

De janeiro a maio desse ano o setor entregou ao mercado 61.667 unidades, ante 61.095 produtos comercializados em igual período de 2023; Enchentes no Rio Grande do Sul refletem na indústria
O desempenho de emplacamentos de implementos rodoviários de janeiro a maio de 2024 apresentou resultado semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado. Esse ano, foram vendidos 61.667 implementos rodoviários ante 61.095 produtos de janeiro a maio de 2023.
“Esse equilíbrio mostra que a indústria como um todo soube manter o mercado logístico abastecido de implementos rodoviários mesmo diante das enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul e que prejudicaram as empresas associadas instaladas naquele estado”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
As empresas localizadas no Rio Grande do Sul foram afetadas de maneira variada. Desde inundação das instalações até escassez de matérias primas e componentes ocorrida pelos bloqueios nas estradas. A Polícia Rodoviária Federal contabilizou 187 pontos de interrupção de tráfego.
“As perdas de vidas é algo irreparável, porém o conforto que resta aos irmãos gaúchos pelas consequências desta grande enchente fica pela solidariedade do povo brasileiro e também da ajuda internacional. Por isso rogamos que a indústria e demais setores retomem o quanto antes suas atividades com finalidade de amenizar ainda mais as questões sociais que estão por vir", conclui.
Pesados e Leves - O segmento de Reboques e Semirreboques (Pesados) registrou crescimento de 6,3% no período. De janeiro a maio de 2024 a indústria comercializou 36.967 unidades, contra 34.776 em igual período do ano passado.
O mercado de Carroceria sobre chassis apresentou recuo de 6,15%. Nos cinco primeiros meses do ano as empresas entregaram ao mercado 24.700 produtos, ante 26.319 em 2023.
EMPLACAMANTO DO SETOR - JANEIRO A MAIO DE 2024 |
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Argonautas Comunicação
Companhia especializada em equipamentos de refrigeração para transporte está presente em 19 países e já produziu mais de 20 mil sistemas. Após um processo de testes e auditoria, torna-se pioneira em conquistar a renomada certificação que permite a comercialização de produtos na União Europeia.
A Marcação CE, exigida pela União Europeia para a comercialização de determinados produtos nos países membros, é um indicativo de que a empresa que o conquista atende a uma série de requisitos de qualidade e segurança exigidos pela entidade. No setor de sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star, com sede em Massaranduba (SC) e presença em 19 países, é a primeira da América Latina a conquistar a marcação.
A empresa vem se preparando há anos no sentido de adequar-se às normas internacionais e a partir do segundo semestre de 2023 iniciou o projeto com foco na Marcação CE. Entre as iniciativas realizadas constam o levantamento do sistema de produção e qualidade, adequação dos equipamentos, desenvolvimento de documentações técnicas, auditorias e testes em laboratórios especializados até a conquista da marcação “O processo de obtenção da marcação CE exigiu uma estreita colaboração entre os departamentos, e a superação dos desafios ao longo do caminho fortaleceu nosso espírito de equipe e reafirmou nosso compromisso com a excelência. Estou extremamente orgulhoso do resultado alcançado e confiante de que a obtenção da marcação CE abrirá novas oportunidades de mercado para nossa empresa, ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com a qualidade e a conformidade regulatória”, destaca o supervisor de engenharia da Thermo Star, Guilherme Lott, responsável pela condução do processo de certificação.
Internacionalização da empresa no radar - Raphael Kanzler, gerente comercial da Thermo Star, destaca que a conquista da Marcação CE é um importante passo para a expansão da marca, reforçado pelo pioneirismo da companhia: “A partir desse reconhecimento, estamos avançando na comercialização dos nossos produtos na Europa, a começar por Portugal, onde já abrimos nosso primeiro distribuidor. A ideia é encerrar 2024 com presença em pelo menos três países europeus”.
Em 2022 a Thermo Star deu o primeiro passo para avançar no continente europeu, e participou da IAA Transportation, uma das mais importantes feiras do setor de transporte do mundo, que ocorre a cada dois anos na Alemanha. Em 2024, o evento acontece em outubro e a Thermo Star já confirmou presença – dessa vez com o selo da Marcação CE e vendas ocorrendo na Europa. De acordo com o gerente da Thermo Star, além de Portugal, a companhia já trata de negociações com Espanha, França e Inglaterra.
Certificação ISO ajudou a consolidar reconhecimento - Para a diretora administrativa Hane Louise Sabel, um dos fatores que levou a Thermo Star a ser pioneira na conquista da Marcação CE foi o fato de a empresa já ser certificada com a ISO 9001. A primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido. “Durante a consultoria para essa certificação, 90% dos processos já estavam muito bem definidos, tivemos apenas ajustes finos conectados com a cultura e as exigências específicas da Europa. A organização e o compromisso com a qualidade atestada através da ISO nos garantiram um processo muito tranquilo de testes e auditoria”, destaca.
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Transportadora digital Motz exemplifica os desafios e como superá-los para garantir maior sucesso nas operações logísticas no agronegócio
Segundo dados levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor do agronegócio representou 24,8% do PIB brasileiro em 2022. Para 2023, a projeção, ainda de acordo com o Cepea e a CNA, é de 24,1% do PIB brasileiro. No ponto de vista da macroeconomia do país, o segmento representa uma parte importante para o desenvolvimento nacional.
Uma parte vital para o contínuo crescimento do agronegócio é a logística, que envolve desde o planejamento da plantação e o armazenamento da colheita até a distribuição dos produtos finais. “Um investimento eficaz na logística garante a redução de custos, aumento de produtividade e maior satisfação do consumidor final. Entretanto, ainda existem alguns desafios logísticos no agronegócio que precisam ser superados para a melhora e o desenvolvimento do setor como um todo”, afirma o CEO da Motz, André Pimenta.
Atuante no ramo logístico e com parte dos clientes voltados para o agronegócio, a Motz é uma transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores. A empresa vem com uma proposta de unir o universo tradicional com o digital, para trazer mais competitividade e capilaridade.
Pensando nesse panorama do setor, André Pimenta listou os 3 principais desafios logísticos para o segmento de agronegócio e como superá-los:
Como citado, apesar de ainda vivermos um processo de avanços e investimentos na área, empresas do setor têm se preocupado com os desafios logísticos no agronegócio e se transformado, pouco a pouco, para ajudar no desenvolvimento do mercado.
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Conhecido como Feira dos Cegonheiros, evento será realizado em setembro; em sua 24ª edição, Expo ABCD é oportunidade para conhecer as novidades do segmento de transportes e fazer negócios
A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecido como a Feira dos Cegonheiros, o evento reúne os principais fabricantes de caminhões e implementos, transportadoras, seguradoras, bancos, entre outras empresas de serviços e acessórios, para exporem suas novidades. A Expo do ABCD será realizada em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz), e também contará com atrações para divertir o público.
A Feira do Cegonheiro é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.
Neste ano, as expectativas do presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho (foto), seguem otimistas. “Nosso segmento está diretamente ligado à produção e venda de zero-quilômetro e, este ano, temos acompanhado o crescimento gradativo do mercado interno. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abril apresentou média diária de 10.038 unidades vendidas, a melhor em cinco anos para o mês, com alta de 12,4% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado do quadrimestre, a média diária de vendas cresceu 13,6%". O dirigente lista como motivos para o aquecimento do setor automotivo, as mudanças no cenário econômico do Brasil, com queda na taxa de juros, geração de empregos e aumento na renda familiar.
Expositores desta edição - A considerar o número de empresas que já confirmaram participação na Expo de Transportes do ABCD 2024, outro recorde de faturamento e público será conquistado. Até o momento, são 18 expositores, dentre eles, representando as montadoras de caminhões, as concessionárias AutoSueco/Volvo; Codema/Scania; Via Trucks/DAF; De Nigris/Mercedes-Benz; Cofipe/Iveco; e Apta/VW MAN.
![]() Data: 26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h Onde: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz) Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo Entrada e estacionamento gratuitos |
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Equipamentos foram instalados em caminhões VUC, leves e semipesados 4X2 no centro de distribuição da empresa em Jarinu (SP) e vão atuar em toda a logística de transporte de produtos refrigerados e congelados
A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, entregou 70 máquinas de refrigeração da linha Flex para a Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas. “O cliente enxergou em nossos equipamentos máquinas robustas e ao mesmo tempo tecnologicamente avançadas e conectadas 24 horas”, explica Leonardo Gonçalves, gerente da Frigo King.
A Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas é um dos maiores operadores do Brasil no segmento de transporte de mercadorias refrigeradas e congeladas. A empresa tem matriz em Pinhais (PR), dispõe de aproximadamente 40 unidades de armazenagem, transporte, Food Service e operações de agronegócio distribuídas pelo Brasil. A Comfrio é especializada no atendimento a clientes de grande porte fornecendo solução logística completa na cadeia do frio. “Escolhemos a Frigo King por ser fornecedor homologado com grandes empresas do mercado de logística”, diz Anderson Cardoso, Head de Transportes e Novos Negócios da Comfrio, que completa: “e também por ter atendimento de pós-venda e assistência técnica em todo território nacional”.
A empresa vai operar com as máquinas na linha Flex nos caminhões Leves e padrão VUC de sua frota além de caminhões semipesados 4X2. A entrega e instalação dos equipamentos foi na unidade da Comfrio em Jarinu (SP). “Realizamos todo o treinamento de manuseio e manutenção das máquinas além de apresentarmos às equipes o app Meu Frigo King”, conta o gerente da Frigo King.
O Meu Frigo King é um sistema de controle e gerenciamento da operação à distância que pode ser acessado por qualquer smartphone com processadores Android e Apple. O sistema permite a gestão da carga transportada em todos os aspectos da operação, ou seja, do controle de refrigeração da carga até a alteração no funcionamento do aparelho instalado no implemento rodoviário. O Meu Frigo King faz pareamento com o Google Maps e por isso atua também como rastreador. “A funcionalidade do app foi outro ponto a favor da decisão de aquisição dos equipamentos porque permite a gestão operacional, incluindo os ajustes nas máquinas, à distância”, explica Cardoso.
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