

O primeiro identifica situações de risco utilizando IA e o segundo oferece monitoramento em tempo real da pressão e temperatura dos pneus por app, entre outras inovações
A Tecnnic Eletrônica Industrial, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor rodoviário, traz duas inovações à Fenatran 2024: o Inclinômetro Biométrico e o Sensor TPMS. “Os equipamentos fazem parte de nossa estratégia de expandir a linha de produtos voltados à automação e monitoramento nas operações de transporte de cargas”, afirma Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic
Inclinômetro biométrico - O Inclinômetro Biométrico é a sexta geração do produto e traz como inovação principal o uso de Inteligência Artificial para prever potenciais pontos de risco nas operações de basculamento. “O sistema monitora e identifica automaticamente situações de risco, antecipando problemas e evitando incidentes”, explica o executivo. Essa inovação traz mais segurança e eficiência às operações de basculamento.
Todo acesso ao equipamento é feito por biometria com acompanhamento em tempo real. O sistema tem navegação intuitiva, com display gráfico mais amigável à visualização das informações. O equipamento fornece relatório dos últimos 5 mil eventos da operação para dar suporte completo ao gestor. “Todo o sistema é acessado por app ou portal web e permite realizar configurações, gerar relatórios detalhados e monitorar o desempenho do sistema de qualquer lugar”, esclarece Santos.
Sensor TPMS - O Sensor TPMS (Tire Pressure Monitoring System) monitora em tempo real a pressão e temperatura dos pneus e fornece informações diretamente pelo aplicativo. Isso permite ajustes imediatos na rotina do veículo, prevenindo acidentes ou danos por falhas no pneu.
Outro benefício para os frotistas são economia de combustível e redução de custos relacionados ao desgaste inadequado dos pneus. “Em termos práticos o sistema torna a operação mais sustentável alinhando-se às tendências globais de logística verde e eficiência energética, contribuindo para o processo de descarbonização das empresas”, diz Santos.
O equipamento é de fácil instalação e operação, sendo ideal tanto para pequenas frotas quanto para grandes operadores logísticos. “Trata-se de um compromisso da Tecnnic em desenvolver inovação acessível a todos os operadores logísticos que ofereçam custo-benefício real para os clientes”, conclui o diretor Geral.
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Argonautas Comunicação
De um espaço de testes de motores para um laboratório altamente capacitado, destacando-se como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.
A Cummins, líder global em tecnologia, celebra um marco significativo em sua trajetória no País com a transformação do Centro Técnico Brasil, após investimentos de cerca de R$ 9 milhões desde o início de 2023. Fundada em 1980, a planta evoluiu de um espaço voltado para testes de motores a um laboratório altamente capacitado, atendendo às exigências dos mercados local e internacional.
"Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins, de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global reconhecido. Com a infraestrutura adequada e a expertise de nossa equipe, estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado, incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa", afirma Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins.
O Centro Técnico Brasil não apenas realiza testes, mas também promove uma experiência colaborativa entre engenheiros da Cummins e seus parceiros. A infraestrutura, composta pelo Centro Piloto, Laboratório de Mecânica Aplicada e Laboratório de Desenvolvimento de Motores, oferece agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos, por meio de um ambiente de testes rigorosos e personalizados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade, eficientes e sustentáveis, alinhados às necessidades do mercado e promovendo a inovação contínua na indústria automotiva.
O Centro Piloto é uma instalação dedicada à montagem de veículos e máquinas, focada em testes de validação rigorosos. Com infraestrutura que inclui uma câmara fria capaz de atingir até -22°C, o centro oferece um ambiente ideal para realizar testes como IQA, cooling e consumo ISO. A equipe altamente capacitada realiza também validações em diferentes condições, abrangendo ciclos de operação em altitudes de até 5200 metros, além de testes para emissões. Parcerias com campos de provas e empresas de gerenciamento de dados por satélite permitem o monitoramento preciso da Unidade de Controle Eletrônico (ECU), garantindo a qualidade e o desempenho de qualquer aplicação veicular em qualquer local.
Já o Laboratório de Mecânica Aplicada é equipado com tecnologias avançadas para realizar testes abrangentes de desempenho e durabilidade. O Shaker ETS Solutions possibilita testes de fadiga, com forças de até 62 kN e frequência de até 2500 Hz em 3 dimensões. Esta instalação também realiza análises de pressão de vedação, testes de ruído/NVH e utiliza líquido penetrante para detecção de falhas estruturais.
Dedicado à pesquisa, inovação, auditoria e desenvolvimento de produtos, o Laboratório de Desenvolvimento de Motores da Cummins é um espaço focado em otimizar o desempenho e a eficiência dos motores, por meio de uma variedade de testes, desde avaliações de performance até análises de emissões de diversas normatizações de praticamente todos os países. Com infraestrutura avançada e métodos rigorosos de validação, o laboratório é essencial para a criação de produtos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade e inovação na indústria automotiva global.
“Nossa abordagem é diferente; não entregamos apenas resultados, mas colaboramos diretamente com nossos clientes para encontrar soluções eficazes. Essa mentalidade colaborativa nos torna um parceiro estratégico”, destaca Torres.
Com a crescente demanda por motores mais limpos e eficientes, o Centro Técnico Brasil se posiciona para o futuro com um plano estratégico claro. A empresa está se preparando para a próxima mudança de legislação, que historicamente ocorre a cada 10 a 11 anos, garantindo que esteja sempre à frente das necessidades do mercado.
Dentre as certificações adquiridas ao longo dos anos de experiência operacional, o Centro Técnico Brasil destaca-se por possuir IATF 16949, ISO 14.001, ISO 45.001 e ISO 50.001. Além disso, integra a correlação interlaboratorial do IBAMA, certificado pelos renomados órgãos europeus VCA e IDIADA. O laboratório demonstra rigor na conformidade com a ISO 17025 e, até o final de janeiro de 2025, estará habilitado para certificação das agências norte-americanas EPA e CARB, refletindo seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e desempenho.
“O Centro Técnico Brasil representa nossa visão de futuro. Estamos prontos para enfrentar os desafios do setor automotivo e ser a primeira escolha para projetos na América Latina", conclui Torres.
Histórico de Inovação - O Tech Center da Cummins começou suas atividades em 1980, focando na validação de motores. Após reforma em 2007, o Centro Piloto passou por uma renovação que permitiu o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias em diversos veículos e máquinas, um passo crucial para atender à crescente demanda por motores mais eficientes e menos poluentes, especialmente após a introdução da legislação Euro III em 2005.
Em 2011, a Cummins inaugurou o Laboratório de Mecânica Aplicada, um avanço que permitiu a validação de componentes mecânicos críticos localmente, anteriormente importados. Com investimentos contínuos, o centro se adaptou rapidamente às mudanças nas legislações, garantindo a conformidade com os padrões internacionais.
Em 2023, o Centro Técnico Brasil se reposicionou no cenário global, abrindo suas portas para serviços externos e recebendo solicitações de desenvolvimento de outros países.
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A AL-KO Vehicle Technology apresenta a família AL-KO CarryNex: um sofisticado sistema de chassi modular para reboques de bicicletas de carga que permite cargas úteis de até 230 kg com um peso bruto de até 300 kg.
Os reboques podem aumentar significativamente a capacidade das bicicletas de carga – dos centros das cidades às instalações da empresa. Para isso, a AL-KO pegou sua tecnologia de chassi testada e comprovada e a tornou mais compacta. O resultado é um sistema de chassi modular com três variantes até o momento. Isso significa que os fabricantes de carrocerias para reboques de bicicletas de carga agora podem oferecer aos seus clientes modelos que podem transportar cargas úteis de até 230 kg com um peso bruto de até 300 kg.
Como fabricante líder de componentes para reboques, a AL-KO está trazendo sua experiência comprovada para o mundo da mobilidade sustentável. Com base no conhecimento que construiu no setor de reboques comerciais, a empresa agora oferece novos produtos atraentes no mercado de bicicletas de carga.
Seus componentes testados e comprovados são duráveis e confiáveis. A resposta de condução estável e a carga útil do reboque significativamente aumentada ajudam os fabricantes de bicicletas de carga a ampliar sua gama de produtos para entregas de última milha, bem como para intralogística ou uso municipal: para aplicações profissionais sustentáveis diretamente na porta de sua casa ou oficina. Afinal, o setor de transporte é impulsionado e moldado pela urbanização, digitalização e redução de emissões.
A logística interna e de mercadorias no centro da cidade é complexa, afetada por uma série de fatores diferentes, como pressão de tempo, falta de pessoal e congestionamento de tráfego. A otimização dos processos logísticos coloca atacadistas, comerciantes e fabricantes de varejo, bem como as autoridades locais, um passo à frente da concorrência e os ajuda a manter essa vantagem no futuro.
Os reboques de bicicletas de carga também são atraentes para a indústria de lazer e turismo: para o transporte de bagagem, equipamentos e provisões, por exemplo, para clientes como empresas de aluguel de bicicletas, operadores de parques de campismo e provedores de turismo – mas também para atletas recreativos ambiciosos para o transporte de uma variedade de equipamentos ao ar livre.
A vantagem real, no entanto, vem da variabilidade do chassi. O conceito de chassi modular e o processo de produção flexível significam que um reboque pode ser adaptado com base nas necessidades individuais do cliente e em como ele planeja usá-lo.
O design de duas rodas possui um suporte para que possa ser estacionado com segurança e vem em duas versões: uma para velocidades de até 25 km/h e outra para velocidades de até 60 km/h. Além da maior carga útil, a versão nas quatro rodas também vem com um eixo de direção para garantir agilidade de reboque. Por segurança, todos os três modelos estão equipados com freio de mão e freio de inércia. Os tamanhos básicos são todos projetados para possibilitar o transporte de paletes Euro.
Como fabricante líder de componentes de reboque, a AL-KO agora está trazendo sua experiência para bicicletas de carga com o chassi de carga AL-KO CarryNex. © AL-KO Vehicle Technology Group
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Guindaste possui extensão vertical de até 36,5 metros e horizontal de até 32,8 metros. Produzido em aço especial, o equipamento se destaca por ser mais forte e mais leve. Entre seus diferenciais, está o opcional Fly Jib, que permite a operação em ângulo negativo
Na edição 2024 da Fenatran, a [TKA] Cranes, fabricante de equipamentos com sede em Flores da Cunha (RS), apresenta o [TKA] 90.900 Trave, seu mais novo modelo de guindaste produzido em aço de Ultra Alta Resistência.
O equipamento opera sobre o chassi do caminhão e possui capacidade de carga de 20,3 toneladas, com oito extensões hidráulicas e três manuais. Com o opcional Fly Jib, que soma seis lanças, sendo cinco hidráulicas e uma manual, a máquina atinge até 36,5 metros verticalmente e 32,8 metros horizontalmente. Isso o coloca como o guindaste de maior alcance na categoria de 90 toneladas métricas.
A estabilidade do conjunto é garantida pelo patolamento principal e auxiliar de 8,4 metros, além de ter a flexibilidade na movimentação de carga ampliada pelo giro infinito com dois motorredutores. O 90.900 pode ser operado pelos comandos no próprio equipamento ou por controle remoto, o que proporciona melhor visualização da operação e garante maior segurança ao operador.
Aplicações - O [TKA] 90.900 foi desenvolvido para diversas aplicações em movimentação e elevação de cargas. Com design versátil, ele é ideal para setores como construção civil, infraestrutura, energia eólica, mineração e movimentação industrial. Também atende as demandas do agronegócio, movimentando com eficiência plantadeiras e plataformas.
“Graças ao seu maior alcance, consegue erguer e movimentar cargas em espaços com teto baixo, permitindo operações em locais de difícil acesso, especialmente quando utilizado com Fly Jib”, explica Marco Aurélio Nunes Waikamp, diretor de Produtos da [TKA] Cranes.
Rodada Internacional de Negócios - A TKA Cranes estará presente na Rodada Internacional de Negócios promovida pela ANFIR, em parceria com a ApexBrasil. A empresa tem perfil exportador e, segundo Elias Fiorese, gerente de Exportação, irá focar em países da América Latina como os mercados a serem trabalhados na rodada. “Falando do mercado latino-americano, nossos principais concorrentes, em sua maioria, são europeus, incluindo equipamentos usados que são vendidos para a América Latina”, explica.
A proximidade geográfica para a entrega, somada à agilidade em prestar suporte técnico e fornecer peças de reposição, são fatores que pesam a favor da empresa gaúcha. “Possuímos o parque fabril mais moderno das Américas, nos permitindo competir tanto em custo como em tecnologia, e nos possibilitando também adequar o nosso produto de forma ágil ao perfil do comprador de cada país”, conclui.
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Argonautas Comunicação
Empresa adquiriu equipamentos que atendem a legislação RoHS (Lead Free) e deve ampliar exportações para a Europa; Linha foi financiada pelo programa Finep Inovacred
A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), vai agilizar e ampliar sua capacidade de produção dos atuais 30 milhões de componentes por ano para 225 milhões de componentes anuais. “É fundamental para a empresa evoluir tecnologicamente e possuir um parque fabril à altura da demanda dos clientes”, explica Sara Jane Oliveira, sócia e gerente Industrial da ComLink.
A empresa importou equipamentos da Suécia, EUA e China. Por se tratar de uma inovação de processo para o mercado brasileiro a empresa obteve apoio do programa Inovacred da Finep. Além de inovadora a linha de montagem coloca a ComLink em um patamar elevado de adequação a indústria 4.0.
Os novos equipamentos permitem grande flexibilidade de produção e a troca de produtos na linha de forma rápida e com baixo custo. “O tempo de set up da linha atual é de uma hora e meia ou mais. Com as novas máquinas, esse tempo ficará inferior a 30 minutos”, afirma a sócia-gerente, que completa: “poderemos entregar em menor tempo a demanda de nossos clientes e ter custos menores para pequenos lotes”.
O maquinário importado vai substituir parte dos equipamentos que operam na linha de produção. “Os equipamentos são mais modernos e permitem incluir mais tecnologia em peças menores”, explica a executiva que completa: “assim sairemos de pich para fine fine pich”. O termo “fine fine pich” se refere a redução de tamanho dos componentes utilizado e portanto da placa eletrônica permitindo a inclusão de mais tecnologia. Dessa forma, melhora a capacidade de customização dos equipamentos fabricados pela empresa.
Lead Free - As máquinas adquiridas pela ComLink atendem a legislação RoHS (Restriction of Hazardous Substances). Trata-se de uma diretiva da União Europeia que restringe o uso de substâncias perigosas em produtos eletrônicos e elétricos. A diretiva foi criada em 2006 e entrou em vigor em 2011.
Os equipamentos comprados pela ComLink são Lead Free, ou seja, não utilizam chumbo em seu processo produtivo. “Produção ecologicamente responsável é um atributo que pesa muito aos olhos de mercados como o europeu e a escolha dessas máquinas levou em consideração a busca por oportunidades na Europa”, conclui Sara.
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Argonautas Comunicação
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