

Empresa prevê investimentos de 405 milhões de reais até 2028 em infraestrutura, processos de digitalização e novos equipamentos
A Librelato completa 55 anos de história no Brasil com uma série de avanços nos mercados brasileiro e internacional, ao construir um ecossistema completo e inteligente, que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. A marca vem concentrando seu foco integralmente à inovação corporativa, por meio de fusões e aquisições, parcerias, desenvolvimentos e criação de novos modelos de negócios em produtos e serviços que visam a excelência no atendimento ao cliente.
Os últimos dois anos foram marcados por uma série de transformações que desenharam uma nova empresa. A partir de investimentos de 150 milhões de reais realizados entre o período de 2020 e 2023 e a recompra do Fundo CRP – Companhia de participações, a Librelato desenvolveu uma vertical de serviços financeiros com a criação do Librelato Financial. Foi criada a Holding Librepar, onde a Librelato figura como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Na área de autopeças, a Libreparts, Ibero Group e Sthall Master, além da Sigaway na área de tecnologia embarcada.
A Ibero, com unidade em Itaquaquecetuba (SP), é líder em seu segmento. A Sthall Master, fabricante de peças e componentes em aço para reboques e semirreboques, localizada em Orleans, SC. A Libreparts completa essa área de negócios fornecendo peças de reposição em todo o Brasil.
A Sigaway atua no gerenciamento de dados de telemetria e conectividade de frota. Com sua tecnologia, é possível controlar em tempo real o desempenho da frota de caminhões em operação, desde o embarque da carga até a entrega.
A Holding Librepar possui um parque industrial conjunto de 120 mil metros quadrados localizados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Juntas, as empresas da Librepar empregam mais de 3.100 profissionais diretamente e 1.300 profissionais dedicados às redes de concessionárias. Seu faturamento anual conjunto é de 3,1 bilhões de reais, , e tem destaque importante no Transportes Rodoviário do Brasil.
“A criação da Holding Librepar reflete a jornada de crescimento e inovação que têm marcado a história da Librelato. Com foco e eficiência, iremos conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, oferecendo um ecossistema completo que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. Assim, continuaremos honrando a confiança de nossos clientes, profissionais e parceiros, rumo ao centenário”, afirma José Carlos Sprícigo (foto ao lado), CEO da Librelato.
Investimentos previstos até 2028 - Para dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento contínuo no setor de transportes rodoviários, a Librelato prevê investimentos de 405 milhões de reais entre 2024 e 2028 em aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia, incluindo processos de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, continuará investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e ações voltadas a ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança). A empresa aderiu ao selo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de 2020.
Presença da Librelato no Brasil e exterior - Hoje, a Librelato é uma das maiores indústrias da Região Sul do País e está entre as top 3 líderes de seu segmento no Brasil. Está presente na maioria dos países das Américas do Sul, além de atuar na América Central. A empresa chegou à marca de seis mil equipamentos rodoviários exportados ao longo dos últimos anos, tornando-se a segunda maior exportadora de implementos rodoviários do Brasil. As linhas graneleira, basculante e tanque são as mais procuradas pelo mercado externo.
Com um parque industrial de 86 mil m² distribuídos entre quatro unidades produtivas nas cidades de Içara e Criciúma, no estado de Santa Catarina, a fabricante produz anualmente 13 mil unidades de implementos, suportados pelo trabalho de cerca de dois mil profissionais. O histórico de investimentos nas plantas industriais, de 169 milhões de reais ao longo dos últimos cinco anos, aumentou a capacidade de produção de 27 unidades de implementos/dia em 2018 para 70 implementos/dia em 2023. Entre os investimentos estão novos processos de digitalização e automação, como a célula robotizada de chassi, novos gabaritos de produção, um armazém vertical e uma nova unidade industrial totalmente sustentável para finalização e acabamento dos implementos, entre outras inovações.
Pós-venda com alcance nacional e internacional e em crescimento - A Libreparts, sua marca no mercado de peças de reposição, vem crescendo a cada dia. Hoje, já possui 33 pontos de venda no Brasil e a previsão é de chegar a 39 pontos até o final deste ano. A rede de concessionárias possui 43 pontos de venda e 35 concessionárias/representações nos 26 estados brasileiros + Distrito Federal. Além disso, conta com cinco distribuidores internacionais, com presença no Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. O time de especialistas em vendas ultrapassa 200 pessoas.
O conceito da rede Libreparts, no formato “One Stop Shop”, se traduz em lojas que oferecem tudo o que motoristas e frotistas precisam em um único local. Com uma abordagem de vendas inspirada em lojas de conveniência, a Libreparts proporciona total liberdade aos clientes, permitindo que eles se sirvam dos produtos expostos em gôndolas, ao contrário do modelo tradicional, de balcão. Com isso, a Librelato revolucionou a forma de comercializar peças no mercado de implementos.
A empresa avançou também investindo em qualificação, com a criação de programas de treinamento que visam o desenvolvimento de suas equipes. Um exemplo recente é a inauguração, em março deste ano, do Centro Técnico Librelato, em formato de minifábrica, para treinar e aperfeiçoar as habilidades de seus profissionais, enquanto são remunerados. Com turmas já capacitadas, a expectativa é finalizar o ano com um total de 500 profissionais atualizados sobre produção de implementos rodoviários.
Produtos de ponta a ponta - Seu portfólio atual cresceu, se diversificou e concentra produtos como reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, além de outros de linhas especiais.
A Librelato investe em inovações tecnológicas para entregar produtos e serviços que proporcionem maior produtividade, segurança e disponibilidade nas operações de transporte aos seus clientes. Seu compromisso é fornecer equipamentos duráveis e robustos, desenvolvidos por meio de soluções avançadas e sustentáveis, utilizando matérias-primas e componentes de última geração. Essas soluções visam aprimorar a rentabilidade do transporte rodoviário de carga, tanto no Brasil como no mundo.
História - A história da Librelato, que começou em Orleans, Santa Catarina, em 1969, se transformou completamente. Seu fundador, Berto Librelato, encabeçou o processo que transformou a Librelato, no início uma simples produtora de carroceria de madeira, em uma das maiores empresas do País em implementos rodoviários, com grandes conquistas nos mercados nacional e internacional e mudanças que influenciaram a vida de famílias, cidades e do próprio País.
O ano de 1980 teve um marco importante nessa trajetória. Nesse ano, foi iniciada a comercialização de peças e acessórios para caminhões e a assistência técnica para marcas nacionais passou a ser oferecida. O conhecimento nesse setor levou a empresa a dar um grande salto em 1992, quando passou a focar suas atividades na produção de implementos agrícolas e rodoviários sobre chassi. Em 1998, a Librelato produziu seu primeiro semirreboque basculante e, em 2001, iniciou a produção de semirreboques graneleiros.
A aprovação de seus produtos pelo mercado determinou um crescimento constante e a expansão dos negócios, resultando na inauguração de sua primeira filial, em 2007, e nos primeiros negócios internacionais, por meio de exportações para países da América Latina.
A velocidade de crescimento estava instaurada e 2011 foi um ano decisivo para marcar para sempre a trajetória de sucesso e contínua transformação da empresa no mercado. Foi quando a Librelato iniciou a implementação de Governança Corporativa com o aporte do Fundo de Investimentos CRP VII. Daí em diante, a empresa iniciou um novo capítulo em sua história, que foi permeado por inovações, fusões e aquisições e cada vez maior aceitação por parte do mercado. Nos anos seguintes deu continuidade ao processo de expansão de suas operações com a segunda unidade industrial em Içara e a terceira na cidade de Criciúma, ambas em SC.
O objetivo é levar a Librelato a outros 45 anos e transformá-la em uma marca centenária no Brasil, apresentando crescimento contínuo, com produtos feitos para durar, clientes no centro da operação e a inovação como uma das maiores prioridades.
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MM Editorial – Comunicação Corporativa
De janeiro a maio desse ano o setor entregou ao mercado 61.667 unidades, ante 61.095 produtos comercializados em igual período de 2023; Enchentes no Rio Grande do Sul refletem na indústria
O desempenho de emplacamentos de implementos rodoviários de janeiro a maio de 2024 apresentou resultado semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado. Esse ano, foram vendidos 61.667 implementos rodoviários ante 61.095 produtos de janeiro a maio de 2023.
“Esse equilíbrio mostra que a indústria como um todo soube manter o mercado logístico abastecido de implementos rodoviários mesmo diante das enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul e que prejudicaram as empresas associadas instaladas naquele estado”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
As empresas localizadas no Rio Grande do Sul foram afetadas de maneira variada. Desde inundação das instalações até escassez de matérias primas e componentes ocorrida pelos bloqueios nas estradas. A Polícia Rodoviária Federal contabilizou 187 pontos de interrupção de tráfego.
“As perdas de vidas é algo irreparável, porém o conforto que resta aos irmãos gaúchos pelas consequências desta grande enchente fica pela solidariedade do povo brasileiro e também da ajuda internacional. Por isso rogamos que a indústria e demais setores retomem o quanto antes suas atividades com finalidade de amenizar ainda mais as questões sociais que estão por vir", conclui.
Pesados e Leves - O segmento de Reboques e Semirreboques (Pesados) registrou crescimento de 6,3% no período. De janeiro a maio de 2024 a indústria comercializou 36.967 unidades, contra 34.776 em igual período do ano passado.
O mercado de Carroceria sobre chassis apresentou recuo de 6,15%. Nos cinco primeiros meses do ano as empresas entregaram ao mercado 24.700 produtos, ante 26.319 em 2023.
EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A MAIO DE 2024 |
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Argonautas Comunicação
Companhia especializada em equipamentos de refrigeração para transporte está presente em 19 países e já produziu mais de 20 mil sistemas. Após um processo de testes e auditoria, torna-se pioneira em conquistar a renomada certificação que permite a comercialização de produtos na União Europeia.
A Marcação CE, exigida pela União Europeia para a comercialização de determinados produtos nos países membros, é um indicativo de que a empresa que o conquista atende a uma série de requisitos de qualidade e segurança exigidos pela entidade. No setor de sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star, com sede em Massaranduba (SC) e presença em 19 países, é a primeira da América Latina a conquistar a marcação.
A empresa vem se preparando há anos no sentido de adequar-se às normas internacionais e a partir do segundo semestre de 2023 iniciou o projeto com foco na Marcação CE. Entre as iniciativas realizadas constam o levantamento do sistema de produção e qualidade, adequação dos equipamentos, desenvolvimento de documentações técnicas, auditorias e testes em laboratórios especializados até a conquista da marcação “O processo de obtenção da marcação CE exigiu uma estreita colaboração entre os departamentos, e a superação dos desafios ao longo do caminho fortaleceu nosso espírito de equipe e reafirmou nosso compromisso com a excelência. Estou extremamente orgulhoso do resultado alcançado e confiante de que a obtenção da marcação CE abrirá novas oportunidades de mercado para nossa empresa, ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com a qualidade e a conformidade regulatória”, destaca o supervisor de engenharia da Thermo Star, Guilherme Lott, responsável pela condução do processo de certificação.
Internacionalização da empresa no radar - Raphael Kanzler, gerente comercial da Thermo Star, destaca que a conquista da Marcação CE é um importante passo para a expansão da marca, reforçado pelo pioneirismo da companhia: “A partir desse reconhecimento, estamos avançando na comercialização dos nossos produtos na Europa, a começar por Portugal, onde já abrimos nosso primeiro distribuidor. A ideia é encerrar 2024 com presença em pelo menos três países europeus”.
Em 2022 a Thermo Star deu o primeiro passo para avançar no continente europeu, e participou da IAA Transportation, uma das mais importantes feiras do setor de transporte do mundo, que ocorre a cada dois anos na Alemanha. Em 2024, o evento acontece em outubro e a Thermo Star já confirmou presença – dessa vez com o selo da Marcação CE e vendas ocorrendo na Europa. De acordo com o gerente da Thermo Star, além de Portugal, a companhia já trata de negociações com Espanha, França e Inglaterra.
Certificação ISO ajudou a consolidar reconhecimento - Para a diretora administrativa Hane Louise Sabel, um dos fatores que levou a Thermo Star a ser pioneira na conquista da Marcação CE foi o fato de a empresa já ser certificada com a ISO 9001. A primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido. “Durante a consultoria para essa certificação, 90% dos processos já estavam muito bem definidos, tivemos apenas ajustes finos conectados com a cultura e as exigências específicas da Europa. A organização e o compromisso com a qualidade atestada através da ISO nos garantiram um processo muito tranquilo de testes e auditoria”, destaca.
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Transportadora digital Motz exemplifica os desafios e como superá-los para garantir maior sucesso nas operações logísticas no agronegócio
Segundo dados levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor do agronegócio representou 24,8% do PIB brasileiro em 2022. Para 2023, a projeção, ainda de acordo com o Cepea e a CNA, é de 24,1% do PIB brasileiro. No ponto de vista da macroeconomia do país, o segmento representa uma parte importante para o desenvolvimento nacional.
Uma parte vital para o contínuo crescimento do agronegócio é a logística, que envolve desde o planejamento da plantação e o armazenamento da colheita até a distribuição dos produtos finais. “Um investimento eficaz na logística garante a redução de custos, aumento de produtividade e maior satisfação do consumidor final. Entretanto, ainda existem alguns desafios logísticos no agronegócio que precisam ser superados para a melhora e o desenvolvimento do setor como um todo”, afirma o CEO da Motz, André Pimenta.
Atuante no ramo logístico e com parte dos clientes voltados para o agronegócio, a Motz é uma transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores. A empresa vem com uma proposta de unir o universo tradicional com o digital, para trazer mais competitividade e capilaridade.
Pensando nesse panorama do setor, André Pimenta listou os 3 principais desafios logísticos para o segmento de agronegócio e como superá-los:
Como citado, apesar de ainda vivermos um processo de avanços e investimentos na área, empresas do setor têm se preocupado com os desafios logísticos no agronegócio e se transformado, pouco a pouco, para ajudar no desenvolvimento do mercado.
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Conhecido como Feira dos Cegonheiros, evento será realizado em setembro; em sua 24ª edição, Expo ABCD é oportunidade para conhecer as novidades do segmento de transportes e fazer negócios
A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecido como a Feira dos Cegonheiros, o evento reúne os principais fabricantes de caminhões e implementos, transportadoras, seguradoras, bancos, entre outras empresas de serviços e acessórios, para exporem suas novidades. A Expo do ABCD será realizada em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz), e também contará com atrações para divertir o público.
A Feira do Cegonheiro é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.
Neste ano, as expectativas do presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho (foto), seguem otimistas. “Nosso segmento está diretamente ligado à produção e venda de zero-quilômetro e, este ano, temos acompanhado o crescimento gradativo do mercado interno. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abril apresentou média diária de 10.038 unidades vendidas, a melhor em cinco anos para o mês, com alta de 12,4% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado do quadrimestre, a média diária de vendas cresceu 13,6%". O dirigente lista como motivos para o aquecimento do setor automotivo, as mudanças no cenário econômico do Brasil, com queda na taxa de juros, geração de empregos e aumento na renda familiar.
Expositores desta edição - A considerar o número de empresas que já confirmaram participação na Expo de Transportes do ABCD 2024, outro recorde de faturamento e público será conquistado. Até o momento, são 18 expositores, dentre eles, representando as montadoras de caminhões, as concessionárias AutoSueco/Volvo; Codema/Scania; Via Trucks/DAF; De Nigris/Mercedes-Benz; Cofipe/Iveco; e Apta/VW MAN.
![]() Data: 26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h Onde: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz) Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo Entrada e estacionamento gratuitos |
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