

Aconteceram 24 ocorrências de janeiro a abril de 2025 ante 47 sinistros no primeiro quadrimestre do ano passado
A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), reduziu o volume de sinistros em suas operações no primeiro quadrimestre de 2025. No período aconteceram 24 ocorrências antes 47 sinistros registrados em igual período do ano passado. “Trata-se de uma vitória importante que é resultado do conjunto de ações que a companhia tem adotado para elevar a segurança dos motoristas em todas as etapas do transporte de cargas”, comemora Julio Medeiros, diretor Comercial da Transvale.
Sinistro é toda e qualquer ocorrência que possa interferir no transporte de cargas. A redução deles representa a queda de 66,05% no prejuízo nas operações. “Para diminuir este número colocamos o pé na estrada e o time a campo com o projeto de segurança Caminhos Seguros, trabalhando a conscientização dos motoristas terceirizados para a utilização cotidiana dos cinco hábitos de direção segura (distancia de segmento, velocidade compatível, uso do cinto de segurança, fadiga, não utilizar o celular ao dirigir”, explica o executivo.
A Transvale tem uma estratégia em 360º voltada para todos os aspectos da operação. No campo da tecnologia, a empresa utiliza o aplicativo VIO, do governo federal, que permite verificar a autenticidade da documentação do motorista. O app Transvale é a ferramenta responsável por todo o cadastro e arquivo dos documentos com reconhecimento facial e confirmação por SMS/WhatsApp, além de manter o histórico de serviço com a empresa e no mercado. O App conta também com uma torre de controle que auxilia no monitoramento dos veículos terceirizados em tempo real, garantindo segurança e qualidade nas entregas das cargas.
A empresa tem, em sua frota própria, equipamentos de telemetria e inteligência embarcada para monitoramento em tempo real da viagem. As principais ferramentas são Logger e Cerca Eletrônica, que monitoram com precisão a condução e a segurança no trajeto. As câmeras com IA que detectam distrações e sinais de fadiga no motorista, emitindo alertas sonoros. E a Torre de Fadiga, software que interpreta as informações que chegam da cabine do caminhão e informam se há riscos na direção e qual seu grau.
Treinamento e infraestrutura - A empresa realiza ações contínuas de treinamento, conscientização e reciclagem com os motoristas. “É fundamental termos em vista que o homem é a peça mais importante na operação”, diz Medeiros.
Por isso, a empresa dispõe em Cordeirópolis (SP) espaço próprio para descanso de seus profissionais com facilidades como dormitório, refeitório, lavanderia, guichê de recebimento de saldo, posto de abastecimento e acesso a novas oportunidades de fretes. O pátio tem segurança 24 horas, com monitoramento constante.
-
Argonautas Comunicação
O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.
Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.
+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP
www.ponto-e-letra.com.br