Companhia especializada em equipamentos de refrigeração para transporte está presente em 19 países e já produziu mais de 20 mil sistemas. Após um processo de testes e auditoria, torna-se pioneira em conquistar a renomada certificação que permite a comercialização de produtos na União Europeia.
A Marcação CE, exigida pela União Europeia para a comercialização de determinados produtos nos países membros, é um indicativo de que a empresa que o conquista atende a uma série de requisitos de qualidade e segurança exigidos pela entidade. No setor de sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star, com sede em Massaranduba (SC) e presença em 19 países, é a primeira da América Latina a conquistar a marcação.
A empresa vem se preparando há anos no sentido de adequar-se às normas internacionais e a partir do segundo semestre de 2023 iniciou o projeto com foco na Marcação CE. Entre as iniciativas realizadas constam o levantamento do sistema de produção e qualidade, adequação dos equipamentos, desenvolvimento de documentações técnicas, auditorias e testes em laboratórios especializados até a conquista da marcação “O processo de obtenção da marcação CE exigiu uma estreita colaboração entre os departamentos, e a superação dos desafios ao longo do caminho fortaleceu nosso espírito de equipe e reafirmou nosso compromisso com a excelência. Estou extremamente orgulhoso do resultado alcançado e confiante de que a obtenção da marcação CE abrirá novas oportunidades de mercado para nossa empresa, ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com a qualidade e a conformidade regulatória”, destaca o supervisor de engenharia da Thermo Star, Guilherme Lott, responsável pela condução do processo de certificação.
Internacionalização da empresa no radar - Raphael Kanzler, gerente comercial da Thermo Star, destaca que a conquista da Marcação CE é um importante passo para a expansão da marca, reforçado pelo pioneirismo da companhia: “A partir desse reconhecimento, estamos avançando na comercialização dos nossos produtos na Europa, a começar por Portugal, onde já abrimos nosso primeiro distribuidor. A ideia é encerrar 2024 com presença em pelo menos três países europeus”.
Em 2022 a Thermo Star deu o primeiro passo para avançar no continente europeu, e participou da IAA Transportation, uma das mais importantes feiras do setor de transporte do mundo, que ocorre a cada dois anos na Alemanha. Em 2024, o evento acontece em outubro e a Thermo Star já confirmou presença – dessa vez com o selo da Marcação CE e vendas ocorrendo na Europa. De acordo com o gerente da Thermo Star, além de Portugal, a companhia já trata de negociações com Espanha, França e Inglaterra.
Certificação ISO ajudou a consolidar reconhecimento - Para a diretora administrativa Hane Louise Sabel, um dos fatores que levou a Thermo Star a ser pioneira na conquista da Marcação CE foi o fato de a empresa já ser certificada com a ISO 9001. A primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido. “Durante a consultoria para essa certificação, 90% dos processos já estavam muito bem definidos, tivemos apenas ajustes finos conectados com a cultura e as exigências específicas da Europa. A organização e o compromisso com a qualidade atestada através da ISO nos garantiram um processo muito tranquilo de testes e auditoria”, destaca.
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Transportadora digital Motz exemplifica os desafios e como superá-los para garantir maior sucesso nas operações logísticas no agronegócio
Segundo dados levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor do agronegócio representou 24,8% do PIB brasileiro em 2022. Para 2023, a projeção, ainda de acordo com o Cepea e a CNA, é de 24,1% do PIB brasileiro. No ponto de vista da macroeconomia do país, o segmento representa uma parte importante para o desenvolvimento nacional.
Uma parte vital para o contínuo crescimento do agronegócio é a logística, que envolve desde o planejamento da plantação e o armazenamento da colheita até a distribuição dos produtos finais. “Um investimento eficaz na logística garante a redução de custos, aumento de produtividade e maior satisfação do consumidor final. Entretanto, ainda existem alguns desafios logísticos no agronegócio que precisam ser superados para a melhora e o desenvolvimento do setor como um todo”, afirma o CEO da Motz, André Pimenta.
Atuante no ramo logístico e com parte dos clientes voltados para o agronegócio, a Motz é uma transportadora digital que facilita e melhora a jornada dos caminhoneiros e dos embarcadores. A empresa vem com uma proposta de unir o universo tradicional com o digital, para trazer mais competitividade e capilaridade.
Pensando nesse panorama do setor, André Pimenta listou os 3 principais desafios logísticos para o segmento de agronegócio e como superá-los:
- Complexidade de safra - A cada ano, a estratégia de safra precisa ser diferente, uma vez que ela é viva, imprevisível e está em constante mudança. No contexto atual, as empresas compram as sacas e dependem do valor de mercado para vendê-las. O que acontece algumas vezes é que quando o valor sobe, as empresas precisam de agilidade nas vendas e, consequentemente, na entrega dos produtos. Com isso, é muito comum que essas empresas não encontrem frotas de caminhões para suportar o transporte imediato dessas sacas.
“Esse é um dos momentos em que a Motz tem participação ativa na safra. Com nosso crescimento da base de caminhoneiros e a facilitação do digital, conseguimos gerar maior oferta de motoristas e carregamento muito mais rápido do que transportadoras convencionais e, assim, dar vazão a essas demandas”, afirma o CEO da empresa, André Pimenta. - Ausência de desenvolvimento tecnológico no setor - Segundo dados da Esalq/USP, a falta de tecnologia no segmento agrícola pode resultar em uma perda de aproximadamente 100 bilhões de reais para o agronegócio. Além disso, de acordo com valores do último Censo do IBGE, mais de 70% das propriedades rurais do Brasil não possuem acesso à internet, o que é preocupante, pois, com o uso de soluções tecnológicas no setor, as fazendas ganham aumento de produtividade, redução de custos e melhora no desempenho. É necessário entender todo o cenário do agro para melhorar essa questão e ser mais assertivo na criação de soluções tecnológicas para o setor.
- Falta de segurança das cargas - No agronegócio, a grande maioria das cargas não são rastreadas, um sinal de alerta quando se trata de situações de segurança como embarques e desembarques rápidos, e até mesmo casos recorrentes de roubos das cargas. De acordo com a Pesquisa CNT Perfil Empresarial, roubo de mercadorias está entre as maiores preocupações do Transporte Rodoviário de Cargas.
Nesse meio, a falta de rastreabilidade e segurança traz um desafio ainda maior para a gestão, tendo em vista que os tempos disponíveis para carregamento e descarga são curtos, principalmente em embarques em navios, fazendas e outros. Por isso, criar uma solução que atenda este requisito, além de trazer segurança ao motorista, também trará visibilidade ao embarcador e ganhos incontáveis para a logística.
“O rastreamento de cargas ideal para o transporte rodoviário ainda está em desenvolvimento e com muitos estudos evoluindo no mercado da logística. Enquanto isso, existem outras soluções de segurança que podem tranquilizar transportadoras e embarcadores, como seguros para cargas, uma boa manutenção preventiva nos sistemas de segurança do veículo, apoio com a emissão correta de documentos, etc. Ações como essas podem facilitar muito situações de potencial crise. A Motz tem como um de seus produtos principais para transportadoras e embarcadores o gerenciamento de riscos e burocracias, atendendo empresas de todos os tamanhos”, afirma André Pimenta.
Como citado, apesar de ainda vivermos um processo de avanços e investimentos na área, empresas do setor têm se preocupado com os desafios logísticos no agronegócio e se transformado, pouco a pouco, para ajudar no desenvolvimento do mercado.
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Conhecido como Feira dos Cegonheiros, evento será realizado em setembro; em sua 24ª edição, Expo ABCD é oportunidade para conhecer as novidades do segmento de transportes e fazer negócios
A Expo de Transportes do ABCD, promovida pelo Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e organizada pela Conexão Eventos, chega à sua 24ª edição. Também conhecido como a Feira dos Cegonheiros, o evento reúne os principais fabricantes de caminhões e implementos, transportadoras, seguradoras, bancos, entre outras empresas de serviços e acessórios, para exporem suas novidades. A Expo do ABCD será realizada em 26, 27 e 28 de setembro, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz), e também contará com atrações para divertir o público.
A Feira do Cegonheiro é considerada o segundo maior evento de transportes do Estado de São Paulo. Ano a ano, tem registrado recordes de público e faturamento. Em 2023, foram mais de R$ 400 milhões em negócios, alta de 14% na comparação com 2022, e mais de 60 mil visitantes, 25% superior.
Neste ano, as expectativas do presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho (foto), seguem otimistas. “Nosso segmento está diretamente ligado à produção e venda de zero-quilômetro e, este ano, temos acompanhado o crescimento gradativo do mercado interno. Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), abril apresentou média diária de 10.038 unidades vendidas, a melhor em cinco anos para o mês, com alta de 12,4% sobre o mesmo mês de 2023. No acumulado do quadrimestre, a média diária de vendas cresceu 13,6%". O dirigente lista como motivos para o aquecimento do setor automotivo, as mudanças no cenário econômico do Brasil, com queda na taxa de juros, geração de empregos e aumento na renda familiar.
Expositores desta edição - A considerar o número de empresas que já confirmaram participação na Expo de Transportes do ABCD 2024, outro recorde de faturamento e público será conquistado. Até o momento, são 18 expositores, dentre eles, representando as montadoras de caminhões, as concessionárias AutoSueco/Volvo; Codema/Scania; Via Trucks/DAF; De Nigris/Mercedes-Benz; Cofipe/Iveco; e Apta/VW MAN.
24ª Expo de Transportes do ABCDData: 26, 27 e 28 de setembro, das 16h às 22h Onde: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz) Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 - Centro, São Bernardo do Campo Entrada e estacionamento gratuitos |
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Equipamentos foram instalados em caminhões VUC, leves e semipesados 4X2 no centro de distribuição da empresa em Jarinu (SP) e vão atuar em toda a logística de transporte de produtos refrigerados e congelados
A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, entregou 70 máquinas de refrigeração da linha Flex para a Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas. “O cliente enxergou em nossos equipamentos máquinas robustas e ao mesmo tempo tecnologicamente avançadas e conectadas 24 horas”, explica Leonardo Gonçalves, gerente da Frigo King.
A Comfrio Inteligência em Soluções Logísticas é um dos maiores operadores do Brasil no segmento de transporte de mercadorias refrigeradas e congeladas. A empresa tem matriz em Pinhais (PR), dispõe de aproximadamente 40 unidades de armazenagem, transporte, Food Service e operações de agronegócio distribuídas pelo Brasil. A Comfrio é especializada no atendimento a clientes de grande porte fornecendo solução logística completa na cadeia do frio. “Escolhemos a Frigo King por ser fornecedor homologado com grandes empresas do mercado de logística”, diz Anderson Cardoso, Head de Transportes e Novos Negócios da Comfrio, que completa: “e também por ter atendimento de pós-venda e assistência técnica em todo território nacional”.
A empresa vai operar com as máquinas na linha Flex nos caminhões Leves e padrão VUC de sua frota além de caminhões semipesados 4X2. A entrega e instalação dos equipamentos foi na unidade da Comfrio em Jarinu (SP). “Realizamos todo o treinamento de manuseio e manutenção das máquinas além de apresentarmos às equipes o app Meu Frigo King”, conta o gerente da Frigo King.
O Meu Frigo King é um sistema de controle e gerenciamento da operação à distância que pode ser acessado por qualquer smartphone com processadores Android e Apple. O sistema permite a gestão da carga transportada em todos os aspectos da operação, ou seja, do controle de refrigeração da carga até a alteração no funcionamento do aparelho instalado no implemento rodoviário. O Meu Frigo King faz pareamento com o Google Maps e por isso atua também como rastreador. “A funcionalidade do app foi outro ponto a favor da decisão de aquisição dos equipamentos porque permite a gestão operacional, incluindo os ajustes nas máquinas, à distância”, explica Cardoso.
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Argonautas Comunicação & Design
Especialista mostra características de identificação na composição de um óleo lubrificante
Os óleos lubrificantes são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer tipo de motor. Eles são responsáveis pela fluidez e trabalho das peças conectadas, removendo o atrito e permitindo maior agilidade nos sistemas. No entanto, o óleo lubrificante precisa ter um determinado nível de qualidade para que isso aconteça.
Alguns fatores diferenciam um bom óleo lubrificante de um produto ruim. No quesito da formulação, é vital a presença de aditivos; além disso, é necessário ter também a viscosidade ideal, que facilitará no processo de lubrificação de peças.
O motorista precisa estar atento a alguns sinais dentro de um óleo lubrificante. Em relação aos aditivos, muitos produtos podem não conter a quantidade suficiente de aditivação, e prejudicar o processo de proteção, o consumidor pode perceber através do odor característico de básicos rerrefinados e da coloração do produto.
“Hoje o processo de adulteração e falsificação de lubrificante está em plena atividade, então é muito importante verificar os produtos, caso você encontre lacres e tampas abertos, sem o selo de indução ou rompidos, é um forte indício de produto de má qualidade”, explica o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.
Quais os resultados de cada tipo de lubrificante no motor? - A utilização de um lubrificante de má qualidade ou adulterado pode causar inúmeros riscos ao sistema aplicado. O principal problema é reduzir a vida útil do motor, danificando as peças principais e fazendo com que os gastos em manutenção sejam elevados. Um ponto muito importante é também em relação à questão ambiental, uma vez que certamente o óleo de má qualidade não consegue oferecer uma durabilidade no motor, além de não economizar combustível e ter um nível maior de poluentes no processo de funcionamento.
Já a utilização de um lubrificante de boa qualidade pode garantir, dependendo de sua aplicabilidade, o máximo de desempenho no sistema e produzir uma eficiência em relação à utilização do combustível. Lubrificar de uma maneira eficaz, diminuir temperatura , ter um processo de limpeza eficiente e também trazer economia e menor emissão de poluentes para o meio ambiente, são os pontos chave de um produto de qualidade.
Testes laboratoriais - No laboratório, são feitos vários testes que comprovam a qualidade de um óleo lubrificante. Analisando a quantidade de aditivos, seja ele de detergência ou qualquer outra característica utilizada. Um teste muito conhecido é o TBN ( Total Basic Number). Outro teste importante é o de infravermelho, onde é possível determinar a composição do produto. Nesse teste é possível verificar a presença de vários contaminantes, como água, fuligem entre outros pontos.
“A YPF Brasil tem laboratórios com tecnologia para formular produtos com as especificidades voltadas a cada tipo de aplicação de lubrificantes. A marca está há cinco anos inserida no programa interlaboratorial da ANP (Agência Nacional do Petróleo), com notas máximas, garantindo análises que garantam a qualidade dos nossos produtos”, finaliza o especialista.
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