O aumento do fluxo de veículos eleva o risco de acidentes, especialmente quando há caminhões envolvidos devido à gravidade das consequências
O Natal já passou, mas o tráfego nas rodovias do país deve atingir seu pico durante o feriado de Réveillon. As estimativas para o período indicam que mais de 2 milhões de veículos devem circular apenas pelas rodovias Via Dutra e Rio-Santos até o início de janeiro.
Além disso, a movimentação nas estradas permanecerá intensa durante toda a temporada de férias, que este ano se prolongará até 5 de março devido ao Carnaval, marcado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de março. Esse período estendido de alto fluxo eleva o risco de acidentes, especialmente com caminhões, cujas consequências costumam ser ainda mais graves.
Conforme um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um acidente com caminhões ocorre, em média, a cada 30 minutos nas rodovias federais. Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas 8.993 colisões, indicando uma tendência de aumento nos acidentes. Em 2023, o total ultrapassou 13.600 ocorrências, resultando em 534 mortes, equivalendo a uma vítima fatal a cada 16 horas.
Embora nem sempre seja possível prevenir acidentes, certas atitudes dos motoristas diminuem muito os riscos. Segundo com Luiz Fernandes, especialista em logística e diretor operacional do Grupo GCF Transportes, a regra principal é manter a atenção constante ao volante, evitando o uso de celular ou GPS enquanto dirige, pois um instante de distração pode ser fatal.
“Para aqueles que planejam pegar a estrada, o planejamento antecipado das rotas também é essencial, assim como administrar a fadiga, manter o veículo em perfeitas condições e estar preparado para imprevistos”, explica.
Ao ultrapassar caminhões ou carretas, automóveis menores devem verificar se não há outros veículos atrás, garantir espaço suficiente para a manobra e sinalizar corretamente com as setas. Luiz Fernandes recomenda ainda observar as rodas dos caminhões para evitar invasões de faixa e não competir com esses veículos em descidas.
Outro cuidado importante de acordo com o diretor de logística é com relação aos pontos cegos dos caminhões, que são áreas ao redor do veículo onde o caminhoneiro não consegue enxergar, mesmo com espelhos retrovisores. Esses locais geralmente estão na frente, atrás e nas laterais do caminhão, especialmente perto das portas. Devido ao seu tamanho, os caminhões têm pontos cegos maiores que os carros, aumentando o risco de acidentes. Motoristas de veículos menores devem evitar essas áreas para assegurar que sejam visíveis para os caminhoneiros.
Maior cuida do menor - Já os motoristas de caminhão devem seguir a regra “maior cuida do menor”. Isso significa que devem ter atenção redobrada ao dividir a estrada com carros, motos, bicicletas e pedestres, adotando comportamentos preventivos para evitar acidentes. Essa ideia promove um trânsito mais seguro e colaborativo, reconhecendo que, em caso de colisão, os veículos menores tendem a sofrer danos mais graves.
Para Luiz Novinski, gerente operacional da GCF, respeitar os limites de velocidade em trechos movimentados e utilizar os faróis baixos durante o dia como indica a lei é fundamental. Ele também destaca a importância de evitar frenagens bruscas, devido ao peso dos caminhões.
“Em situações de trânsito lento ou parado, mantenha uma distância de dois a três carros do veículo à frente e sempre monitore os retrovisores, mantendo o motor ligado e os cintos afivelados. Utilize o pisca-alerta para indicar que o trânsito está parado”, acrescenta o gerente.
Cuidados com transporte de cargas - A GCF Transportes implementa diversas estratégias para enfrentar os desafios desse período, incluindo rastreamento por satélite, seguros especializados, inspeções detalhadas e treinamento contínuo dos motoristas. Para lidar com veículos menores que desrespeitam os limites de segurança, a empresa enfatiza a importância de manter uma comunicação clara e antecipar possíveis cenários, a fim de evitar comportamentos arriscados. Como destaca Luiz Fernandes: “cada carga representa não apenas um valor econômico, mas também a confiança que os clientes depositam em nosso serviço.”
Em relação à manutenção dos caminhões, a transportadora dá atenção especial a pontos críticos, como sistemas de freios, condições dos pneus e integridade elétrica e mecânica. “Uma inspeção minuciosa antes de cada viagem pode prevenir até 80% dos problemas mecânicos durante o trajeto”, afirma Luiz Novinsk.
“Todos esses cuidados fazem parte da direção defensiva, que deve ser exercida por todos os motoristas, independentemente do veículo, das condições externas ou ações de outros condutores”, resume o diretor da GCF Transportes.
-
Triângulo Comunicação
Iniciativa destaca o consórcio como alternativa estratégica para aquisição de implementos rodoviários. Promoção reforça compromisso da implementadora com clientes através do Consórcio Librelato
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, realizou no dia 5 de dezembro a entrega dos implementos rodoviários da campanha “Engate Sua Sorte”, promovida pelo Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon.
Ao longo de 2024 a campanha “Engate Sua Sorte” vai distribuir um total de quatro implementos rodoviários, sendo o primeiro uma carga seca sorteada em julho e agora na Fenatran 2024 a Graneleira Série 55 e o Semirreboque Basculante Evolut 03 Eixos. Ainda em dezembro será sorteado um Semirreboque Furgão Lonado para fechar a campanha.
A ação teve seu ponto alto durante a Fenatran, pois além dos dois implementos rodoviários sorteados, os principais nomes do setor de transporte rodoviário de cargas se reuniram, consolidando a campanha como uma iniciativa estratégica para engajar clientes e ampliar a visibilidade do consórcio.
Durante a entrega, realizada na sede da Librelato, os ganhadores compartilharam suas experiências, destacando o impacto positivo da campanha em suas vidas e negócios. “Sou cliente do Consórcio Librelato há cinco anos, da marca Librelato há mais de 10 anos e fiz o investimento no consórcio levando em consideração a idoneidade da empresa e a qualidade dos seus implementos rodoviários, que é indiscutível. Já temos mais de 20 equipamentos da Librelato em nossa frota e pretendo ampliá-la com a Graneleira Série 55”, afirmou Antônio Alberto, da Tobema Transportadora, um dos contemplados.
Outro ganhador, Leandro Della Giustina, da Agro DG Comercial, ressaltou a importância da campanha. “Somos clientes do Consórcio Librelato há três anos, investindo para ter a oportunidade de ampliar de forma rápida a frota da empresa com uma marca confiável no mercado, além da Librelato estar ao lado da nossa empresa. Vamos utilizar o Semirreboque Basculante Evolut 03 Eixos, um presente muito bom nesse fim de ano, juntamente com os outros três implementos rodoviários que já temos da Librelato”, declarou.
Para Roberto Lopes Júnior, CEO da Librelato, a entrega dos prêmios representa mais do que o encerramento de uma campanha de sucesso, “é uma demonstração de proximidade e valorização dos clientes, além de fortalecer a percepção da marca como inovadora e comprometida com o crescimento do setor de transporte rodoviário”, explica o executivo.
Com a conclusão dessa ação, a Librelato reafirma seu compromisso em continuar oferecendo soluções que vão além do produto, promovendo o desenvolvimento de seus clientes e fortalecendo sua posição no mercado. A entrega dos prêmios é uma celebração desse compromisso e uma demonstração concreta de como a empresa busca impactar positivamente o setor e a vida de seus clientes.
“A campanha se encerra com a certeza de que o Consórcio Librelato é mais do que uma opção de aquisição; é uma ferramenta estratégica que facilita os nossos clientes a planejarem a troca ou ampliação das suas frotas e contribui para a construção de histórias de sucesso no transporte rodoviário brasileiro”, finaliza Roberto Lopes Júnior.
-
Espaço é destinado a formação e aperfeiçoamento dos colaboradores; Ação faz parte do programa Educa HC
A HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), abriu seu centro de treinamento para formação e aperfeiçoamento de seus colaboradores. “A formação contínua é fundamental para melhorarmos as pessoas que trabalham na empresa tornando-as profissionais melhores”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg
O investimento foi de R$ 120 mil aplicado na adequação do espaço, tornando o local adequado para a formação de pessoal. A grade de cursos e palestras compreende desde treinamento operacional até o estratégico, incluindo diversas etapas das áreas de produção, operação e manutenção.
A iniciativa de formação de pessoal é o programa Educa HC que incentiva a educação continuada para todos os níveis da empresa. “Concentrar toda a jornada de aprendizado no Centro de Treinamento vai permitir aprofundar todo o conhecimento acumulado desde o tempo de nosso fundador, Heinz Hornburg, que nos servem de inspiração até hoje”, diz a executiva.
-
Argonautas Comunicação
Parceria com GN Implementos reforça estratégia de expansão e fortalece rede de peças de reposição para implementos rodoviários
A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, amplia a presença nacional da Libreparts com a inauguração da 31ª loja física em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, em parceria com a GN Implementos.
A parceria com a GN Implementos traz um diferencial significativo: a unidade conta com uma oficina autorizada, anexa à loja, para a realização de manutenções e serviços técnicos, otimizando o atendimento aos transportadores. Para Gabriel Schwanck, proprietário da GN Implementos, a nova loja física facilita o acesso dos clientes e atende à crescente demanda por soluções especializadas em reposição e manutenção de implementos rodoviários na região.
Sapucaia do Sul está localizada em uma importante rota de transporte do estado, contando com a Rodovia Mário Quintana (RS-118), Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) e a Rodovia de Integração do Sul (RIS).
Com essa nova unidade a Libreparts, a marca especializada em peças de reposição para implementos rodoviários, amplia sua rede de atendimento para 36 pontos físicos, incluindo boxes estrategicamente localizados em diversas regiões do Brasil.
Para Roberto Lopes Junior, CEO da Librelato, a expansão reflete o compromisso da Libreparts em consolidar sua posição como referência no setor. “A combinação de lojas físicas, boxes e e-commerce oferece uma abordagem híbrida, projetada para garantir cobertura ampla e eficiente em todo o território nacional”, explica o executivo.
A iniciativa também reforça o foco da Libreparts no serviço de pós-venda, com suporte técnico especializado e disponibilidade de peças para garantir a continuidade operacional dos transportadores. A nova unidade em Sapucaia do Sul é um exemplo dessa abordagem integrada, unindo estrutura de venda e assistência técnica em um só lugar.
Rede de atendimento alcança 36 pontos físicos, incluindo boxes estrategicamente localizados em diversas regiões do Brasil
Com a inauguração, a Libreparts segue fortalecendo sua presença em regiões-chave do Brasil, ampliando a capacidade de atendimento e consolidando sua rede como uma das mais abrangentes do setor. A expansão contínua demonstra o compromisso da empresa com a inovação e a excelência no atendimento, fatores essenciais para acompanhar a evolução do mercado de transporte e logística.
“A Libreparts segue reafirmando sua estratégia de crescimento, sustentando o seu papel como parceiro essencial dos transportadores e oferecendo soluções completas para manter as operações rodoviárias em plena atividade. A unidade de Sapucaia do Sul representa não apenas a expansão física da marca, mas também um avanço na oferta de serviços integrados para o segmento de implementos rodoviários”, finaliza Roberto Lopes Júnior.
-
Empresa já tem R$ 3,2 milhões faturados no mesmo período; Aumento no volume de visitas ao estande da empresa durante o evento e qualidade dos visitantes influenciou no resultado
O aumento no volume de visitantes no estande da Frigo King na Fenatran 2024, e a qualidade deles, garantiu à empresa R$ 7,4 milhões em negociações ativas um mês após a realização do evento. “Esse resultado superou nossa expectativa e sinaliza que deveremos ter um primeiro semestre de 2025 aquecido”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor Geral da Frigo King.
Negociações ativas são aquelas em que as discussões estão se aproximando da conclusão. Um mês após a Fenatran, a empresa já faturou R$ 3,2 milhões. “Tivemos 35% a mais de visitantes no estande com relação a 2022 quando recebemos 750 executivos, todos com claro interesse em nossos equipamentos”, explica Marcos.
A Frigo King é fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas. Na Fenatran ela apresentou duas inovações para o mercado de transporte de cargas perecíveis. Foram elas o Zeus, o primeiro equipamento produzido no Brasil, para equipar Reboque e Semirreboque; e o e-Flex, equipamento de refrigeração que pode ser alimentado por placas fotovoltaicas, que complementam a bateria de 48v do aparelho.
As máquinas vendidas e em processo de discussão são em sua maioria das linhas Apollo e Flex, incluindo ai um equipamento apresentado ao mercado anteriormente, o SRX EPS. O equipamento foi desenvolvido para atuar em vans e caminhões movidos a motores elétricos, com foco em atender o segmento farmacêutico.
O Flex SRX EPS é acionado pela bateria do veículo (550 v) e também pode ser alimentado pela rede elétrica quando a van ou caminhão estiver estacionado. O equipamento é ideal para o transporte de medicamentos e vacinas, além de outros produtos resfriados ou levemente congelados, como laticínios e carnes.
“No mercado da Cadeia do Frio entre apresentar uma inovação e efetivamente vende-la é um processo que pode levar de seis meses a um ano. Isso explica porque as novidades mostradas na Fenatran ainda não figuram entre os negócios em andamento”, conclui o diretor Geral.
-
Argonautas Comunicação & Design
- Oferta a granel Troca Inteligente Mobil™ gera economia de até 20% aos caminhoneiros
- Porto de Suape: CarboFlix e Sulog realizam evento para caminhoneiros e motoristas autônomos
- Guerra nomeia Learcam seu representante na Argentina e volta ao mercado
- Implementos São Paulo é destaque na Mossoró Oil & Gas Energy




