

Solução monitora pneus de frotas e otimiza custos logísticos
O setor logístico exige inovação contínua, à medida que a acelerada evolução do mercado impõe soluções cada vez mais rápidas, eficientes e inteligentes. Em resposta a essa necessidade, São Paulo foi palco da "Logística do Futuro", a maior feira de logística do Brasil. O evento reuniu profissionais e inovadores do setor para discutir as principais tendências que estão transformando a indústria. Com investimentos projetados em R$ 124 bilhões até 2026, o setor está em plena expansão, impulsionado principalmente pelo crescimento do comércio eletrônico.
Nesse cenário, a Gestran, uma das principais plataformas de gestão de frotas no Brasil, marcou presença no evento, apresentando soluções tecnológicas que otimizam as operações logísticas, reduzindo custos e aumentando a economia das empresas com frotas de veículos de diversos segmentos, entre eles o varejo e a indústria.
No estande, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar em detalhes como o sistema de gestão de frotas da Gestran pode impactar diretamente os resultados financeiros de uma empresa. "As ferramentas mantêm o controle de diferentes aspectos veiculares e dos motoristas, coletam dados e aprimoram a tomada de decisões, tornando-se aliadas estratégicas para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo", disse o CEO da Gestran, Paulo Raymundi.
O público também teve acesso a spoilers sobre as inovações da Gestran, que está preparando sete novos produtos para o mercado. Entre eles, o destaque foi o PneuFit, uma solução que monitora o estado dos pneus da frota. “Essa tecnologia ajuda as empresas a identificar desgastes e a planejar manutenções preventivas, resultando em maior segurança e eficiência, além de proporcionar economia de combustível”, explicou Paulo.
Outro destaque revelado pela Gestran na feira foi o sistema Open Fleet, em desenvolvimento para otimizar a administração de frotas, promovendo a redução de despesas, economia de recursos e maior eficiência operacional.
“Com o mercado logístico projetado para crescer 50% até o final de 2024, a demanda por soluções inovadoras não apenas aumenta também, mas se torna crucial para acompanhar esse ritmo de expansão. É a inovação o principal fator que permitirá às empresas se adaptarem e prosperarem nesse cenário altamente competitivo," destacou Raymundi. Ele também acrescentou: "Sem novas tecnologias, seria impossível atender às exigências de eficiência e agilidade que o setor demanda atualmente."
O setor de operadores logísticos (OLs) movimenta cerca de R$ 166 bilhões anualmente, representando aproximadamente 20% dos custos de transporte e armazenagem no Brasil. Acompanhando esse avanço, a Gestran espera fechar o ano com um crescimento de 40%. Atualmente, a empresa gerencia cerca de 70 mil veículos em todo o Brasil, atendendo mais de 750 organizações em diversos setores.
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Após reestruturação, representante conta com 16 boxes de oficina, prontos para atendimento em serviços. Reformulação trouxe melhorias em organização e lay out
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, anuncia a reestruturação da representação Mecânica Catarinense, empresa que faz parte do Grupo Locatelli e atende todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Após a reestruturação do seu antigo prédio, que segue com a mesma área total de 4.200 metros quadrados, a Mecânica Catarinense passou por melhorias em sua organização e lay out. Com a iniciativa foram construídas seis novas áreas de manutenção, totalizando agora 16 boxes de serviços. Além disso, a concessionária passou a contar com várias novas salas de trabalho, oficina e depósito de peças para atender a padronização de concessionárias Librelato.
Para Adilton Cirico, Gerente Comercial da Mecânica Catarinense, a reestruturação tornou o local mais moderno e trouxe melhor aproveitamento do espaço, além de mais conforto para os clientes que buscam adquirir implementos rodoviários ou precisam de algum serviço de manutenção.
Para Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato, “a Rede Librelato segue investindo na satisfação dos seus clientes, oferecendo a melhor qualidade de serviço junto com os implementos mais fortes do mercado. O Mato Grosso do Sul representa uma região estratégica para a Librelato e a parceria com a representação Mecânica Catarinense só reforça o nosso compromisso por um atendimento ainda mais rápido em um ambiente com o padrão de qualidade que o cliente Librelato exige e merece”, finaliza o Executivo.
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Valor médio do diesel comum é o mesmo registrado em agosto; tipo S-10 apresentou redução de 0,16% e fechou o período a R$ 6,17
De acordo com a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum encerrou setembro com o mesmo valor médio do mês anterior, de R$ 6,10. A estabilidade também foi registrada para o tipo S-10, que fechou o período a R$ 6,17 na média nacional, após redução de 0,16%, ante o fechamento de agosto.
“Os dois tipos de combustível têm apresentado pequenas variações nos últimos meses e, pelo comportamento que temos observado nos preços médios regionais, a tendência é que a estabilidade se mantenha até o final do ano, se não houver reajustes”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Na análise regional, apenas o Sudeste apresentou aumento no preço médio do diesel comum, de 0,17%, alcançando o valor de R$ 6,03. Já o Centro-Oeste e o Nordeste foram as que tiveram a maior redução para o combustível, de 0,49%, registrando médias de R$ 6,12 e R$ 6,14, respectivamente. Enquanto isso, o tipo S-10 teve incremento apenas na Região Sul, de 0,17%, fechando a R$ 5,98, e as maiores quedas, de 0,32%, aconteceram também no Centro-Oeste e no Nordeste, onde o litro fechou a R$ 6,26 e R$ 6,20, respectivamente.
Nas bombas da Região Norte foram registrados os maiores preços médios para os dois tipos de diesel, de R$ 6,67 o comum e R$ 6,59 o S-10. Já os valores mais baixos foram encontrados nos postos do Sul: o comum a R$ 5,92 e o S-10 a R$ 5,98.
No levantamento por estado, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum foi registrada no Amapá, a R$ 7,39, após manter o mesmo preço de agosto. O Paraná também manteve o valor do mês anterior, de R$ 5,90, e encerrou setembro como o estado com o menor preço médio do País para o combustível.
Nos mesmos estados foram registrados os maiores e menores valores para o tipo S-10: no Amapá está o combustível mais caro, a R$ 7,49, após alta de 0,40%; e no Paraná o S-10 foi encontrado a R$ 5,95, mesmo após incremento de 0,17% no preço.
O maior aumento para o diesel comum, de 0,98%, aconteceu nas bombas da Paraíba, que passaram a comercializar o combustível a R$ 6,18, enquanto a maior redução, de 2,41%, foi registrada em Sergipe, onde o combustível foi encontrado a R$ 6,49. Para o tipo S-10, o maior aumento foi identificado no Amapá, de 0,40%, passando para R$ 7,49, e a maior queda, de 1,28%, foi registrada no Rio Grande do Norte, que comercializou o combustível a R$ 6,17.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Média mensal é de 13.110 produtos comercializados o que poderá significar 157 mil implementos rodoviários ao final de 2024; ANFIR pondera que o volume pode ser maior porque não há como prever o efeito Fenatran no mercado
A projeção sobre a média mensal de emplacamentos de implementos rodoviários indica que o setor poderá fechar 2024 com aproximadamente 157 mil produtos. Isso representa variação positiva de cerca de 5% sobre o total registrado ano passado que foi 151 mil implementos rodoviários. No entanto, com a realização da Fenatran em novembro essa projeção pode ser alterada.
“A Fenatran é o maior catalisador de negócios do setor e historicamente a indústria de implementos rodoviários sempre apresenta balanço positivo de vendas após o evento”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. “O efeito dos negócios realizados na Fenatran não é direto porque essas vendas não são faturadas imediatamente após a feira mas sim ao longo dos meses subsequentes", explica Spricigo. “Porém este ano a indústria dispõe em estoque de alguns modelos de implementos o que pode facilitar a aquisição do caminhão e de imediato do semirreboque e isso poderia contribuir com um número ainda maior de crescimento frente a previsão da ANFIR”, conclui.
Segmentos - O segmento de Reboques e Semirreboques registrou 67.429 implementos rodoviários emplacados de janeiro a setembro de 2024. Em igual período de 2023, o volume foi de 65.824 o que representa crescimento de 2,44%.
No setor de Carroceria sobre chassi Leves foram emplacados, de janeiro a setembro desse ano, 50.565 produtos, ante 45.352 unidades no mesmo período do ano passado. Com isso, o segmento apresenta variação positiva de 11,49%.
No total, a indústria de implementos rodoviários cresceu 6,13%. De janeiro a setembro de 2024 foram comercializados 117.994 produtos, contra 111.176 unidades no mesmo período de 2023.
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Argonautas Comunicação
Comitiva de 18 empresas foi organizada pela ANFIR e ApexBrasil e realizou 400 contatos comerciais no estande MoveBrazil
As 18 empresas do setor fabricante e implementos rodoviários que estiveram presentes na IAA Transportation, realizada em Hannover (Alemanha), deverão realizar US$ 10 milhões em negócios de exportação nos próximos 12 meses. “A presença do produto brasileiro atrai a atenção dos operadores logísticos internacionais”, celebra José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “deixamos de ser novidade e ingressamos na agenda de negócios das empresas estrangeiras”.
A IAA Transportation aconteceu de 17 a 22 de setembro e as empresas brasileiras estiveram juntas no estande MoveBrazil, organizado pela ANFIR em parceria com a ApexBrasil-Agência Brasileira de Promoção de Exportações. Durante a feira foram realizadas 400 reuniões comerciais.
A missão comercial faz parte do programa de incentivo as exportações de implementos rodoviários e demais componentes, o MoveBrazil. O convênio foi assinado pela primeira vez entre ANFIR e ApexBrasil em 2016 e foi renovado em julho desse ano.
As empresas participantes na IAA Transportation foram: Busa Industrial e Comercial, Brasfit Indústria e Comércio, ComLink Equipamentos Eletrônicos, Forbal Indústria Automotiva, Globus Electronics, Grimaldi, Guerra Implementos Rodoviários, Hallco Piso Móvel América do Sul, Ibiporã Implementos Rodoviários, Librelato Implementos Rodoviários, PCP Steel, Ramah Group, Randon Implementos e Participações, Sansuy, Sinalsul Indústria de Autopeças, Thermo Star Equipamentos, Thyssenkrupp Brasil e VBC Sistemas Inteligentes.
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Argonautas Comunicação
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