

Evento acontece de 17 a 22 de setembro na Alemanha e é o maior do setor de transporte de cargas; Serão 18 empresas do setor fabricante de implementos rodoviários e seus componentes que estarão reunidas no estande brasileiro do programa MoveBrazil
A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vão levar 18 empresas à IAA Transportation, maior feira de transporte de cargas do mundo, que acontece de 17 a 22 de setembro em Hannover (Alemanha). “A missão comercial ao maior evento do setor em todo o mundo consolida a presença do produto brasileiro frente aos maiores operadores logísticos do mercado internacional”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
A participação brasileira será no estande do MoveBrazil, programa de incentivo as exportações de implementos rodoviários e demais componentes. O convênio foi assinado pela primeira vez entre ANFIR e ApexBrasil em 2016 e foi renovado em julho desse ano.
As empresas participantes são: Busa Industrial e Comercial, Brasfit Indústria e Comércio, ComLink Equipamentos Eletrônicos, Forbal Indústria Automotiva, Globus Electronics, Grimaldi, Guerra Implementos Rodoviários, Hallco Piso Móvel América do Sul, Ibiporã Implementos Rodoviários, Librelato Implementos Rodoviários, PCP Steel, Ramah Group, Randon Implementos e Participações, Sansuy, Sinalsul Indústria de Autopeças, Thermo Star Equipamentos, Thyssenkrupp Brasil e VBC Sistemas Inteligentes.
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A descarbonização vai além do trem-de-força com tecnologias para reboques, com tomada de força também em foco
A ZF continua a liderar a investida em direção ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tornar os veículos comerciais mais sustentáveis. À medida que a indústria passa por sua maior transformação desde a invenção do motor à combustão interna, a ZF continuará a definir o ritmo da inovação respondendo ativamente às necessidades dos clientes com um portfólio full-flex. A empresa se apresentará com este foco durante o IAA Transportation deste ano em Hanover, Alemanha, de 17 a 22 de setembro.
Como o maior fornecedor de componentes e sistemas do mundo com o mais amplo portfólio para a indústria de veículos comerciais, a ZF está bem-posicionada para fornecer a expertise técnica, flexibilidade de produção e transferência de tecnologia entre divisões necessárias para fornecer soluções econômicas. A ZF prevê que a demanda do cliente por mobilidade elétrica crescerá nos próximos anos.
Tecnologias híbridas - A ZF está investindo em tecnologias de transmissão híbrida como uma solução rápida para reduzir as emissões de veículos comerciais. A mais recente variante da ZF de sua bem-sucedida transmissão TraXon 2, a TraXon 2 Hybrid, é um novo conceito que efetivamente permite que as montadoras incorporem a tecnologia híbrida em suas plataformas de design existentes com esforço e complexidade reduzidos. O sistema facilita a mobilidade limpa, segura e eficiente, ao mesmo tempo em que traz benefícios de custo total de propriedade (TCO).
As tecnologias híbridas oferecem um potencial significativo de redução de emissões, ao mesmo tempo em que retêm muitas das vantagens em termos de alcance e capacidades de reabastecimento. Com sua vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias híbridas para carros de passeio, a ZF é capaz de alavancar suas capacidades técnicas e industriais para desenvolver soluções híbridas viáveis e com alto custo-benefício.
Tecnologias de emissão zero: Kit de mobilidade elétrica da ZF - A família de acionamentos elétricos de última geração da ZF fornece todos os elementos que as montadoras precisam para eletrificar seus veículos. O kit de E-Mobility da ZF emprega uma abordagem modular exclusiva, integrando componentes perfeitamente para criar um sistema compacto, leve e potente. O desenvolvimento interno da ZF de componentes essenciais, que inclui inversores, motores elétricos, transmissões, atuadores elétricos e unidades de controle eletrônico, incluindo software, permite que eles adaptem soluções de acionamento elétrico às especificações exclusivas de montadoras em várias aplicações de veículos.
Atendendo a uma ampla gama de requisitos do cliente, o kit da ZF inclui uma plataforma de transmissão central – a CeTrax 2 dual e a CeTrax 2 – que pode ser aplicada no mesmo espaço de uma transmissão convencional, bem como uma plataforma de transmissão por eixo – a AxTrax 2 dual e a AxTrax 2 – que fica mais próxima das rodas, proporcionando maior flexibilidade de design.
As montadoras têm a flexibilidade de usar sistemas e-drive completos da ZF ou integrar componentes, software ou subsistemas individuais. Essa versatilidade facilita uma transição suave para a mobilidade elétrica, oferecendo soluções de acionamento elétrico que podem ser facilmente integradas em plataformas de veículos existentes ou fornecer flexibilidade de design adicional para atender a várias aplicações.
Plataforma de mobilidade elétrica modular e de tecnologia aberta: a ZF eletrifica uma ampla gama de aplicações de veículos comerciais, oferecendo diferentes soluções para veículos elétricos a bateria ou células de combustível.
Reboques eletrificados - O reboquedesempenhará um papel cada vez mais significativo para ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário de carga, seja ele transportado por um caminhão à combustão ou elétrico. O conceito de reboque elétrico da ZF, que integra seu AxTrax 2 e-Axle desenvolvido internamente junto com seu EBS - Electronic Braking System (Sistema de Freios Eletrônicos) e do sistema de bateria instalados em um trailer, efetivamente converte um caminhão movido à combustão em um híbrido. No caso de um veículo elétrico, o conceito de trailer elétrico efetivamente estende a autonomia do veículo.
Quando puxado por um caminhão à combustão, a tecnologia pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 16% por meio da recuperação, enquanto até 40% com a solução híbrida plug-in. O conceito é possível graças ao desenvolvimento do mais recente eixo de tração eletrificado da ZF, o AxTrax 2, que foi originalmente projetado para caminhões, ônibus e ônibus de turismo. Integrar suas tecnologias de e-mobilidade, como o AxTrax 2, combinadas com a expertise líder da ZF em sistemas de controle de frenagem, demonstra como a ZF aplica suas capacidades de transferência técnica para atender a uma ampla gama de aplicações de forma eficaz.
eWorX - A ZF também se destaca no domínio de soluções de tomada de força eletrificada (ePTO). O eWorX da ZF integra componentes incluindo um motor elétrico de 50 kW, inversor e unidade de controle eletrônico com software específico para a aplicação. O eWorX alimenta uma variedade de equipamentos incluindo elevadores de gancho, carregadores de caçamba ou guindastes de carga instalados em veículos comerciais elétricos. Desenvolvido em estreita colaboração com montadoras e implementadoras, o conceito está se mostrando altamente bem-sucedido com a demanda por produtos eWorX esperada para dobrar nos próximos anos.
A versão mais recente do eWorX da ZF é integrada ao chassi do veículo e usa o sistema de resfriamento do caminhão. O design inovador reduz o espaço de instalação e permite que o sistema seja adotado em uma gama mais ampla de aplicações em veículos. Além disso, a ZF apresentará em breve uma próxima geração à família ZF eWorX com um acionamento de 70 kW, 800 V, com capacidade de segurança cibernética para soluções de tomada de força elétrica, bem como um dispositivo de E/S (entrada e saída) multifuncional e bidirecional para alimentar aplicações em veículos comerciais eletrificados.
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MM Editorial |
Reboques e Semirreboques apresentam crescimento de 3,84%; Carroceria sobre chassi registra curva positiva de 7,09%; Total apurado em oito meses de 2024 representa 5,18% de aumento sobre igual período de 2023
A recuperação do mercado de implementos rodoviários está se consolidando. As duas linhas de implementos rodoviários – Pesada e Leve – apresentam crescimento constante no volume de emplacamentos desde o início do ano. A exceção foi o mês de maio afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“O que observamos é um movimento constante e positivo nos negócios do setor em 2024, reflexo da capacidade de nosso País em superar grandes dificuldades”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
O executivo lembra que em novembro, com a realização da Fenatran, os volumes de vendas do setor poderão ficar mais aquecidos. “Historicamente a Fenatran é o polo agregador de negócios da indústria de implementos rodoviários, em particular; e para todo o setor de transporte de cargas, em geral. Portanto, é natural estarmos todos com expectativas positivas para o evento”, conclui.
Segmentos - De janeiro a agosto desse ano, o segmento Pesado registrou variação positiva de 3,84%. Em oito meses de 2024 foram emplacados 60.199 produtos ante 57.973 em igual período do ano passado.
No segmento Leve o crescimento apresentado de janeiro a agosto de 2024 foi de 7,09%. No período foram comercializados 43.721 produtos enquanto que de janeiro a agosto de 2023 foram vendidas 40.825 unidades.
EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A AGOSTO DE 2024
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Tipo comum teve incremento de 0,99%, enquanto o S-10 avançou 0,16% e chegou a R$ 6,18
De acordo com o mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o valor médio do diesel comum manteve a tendência de alta registrada em julho e encerrou agosto com incremento de 0,99% no comparativo com o mês anterior, alcançando a média nacional de R$ 6,10. Ainda que em percentual menor, o tipo S-10 do combustível também aumentou no período, em 0,16%, o que elevou seu preço médio a R$ 6,18.
“É o segundo mês consecutivo em que o preço do diesel comum se mantém acima de R$ 6. Se compararmos com o valor registrado em junho, último mês em que a média esteve abaixo desse valor, a R$ 5,98, o incremento já alcança 2%”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
Na análise regional, o Sul se destacou com os menores preços para os dois tipos de diesel: R$ 5,92 o comum (apesar de um aumento de 0,17% no período) e R$ 5,97 o S-10 (após queda de 0,17%). Já o Norte foi a região com as maiores médias, sendo o diesel comum encontrado nos postos a R$ 6,70 e o S-10 R$ 6,59, mesmo após recuo de 0,15% . A maior alta no preço médio do diesel comum aconteceu no Sudeste, de 0,84%, enquanto no Norte foi registrado o maior aumento para o S-10, de 0,61%.
Na avaliação por Estado, o IPTL mostrou que os maiores preços médios para os dois tipos de diesel foram registrados no Amapá: R$ 7,39 o comum, após alta de 0,27%; e R$ 7,46 o S-10, como resultado de um incremento de 0,13%. Já o Paraná foi o Estado com as menores médias também para os dois combustíveis: R$ 5,90 o diesel comum, mesmo com uma alta de 0,34% observada no período; e R$ 5,94 o S-10, após queda de 0,34%.
O índice revelou que a maior alta, de 3,95%, para o diesel comum aconteceu no Amazonas, onde o combustível foi encontrado a R$ 6,32, e o maior recuo, de 4,59%, foi registrado em Sergipe, com o valor médio de R$ 6,65. O S-10, por sua vez, teve seu maior aumento, de 1,97%, em Roraima, levando o litro a um preço médio de R$ 6,73; e a maior queda, de 0,80%, ocorreu na Bahia, resultando em uma média de R$ 6,21.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
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Nesse período foram desenvolvidos mais de 1.500 projetos; Engenharia compartilhada é responsável por apresentar aos clientes soluções exclusivas e de menor custo
A ComLink Equipamentos Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), comemora 25 anos de mercado em setembro e registra a marca de mais de 1.500 projetos desenvolvidos para seus clientes. “Isso dá uma média de cinco projetos por mês o que mostra nosso compromisso de entender e atender o cliente propondo soluções exclusivas”, explica Marcio Slomp, diretor Geral.
A empresa atua nos segmentos agrícola, rodoviário, construção, mineração e de máquinas em geral. A ComLink desenvolve produtos, como o inclinômetro, e projetos de automação industrial para as mais variadas aplicações, além de placas eletrônicas em regime OEM (Original Equipment Manufacturer) para outras empresas, que são produzidas em sua linha de montagem.
Os próximos passos da empresa são a implantação de uma nova linha de produção mais flexível, com maior capacidade de produção e menos impacto ambiental. “São máquinas que permitem processos livres de chumbo e sem necessidade de lavar stencil, com tecnologia inovadora”, diz o diretor que completa: “dessa forma vamos ampliar os segmentos onde atuamos”.
Engenharia compartilhada - A ComLink trabalha em estreita colaboração com seus clientes desenvolvendo projetos de maneira a apresentar opções que sejam mais viáveis, eficientes e de custo competitivo. “Com engenharia compartilhada conseguimos obter soluções customizadas porque cada fabricante tem suas especificidades”, conta o executivo.
Outra característica da empresa são as parcerias de longa data. Isso acontece porque a ComLink oferece produtos e soluções exclusivas, mantendo sigilo sobre o desenvolvimento feito com o parceiro. “Operamos com elevado grau de sinergia e troca de conhecimentos sem comprometer os aspectos estratégicos da operação do cliente”, afirma o diretor.
Esse modo de desenvolver projetos é a marca da empresa com seus clientes do Brasil e também do exterior. Soluções surgidas a partir do trabalho de engenharia compartilhada da ComLink com seus clientes já operam na Argentina, EUA e México. “Não à toa a data de fundação da empresa é 20 de setembro, justamente a da revolução Farroupilha, e deve ser também por isso que somos conhecidos por nossas façanhas em nosso campo de atuação”, brinca Slomp. “A inovação está em nosso DNA, é o que nos motiva, nossa equipe vibra a cada produto desenvolvido e a cada cliente encantado por uma solução inovadora” comenta Tales Bolson, gerente Comercial.
Patente registrada - O total de projetos em 25 anos chega a mais de 1.500, sendo que alguns se tornaram produtos e outros são soluções, como testes focados para acompanhar o desempenho da linha de produção automotiva. Há também patentes registradas. É o caso do inclinomoto, o inclinômetro com controle remoto integrado ao equipamento, cuja patente é de 2011.
A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink podem ser encontrados em operação na África do Sul, Albânia, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia e Uruguai.
A empresa tem se voltado para o mercado exterior, seja fazendo exportações diretas seja equipando implementos rodoviários basculantes que são vendidos a clientes estrangeiros. Atualmente os produtos ComLink com exportação direta podem ser encontrados em operação na Albânia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiné, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Turquia, Uruguai e alguns países do continente Africano.
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