Image

Preço do diesel se mantém estável em setembro e encerra o mês a R$ 6,10

Valor médio do diesel comum é o mesmo registrado em agosto; tipo S-10 apresentou redução de 0,16% e fechou o período a R$ 6,17

De acordo com a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, o diesel comum encerrou setembro com o mesmo valor médio do mês anterior, de R$ 6,10. A estabilidade também foi registrada para o tipo S-10, que fechou o período a R$ 6,17 na média nacional, após redução de 0,16%, ante o fechamento de agosto.

“Os dois tipos de combustível têm apresentado pequenas variações nos últimos meses e, pelo comportamento que temos observado nos preços médios regionais, a tendência é que a estabilidade se mantenha até o final do ano, se não houver reajustes”, analisa Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Na análise regional, apenas o Sudeste apresentou aumento no preço médio do diesel comum, de 0,17%, alcançando o valor de R$ 6,03. Já o Centro-Oeste e o Nordeste foram as que tiveram a maior redução para o combustível, de 0,49%, registrando médias de R$ 6,12 e R$ 6,14, respectivamente. Enquanto isso, o tipo S-10 teve incremento apenas na Região Sul, de 0,17%, fechando a R$ 5,98, e as maiores quedas, de 0,32%, aconteceram também no Centro-Oeste e no Nordeste, onde o litro fechou a R$ 6,26 e R$ 6,20, respectivamente.  

Nas bombas da Região Norte foram registrados os maiores preços médios para os dois tipos de diesel, de R$ 6,67 o comum e R$ 6,59 o S-10. Já os valores mais baixos foram encontrados nos postos do Sul: o comum a R$ 5,92 e o S-10 a R$ 5,98.

No levantamento por estado, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum foi registrada no Amapá, a R$ 7,39, após manter o mesmo preço de agosto. O Paraná também manteve o valor do mês anterior, de R$ 5,90, e encerrou setembro como o estado com o menor preço médio do País para o combustível. 

Nos mesmos estados foram registrados os maiores e menores valores para o tipo S-10: no Amapá está o combustível mais caro, a R$ 7,49, após alta de 0,40%; e no Paraná o S-10 foi encontrado a R$ 5,95, mesmo após incremento de 0,17% no preço.

O maior aumento para o diesel comum, de 0,98%, aconteceu nas bombas da Paraíba, que passaram a comercializar o combustível a R$ 6,18, enquanto a maior redução, de 2,41%, foi registrada em Sergipe, onde o combustível foi encontrado a R$ 6,49. Para o tipo S-10, o maior aumento foi identificado no Amapá, de 0,40%, passando para R$ 7,49, e a maior queda, de 1,28%, foi registrada no Rio Grande do Norte, que comercializou o combustível a R$ 6,17.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

-

Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


RPMA Comunicação

Projeção sobre média mensal de emplacamentos pode representar 5% de crescimento anual

Média mensal é de 13.110 produtos comercializados o que poderá significar 157 mil implementos rodoviários ao final de 2024; ANFIR pondera que o volume pode ser maior porque não há como prever o efeito Fenatran no mercado

A projeção sobre a média mensal de emplacamentos de implementos rodoviários indica que o setor poderá fechar 2024 com aproximadamente 157 mil produtos. Isso representa variação positiva de cerca de 5% sobre o total registrado ano passado que foi 151 mil implementos rodoviários. No entanto, com a realização da Fenatran em novembro essa projeção pode ser alterada.

“A Fenatran é o maior catalisador de negócios do setor e historicamente a indústria de implementos rodoviários sempre apresenta balanço positivo de vendas após o evento”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. “O efeito dos negócios realizados na Fenatran não é direto porque essas vendas não são faturadas imediatamente após a feira mas sim ao longo dos meses subsequentes", explica Spricigo. “Porém este ano a indústria dispõe em estoque de alguns modelos de implementos o que pode facilitar a aquisição do caminhão e de imediato do semirreboque e isso poderia contribuir com um número ainda maior de crescimento frente a previsão da ANFIR”, conclui.

 

Segmentos - O segmento de Reboques e Semirreboques registrou 67.429 implementos rodoviários emplacados de janeiro a setembro de 2024. Em igual período de 2023, o volume foi de 65.824 o que representa crescimento de 2,44%.

No setor de Carroceria sobre chassi Leves foram emplacados, de janeiro a setembro desse ano, 50.565 produtos, ante 45.352 unidades no mesmo período do ano passado. Com isso, o segmento apresenta variação positiva de 11,49%.

No total, a indústria de implementos rodoviários cresceu 6,13%. De janeiro a setembro de 2024 foram comercializados 117.994 produtos, contra 111.176 unidades no mesmo período de 2023.

anfir set24

-

 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Missão comercial à IAA Transportation deve realizar US$ 10 milhões em negócios

Comitiva de 18 empresas foi organizada pela ANFIR e ApexBrasil e realizou 400 contatos comerciais no estande MoveBrazil

As 18 empresas do setor fabricante e implementos rodoviários que estiveram presentes na IAA Transportation, realizada em Hannover (Alemanha), deverão realizar US$ 10 milhões em negócios de exportação nos próximos 12 meses. “A presença do produto brasileiro atrai a atenção dos operadores logísticos internacionais”, celebra José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “deixamos de ser novidade e ingressamos na agenda de negócios das empresas estrangeiras”.

A IAA Transportation aconteceu de 17 a 22 de setembro e as empresas brasileiras estiveram juntas no estande MoveBrazil, organizado pela ANFIR em parceria com a ApexBrasil-Agência Brasileira de Promoção de Exportações. Durante a feira foram realizadas 400 reuniões comerciais.

A missão comercial faz parte do programa de incentivo as exportações de implementos rodoviários e demais componentes, o MoveBrazil. O convênio foi assinado pela primeira vez entre ANFIR e ApexBrasil em 2016 e foi renovado em julho desse ano.

As empresas participantes na IAA Transportation foram: Busa Industrial e Comercial, Brasfit Indústria e Comércio, ComLink Equipamentos Eletrônicos, Forbal Indústria Automotiva, Globus Electronics, Grimaldi, Guerra Implementos Rodoviários, Hallco Piso Móvel América do Sul, Ibiporã Implementos Rodoviários, Librelato Implementos Rodoviários, PCP Steel, Ramah Group, Randon Implementos e Participações, Sansuy, Sinalsul Indústria de Autopeças, Thermo Star Equipamentos, Thyssenkrupp Brasil e VBC Sistemas Inteligentes.

-

movebrazilMOVE BRAZIL é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras destes produtos, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.

-

movebrazilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

-

Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

Librelato inaugura concessionária Percal em Linhares/ES

Concessionária atenderá 96 cidades da região. Estrutura conta com loja de peças Libreparts 

A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, anuncia a inauguração da concessionária Percal em Linhares, no Espírito Santo. Além do estado capixaba, a nova unidade também atenderá o extremo sul da Bahia, cobrindo um total de 96 cidades. 

A parceria entre a Librelato e o Grupo Percal começou em 2019, quando a Percal iniciou a representação da marca na região. Com o sucesso nas vendas e a crescente demanda, o Grupo Percal decidiu investir em uma infraestrutura completa para melhor atender seus clientes.  

Para Rodrigo Lenzi, Diretor do Grupo Percal, o investimento em uma estrutura completa só foi possível graças à confiança nos implementos da Librelato, reconhecidos por sua robustez, tecnologia de ponta e foco em maximizar a produtividade e eficiência dos clientes da região.  

“Desde 2019, trabalhamos com a melhor marca de implementos rodoviários do mercado. Com essa nova estrutura, continuaremos oferecendo a linha completa de produtos e serviços da Librelato, que se destacam pela durabilidade e pelo desempenho excepcional, independentemente da região, estrada ou condição climática”, afirma o Diretor. 

A nova unidade impressiona pela sua grandiosidade. Localizada em um terreno de mais de 20 mil m² e uma loja com área de 400 m², sala administrativa, almoxarifado, oficina de 1.600 m² e um pátio de 17.500 m², preparado para receber e despachar grandes volumes de mercadorias. A Percal disponibiliza no local toda a linha de implementos rodoviários da Librelato, com destaque para as linhas Graneleira, Furgão Lonado e Basculante, as mais procuradas no Espírito Santo e no sul da Bahia.  

Um dos grandes diferenciais da Percal é a loja de peças para carretas que está instalada dentro do mesmo complexo. A Libreparts é referência nacional em peças e componentes de reposição para implementos rodoviários. Fundada em 2018, a rede Libreparts se consolidou como uma das maiores do Brasil, com lojas em quatro das cinco regiões do país. Com a abertura em Linhares, a Libreparts agora conta com 30 unidades físicas e seis boxes.  

Para Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato, “a nova unidade da Percal, combinada com a loja Libreparts, proporcionará aos clientes da região um atendimento completo, seja na aquisição de implementos rodoviários ou na manutenção de equipamentos já em operação, garantindo sempre a máxima performance em produtos e serviços da Librelato”. 

 

Libreparts oferece vasta gama de peças e componentes - Motoristas e frotistas podem encontrar uma vasta gama de peças e componentes da Libreparts, desde itens para manutenções simples até soluções para demandas mais complexas. As lojas estão posicionadas em pontos estratégicos ao longo das principais rodovias brasileiras, garantindo fácil acesso às peças de reposição da Libreparts. 

Os boxes, por sua vez, localizados em paradas estratégicas como postos de gasolina e parques industriais, são especializados em peças de alto giro, oferecendo agilidade e praticidade para os transportadores. 

 

Serviço - Concessionária Percal / Loja Libreparts | Rodovia Governador Mário Covas, km 157, Bebedouro, Linhares/ES | Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 17h48 

-

librelatoFundada em 1969, a Librelato destaca-se como uma das três principais fabricantes brasileiras de implementos rodoviários, além de ser a segunda maior exportadora desses produtos. Atualmente, possui quatro plantas em Santa Catarina, sendo três delas no município de Içara e uma em Criciúma, onde emprega cerca de dois mil profissionais. Sua rede de concessionárias e representantes têm ampla cobertura, com 33 pontos de venda Libreparts estrategicamente instalados em quase todas as regiões brasileiras, além de unidades em países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, entre outros de linhas especiais.

 


MM Editorial – Comunicação Corporativa

Maior feira do setor na América Latina, 8ª Expo Motorhome projeta crescimento de 25%, prevendo R$ 500 milhões em negócios

Maior feira da América Latina dedicada a empresas e apaixonados por campismo e caravanismo, a 8ª Expo Motorhome projeta crescimento de 25% nos números em 2024. Conforme o diretor do evento, Alexandre Boff, 150 expositores e um público superior a 25 mil pessoas são esperados durante os cinco dias de programação, que ocorrerá de 13 a 17 de novembro no Expotrade Convention Center da cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). “A feira desempenha papel fundamental no fortalecimento do setor de motorhomes, estimulando a inovação e permitindo ao consumidor final conhecer as mais recentes tecnologias do mercado”, ressalta. Em 2023, a Expo Motorhome gerou cerca de R$ 400 milhões em negócios, número que também deve registrar 25% de incremento neste ano: a expectativa é atingir R$ 500 milhões. Paralelamente, ocorrerá o 1º Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul.

O otimismo das projeções é atribuído ao crescente número de consumidores interessados em adotar um estilo de vida sobre rodas para desbravar as belezas naturais do vasto território brasileiro. Esse fenômeno se intensificou durante e após a pandemia de Covid-19, quando muitos aventureiros passaram a buscar destinos turísticos não-convencionais e menos povoados. Conforme estudo técnico realizado pela Expo Motorhome, estima-se que o mercado de campismo e caravanismo no Brasil movimentou cerca de R$ 1,5 bilhão em 2023, aumento de 30% em relação ao ano anterior. As empresas nacionais fabricam, mensalmente, entre 450 e 500 equipamentos, como motorhomes, trailers, minitrailers e campers (módulos que vão acoplados à caçamba de picapes).

Em uma área de 23 mil metros quadrados do Expotrade, os 150 expositores realizarão demonstrações de motorhomes, trailers, minitrailers, campers, veículos de recreação em geral, barracas e acessórios. Além dos painéis previstos no 1º Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, outras 17 palestras gratuitas serão realizadas durante a feira. Como não poderia ser diferente, muitos expositores e visitantes de diversos Estados e 6 diferentes países virão rodando para participar da Expo Motorhome, permanecendo acampados em uma área localizada a apenas 2 km do Expotrade. O camping oferece toda a infraestrutura necessária e permanecerá aberto de 11 a 17 de novembro. A expectativa é receber cerca de 800 veículos e mais de 70 barracas. Para comodidade dos campistas, haverá transfer durante todo o evento.

 

Participação na Caravan Salon da Alemanha - Para trocar experiências e buscar referências que serão incorporadas já nesta edição, a equipe da Expo Motorhome acaba de retornar de uma viagem estratégica à Alemanha, onde participou da Caravan Salon, a maior feira de campismo e caravanismo do mundo, realizada de 30 de agosto a 8 de setembro em Düsseldorf. O evento é reconhecido por apresentar as últimas tendências e inovações do setor, reunindo fabricantes e profissionais de todo o globo. 

Durante a visita, os diretores da Expo Motorhome Alexandre Boff e Tiago Rech, acompanhados da coordenadora-geral, Tuani Dal Pra, do coordenador de Marketing, Felipe Rodrigues, e da diretora-geral da Emme Brasil/Messe Düsseldorf, Malu Sevieri, foram recepcionados pelo diretor da Caravan Salon Düsseldorf, Stefan Koschke, e pelo gerente de projetos Sênior, Pascal Versen. “Foi uma oportunidade incrível de identificar novas soluções e tecnologias que poderão elevar ainda mais o nível do nosso evento, proporcionando uma experiência única para expositores e visitantes", comenta Alexandre Boff.

Além de networking com grandes players do mercado europeu, a visita também possibilitou a análise de novos modelos de veículos recreativos e produtos que poderão ser apresentados futuramente no Brasil. A equipe trouxe na bagagem não só inovações, mas também a expectativa de ampliar parcerias internacionais, reforçando o compromisso de consolidar a Expo Motorhome em uma referência na América Latina.

 

Fórum de Caravanismo ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro - Uma das novidades desta edição da Expo Motorhome é o 1º Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro. Trata-se de um espaço para discussão e formulação de políticas públicas, troca de ideias, experiências, produção científica e práticas sobre a atividade do turismo realizado em veículos recreativos.

Diversos painéis e palestras abordarão também questões relacionadas à segurança e legislação, permitindo maior mobilidade de motorhomes e trailers nos países do Mercosul. A iniciativa é um desdobramento do projeto de pesquisa sobre Caravanismo e Mobilidade Turística que está sendo realizado pelo professor doutor Luiz Ernesto Brembati, do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o professor Walter Pablo, da Cátedra de Turismo Rural da Universidade de Buenos Aires e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta). A inscrição custa R$ 35,00 e pode ser feita no site oficial da 8ª Expo Motorhome (www.expomotorhome.com). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., com o professor Luiz Ernesto.

-

expomotorhomeA Expo Motorhome foi idealizada em 2016 pelo empresário Alexandre Boff. A primeira edição ocorreu nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), reunindo 49 expositores, 5,4 mil visitantes e, na área externa, 180 motorhomes, trailers e barracas. Desde então, a feira registra forte crescimento a cada edição, consolidando-se como a maior da América Latina dedicada aos apaixonados por campismo e caravanismo. A 7ª edição, realizada em 2023, contou com 122 expositores e 20 mil visitantes, gerando mais de R$ 400 milhões de negócios. Na área de camping, foram mais de 600 veículos e 70 barracas.


Adair Santos
Assessoria de Imprensa

Implementos.net.br

O portal implementos.net.br é um veículo de divulgação de notícias e informações sobre produtos, serviços, tecnologias e políticas do setor de implementos rodoviários e transportes rodoviários de carga.

SOBRE A PONTO & LETRA

Com larga experiência trabalhando junto à entidades, a Ponto & Letra produz anuários e publicações especializadas para alguns dos principais setores da economia brasileira. Através de parcerias comerciais, editoriais e de serviços, viabiliza, gera conteúdo, produz e distribui com total qualidade e segurança, informações que são utilizadas como fonte de pesquisa por centenas de profissionais diariamente.

Image

Contato

+55 (11) 5032 0001
marketing@ponto-e-letra.com.br
Rua Ipiranga, 344 • Jardim Aeroporto
04633-000 • São Paulo, SP 
www.ponto-e-letra.com.br

Apoio

Image