Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2023

24 PERSPECTIVAS | OUTLOOK | PANORAMA Com isso, o déficit comercial será reduzido em 24,4%, baixando de US$ 11,9 bilhões para US$ 9 bilhões. Outro dado positivo refere-se ao quadro de mão de obra no setor, que cresceu 4,2% em 2022, para 277,7 mil colaboradores, e a aposta é de continuidade nas contratações, com pequena alta de 0,5%, para 279,1 mil trabalhadores. As autopeças estimam investir perto de US$ 1,1 bilhão este ano no Brasil. Transporte Sobre as estimativas para 2023, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, destacou resultado de pesquisa feita pela entidade, na qual constatou-se que a expectativa do setor não é muito boa nem para este ano nem para o próximo: “27% acreditam que o mercado deve melhorar, 33% que vai piorar e 41% que vai permanecer estável”. “Acredito que tais expectativas estejam ligadas à mudança de governo, que trouxe uma dose de incertezas, principalmente na parte econômica”, comenta o dirigente. “Além disso, ainda persiste o problema da guerra entre a Ucrânia e a Rússia e também há dúvidas de como será o desempenho das principais economias do mundo”. De qualquer forma, o presidente da NTC&- Logística diz que o setor espera que o novo governo possa de alguma forma investir mais na infraestrutura rodoviária, eliminando alguns gargalos históricos. “Pelo menos o orçamento anunciado já é bem maior do que o dos últimos anos, estamos esperando que ele seja muito bem aproveitado”, complementou. Pelucio lembrou que o transporte, pelas suas características, depende diretamente do desempenho econômico. “Seu PIB varia de duas a três vezes o PIB brasileiro”, comentou. Sobre os desafios recentes do setor, o executivo comentou que o maior deles foi o repasse para os clientes dos reajustes dos preços dos insumos que ocorreram muito forte, principalmente nos últimos dois anos: veículos (+66,7%), mão de obra (+20,6%) e combustível (+ 71,7%). © NTC&Logística Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística

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