

A Rede Graal, maior grupo de autopostos rodoviários do Brasil, faz a gestão dos resíduos gerados em toda sua operação de troca de óleo lubrificante usado. Além de cumprir o que estabelece a legislação brasileira, sobretudo com relação à destinação adequada do óleo lubrificante contaminado em si, a rede realiza a separação e descarte correto dos outros resíduos relacionados, como frasco, filtros velhos, estopa, entre tantos outros.
Um destes exemplos vem de Guaratinguetá, especialmente do posto da unidade Graal Três Garças, localizada no km 59 da Rodovia Presidente Dutra. O Gerente do posto, Marcos Sampaio, diz que a oficina está habilitada para fazer toda a separação dos resíduos. “Somente de OLUC, por exemplo, coletamos uma média de 1500 litros todos os meses. A maior parte é coletada de caminhões”. O óleo sai do veículo diretamente para tambores e, devidamente armazenado, ele é transportado por caminhão apropriado até a planta industrial que será responsável por reciclar esse resíduo. Desta forma, o autoposto recebe o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.
Os outros componentes, como a embalagem do óleo lubrificante novo, o filtro trocado e materiais relacionados - desde mangueiras, borrachas, equipamentos de proteção individual e outros resíduos contaminados com óleos e graxa - também são devidamente armazenados. “Nenhum destes resíduos fica exposto ao meio ambiente ou em contato com outros tipos de lixo”, frisa o executivo.
Para onde deve ir o óleo lubrificante após a troca na oficina? - Considerado um resíduo Perigoso Classe I, segundo a NBR-10004, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) é um resíduo ambiental altamente poluente e, se destinado incorretamente, gera grandes danos à saúde e ao meio ambiente. Um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, segundo a AMBIOLUC. Além disso, para cada 10 litros de OLUC queimados são geradas 20 gramas de metais pesados, de acordo com dados da CETESB.
A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado nas fontes geradoras como postos de combustíveis, oficinas, super trocas de óleos e indústrias, e destinado para a reciclagem, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível. Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes.
Resíduos complementares - Além do OLUC e das embalagens do óleo lubrificante, filtros usados, estopa e plásticos, são coletados e destinados corretamente uma variedade de resíduos contaminados com óleos e graxas, incluindo: borra oleosa de caixa separadora, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mangueiras e borrachas, bem como madeira, lonas de freio e serragens.
Para cada tipo de resíduo, uma destinação adequada. Por exemplo, no caso de papel, papelão, plástico, mangueiras, entre outros, esses resíduos passam por um processo interno e são enviados para blindagem e coprocessamento. No caso de embalagens plásticas, passam por processo de reciclagem.
Todo esse processo de coleta e destinação é realizado pela Titã Soluções Ambientais.
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A AL-KO Vehicle Technology está renomeando a Bankside Patterson, com sede no Reino Unido, para a marca confiável AL-KO.
"Por muitos anos, a AL-KO foi reconhecida como líder e uma marca forte e confiável no setor de transporte e mobilidade. Durante os últimos anos, o crescimento constante da AL-KO adicionou novos colegas de equipe, novos clientes e novas ofertas de produtos. Para reduzir a complexidade do portfólio de marcas da AL-KO, estamos renomeando Bankside Patterson para AL-KO. A fusão de nossas duas marcas fornecerá a clareza necessária e tornará mais fácil para nossos clientes e outras partes interessadas navegar em nosso portfólio de produtos", afirma Harald Hiller, presidente e CEO do AL-KO Vehicle Technology Group.
Fundada em 1959, a Bankside Patterson Ltd., com sede em Brandesburton/Reino Unido, é fabricante líder de chassis para casas de férias, casas de parque e alojamentos de parque, oferecendo soluções personalizadas para requisitos de construção complexos. Os produtos da Bankside Patterson para a indústria de casas de férias expandiram e diferenciaram a oferta de produtos da AL-KO em aplicações de chassis estáticos desde a aquisição em 2019.
Peter Eustace, diretor administrativo da AL-KO UK, acrescenta: "Os clientes esperam que seus fornecedores e parceiros minimizem as perdas de eficiência e aumentem a eficácia. Uma marca uniforme e uma identidade de marca consistente criam confiança e transparência. Além disso, pode-se esperar um impulso adicional e mais impulso na aquisição de novas contas-chave. Agradecemos aos clientes fiéis e outras partes interessadas, bem como à equipe do Bankside Patterson e esperamos continuar nosso relacionamento duradouro."
As mudanças começaram com o conteúdo do site. Nas próximas semanas e meses, você notará atualizações, incluindo nova sinalização, cartões de visita, documentação de pedidos e muitos outros itens, como canais de mídia social que farão a transição para o logotipo AL-KO e o nome da empresa.
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João Librelato assume a posição de Diretor Comercial em janeiro de 2025, consolidando sua trajetória na empresa. Nova posição reflete a aposta da companhia em fortalecer e ampliar sua presença no mercado nacional e externo, focando na satisfação do cliente e na capilaridade da Rede Librelato
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, anunciou uma alteração em sua estrutura diretiva, nomeando João Librelato como novo Diretor Comercial a partir do dia 1 de janeiro de 2025. A mudança tem como objetivo fortalecer e ampliar a estratégia da empresa tanto no mercado interno quanto na expansão internacional, focando na satisfação do cliente e na capilaridade da Rede Librelato.
João Librelato, profissional com trajetória consolidada na empresa, se reportará diretamente ao CEO da Librelato, Roberto Lopes Júnior, e terá como responsabilidade a condução de áreas estratégicas para o crescimento e a consolidação do negócio.
Para João Librelato, um dos principais desafios na nova função é “integrar as frentes operacionais e estratégicas da empresa, consolidando sua relevância no setor de implementos rodoviários e ampliando o market-share da marca Librelato em novos mercados”, afirma.
Entre suas atribuições, João Librelato irá liderar os setores de vendas para o mercado interno e exportações, além de coordenar o marketing de produtos, marketing estratégico, inteligência de mercado, desenvolvimento de rede e administração de vendas. A nova posição reflete a aposta da companhia em fortalecer sua presença no mercado nacional e ampliar oportunidades de negócios em mercados externos.
Com formação acadêmica e experiências alinhadas às demandas do setor, João Librelato possui especializações em instituições renomadas, como Nova School of Business and Economics, Saint Paul Escola de Negócios e Insper, com foco em inovação, gestão estratégica e M&A (fusões e aquisições). Ele também é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Nos últimos anos, João Librelato desempenhou funções estratégicas na Librelato, como gerente de estratégia e serviços, coordenador de novos negócios e analista de planejamento estratégico. Essas experiências conferem a ele um entendimento abrangente dos desafios e oportunidades da implementadora, bem como das tendências do setor de implementos rodoviários.
Momento estratégico para a Librelato - A transição ocorre em um momento em que a Librelato busca consolidar sua posição de liderança no Brasil e expandir sua participação em mercados internacionais. Fundada em 1969, a empresa tem sede em Içara, Santa Catarina, e opera em diversos países, oferecendo soluções personalizadas em implementos rodoviários para os setores de logística e transporte.
O CEO Roberto Lopes Júnior destacou a importância da nomeação para a continuidade dos projetos estratégicos da empresa. Segundo ele, a experiência de João Librelato e seu histórico na organização representam um ativo valioso para as metas futuras.
A Librelato reforça seu compromisso em atender às necessidades do mercado, investindo continuamente em tecnologia, inovação e na qualificação de seu corpo diretivo. A nova gestão da área comercial está alinhada com o planejamento estratégico de longo prazo, que visa impulsionar a competitividade da companhia em um cenário globalizado.
A Librelato também aproveita para reconhecer e agradecer a contribuição do Silvio Campos, que desempenhou um papel essencial na jornada da implementadora até aqui e participará do processo de transição até o fim de dezembro de 2024. A Librelato deseja a Silvio sucesso em seus próximos desafios profissionais.
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Em parceria com a Alpargatas, veículo a gás natural veicular passa a atender rota logística que atravessa os estados da Paraíba e Pernambuco
A Luft Logistics está expandindo sua frota de veículos movidos a GNV (gás natural veicular), já em operação na região Sudeste, para o Nordeste. A iniciativa visa atender uma rota que atravessa os estados da Paraíba e de Pernambuco, conectando as cidades de Campina Grande (PB) e Carpina (PE). O avanço é resultado de uma parceria entre a Luft Solutions, especializada em logística para o varejo, e a Alpargatas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A parceria é um exemplo de como as companhias podem unir forças para alcançar objetivos comuns. "Parcerias logísticas demandam um foco especial nas ações de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Somar esforços com a Luft, substituindo veículos movidos a diesel por alternativas mais sustentáveis, é importante para reforçar a meta de reduzir a nossa emissão de poluentes na nossa operação logística", declara Jayvison Amorim, diretor de Operações Logísticas da Alpargatas.
Segundo João Roldão, Gerente de Transportes da Luft Solutions, a escolha do caminhão foi estratégica. "O modelo diminui em 16% as emissões de CO₂ na atmosfera, oferecendo uma potência de 460 cv e autonomia de 650 km. Essa tecnologia é importante para reduzir a pegada de carbono nas longas distâncias, promovendo operações mais limpas e eficientes", afirma.
Certificações em ESG - Neste ano, a Luft Logistics recebeu, nos Estados Unidos, as certificações CQCIT e CITGREEN, concedidas pela Câmara Internacional da Indústria e Transporte (CIT). A companhia também conquistou o selo 2030 Today, reafirmando seu compromisso com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, que são as metas adotadas por 193 países na ONU (Organização das Nações Unidas), focando nas dimensões econômica, social e ambiental.
Compromisso com a sustentabilidade - "Esta nova ação visa trazer economia, eficiência e, acima de tudo, representa nosso compromisso com um futuro mais sustentável. A cada passo, reforçamos nossas ações de responsabilidade ambiental. Seguiremos implementando soluções que beneficiem o planeta e as próximas gerações", afirma Gustavo Barbosa, Diretor Comercial da Luft Solutions.
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Tipos comum e S-10 do combustível registraram aumentos de 0,65% e 0,49% na comparação com outubro, respectivamente
De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum encerrou novembro com o valor médio de R$ 6,15, registrando alta de 0,65% na comparação com o encerramento do mês anterior. O tipo S-10 fechou o período a R$ 6,21 no mesmo período, após alta de 0,49%. Ambos os preços médios foram os maiores registrados para os dois combustíveis durante todo o ano de 2024.
“Apesar de atingirem seus valores recordes em 2024, os preços médios do diesel comum e do S-10 seguem em patamares relativamente estáveis nos últimos meses. Regionalmente, os dois combustíveis também sofreram aumentos, com exceção da região Norte, que registrou queda de 0,30% no diesel comum em novembro”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Já em todas as outras regiões do País, os dois tipos de diesel registraram aumentos em seu preço médio. As maiores altas registradas para ambos os combustíveis foram no Sul, de 0,68% para o diesel comum e 0,84% para o S-10. Mesmo com as altas, a região apresentou os menores preços dos combustíveis no País, negociados a R$ 5,95 e R$ 6,03, respectivamente.
Apesar do Sul ter registrado as maiores altas, a região com os preços médios de diesel comum e S-10 mais altos foi o Norte, onde custaram, em média, R$ 6,73, após a queda de 0,30%, e R$ 6,03, após alta de 0,76%, respectivamente.
No levantamento por estado, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum foi registrada no Acre, a R$ 7,60, após um aumento de 2,56%. O Paraná aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel mais em conta: a R$ 5,94, ainda que tenha havido um aumento de 0,68%.
Já o estado que registrou o maior aumento do preço médio do diesel comum foi Sergipe, onde foi negociado a R$ 6,65 após uma alta de 5,06%, comparado ao mês anterior. Mato Grosso do Sul apresentou o maior recuo, de 1,27%, com o preço médio por lá chegando a R$ 6,23.
Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado também foi do Acre: R$ 7,57, após uma alta de 1,61%. No estado do Paraná foi identificado o menor preço médio do período: R$ 6,00, embora o valor represente uma alta de 0,67% em relação a outubro.
O maior aumento do diesel S-10, de 1,76%, foi observado em Rondônia, onde o combustível passou a ser negociado por R$ 6,93. Nenhum estado registrou queda no combustível durante o período. Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Sergipe registraram estabilidade.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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