nas palavras do embaixador brasileiro no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho, “foi um privilégio, para a embaixada em Assunção apoiar esta exitosa iniciativa da ANFIR. O Paraguai tem trabalhado para consolidar-se como centro logístico na região e é mercado de grande potencial para os implementos rodoviários brasileiros, de reconhecida excelência. A missão da ANFIR foi realizada em momento oportuno e revelou múltiplas oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e paraguaias”. Para Fabio Fustagno, presidente da Câmara de Comércio Brasil Paraguai, “o resultado alcançado com a Rodada de Negócios da ANFIR no Paraguai confirma a importância de participar para conseguir novas parcerias, além de criar oportunidades de fazer crescer os negócios a nível internacional”.

As empresas que estiveram presentes foram: Al-Ko, Binotto, Brasfit, Cardoso, Carrier, Cobra, Comlink, Facchini, Fibrasil, Forbal, Frigo King, Furgões Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hidromas, Hubner, Hyva, Ibiporã, Marrucci, Metalesp, Morumbi, Pradolux, RAV Componentes, Rhodoss, Robustec, Rodovale, Sansuy, Silpa, Sinalsul, Thermo Star, Thor, Triel-HT, Unylaser e VBC.

-

movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

-

movebrazilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

-

 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Primeiro semestre de 2025 registra queda em Pesados e curva positiva em Leves

O total de vendas de janeiro a junho foi de 72.183 produtos, ante 75.351 unidades no primeiro semestre de 2024; Segmento Leve ultrapassa Pesado em volume de emplacamentos

O desempenho de emplacamentos do setor produtor de implementos rodoviários no primeiro semestre de 2025 ficou 4,2% abaixo de igual resultado apurado no ano anterior. “Recuo não é boa notícia mas se há algo a se pontuar é termos um semestre com a manutenção da curva positiva de vendas da linha Leve”, diz José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).

“Enfrentamos um momento em que é necessário nos mantermos resilientes e focados em nossas melhores competências porque são nelas que nos apoiaremos para superar os obstáculos atuais”, afirma o executivo. De janeiro a junho de 2025, a indústria distribuiu ao mercado 72.183 implementos rodoviários, contra 75.351 produtos no primeiro semestre do ano passado. O mercado de caminhões, de acordo com a Fenabrave, recuou -3,62% no primeiro semestre.

O segmento Pesado apresentou queda de 19,78% registrando 35.831 unidades implementadas no primeiro semestre do ano, ante 44.664 produtos de janeiro a junho de 2024. As principais curvas positivas estão nas linhas Bau lonado (+31,54%) Bau carga geral (+31,14%), Porta conteiner (+18,36%) e Carrega tudo (+12,42%).

 

Leves superam Pesados - O segmento Leve superou o volume de produtos do setor Pesado. No primeiro semestre de 2025 foram vendidas 36.352 produtos. Em face do resultado apurado de janeiro a junho de 2024, quando foram entregues 30.687 unidades ao mercado, o segmento registrou crescimento de 18,46%. Todas as linhas apresentam curva positiva de crescimento.

Para o segundo semestre as projeções da ANFIR estão mantidas. O segmento de Leves devendo alcançar volume de vendas em torno de 80 mil unidades, consolidando um excelente desempenho. E o segmento Pesado deve ultrapassar as 70 mil unidades, resultado importante que mostra resiliência do setor rodoviário mesmo em um cenário conturbado com custos elevados aos operadores logísticos e de alavancagem (financiamentos) que não favorecem os investimentos.

anfir jun25

-

 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

HC Hornburg inicia produção em Guaramirim (SC)

Fábrica tem 5 mil² e produzirá 40 unidades por mês; Planta vai reduzir prazos de entrega das carrocerias ¾

A HC Hornburg inaugurou a planta industrial em Guaramirim (SC), distante 9,4 quilômetros de sua matriz em Jaraguá do Sul (SC). “A nova unidade industrial vai reduzir os prazos de entrega dos produtos agilizando o atendimento aos nossos clientes em todo o Brasil”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.

A nova fábrica tem 5 mil m2 e capacidade de produção de 40 unidades por mês. O investimento feito foi de R$ 3,5 milhões. A planta será responsável pela fabricação de carrocerias para veículo 3/4 (VUC) do modelo liso e palleteiro.

A implantação da nova unidade industrial implicou na transferência de alguns colaboradores da matriz para a fábrica. Isso foi feito para agilizar o processo de treinamento da nova equipe. A planta em Guaramirim recebeu estrutura de produção completa com a aquisição de novas injetoras, laminadoras, mesas de vácuo, aparelhos de solda, ponte rolante, prensas entre outros equipamentos.

O projeto de ampliação da capacidade de produção da HC Hornburg foi iniciado há dois anos e levou seis meses para ser aprovado e mais cinco meses até o início da produção. “A expansão fabril foi uma decisão amadurecida em face da consolidação da expansão das vendas da HC Hornburg com a abertura de novos mercados”, diz a executiva que completa: “Assim temos uma linha dedicada a produção de carrocerias frigoríficas 3/4 reduzindo o prazo de entrega aos clientes”.

-

hc hornburg

Fundada em 1973 por Heinz Hornburg, em Jaraguá do Sul (SC), a HC Hornburg iniciou sua trajetória como fabricante de carrocerias de madeira, cabines e complementos para camionetes. Alguns anos depois evoluiu para a produção de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a empresa é referência na fabricação de carrocerias e semirreboques para transporte frigorificado, com uma linha de produtos que inclui Paleteira, Sorveteira, Versatile, Gancheira, Prateleira e Semirreboque.

Com uma estrutura de 13 mil metros quadrados localizado em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde a empresa emprega aproximadamente 110 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Equador, Guatemala. Paraguai e Uruguai.


Argonautas Comunicação

Forbal Automotive receberá Prêmio Exportação RS da ADVB/RS, pelo sétimo ano consecutivo

A Forbal Automotive, sediada em Flores da Cunha (RS), será reconhecida pelo Prêmio Exportação RS 2025, promovido pela ADVB/RS, pelo sétimo ano consecutivo. A premiação, que chega à sua 53ª edição, é uma das mais importantes do Estado e destaca empresas com performance de excelência no comércio internacional, contribuindo para o fortalecimento da imagem do Rio Grande do Sul como um polo exportador competitivo e inovador.

Fundada em 2004, a Forbal atua no fornecimento de peças e componentes para os setores de implementos rodoviários, agrícolas, automotivo e de máquinas em geral. Seu portfólio abrange desde para-lamas e protetores laterais até ferragens e acessórios sob medida, desenvolvidos com tecnologia própria e foco nas necessidades específicas de cada cliente. Hoje, a empresa conta com 100 colaboradores e uma estrutura de 7.000 m² de área construída, com capacidade para atender demandas complexas em diferentes mercados.

As exportações começaram em 2015 e logo se consolidaram como um pilar estratégico do negócio. Atualmente, cerca de 10% do faturamento vem do mercado externo, com planos estruturados para dobrar essa participação nos próximos anos.

“Receber o Prêmio Exportação pela sétima vez consecutiva é motivo de orgulho, mas, acima de tudo, é um indicativo de que estamos no caminho certo. A Forbal tem investido continuamente em inovação, presença global e proximidade com o cliente. A abertura da nossa unidade nos Estados Unidos, por exemplo, é um marco da nossa visão de longo prazo para o mercado internacional”, afirma Giuliano Santos (foto), CEO da Forbal Automotive.

 

Presença estratégica nos Estados Unidos - Um dos marcos recentes dessa trajetória de internacionalização foi a inauguração da unidade Forbal USA, no final de 2024. A operação foi cuidadosamente planejada a partir de estudos de mercado iniciados em 2022, que apontaram a necessidade de presença física para ampliar a competitividade da marca no mercado norte-americano.

Localizado em Tampa - Flórida, o novo centro de distribuição permite que os produtos cheguem aos clientes dos Estados Unidos e México com mais agilidade, reduzindo prazos de entrega e custos logísticos. A unidade também viabiliza o fornecimento direto a montadoras e distribuidores locais, ampliando a capilaridade da marca no continente.

 

Resultados e expansão internacional - Mesmo diante de desafios econômicos e políticos em países latino-americanos, a Forbal conseguiu consolidar e expandir sua atuação. A Argentina, por exemplo, voltou a apresentar crescimento significativo após mudanças que facilitaram as importações, enquanto a República Dominicana surpreendeu com aumento expressivo de demanda.

Os principais mercados da Forbal em 2024 foram:

  1. Chile
  2. Argentina
  3. Bolívia
  4. República Dominicana
  5. Uruguai

Em comparação com 2023, o faturamento de exportações apresentou crescimentos expressivos:

  • República Dominicana: +566,29%
  • Argentina: +217,26%
  • Bolívia: +31,95%
  • Chile: +31,61%

Esses avanços são reflexo direto das estratégias de proximidade com o cliente – como participação em rodadas de negócios organizadas pela ApexBrasil e Anfir –, do desenvolvimento de produtos personalizados por país e da presença nas principais feiras do setor, como a IAA Transportation, na Alemanha, e a Fenatran, no Brasil.

Com a solidez de quem entrega inovação com excelência e competitividade, a Forbal Automotive segue abrindo caminhos no mercado internacional, reafirmando seu papel como protagonista na exportação de soluções industriais brasileiras.

-


forbal Roberto Hunoff

Heliar inova processo de garantia com Certificado Digital para baterias

Certificado de Garantia Digital Heliar facilita registro e consulta da garantia 

A Baterias Heliar, marca pertencente a Clarios — líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade — lança o Certificado de Garantia Digital, uma solução moderna que substitui o tradicional papel e traz mais agilidade e segurança para consumidores, lojistas, casas de bateria e postos autorizados.

Com a tecnologia, o processo de registro da garantia da bateria se torna 100% digital, facilitando o dia a dia de quem vende e de quem compra. “O certificado digital é a versão eletrônica do certificado de garantia da bateria, vinculado ao número de série exclusivo do produto. Ele substitui — ou complementa — o documento impresso, oferecendo uma forma mais rápida e fácil para gerar o certificado e comprovar a validade da garantia”, explica Hilton Monteiro, Gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Clarios. 

 

Como funciona? - Ao apontar a câmera do celular para o QR Code na parte superior da bateria, o aplicador é direcionado automaticamente para uma página na qual o certificado é gerado com base no código único do produto. O consumidor pode acessar o certificado digital de três formas:

  • Escaneando novamente o QR Code da bateria;
  • Acessando o e-mail cadastrado, que recebe o certificado automaticamente;
  • Pelo WhatsApp, se tiver optado por essa opção.

 

Registro - Assim como no modelo físico, é o aplicador ou lojista quem realiza o preenchimento do certificado no momento da venda. Caso haja falha na leitura do QR Code, é possível solicitar a emissão do certificado digital pelo SAC (0800 016 16 44). A data de venda continua sendo o parâmetro para validar a garantia — ela deve corresponder à nota fiscal ou ao recibo de compra.

 

O que acontece se o registro não for feito? - Sem o certificado digital, o consumidor terá apenas a garantia legal de 90 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Em locais sem acesso à internet, a orientação é fotografar o QR Code ou anotar o código de 24 dígitos e concluir o registro assim que possível, de preferência no mesmo dia.

“Com o novo modelo, o consumidor ganha mais mobilidade e segurança ao acessar sua garantia. Já o lojista conta com uma ferramenta moderna para garantir agilidade e controle nos registros”, reforça o Head de Marketing e Estratégia da Clarios, Alexandre Schaefer.

“O Certificado Digital fortalece a rastreabilidade e a confiabilidade do processo de garantia, trazendo mais agilidade e segurança para o pós-venda”, complementa Hilton Monteiro. 

 

Cobertura - Baterias com sinais de queda, polos danificados, falta de peças, solução vazando e erros na instalação não são passíveis de entrar na garantia. Situações de bateria descarregada não são cobertas pela garantia, pois, nesse caso, basta efetuar uma recarga. Baterias danificadas devido à falha na parte elétrica do veículo (sobrecarga, subcarga ou fugas excessivas) também não são cobertas pela garantia. Esses problemas podem ser identificados por meio de revisões preventivas na parte elétrica, que devem fazer parte da rotina do veículo.

 

Dicas importantes

  • Manter o certificado salvo no e-mail ou WhatsApp para evitar perdas;  
  • Verificar os dados no preenchimento – campos marcados com * são obrigatórios;  
  • Em caso de devolução antes da venda finalizada, contatar a fábrica para reemissão.  
  • Para acionar a garantia, o consumidor deve dirigir-se à loja ou casa de baterias na qual foi realizada a compra. O vendedor/atendente irá instruir todo o processo. 

-

Clarios

A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfield.

 


Pg1 Comunicação

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

SOBRE A PONTO & LETRA

Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.

Image

Contato

+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP 
www.ponto-e-letra.com.br

Apoio

Image