

Equipamentos tem caçambas de 6m³ e 12 m³; MGO recebe dois semirreboques para operação nos canteiros de prospecção de petróleo on shore da Petrorecôncavo
A Implementos São Paulo, principal fornecedora de implementos para o mercado petrolífero localizada em Mossoró (RN), entregou ao serviço de limpeza urbana de Natal (RN) 17 caçambas para suas operações de coleta urbana. “São equipamentos desenvolvidos para aplicação severa nas operações de transporte feitas pela empresa de limpeza municipal da capital potiguar”, diz Matusalém Oliveira, gerente Comercial da Implementos São Paulo.
As caçambas são usadas para recolher entulho e demais cargas operando no serviço cotidiano de limpeza urbana. Os modelos têm caçambas com espaço de 6 m³ e 12 m³.
MGO - A MGO recebeu dois semirreboques para instalar dois trailers para operações de suporte da Petrorecôncavo. Os equipamentos receberam escritórios, dormitórios e demais instalações utilizadas pelos funcionários da empresa de prospecção de petróleo e gás ons hore.
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Argonautas Comunicação
Com forte atuação no mercado de reposição, empresa brasileira consolida liderança nacional e mira novos mercados internacionais
A Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, consolidou um expressivo crescimento de 13% em seu market share no último ano. O resultado reflete uma série de ações estratégicas focadas na valorização da informação técnica, capacitação de parceiros e adequação precisa do portfólio para a frota circulante brasileira.
O principal fator para esse crescimento foi a aposta em conhecimento técnico como diferencial competitivo. “Identificamos a necessidade de capacitar mecânicos, aplicadores, frotistas e distribuidores sobre a importância da hélice e da embreagem viscosa no sistema de arrefecimento. Esses componentes podem gerar até 7% de economia de combustível em veículos comerciais a diesel, o que tem impacto direto na rentabilidade das frotas”, explica Hermes Santos, CEO e fundador da Modefer.
Com dados, testes práticos e treinamentos especializados, a empresa reforça a qualidade, performance e durabilidade de seus produtos, posicionando-se acima dos concorrentes de baixo custo. O foco em vender valor — e não apenas preço — tem se mostrado um diferencial competitivo sólido.
Outro ponto importante da estratégia foi analisar quais produtos são mais usados em comparação com os tipos de veículos que circulam no Brasil. “Por meio desse estudo, podemos perceber que o nosso portfólio é bem diversificado para o mercado nacional, o que reforça nossa liderança e o compromisso em oferecer soluções que realmente atendam às necessidades do setor”, afirma Hermes.
Entre os destaques regionais, a Região Sul foi a que mais cresceu, com um impressionante aumento de 59% no volume de vendas no acumulado de 2024. Já no recorte por segmento, o setor de transportes (ônibus e caminhões) liderou com 37% de crescimento no mesmo período.
Presença na Automec - Reforçando sua estratégia de proximidade com o mercado, a Modefer participou da última edição da Automec, maior feira de autopeças e serviços da América Latina. Durante o evento, a empresa apresentou uma linha ampliada de hélices e embreagens, desenvolvida para atender às mais recentes demandas do setor de veículos comerciais. A presença na feira consolidou ainda mais a imagem da Modefer como referência em tecnologia, inovação e suporte técnico, além de fortalecer a relação com distribuidores, parceiros e clientes brasileiros e de outros países.
Expansão Internacional - No último ano, a Modefer iniciou oficialmente seu processo de internacionalização com foco na América Latina. A escolha da região foi estratégica: a similaridade entre os veículos em circulação e a compatibilidade das peças fabricadas pela empresa facilitaram a entrada nos mercados vizinhos com um portfólio robusto e altamente aderente.
Hoje, a Modefer já conta com distribuidores parceiros na Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai, além de estar em fase de prospecção na Bolívia, Uruguai e Peru. A expansão será pautada por parcerias locais e representação comercial, respeitando as particularidades culturais e operacionais de cada país.
“Nossa atuação internacional será construída com o mesmo cuidado e responsabilidade que temos no Brasil. Valorizamos a cadeia de distribuição e acreditamos que o conhecimento local é fundamental para o sucesso. Queremos crescer, sim, mas sempre com consistência e respeito aos nossos valores”, destaca o CEO da empresa.
Com quase quatro décadas de história, a Modefer segue consolidando sua posição como referência no setor automotivo e agora dá passos firmes rumo ao mercado internacional, levando a qualidade da engenharia brasileira para toda a América Latina.
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Evento reuniu mais de 150 marcas expositoras e atraiu 5.012 profissionais do setor nos três dias de realização
Após três dias de conteúdos estratégicos, rodadas de negócios e apresentações de soluções voltadas à modernização da malha ferroviária nacional, a NT Expo – Negócios nos Trilhos encerrou sua 23ª edição nesta quinta-feira (24/04), consolidando-se como o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Realizado pela Informa Markets, o evento reuniu líderes, especialistas, representantes de operadoras, fabricantes e gestores públicos para debater o futuro da ferrovia no país.
“A NT Expo é, acima de tudo, um espaço de convergência — de ideias, tecnologias e pessoas que compartilham a visão de um futuro mais eficiente, sustentável e inovador para o setor ferroviário”, afirmou Hermano Pinto Jr., diretor do Núcleo Tecnologia e Infraestrutura para a América do Sul da Informa Markets Latam. Ele também destacou o peso da programação técnica: “O Congresso NT Expo é hoje um fórum essencial de debate e atualização do setor, reunindo 60 especialistas em 18 painéis que abordaram desde concessões ferroviárias até transição energética, passando por cibersegurança e inteligência artificial aplicada aos trilhos.”
Fernando D’Ascola, head de negócios do núcleo de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, também celebrou o sucesso da edição: “O resultado desta edição reforça o quanto o setor ferroviário tem avançado em tecnologia, sustentabilidade e integração com outras modalidades de transporte. A NT Expo é um espaço de construção coletiva para que o Brasil pense em soluções de mobilidade mais inteligentes e conectadas.”
150 marcas nacionais e internacionais - Durante o evento, a área de exposição contou com mais de 150 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram equipamentos, sistemas, projetos e iniciativas voltadas à eficiência operacional do setor. Pela primeira vez, o evento contou com uma área externa dedicada à exposição de grandes veículos e maquinários do setor ferroviário, transformando o espaço em uma vitrine ao ar livre para soluções de alta tecnologia voltadas à operação, manutenção e sustentabilidade do transporte sobre trilhos.
Entre os destaques, o Grupo Racco apresentou soluções por meio de duas de suas marcas: Rac.Lite, com sistemas de iluminação autônomos, e Telespazio, com tecnologia de comunicação via satélite. “Nossos sistemas de iluminação têm grande autonomia e oferecem mobilidade para equipes de manutenção em locais sem energia elétrica. Já a solução Velot permite comunicação em tempo real mesmo em áreas remotas, utilizando sinal de satélite para conexão 5G”, explicou Thiago Martines, gerente comercial do grupo.
Outro ponto alto da exposição foi o estande da Wabtec, gigante norte-americana do setor ferroviário, que trouxe ao Brasil uma linha de soluções com foco em inovação e sustentabilidade. Com estande dividido em dois ambientes temáticos, a empresa reforçou seu compromisso com tecnologias de menor impacto ambiental. “Queremos mostrar como nossas soluções podem contribuir para os compromissos de sustentabilidade dos nossos clientes e da sociedade”, destacou Maria Izabela Almeida, líder de comunicação da Wabtec.
Congresso NT - A NT Expo 2025 promoveu discussões durante o Congresso NT que refletiram os desafios e oportunidades atuais do setor ferroviário. O uso da inteligência artificial para impulsionar a transformação digital nas operações foi tema de destaque em painéis como “IA nos trilhos”, que reuniu lideranças da CPTM, MRS, DB Engineering e ConectRail. As tendências globais também estiveram em pauta no painel “Insights globais: tendências para o setor ferroviário e cases de sucesso”, com especialistas da Alemanha, Áustria e Brasil apontando a digitalização, a sustentabilidade e a interoperabilidade como caminhos estratégicos para o futuro do transporte sobre trilhos.
Outro ponto alto da programação foi a palestra “Mais carga, mais renda: o impacto econômico da expansão ferroviária”, com representantes do setor público e privado abordando os ganhos socioeconômicos proporcionados pelo aumento da malha ferroviária de cargas. O debate reforçou como a expansão pode gerar empregos, atrair investimentos e reduzir custos logísticos para o país, ao mesmo tempo em que contribui para uma matriz de transportes mais sustentável.
Turismo sobre trilhos como estratégia para valorizar a cultura do país - O painel “O papel das empresas ferroviárias na promoção do turismo ferroviário”, realizado no último dia da NT Expo, reuniu representantes do setor para discutir como os trens turísticos podem gerar desenvolvimento econômico, inclusão social e novas experiências para os viajantes. A mediação foi do consultor Lucas Evaristo, da Brasil Ferroviário.
O presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, destacou a longa trajetória do mais tradicional trem turístico do país. “São 140 anos de operação ininterrupta. Foi o primeiro trem criado para fins turísticos e também a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. E, no ano passado, tivemos o maior público da história: 1,3 milhão de passageiros”, comemorou.
Ele ressaltou o apelo multifacetado do turismo ferroviário, com experiências que vão além do deslocamento. “O Trem do Forró, em Recife, por exemplo, só opera na época de São João. Tira todos os bancos e coloca forró em todos os vagões. Só o passeio já se esgota em si. Mas incluir outros atrativos como cultura, dança e alimentação renova o público e traz de volta aqueles que já participaram”, disse.
O presidente da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), Adonai Aires de Arruda Filho, também reforçou a pluralidade dos trens turísticos e ressaltou a importância de parcerias com o setor local para viabilizar as operações. “Ninguém faz nada sozinho. É preciso apoio de hotéis, restaurantes, transporte, toda uma logística. Um estudo do Sebrae em 2015 mostrou que turistas gastam cerca de R$ 600 nas regiões dos passeios. Imagine agora”, afirmou.
Filho também pontuou a necessidade de tornar as viagens acessíveis a diferentes perfis. “Diversificar categorias é essencial. Hoje temos vagões pet friendly e adaptados para necessidades especiais. Andar de trem é preservar o patrimônio do Brasil”, completou.
Já o assessor executivo da CPTM, Rafael Proença Pandolfi, compartilhou a experiência do Expresso Turístico, projeto que já tem 16 anos e opera na mesma malha de trens metropolitanos e de carga. “Temos um modelo de malhas intercambiáveis. Conseguimos conciliar a operação do trem metropolitano com o trem de carga e ainda injetar um trem turístico. É um modelo de negócio que mostra que é possível”, afirmou.
Sobre os desafios do segmento, o presidente da ABOTTC destacou que a operação ferroviária brasileira foi pensada para atender aos trens de carga, o que impõe barreiras para o turismo, desde acordos com concessionárias até a obtenção de estações ou material rodante. Para o presidente do Trem do Corcovado, as políticas públicas são essenciais para fortalecer o setor. “Os trens turísticos vão ser redescobertos. Precisam de incentivos dos governos para criar uma nova geração de passageiros de trens”, defendeu.
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Publicação online e impressa tem 222 páginas de números e análises do setor
Foi lançada nesta semana, durante a Assembleia Geral da ANFIR, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, a edição online do Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2025. Em 222 páginas, a publicação congrega todos os números do setor que faturou cerca de R$ 19,8 bilhões em 2024.
Além de estatísticas de mercado, segmentos, produtos e informações das 188 associadas da entidade, o anuário traz mais de uma centena páginas dedicadas a análises conjunturais, setoriais, projeções e artigos que podem balizar os leitores sobre a trajetória da indústria de implementos e transporte nos próximos anos, mas particularmente em 2025.
O anuário, concebido e editado também em versão impressa pela Ponto & Letra Comunicação, foi lançado em Assembleia Geral da ANFIR que comemora 45 anos este mês, quando também se inicia nova gestão para o triênio 2025-2028 que tem como presidente reeleito José Carlos Sprícigo.
A publicação pode ser acessada gratuitamente NESSE LINK.
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Reduções foram de 1,38% para o tipo comum e de 1,37% para o S-10 na comparação com a primeira quinzena de março
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum e o tipo S-10 tiveram preços médios de R$ 6,42 e R$ 6,48, respectivamente, na primeira quinzena de abril. Os valores representam quedas respectivas de 1,38% e 1,37% para os dois tipos de combustível, na comparação com o período equivalente de março.
“Após seguidas altas desde dezembro, os preços para ambos os tipos de diesel voltaram a apresentar leve queda em março. Nesta primeira quinzena de abril, entretanto, as quedas registradas pelo IPTL foram bem mais significativas, com reduções de quase 1,4% nos preços dos dois tipos de diesel, devido ao reajuste anunciado pela Petrobras e em vigor desde o dia 1º de abril. A empresa anunciou um reajuste de 4,6%, ou R$ 0,17 por litro, porém a queda percebida nos postos ficou abaixo desse percentual”, analisa Renato Mascarenhas, Diretor de Rede, Operações e Transformação da Edenred Mobilidade.
Com o reajuste, ao analisar regionalmente, nota-se que, em comparação com a primeira quinzena de março, todas as regiões do Brasil acompanharam a média nacional e registraram queda, com destaques para o Nordeste, que registrou a maior queda do País para o diesel comum (1,83%), e para o Sul, onde foi apresentado a maior redução no preço médio do diesel S-10 (1,88%). O Sul foi, também, onde se comercializou, mais uma vez, o diesel mais barato do País, para ambos os tipos. Na região, o diesel comum foi comercializado em média a R$ 6,24, enquanto o S-10 foi vendido à média de R$ 6,28.
Já os preços mais caros foram encontrados no Norte, onde se vendeu o diesel S-10 a R$6,89, mesmo após queda de 0,72%, a menor entre todas as regiões, e o comum a R$ 7,00, depois de redução de 1,82% .
Na avaliação por estados, o destaque da primeira quinzena de abril foi novamente o Acre, que registrou as maiores médias para os dois tipos de diesel. Após aumento de 0,13%, o tipo comum alcançou o valor de R$ 7,85 no estado, enquanto o S-10, que apresentou redução de 0,13%, caiu para R$ 7,87. A maior redução para o diesel comum aconteceu em Rondônia, onde o preço médio do combustível recuou para R$ 6,90 após queda de 4,43%.
Já o menor preço médio para o diesel comum foi registrado nos postos do Paraná, a R$ 6,24, após queda de 1,89% na comparação com a primeira quinzena de março. Enquanto isso, o menor preço para o diesel S-10 foi encontrado em Pernambuco, onde se comercializou o combustível a R$ 6,23, depois de queda de 2,50% em comparação ao mesmo período do mês anterior, a maior redução entre todos os estados brasileiros.
Vale destacar também que o maior aumento no preço diesel comum foi em Sergipe, onde os motoristas viram alta de 1,55%, o que elevou o preço médio do combustível a R$ 6,55. Em nenhum estado se registrou aumento no preço médio do diesel S-10.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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