Image
Indústria de implementos rodoviários fatura US$ 2,75 milhões com Rodada de Negócios na Bolívia

Indústria de implementos rodoviários fatura US$ 2,75 milhões com Rodada de Negócios na Bolívia

Volume de negócios é resultado das 330 reuniões realizadas entre 22 empresas brasileiras e 46 bolivianas; encontro foi em Santa Cruz de La Sierra, nos dias 10 e 11 de abril, e faz parte do Programa Move Brazil promovido pela ANFIR e ApexBrasil; expectativa é de realizar em 12 meses mais US$ 4,175 milhões

A Rodada de Negócios, realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, nos dias 10 e 11 de abril, rendeu US$ 2,75 milhões para a indústria de implementos rodoviários. O evento foi promovido pela ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e faz parte do Programa Move Brazil de promoção de exportações, desenvolvido em parceria pelas duas entidades. Os contatos gerados durante a missão comercial poderão render, nos próximos 12 meses, mais US$ 4,175 milhões em exportações.

”O encontro superou nossas expectativas e acredito que a Rodada de Negócios servirá para ampliar nossos negócios com a Bolívia”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. No ano passado, 4,35% das exportações brasileiras de implementos rodoviários, de um total de 5.798 unidades, tiveram como destino o mercado boliviano.

O encontro na Bolívia teve a participação de 22 empresas brasileiras: Binotto, Catarina, ComLink, Facchini, Forbal, Frigo King, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hubner, Ibiporã, Marrucci, Olivo, Pradolux, Randon, Rodovale, Silpa, Tecnnic, TKA Cranes e VBC. Elas realizaram 330 reuniões de negócios com 46 empresas locais de diversos portes, sendo a maioria situada na região Leste do território boliviano.

 

Histórico. A ação na Bolívia é a sexta empreendida no atual programa de promoção de exportações. As demais foram a presença com stand na MATS-Mid-America Trucking Show, nos EUA, de 30 de março a 1º de abril; e as Rodadas de Negócios na República Dominicana, de 11 a 13 de abril; no Chile, de 16 a 18 de maio; e na África do Sul, entre os dias 23 e 26 de outubro.

Em 2022, foram realizadas uma missão comercial ao Peru, a instalação do stand Move Brazil na feira internacional ANPACT, no México; e na IAA Transportation, na Alemanha. Além disso, o convênio promoveu a Rodada Internacional de Negócios, durante a realização da Fenatran, com importadores estrangeiros.

No ano de 2020 o programa desenvolveu a missão comercial à Colômbia, sendo suspenso em seguida por conta da pandemia mundial de Covid-19. A retomada ocorreu em junho de 2022 com a renovação do convênio. As rodadas de negócios contribuem para incrementar as exportações de um setor-chave para a indústria de transformação brasileira.

O segmento deverá ser ainda mais fortalecido com o programa Mover, anunciado recentemente pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A iniciativa busca traçar um plano estratégico para o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil, estimulando a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística e ampliando as exigências de sustentabilidade da frota automotiva.

-

movebrazilDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

-

movebrazilAgência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros  no  exterior,  como  missões  prospectivas  e  comerciais,  rodadas  de negócios,  apoio  à  participação  de  empresas  brasileiras  em  grandes  feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 


Argonautas Comunicação

Artigos relacionados

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

SOBRE A PONTO & LETRA

Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.

Image

Contato

+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP 
www.ponto-e-letra.com.br

Apoio

Image