

Empresa lidera a transição energética na América Latina com portfólio diversificado, ao oferecer soluções sustentáveis em gás natural, biometano, propulsão elétrica, etanol e hidrogênio.
Criadora de soluções que movem as indústrias mais exigentes e importantes do País, a Cummins Brasil desempenha um papel crítico na construção e preservação para um futuro sustentável. Nesta Fenatran 2024, a maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a líder em tecnologia de energia destaca o potencial do Brasil como um dos principais atores na descarbonização por meio da produção de energias renováveis, ao promover um completo portfólio diversificado de soluções energéticas. Com foco nas oportunidades da matriz local, as tecnologias da empresa se apresentam alinhadas às vocações do Brasil para o transporte sustentável, com o uso de biocombustíveis, avanço das soluções diesel e a crescente adoção de soluções de mobilidade elétrica.
A matriz energética brasileira tem se tornado cada vez mais renovável, com destaque para o crescimento da biomassa, energia eólica e solar, que atingiram 49,1% da Oferta Interna de Energia (OIE) em 2023, segundo Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela expansão da geração de eletricidade a partir dessas fontes. Ao mesmo tempo, a participação de fontes fósseis vem diminuindo gradualmente, refletindo a transição energética.
Este mesmo estudo informa que entre 2014 e 2023, a participação dos derivados da cana de açúcar cresceu de 15,7% para 16,8%, refletindo a expansão do uso da biomassa na matriz brasileira. Já o biometano, proveniente de resíduos de saneamento e do bagaço da cana de açúcar, está em rápida ascensão, com uma previsão de crescimento de 600% até 2029, segundo a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás).
“Com posição de destaque do Brasil na agenda de transição energética global, nossa atuação busca catalisar ainda mais o uso de energias renováveis e soluções de menor impacto ambiental. A verdadeira transformação reside em garantir que nossas soluções sejam compatíveis e funcionem em harmonia com o sistema energético brasileiro. Adotamos uma abordagem multienergética, alinhada às vantagens competitivas locais, para impulsionar a economia e expandir a infraestrutura necessária para sustentar essa transição”, afirma Adriano Rishi (foto), presidente da Cummins Brasil.
Com atuação global, a Cummins investiu significativamente, ao destinar um recorde de cerca de R$ 7,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em 2023. No Brasil, os investimentos giram em torno de R$ 50 milhões anualmente e a empresa conta com uma equipe de engenharia, composta por cerca de 130 profissionais, capacitada para fornecer soluções personalizadas aos clientes.
O Centro Técnico Brasil da Cummins, localizado em Guarulhos (SP), posicionou-se no cenário global, ao abrir suas portas para serviços externos ao receber solicitações de desenvolvimento de outros países. Com investimentos que ultrapassam R$ 8,8 milhões, o laboratório se tornará habilitado e reconhecido até o fim de janeiro de 2025 pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos, como IPA e CARB, destacando-se como uma referência na América Latina ao atuar como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.
“Neste ano, completamos 53 anos de atuação no mercado brasileiro, cujo destaque é a importância dos nossos investimentos locais para atender às indústrias. Nossa missão é garantir que os equipamentos funcionem de maneira que faça sentido econômico e ambiental”, como reforça Rishi. “Além disso, estamos ampliando nossa capacidade de incluir sistemas de propulsão completos para apoiar também os nossos clientes em sua jornada de descarbonização, independente do caminho escolhido”.
De gigante em motores a líder em soluções diversificadas de trem de força - Projetos inovadores, como a plataforma de motores HELM™, conectam as tecnologias atuais às do futuro, marcadas por soluções zero emissão da Accelera by Cummins, enquanto as tecnologias já implementadas continuam a evoluir para atender às demandas atuais do setor. “A nossa proposta para esta Fenatran transitará por tecnologias diversificadas do atual cenário e do futuro, baseadas na necessidade global mais urgente que é a descarbonização”, reforça o presidente.
HELM™ - Em um cenário no qual as inovações em eletrificação e células de combustível avançam, a infraestrutura adequada é imprescindível para suportar essas tecnologias. "Não podemos esperar 20 ou 30 anos para iniciar a descarbonização. Como solução para conectar o presente às inovações do futuro, a plataforma HELM™ se apresenta como uma tecnologia inovadora para essa transição crucial”, afirma Rishi.
Destaque nesta edição da Fenatran, a plataforma de motores HELM™ - Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels (Maior Eficiência, Menos Emissões e Múltiplos Combustíveis) diferencia-se pela flexibilização em atender às necessidades específicas dos clientes e às demandas locais ao operar com diversas propostas de combustíveis. A plataforma HELM™ será exibida na versão X15L, incluindo três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio. Embora visualmente as inovações possam parecer semelhantes, é nesse sistema (cabeçote) que as diferenças ocorrem devido à variação das tecnologias de injeção de combustível. Além da versão 15 litros, as plataformas Cummins HELM™ incluem as versões B 6.7 e X10.
Versátil, a plataforma HELM™ no mercado brasileiro também pode operar com diferentes blends de biodiesel, biocombustíveis, HVO, gás natural, gasolina e até o hidrogênio, este último sendo posicionado no topo da cadeia. Para o Brasil, a Cummins considera fundamental uma plataforma de motores a combustão interna capaz de utilizar uma variedade de biocombustíveis, como biogás e etanol.
Accelera by Cummins - Em 2023, a Accelera by Cummins, marca zero emissão, foi lançada globalmente como forma de acelerar os esforços da empresa para alcançar a estratégia de Destino ao Zero, com foco na evolução das tecnologias zero emissão. Atualmente, o portfólio da Accelera by Cummins inclui células de combustível, baterias, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores para produção do hidrogênio verde.
Para esta Fenatran 2024, a Accelera by Cummins também traz novidades para o mercado brasileiro com o lançamento da nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD44, que reforça a aposta no hidrogênio como vetor energético do futuro. Com essas tecnologias, a Cummins oferece uma visão de longo prazo, integrando soluções que permitem a eletrificação e o uso de combustíveis limpos de maneira eficiente e competitiva.
A nova geração do 14Xe traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, como aumento da eficiência energética, maior torque e potência, além de recursos avançados em segurança funcional e cibersegurança. O 14Xe integra sistemas que monitoram continuamente o desempenho de componentes críticos, permitindo a detecção precoce de falhas. Simultaneamente, suas funcionalidades de cibersegurança protegem as informações trocadas entre o eixo e outros sistemas do veículo, garantindo a integridade e a proteção contra ataques cibernéticos. Equipado com inversor de alta potência ELFA 3 V3.2, otimizando o desempenho para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) entre 12t e 24t, o novo eixo elétrico traz faixa de potência contínua de 130 kW, 150kW, 180kW e 230 kW, e potência de pico de 290 kW.
Já o conceito da célula de combustível HyPM™ HD44, de 45 kW, reforça o uso do hidrogênio verde para geração da eletricidade por meio de uma reação com o oxigênio que, por sua vez, é responsável por carregar as baterias do veículo, alimentando o motor de tração elétrico. Além do HyPM™ HD44, o portfólio de célula de combustível da Accelera by Cummins inclui a nova geração dos sistemas FCE300 e FCE150 recém-lançados globalmente, que oferecem maior densidade de potência e eficiência.
Inovações para o agora - A Cummins Brasil destaca suas inovações tecnológicas em seu estande, com o motor de 4 cilindros F 4.5, com a maior densidade de potência no mercado brasileiro. O motor será equipado com o sistema de pós-tratamento Single Module, que atende às regulamentações Euro VI / Proconve P7. O Cummins Single Module é composto por quatro componentes principais: o Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), o Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), o Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR). Essa configuração modular facilita a manutenção, ao contrário de sistemas concorrentes, frequentemente mais complexos e onerosos. Além disso, o sistema é compacto e leve, apresentando 60% menos volume e 40% menos peso do que soluções equivalentes, otimizando ainda mais os projetos dos clientes.
Outra inovação a ser apresentada é o eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Desenvolvido pela equipe de engenharia da Cummins, o eixo atende às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito, com um design aprimorado que aumenta a capacidade de carga em 11% em comparação com o modelo anterior.
Soluções de combustíveis alternativos para o transporte brasileiro - A Cummins ainda expande seu portfólio de soluções a gás ao promover os novos motores B6.7N e M15N, alinhada às vocações brasileiras para o uso de combustíveis renováveis. Essas novas opções, prontas para operar também com biometano, são ideais para aplicações como caminhões de lixo, ônibus e transporte pesado, oferecendo uma alternativa de baixo carbono com alta eficiência. O B6.7N possui potência de 190 a 280 hp, enquanto o M15N, o mais potente motor a gás do mercado brasileiro, entrega até 523 hp, recomendável para caminhões de cana de açúcar e outras aplicações de grande porte.
O etanol também integra portfólio da Cummins. A líder em tecnologia anunciou no segundo trimestre deste ano a motorização eletrônica QSB7 a etanol, combustível estratégico para o Brasil, equipado em um grupo gerador. Esta motorização, em testes promovidos pela equipe de engenharia brasileira e pelo Centro Técnico Brasil, compartilha os componentes da versão a gás natural, ciclo Otto. A Cummins estima que o equipamento com motor QSB7 a etanol ofereça potência semelhante à versão a diesel.
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Aumento foi estimulado pelo aquecimento da atividade industrial, em especial nos setores de construção civil e bens de consumo
O preço médio do frete por quilômetro rodado fechou o mês de setembro a R$ 6,44, após alta de 1,30% no comparativo com agosto. É o que aponta o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). Um dos motivos da variação é o aquecimento da atividade industrial, principalmente nos setores de construção civil e bens de consumo. Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria brasileira, o setor avançou a 53,2 em setembro, de 50,4 no mês anterior, considerando a marca de 50 que separa crescimento de contração, no indicador que tem sua escala de variação de 0 a 100.
“O impacto no preço do frete tem sido ocasionado pelo aumento da demanda de transporte oriunda do setor industrial, quanto ao combustível temos observado estabilidade no preço do diesel que, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), encerrou setembro a R$ 6,10 o tipo comum, estável ante agosto, e o S-10 a R$ 6,17, após um ligeiro aumento de 0,16%”, comenta Vinicios Fernandes, Diretor da Edenred Repom.
Além disso, segundo Fernandes, há a expectativa de aumento no preço do dólar, que deve se manter até o encerramento do ano, e na taxa SELIC – esta deve ficar acima do projetado no início de 2024, que podem contribuir com a tendência de alta no preço do frete. “Esses dois fatores impactam diretamente no custo de operação das empresas de transporte, tanto no preço do combustível quanto na manutenção da frota”, explica o Diretor da Edenred Repom.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, há 30 anos é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.
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Participação da região no número de ocorrências cresce
O Sudeste foi o local de 85% dos roubos de carga no Brasil no 1º semestre deste ano, mostra uma pesquisa do Centro de Inteligência da Overhaul, empresa global de soluções de monitoramento de cargas. A região mais populosa, rica e com a malha rodoviária mais movimentada do país ganhou quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
Na divisão por regiões, o Sudeste foi seguido por Nordeste (6%), Sul (4%), Centro-Oeste (3%) e Norte (2%). O ranking dos dez estados com mais ocorrências é composto por São Paulo (48%), Rio de Janeiro (30%), Minas Gerais (6%), Paraná (3%), Bahia (2%), Mato Grosso (2%), Rio Grande do Sul (1%), Ceará (1%), Maranhão (1%) e Tocantins (1%).
Parte do aumento da participação do Sudeste nos roubos de carga é explicada pela queda acentuada nos números da região Sul. Dentre os casos registrados em todo o país entre janeiro e junho deste ano, 3% ocorreram no Paraná, contra 6% no mesmo período de 2023. No Rio Grande do Sul, a redução foi ainda maior: de 3% para 1%.
Segundo o gerente de Inteligência da Overhaul Brasil, Reginaldo Catarino, a redução de casos no sul do país pode ter relação com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul e deixaram 183 mortos em maio.“Isso impediu o tráfego de cargas destinadas à região e a países como Argentina, Chile e Uruguai. O Paraná é passagem para quase todos os veículos do resto do país para o Sul, então acreditamos que este fato tenha impactado no número de ocorrências”, afirma.
Em números absolutos, houve uma queda de 17,9% no número de casos de roubos na primeira metade do ano em relação ao mesmo período de 2023, puxada principalmente por São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo os dados do Centro de Inteligência, as ocorrências caíram 21% em território paulista e 43% nas vias fluminenses na comparação interanual.
Crimes acontecem mais de dia e de segunda a quinta - O estudo da Overhaul mostra que 72% das ocorrências aconteceram entre 6h e 18h, com o dia claro, contra 28% à noite ou madrugada. Os dias da semana em que os roubos são mais recorrentes são de segunda a quinta-feira, quando ocorrem 73% dos casos. Trata-se de um padrão registrado em levantamentos anteriores.
Em relação ao tipo de carga roubada, destacam-se as diversas, que são cargas de tipos diferentes sendo transportadas em conjunto (51%), veículos e autopeças (12%), incluem-se também os próprios veículos comerciais leves e pesados desmontados para a revenda de peças para desmanches e alimentos e bebidas (9%). Os seguintes tipos são agro (7%) e tabaco (6%).
Na análise específica para o agronegócio, a Overhaul observa diferenças em relação à tendência geral. Dos roubos dessa categoria, 46% ocorrem entre 18h e 0h e 47% às quartas ou quintas-feiras. Os grãos ainda são os itens mais subtraídos (51%), seguidos por pesticidas (13%). A faixa que vai do norte do Paraná ao sul de Goiás é a mais atingida.
Metodologia - Catarino explica que o banco de dados usado pelo Departamento de Inteligência da Overhaul reúne informações diárias de casos registrados no Brasil, dados divulgados por órgãos oficiais do Governo, e ainda dados de empresas dos setores de Segurança e Transportes, e inteligência artificial. “Todos esses dados são checados pela equipe da Overhaul e por inteligência artificial, sendo capazes de analisar riscos e antecipar cenários com alta precisão em relação às rotas, localidades e a densidade dos roubos. Por outro lado, a pesquisa não possui uma contagem exata dos roubos de carga.”, revela ele.
O Departamento consegue reunir informações de fontes variadas até produzir uma amostra significativa de eventos de roubos de carga que permite realizar análises estatísticas. São elas que embasam as decisões dos clientes da Overhaul, em sua maioria gerentes e diretores de empresas de transporte de carga.“Fizemos uma pesquisa recente e eles já têm um prognóstico dos setores e regiões que devem ter o maior crescimento no ano que vem. Isso também contribui para a tomada de decisões importantes, como a contratação de seguros ou escolta.”
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É o primeiro relatório produzido de forma independente
A Yusen Logistics Co., Ltd. (Presidente: Hiroyuki Okamoto) lançou o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Yusen Logistics 2024, resumindo o progresso nos compromissos ambientais, sociais e de governança.
O Grupo Yusen Logistics vem se comprometendo em priorizar o ESG como o coração da estratégia de gestão da empresa, proporcionando a todos stakeholders novos valores através dos negócios para realizar a Visão da cia, que é "Conectar pessoas, empresas e sociedade a um futuro melhor - através da logística." Em abril de 2022, foi anunciada a História ESG do Grupo Yusen Logistics e, desde então, o grupo tem trabalhado em estreita colaboração para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade.
Neste primeiro relatório de sustentabilidade independente, foi apresentado uma atualização abrangente sobre as metas, iniciativas, conquistas e progressos de sustentabilidade do grupo, alinhados com a História ESG. À medida que as empresas em todo o mundo enfrentam desafios como as mudanças climáticas, permanecemos dedicados a traçar o caminho em direção ao crescimento sustentável e apresentar o compromisso em resolver questões sociais através do Relatório de Sustentabilidade.
Acesse o relatório por aqui: Yusen Logistics Group Sustainability Report 2024
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Empresa reforça liderança no setor e lança o "Transvias Guia Geral dos Transportes Edição 156", com um aumento significativo no número de transportadoras credenciadas e soluções inovadoras para otimização de rotas.
O Transvias, referência no mercado de cargas fracionadas, chega à Fenatran 2024 com grandes expectativas e novidades. Durante o maior evento de transporte rodoviário da América Latina, a empresa pretende não apenas fortalecer sua posição de liderança no setor, mas também atrair novos parceiros e expandir seus negócios. Com uma tradição de mais de 70 anos no mercado de informações logísticas no Brasil, o Transvias está pronto para demonstrar como suas inovações tecnológicas são projetadas para otimizar a eficiência operacional e reduzir custos.
Expectativa de Crescimento e Inovações Tecnológicas - Segundo Célio Martins, gerente de novos negócios do Transvias, "Nossa expectativa para a Fenatran 2024 é muito alta. Queremos mostrar como as nossas soluções inovadoras podem transformar a logística de cargas fracionadas, oferecendo mais eficiência e competitividade para nossos clientes. Estamos comprometidos em conectar ainda mais empresas e transportadoras, o que é fundamental para o crescimento do setor."
A empresa espera que a Fenatran 2024 seja uma plataforma estratégica para impulsionar novos negócios e fortalecer parcerias atuais. Com o lançamento do "Transvias Guia Geral dos Transportes edição 156", que inclui um aumento de 20% no número de transportadoras parceiras, a Transvias reafirma seu compromisso de conectar empresas e oferecer soluções logísticas ainda mais abrangentes.
Expansão de Negócios e Lançamento do Guia Geral dos Transportes - O Transvias vê a Fenatran como uma oportunidade única para fechar acordos estratégicos e expandir seus contratos atuais. Célio Martins destaca que "O lançamento do 'Transvias Guia Geral dos Transportes Edição 156' é um marco importante para nós. Ele não apenas amplia nossa cobertura de rotas, mas também fortalece a nossa rede de transportadoras credenciadas, proporcionando mais opções e flexibilidade para nossos clientes."
Além disso, a demonstração das novas tecnologias de otimização de rotas no estande do Transvias permitirá que os visitantes experimentem em primeira mão as soluções que prometem revolucionar o setor de transportes de cargas fracionadas, garantindo maior competitividade e redução de custos operacionais.
Dados e Números sobre a Fenatran 2024 - A Fenatran 2024 será a maior edição da história do evento, ocupando todos os oito pavilhões do São Paulo Expo, com mais de 100 mil metros quadrados de área dedicada às inovações no setor de transporte rodoviário de cargas. O evento contará com a presença de 600 expositores, incluindo 74 novas marcas, e espera receber 66 mil visitantes qualificados. Entre os destaques, estão as discussões sobre eletrificação de frotas, políticas ESG e a modernização da logística com tecnologias de última geração.
Um Marco na História do Transvias
Com mais de sete décadas de atuação no mercado, o Transvias chega à Fenatran 2024 com a missão de inovar e liderar o setor de cargas fracionadas no Brasil. "Estamos prontos para criar novas conexões e explorar oportunidades de negócios, sempre mantendo nosso compromisso com a eficiência, transparência e soluções de alta qualidade para nossos clientes," conclui Célio Martins.
O evento será uma oportunidade para destacar como o Transvias está moldando o futuro da logística no Brasil e como suas inovações tecnológicas podem transformar a experiência de seus clientes, aumentando a eficiência e reduzindo os custos em um mercado cada vez mais competitivo.
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