Empresa avança com soluções de inteligência artificial integradas e tornam operações de transporte mais inteligentes, econômicas, eficientes e seguras
No ano em que comemora dois anos de operações no Brasil, a Sigaway, desenvolvedora de soluções de gerenciamento de veículos com sistemas de telemetria e conectividade, apresenta na Fenatran 2024 as novas funcionalidades dotadas de Inteligência Artificial (IA) voltadas para a prevenção de acidentes e a segurança rodoviária. As novas soluções serão apresentadas no estande da Sigaway e no estande da fabricante de implementos rodoviários Librelato.
A empresa comemora dois anos de operações com cerca de quatro mil ativos conectados no Brasil. Entre as modalidades mais contratadas no período estão o rastreamento da carreta e o sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System ou Sistema de Temperatura e Pressão dos Pneus) - principalmente aos segmentos de agronegócio, mineração e combustíveis.
O balanço da empresa no mercado é positivo ao longo do período e a meta até 2028 é de alcançar 70 mil ativos conectados à plataforma. Para isso estão previstos recursos de 10 milhões de reais em novos sensores e adaptadores. “A Sigaway iniciou como um projeto de inovação aberta em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (SENAI/SC) em 2020 e teve seu primeiro ativo comercializado em fevereiro 2022. Desde então, os resultados vêm se mostrando eficazes e a aceitação por parte dos nossos clientes é crescente, o que trouxe até agora quatro mil ativos para a empresa. O rápido sucesso da Sigaway só foi possível porque contamos com um parceiro de força combinado ao nosso know-how sobre as reais necessidades do transportador brasileiro”, diz Willians Zanolli (foto acima), Head de Produtos da Sigaway.
Soluções inteligentes na Fenatran - O TPMS Ger. 2 será um dos principais destaques da exposição da Sigaway na Fenatran. A solução traz benefícios em termos de segurança e economia de combustível, já que trabalha para que os pneus estejam calibrados corretamente, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a eficiência da operação. De acordo com Willians Zanolli, “a nova geração do TPMS é de fácil instalação e manutenção e traz maior durabilidade às baterias e sensores, cerca de 25% mais que na versão anterior. Além disso, é compatível com cavalos mecânicos de todas as montadoras presentes no mercado e permite melhor monitoramento de dados e comunicação. Com isso, o sistema deixa de ser voltado apenas para a área de reposição e aftermarket, tornando-se ideal para aplicação por montadoras, com custos mais competitivos”, explica.
A nova geração do produto TPMS teve o hardware reformulado, o que eliminou o módulo eletrônico e parte da fiação e possibilitou menor número de itens em seu interior. Com isso, a comunicação foi favorecida. O sistema é integrado ao EBS (Sistema de Freios Eletrônico), que será obrigatório nos implementos fabricados a partir de janeiro de 2025, permitindo respostas mais rápidas e eficientes, tanto em situações de frenagem como na conexão com sistemas eletrônicos instalados no equipamento. A proposta é de garantir ao cliente maior durabilidade para o sistema e maior assertividade na operação, a partir da melhor integração entre cavalo mecânico e carreta. Com as mudanças, a configuração ficou ainda mais amigável e intuitiva para o cliente.
“O TPMS é obrigatório em muitos países devido aos benefícios que traz para a operação e para a segurança nas estradas. Afinal de contas, os pneus são um dos componentes do implemento que mais sofrem desgastes cíclicos e a nova geração do produto TPMS traz segurança para o motorista e para o dono da carga, trabalha para que os pneus tenham maior vida útil, gerando menores custos com menor consumo de combustível e consequentemente menores emissões de CO2. O menor consumo de pneus significa menor geração de resíduos e demanda por materiais como borracha e petróleo usados na sua fabricação, o que reduz a pegada ecológica, explica Zanolli.
A Sigaway traz também outra novidade relacionada à calibração e saúde dos pneus das carretas dotada de inteligência artificial embarcada. A diferença em relação ao sistema analógico já conhecido dos transportadores, que ajusta a pressão dos pneus em movimento em caso de furos e impede que esvaziem durante a condução é que a nova e inédita solução da Sigaway combinada com inteligência de dados alertará o motorista e frotista em quais linhas dos eixos há problemas com a pressão e situação dos pneus. Com essa evidência, será possível realizar manutenções corretivas e preventivas a tempo.
ChatBot inteligente para gerenciamento de frota - Outro destaque da Sigaway na Fenatran 2024 e que já está em fase de testes no Brasil, combina telemetria avançada com IA, com base no modelo LLM – (Large Language Model) - Linguagem de Grande Escala.
Esse modelo é um tipo de IA desenvolvida para gerar informações por meio de um banco de dados. Por ser treinado com vastas quantidades de dados para reconhecer padrões, ele permite que se produza respostas relevantes para uma ampla variedade de perguntas e comandos. Na prática, a Sigaway será a única empresa de conectividade do setor de transportes que oferecerá aos seus clientes um chatbot inteligente dotado de machine learning, que constrói um banco de dados à medida que o usuário o alimenta por meio de seus comandos e necessidades de informações.
A ideia é trazer, na primeira fase, respostas importantes aos transportadores como tempo de ociosidade da frota, tempo de vida útil de componentes, históricos de condução, acidentes com e sem tombamentos, áreas de risco, entre outras que tornem possível a tomada de decisões. Em uma segunda fase, será possível ter indicadores de manutenção preditiva, proporcionando mais eficiência e economia como um todo.
A integração da telemetria com IA garante que essas informações sejam atualizadas em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões proativas, reduzindo custos e otimizando o desempenho operacional de suas frotas. Inspirado no conceito de aplicativos de geolocalização, o sistema aprende com os dados gerados por todos os usuários, oferecendo insights em tempo real para que motoristas e gestores possam operar de forma mais segura e eficiente, reduzindo acidentes e maximizando a rentabilidade.
De acordo com Willians Zanolli, todas as novas funcionalidades do sistema serão demonstradas durante a Fenatran. “Já iniciamos os testes internos e os resultados mostram inúmeros benefícios que poderemos oferecer aos nossos clientes a partir da geração de dados e insights que permitirão uma gestão de frotas mais eficiente. Com o uso da inteligência e leitura das métricas, a Sigaway intensifica a segurança rodoviária, oferecendo uma solução que além de prevenir acidentes, permite a rápida tomada de decisões, reduz custos e melhora o controle dos ativos”, afirma. Imagens relacionadas
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Librelato Center SP estará instalada em ponto estratégico da região metropolitana da cidade e estará pronta no primeiro trimestre de 2025
A Librelato anuncia na Fenatran, que acontece de 04 a 08 de novembro, no São Paulo Expo, um importante passo em direção a sua estratégia de expansão e aprimoramento do atendimento ao cliente no Brasil. Com o objetivo conquistar novos nichos de mercado e sustentar o crescimento planejado para o mercado nacional, a Librelato investe na expansão de sua rede de atendimento com uma nova concessionária própria na região metropolitana de São Paulo, a Librelato Center SP. Com isso, fortalece suas soluções de serviços ao cliente.
Com a inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, a Librelato reforça seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro de implementos rodoviários. “O investimento em uma concessionária de fábrica em um mercado estratégico como São Paulo criará um conceito de comercialização e atendimento ao cliente de ponta a ponta e nos aproximará ainda mais a insights valiosos sobre as demandas que os motoristas e gestores de frota necessitam”, explica João Librelato (foto acima), Gerente de Estratégia e Serviços da Librelato e responsável direto pelos negócios da unidade.
De acordo com o executivo, a Librelato Center SP faz parte de um planejamento que já vem sendo estruturado como um dos pilares em tornar a nossa marca centenária”, enfatiza.
A empresa prevê investimentos de 15 milhões de reais em infraestrutura, peças de reposição Libreparts, amplos boxes de atendimento para assistência técnica e pessoas. A nova Librelato Center SP estará instalada na região metropolitana da cidade e além disso, contará com mais pontos de oficinas credenciadas para apoio aos clientes da região. Atenderá as cidades na região de São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Jundiai.
Com um novo posicionamento, a proposta é de fortalecer a conexão com seus clientes e ampliar sua presença no mercado, oferecendo soluções completas e integradas, com foco na durabilidade, qualidade e inovação em produtos, com um verdadeiro ecossistema de suporte ao cliente. Com uma rede de concessionárias robusta e o fortalecimento da Libreparts, rede de peças, a empresa está pronta para atender às demandas de um mercado em constante evolução, conectando sua forte estrutura às oportunidades do futuro.
Expansão da Libreparts e Lançamento de E-commerce - Na ponta de atendimento ao cliente está a Libreparts, rede de vendas de peças para carretas da Librelato, que vem crescendo fortemente no Brasil.
Desde a sua inauguração, em 2018, 30 lojas foram inauguradas em todo o País e cinco box de atendimentos, totalizando 35 pontos de venda. Até o final de 2024, a rede Libreparts terá mais três inaugurações previstas para o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Sapucaia do Sul, RS. “Estamos trabalhando para que a Libreparts seja referência em venda de peças para carretas. Até 2028 serão 50 pontos com 240 milhões de reais em receitas”, prevê Silvio Campos, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.
Para ampliar ainda mais o acesso dos clientes a rede de vendas de peças da marca, a Librelato lança na Fenatran o seu canal de e-commerce. Silvio Campos explica que a ideia é integrar a Libreparts ao canal digital, o que trará maior agilidade nas entregas de peças. Com isso, a Libreparts vai chegar aos pontos mais longínquos no Brasil, justamente aonde a rede ainda não chegou fisicamente e impulsionar a evolução das vendas digitais de peças para carretas.
O novo canal digital www.librelaparts.com.br vai iniciar as vendas de peças a partir da Fenatran 2024 somente com produtos originais e terá disponíveis inicialmente 20% do seu portfólio de peças, especialmente de maior giro como lanternas, rolamentos, paralamas, lonas de freios, entre outras. A empresa oferecerá aos clientes três opções de entrega, sendo o modo normal, econômico ou expressa, com entrega direta aos compradores.
“Nosso foco principal é oferecer mais um canal de acesso às vendas de peças originais Librelato pelo meio digital e a partir da evolução dos negócios, disponibilizar 70% do portfólio com 1.500 part numbers até 2028”, prevê. Para chegar a esses números estão no radar investimentos de 10 milhões de reais para serem aplicados em estrutura, aumento de estoque, equipamentos e novos sistemas para serem instalados no centro de armazenamento.
Desde 2022, a Librelato vem desenvolvendo um sistema interno para otimizar a logística e agilizar o tempo de entrega das peças. O objetivo é garantir um serviço mais eficiente, com tempo de despacho de no máximo 1 dia e meio para todo o País.
A empresa investiu oito milhões de reais em estoques e infraestrutura em 2022, em seu centro de armazenamento localizado em Içara, SC, próximo à matriz da Librelato, que já serve como base logística para a Libreparts e servirá também ao novo canal de e-commerce. Além disso, fechou novas alianças com parceiros de negócios que irão entregar maior valor agregado ao portfólio da Libreparts no Brasil.
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Focada na redução de CO2, Librelato é a primeira implementadora a obter certificação X-Carb emitida pela ArcelorMittal do Brasil e produzir implementos com Aço Verde
A Librelato participa da Fenatran 2024, maior evento de transporte e logística da América do Sul, que acontece de 04 a 08 de novembro deste ano, no São Paulo Expo. Nesta edição, a empresa irá demonstrar diversas tecnologias que equipam seu extenso portfólio de implementos, com foco nas inovações baseadas em Inteligência Artificial da plataforma Sigaway, além de implementos construídos com Aço Verde certificado, que garantem menores emissões de CO2 na cadeia de produção. A empresa anuncia também uma nova concessionária de fábrica na região metropolitana de São Paulo, a Librelato Center SP, que começará a operar no primeiro trimestre de 2025.
“Nosso propósito na Fenatran é de demonstrar ao público e aos nossos clientes o quanto a tecnologia já faz parte do dia-a-dia dos implementos. Há muito tempo os implementos deixaram de ter importância secundária. É preciso ter em mente que é no implemento que está a carga e isso faz toda a diferença na tecnologia empregada nesses equipamentos e no dia a dia do transporte. Neste evento estamos chamando a atenção sobre o alto valor agregado que a Librelato entrega aos transportadores, por meio de equipamentos que foram exaustivamente testados e reúnem qualidades técnicas para trazer a robustez, durabilidade, segurança e produtividade que o transportador precisa, adicionando ainda a sustentabilidade, e a inteligência com o pacote de tecnologia de conectividade da Sigaway cada vez mais aos implementos”, explica Roberto Lopes Júnior, Diretor Executivo da Librelato.

Roberto Lopes Júnior, Diretor Executivo da Librelato
O executivo destaca que a partir da Fenatran, a tecnologia baseada em Inteligência Artificial estará cada vez mais presente nos implementos e permitirá não só o rastreamento da carga, mas também o total conhecimento sobre as estatísticas da operação de transporte em tempo real. Além disso, a empresa está anunciando a nova concessionária de fábrica em São Paulo a partir de 2025. “Trata-se de uma ação estratégica e que trará maior proximidade a esse mercado altamente exigente, formando uma verdadeira solução de atendimento ao cliente, salienta.
Recentemente, a Librelato anunciou investimentos de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028 em máquinas, equipamentos, infraestrutura, tecnologia e novos produtos. Desses investimentos, 32% serão alocados para máquinas e equipamentos, 30% para transformação digital e automação, 20% para infraestrutura e 8% para Pesquisa e Desenvolvimento.
Fortalecimento do mix de produtos - Atualmente a Librelato possui market share de 12% no mercado brasileiro e os planos são de alcançar 20% até 2028. Para chegar a esse novo patamar, a empresa aposta no fortalecimento do seu mix de produtos. Com isso, manterá sua força e credibilidade conquistadas ao longo dos últimos anos na comercialização de semirreboques basculantes e graneleiros, segmento em onde possui 18% de participação no Brasil. A estratégia, a partir de 2025 será de fortalecer ao máximo as vendas do portfólio de produtos da Librelato.
“Nesta Fenatran reforçamos para o nosso cliente a mensagem de que ele pode contar com o mix de produtos e serviços da Librelato. Oferecemos os melhores implementos e como suporte, o cliente pode contar com a forte capilaridade da Rede Librelato no País”, diz Silvio Campos (foto principal), Diretor Comercial e de Marketing.
A estratégia de desenvolvimento de produtos da Librelato seguirá o mesmo princípio de durabilidade e disponibilidade que garantiu o sucesso da marca ao longo de 55 anos. "Os materiais empregados na fabricação de nossos implementos continuarão priorizando resistência e leveza, permitindo o transporte de mais carga com menos peso e, assim, entregando mais produtividade para nossos clientes. Adicionamos a isso, os atributos de sustentabilidade e inteligência aos nossos equipamentos.
Nesta Fenatran, a sustentabilidade se torna também uma marca registrada da Librelato, pioneira em seu segmento a obter o certificado X-Carb Aço Verde, emitido pela ArcelorMittal do Brasil. O certificado emitido para a Librelato permite reportar uma redução equivalente nas emissões de Escopo 3, conforme os padrões do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol). “A partir de agora, será possível repassar aos nossos clientes finais as reduções de CO2 obtidas com esses certificados, agregando valor ao produto final e contribuindo para cadeias de suprimento mais sustentáveis", afirmou Silvio.
A combinação dessa qualidade permanente nos implementos com uma rede de atendimento cada vez ampla e próxima dos clientes em todos os mercados onde atuamos hoje, determinarão os próximos passos da Librelato”, afirmou Silvio.
Mais segurança e conectividade nas estradas com o EBS - O executivo confirma que a Librelato está preparada para a nova regulamentação da obrigatoriedade do EBS (Electric Brake System (Sistema de Freios Elétricos) a partir de 2025. Com a nova tecnologia, será possível ter participação ativa no controle do implemento, com mais segurança, inteligência e comunicação de dados. “Com o EBS poderemos oferecer mais benefícios aos nossos clientes conectando cada vez mais a telemetria Sigaway ao implemento”, prevê.
A meta é que 80% dos implementos da Librelato saiam de fábrica equipados com a tecnologia de conectividade até 2028, com o objetivo de aumentar progressivamente essa participação. “Nossa meta é evoluir sempre, antecipando tendências ao mercado brasileiro e atendendo prontamente as necessidades dos clientes da Librelato. Observamos que a demanda por conectividade cresce continuamente, à medida que os clientes buscam uma gestão de frotas mais eficiente, fundamentada em dados precisos e em tempo real para obter mais segurança na operação e maior rentabilidade nos negócios” afirma.
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Na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a Cummins Brasil exibe o conceito do motor B6.7 movido a etanol, considerando seu potencial para atender às demandas específicas do setor de transporte rodoviário brasileiro. Essa solução representa um passo importante para a empresa no Brasil, ao explorar o uso desta fonte renovável como uma alternativa estratégica para a matriz energética nacional.
“O Brasil está em uma posição única para avançar de forma sustentável e precisamos reconhecer o imenso potencial da nossa matriz energética e infraestrutura. Para isso, é essencial encontrarmos soluções que aliem inovação e viabilidade econômica para o nosso País”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil. “Essa estratégia está alinhada à nossa visão de Destino ao Zero e tem como objetivo garantir uma transição que equilibre progresso tecnológico, infraestrutura adequada e a sustentabilidade”.
Nesta Fenatran 2024, o conceito B6.7 etanol, primeiro motor turboalimentado com ignição por centelha e baixas emissões de NOx, representa um termômetro para a Cummins Brasil medir a receptividade deste biocombustível como alternativa energética para o setor. Equipado com um cabeçote de duplo comando de válvulas e um sistema de injeção de combustível a 350 bar, o motor entrega 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm, destacando-se pela eficiência no consumo e manutenção simplificada.
Construído a partir da consagrada plataforma B, que acumula mais de 40 anos de sucesso e ultrapassa a marca de 13 milhões de unidades produzidas globalmente, o conceito B6.7 etanol responde à demanda do mercado por um produto que combina as características de durabilidade e desempenho de um motor diesel, com as vantagens ambientais deste biocombustível.
Entre seus principais diferenciais está a simplificação dos sistemas de pós-tratamento exigidos nos motores diesel. Além disso, não há necessidade de adição do agente de ureia, Arla 32, o que reduz custos de manutenção e operacionais.
O motor conceito B6.7 etanol considera três pilares fundamentais: confiabilidade, baixo custo de propriedade – com manutenção preventiva facilitada e intervalos de serviço ampliados – e alta performance, em conformidade com as mais rigorosas normas de emissões, sem comprometer o desempenho de potência e torque.
“O etanol é uma realidade consolidada no Brasil desde os anos 70, sendo um combustível sustentável com uma infraestrutura de distribuição bem estabelecida em todo o país”, afirma Rishi. Em nossa região, o B6.7 etanol pode ser uma alternativa viável para diversas aplicações, como ônibus, caminhões leves de entrega, pick-ups, vans e trailers. Sua versatilidade e adaptabilidade fazem dele uma solução ideal para atender às variadas demandas dos clientes em múltiplos segmentos de transporte e logística.
Calibrado para maximizar a potência e o torque, o B6.7 etanol atende às condições de operação locais. O turbocompressor, desenvolvido para aumentar a vazão de ar, proporciona uma resposta otimizada para as demandas de uso típicas do Brasil, assegurando desempenho robusto e eficiente do motor em cenários desafiadores, como altas temperaturas e variações climáticas extremas.
“O B6.7 etanol é mais um passo na nossa jornada de descarbonização. Nosso foco está na ação e na inovação. Este conceito de motorização reflete nosso compromisso em descarbonizar produtos e criar um futuro com zero emissões, garantindo que nossos clientes tenham a flexibilidade necessária para continuar prosperando”, finaliza Rishi.
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De gigante de motores a líder em soluções diversificadas e integradas de trem de força, Cummins traz o portfólio mais completo, alinhado às potencialidades da matriz local, para transformar e acelerar a sustentabilidade no transporte.
A crise climática se intensifica como o maior desafio da nossa era, e a Cummins Brasil assume uma posição de liderança na preservação do planeta, impulsionando a transição energética em território nacional com um portfólio diversificado. A empresa promove soluções sustentáveis que abrangem gás natural, biometano, propulsão elétrica, etanol e hidrogênio.
Na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, a Cummins destaca o Brasil como um protagonista na descarbonização por meio da produção de energias renováveis. A empresa apresenta seu portfólio completo de soluções energéticas, alinhadas às potencialidades da matriz local, e reforça o compromisso com o transporte sustentável ao integrar biocombustíveis, avanços em motores a diesel e soluções de mobilidade elétrica.
Os biocombustíveis, como o etanol, biodiesel e biometano, despontam como as alternativas mais viáveis para reduzir as emissões de CO₂ equivalente, quando comparados às tecnologias convencionais e até mesmo à eletrificação, no ciclo completo do poço à roda.
Um veículo pesado movido a etanol, por exemplo, pode emitir apenas 40 kg de CO₂-eq a cada 100 km, enquanto com biometano gera ainda menos: 33 kg de CO₂-eq por 100 km. Essas soluções superam significativamente produtos com combustíveis fósseis como o diesel (114 kg de CO₂-eq por 100 km) e o gás natural (68 kg de CO₂-eq por 100 km). No caso dos veículos elétricos, embora aparentem ser mais limpos, ao considerar a produção das baterias e a geração de energia, podem atingir 58 kg de CO₂-eq a cada 100 km.
“A verdadeira transformação energética está em garantir que nossas soluções aproveitem ao máximo o potencial da matriz brasileira, promovendo uma transição eficaz para combustíveis de baixo carbono”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil. “Adotamos uma abordagem multienergética que não apenas sustenta nossa economia, mas também amplia a infraestrutura para suportar essa transição.”
O etanol, combustível profundamente enraizado no Brasil desde a década de 1970, é um exemplo dessa eficiência. E com a ascensão do biometano, projetado para crescer 600% até 2029, o país se consolida como líder global no uso de biocombustíveis. A Cummins, comprometida com esse movimento, investe continuamente em inovações ao explorar a tecnologia do motor B6.7 a etanol, trazer novas soluções a gás, a plataforma de motores HELM™ e a marca zero emissão Accelera by Cummins, oferecendo um leque completo de soluções que conectam o presente ao futuro da mobilidade sustentável.
Soluções de biocombustíveis para o transporte brasileiro - A Cummins Brasil explora, nesta edição da Fenatran, a tecnologia do motor B6.7 movido a etanol. Com ignição por centelha e baixas emissões de NOx, o conceito da motorização combina durabilidade e desempenho de um motor diesel com as vantagens ambientais do etanol, oferecendo 325 hp (330 cv) a 2800 rpm e torque de 895 Nm a 1800 rpm.
Construído a partir da consagrada plataforma B, que acumula mais de 40 anos de sucesso e ultrapassa a marca de 13 milhões de unidades produzidas globalmente, o B6.7 a etanol se destaca pela alta performance e pela simplicidade na adoção de sistemas de pós-tratamento, além de eliminar o uso do agente de ureia, Arla 32, e do filtro de partícula.
A Cummins ainda expande seu portfólio de soluções a gás ao promover os novos motores B6.7N e M15N, alinhada às vocações brasileiras para o uso de combustíveis renováveis. Essas novas opções, prontas para operar também com biometano, são ideais para aplicações como caminhões de lixo, ônibus e transporte pesado, oferecendo uma alternativa de baixo carbono com alta eficiência. O B6.7N possui potência de 190 a 280 hp, enquanto o M15N, o mais potente motor a gás do mercado brasileiro, entrega até 523 hp, recomendável para caminhões de cana de açúcar e outras aplicações de grande porte.
HELM™ - A plataforma de motores HELM™ surge como uma tecnologia inovadora e essencial para uma transição energética eficaz. Com motores de alta eficiência e emissões reduzidas ou ultrabaixas, essa plataforma oferece versatilidade ao operar com múltiplos combustíveis, exigindo apenas modificações na parte superior, no cabeçote do motor, enquanto mantém o mesmo bloco. Exibida nesta Fenatran 2024 na versão X15L, a plataforma HELM™ se apresenta com três cabeçotes que operam com diesel, gás natural e hidrogênio, este último considerado no topo da cadeia. Além da versão 15 litros, a Cummins HELM™ traz as versões B6.7 e X10.
No caso do X15H, que utiliza hidrogênio de carbono zero, a plataforma se apresenta como uma alternativa prática para reduzir substancialmente as emissões de carbono em veículos de até 44 toneladas, uma vez que motores movidos a hidrogênio emitem 99% menos carbono em comparação aos equivalentes a diesel.
A HELM™ proporciona múltiplos caminhos para a descarbonização, com resultados promissores obtidos em testes no mercado norte-americano, onde 10 caminhões equipados com o motor X15 HELM™ já percorreram 9 milhões de quilômetros. Em comparação ao motor X15 diesel de 605 cavalos de potência, o HELM™ oferece uma potência adicional de 55 cavalos, totalizando 660 cavalos. Esses testes indicam ainda uma melhoria de até 12% no consumo de combustível, reforçando a eficiência e o desempenho superior da plataforma. Para o Brasil, a Cummins considera fundamental uma plataforma de motores a combustão interna capaz de utilizar uma variedade de biocombustíveis, como biogás e etanol.
Accelera by Cummins - Em 2023, a Accelera by Cummins, marca zero emissão, foi lançada globalmente como forma de acelerar os esforços da empresa para alcançar a estratégia de Destino ao Zero, com foco na evolução das tecnologias zero emissão. Atualmente, o portfólio da Accelera by Cummins inclui células de combustível, baterias, eixos elétricos, sistemas de tração e eletrolisadores para produção do hidrogênio verde.
Para esta Fenatran 2024, a Accelera by Cummins também traz novidades para o mercado brasileiro com o lançamento da nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD45, que reforça a aposta no hidrogênio como vetor energético do futuro. Com essas tecnologias, a Cummins oferece uma visão de longo prazo, integrando soluções que permitem a eletrificação e o uso de combustíveis limpos de maneira eficiente e competitiva.
A nova geração do 14Xe traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, como aumento da eficiência energética, maior torque e potência, além de recursos avançados em segurança funcional e cibersegurança. O 14Xe integra sistemas que monitoram continuamente o desempenho de componentes críticos, permitindo a detecção precoce de falhas. Simultaneamente, suas funcionalidades de cibersegurança protegem as informações trocadas entre o eixo e outros sistemas do veículo, garantindo a integridade e a proteção contra ataques cibernéticos. Equipado com inversor de alta potência ELFA 3 V3.2, otimizando o desempenho para caminhões com Peso Bruto Total (PBT) entre 12t e 24t, o novo eixo elétrico traz faixa de potência contínua de 130 kW, 150 kW, 180 kW e 230 kW, e potência de pico de 290 kW.
Já o conceito da célula de combustível HyPM™ HD45, de 45 kW, reforça o uso do hidrogênio verde para geração da eletricidade por meio de uma reação com o oxigênio que, por sua vez, é responsável por carregar as baterias do veículo, alimentando o motor de tração elétrico. Além do HyPM™ HD45, o portfólio de célula de combustível da Accelera by Cummins inclui a nova geração dos sistemas FCE300 e FCE150 recém-lançados globalmente, que oferecem maior densidade de potência e eficiência.
Inovações para o agora - A Cummins Brasil destaca suas inovações tecnológicas em seu estande, com o motor de 4 cilindros F 4.5, com a maior densidade de potência do mercado brasileiro. O motor é equipado com o sistema de pós-tratamento Single Module, que atende às regulamentações Euro VI / Proconve P8. O Cummins Single Module é composto por quatro componentes principais: o Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), o Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), o Misturador de Gases e Partículas de Ureia (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR). Essa configuração modular facilita a manutenção, ao contrário de sistemas concorrentes, frequentemente mais complexos e onerosos. Além disso, o sistema é compacto e leve, apresentando 60% menos volume e 40% menos peso do que soluções equivalentes, otimizando ainda mais os projetos dos clientes.
Outra inovação é o eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Desenvolvido pela equipe de engenharia da Cummins, o eixo atende às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito, com um design aprimorado que aumenta a capacidade de carga em 11% em comparação com o modelo anterior.
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