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Primeiro semestre de 2025 registra queda em Pesados e curva positiva em Leves

O total de vendas de janeiro a junho foi de 72.183 produtos, ante 75.351 unidades no primeiro semestre de 2024; Segmento Leve ultrapassa Pesado em volume de emplacamentos

O desempenho de emplacamentos do setor produtor de implementos rodoviários no primeiro semestre de 2025 ficou 4,2% abaixo de igual resultado apurado no ano anterior. “Recuo não é boa notícia mas se há algo a se pontuar é termos um semestre com a manutenção da curva positiva de vendas da linha Leve”, diz José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR).

“Enfrentamos um momento em que é necessário nos mantermos resilientes e focados em nossas melhores competências porque são nelas que nos apoiaremos para superar os obstáculos atuais”, afirma o executivo. De janeiro a junho de 2025, a indústria distribuiu ao mercado 72.183 implementos rodoviários, contra 75.351 produtos no primeiro semestre do ano passado. O mercado de caminhões, de acordo com a Fenabrave, recuou -3,62% no primeiro semestre.

O segmento Pesado apresentou queda de 19,78% registrando 35.831 unidades implementadas no primeiro semestre do ano, ante 44.664 produtos de janeiro a junho de 2024. As principais curvas positivas estão nas linhas Bau lonado (+31,54%) Bau carga geral (+31,14%), Porta conteiner (+18,36%) e Carrega tudo (+12,42%).

 

Leves superam Pesados - O segmento Leve superou o volume de produtos do setor Pesado. No primeiro semestre de 2025 foram vendidas 36.352 produtos. Em face do resultado apurado de janeiro a junho de 2024, quando foram entregues 30.687 unidades ao mercado, o segmento registrou crescimento de 18,46%. Todas as linhas apresentam curva positiva de crescimento.

Para o segundo semestre as projeções da ANFIR estão mantidas. O segmento de Leves devendo alcançar volume de vendas em torno de 80 mil unidades, consolidando um excelente desempenho. E o segmento Pesado deve ultrapassar as 70 mil unidades, resultado importante que mostra resiliência do setor rodoviário mesmo em um cenário conturbado com custos elevados aos operadores logísticos e de alavancagem (financiamentos) que não favorecem os investimentos.

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 anfirDesde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

Argonautas Comunicação

HC Hornburg inicia produção em Guaramirim (SC)

Fábrica tem 5 mil² e produzirá 40 unidades por mês; Planta vai reduzir prazos de entrega das carrocerias ¾

A HC Hornburg inaugurou a planta industrial em Guaramirim (SC), distante 9,4 quilômetros de sua matriz em Jaraguá do Sul (SC). “A nova unidade industrial vai reduzir os prazos de entrega dos produtos agilizando o atendimento aos nossos clientes em todo o Brasil”, afirma Betina Borchardt, diretora Geral da HC Hornburg.

A nova fábrica tem 5 mil m2 e capacidade de produção de 40 unidades por mês. O investimento feito foi de R$ 3,5 milhões. A planta será responsável pela fabricação de carrocerias para veículo 3/4 (VUC) do modelo liso e palleteiro.

A implantação da nova unidade industrial implicou na transferência de alguns colaboradores da matriz para a fábrica. Isso foi feito para agilizar o processo de treinamento da nova equipe. A planta em Guaramirim recebeu estrutura de produção completa com a aquisição de novas injetoras, laminadoras, mesas de vácuo, aparelhos de solda, ponte rolante, prensas entre outros equipamentos.

O projeto de ampliação da capacidade de produção da HC Hornburg foi iniciado há dois anos e levou seis meses para ser aprovado e mais cinco meses até o início da produção. “A expansão fabril foi uma decisão amadurecida em face da consolidação da expansão das vendas da HC Hornburg com a abertura de novos mercados”, diz a executiva que completa: “Assim temos uma linha dedicada a produção de carrocerias frigoríficas 3/4 reduzindo o prazo de entrega aos clientes”.

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Fundada em 1973 por Heinz Hornburg, em Jaraguá do Sul (SC), a HC Hornburg iniciou sua trajetória como fabricante de carrocerias de madeira, cabines e complementos para camionetes. Alguns anos depois evoluiu para a produção de furgões de chapa de aço rebitados à mão.

Atualmente, a empresa é referência na fabricação de carrocerias e semirreboques para transporte frigorificado, com uma linha de produtos que inclui Paleteira, Sorveteira, Versatile, Gancheira, Prateleira e Semirreboque.

Com uma estrutura de 13 mil metros quadrados localizado em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde a empresa emprega aproximadamente 110 funcionários. Os produtos da HC Hornburg são exportados para os mais diversos mercados da América Latina como Equador, Guatemala. Paraguai e Uruguai.


Argonautas Comunicação

Forbal Automotive receberá Prêmio Exportação RS da ADVB/RS, pelo sétimo ano consecutivo

A Forbal Automotive, sediada em Flores da Cunha (RS), será reconhecida pelo Prêmio Exportação RS 2025, promovido pela ADVB/RS, pelo sétimo ano consecutivo. A premiação, que chega à sua 53ª edição, é uma das mais importantes do Estado e destaca empresas com performance de excelência no comércio internacional, contribuindo para o fortalecimento da imagem do Rio Grande do Sul como um polo exportador competitivo e inovador.

Fundada em 2004, a Forbal atua no fornecimento de peças e componentes para os setores de implementos rodoviários, agrícolas, automotivo e de máquinas em geral. Seu portfólio abrange desde para-lamas e protetores laterais até ferragens e acessórios sob medida, desenvolvidos com tecnologia própria e foco nas necessidades específicas de cada cliente. Hoje, a empresa conta com 100 colaboradores e uma estrutura de 7.000 m² de área construída, com capacidade para atender demandas complexas em diferentes mercados.

As exportações começaram em 2015 e logo se consolidaram como um pilar estratégico do negócio. Atualmente, cerca de 10% do faturamento vem do mercado externo, com planos estruturados para dobrar essa participação nos próximos anos.

“Receber o Prêmio Exportação pela sétima vez consecutiva é motivo de orgulho, mas, acima de tudo, é um indicativo de que estamos no caminho certo. A Forbal tem investido continuamente em inovação, presença global e proximidade com o cliente. A abertura da nossa unidade nos Estados Unidos, por exemplo, é um marco da nossa visão de longo prazo para o mercado internacional”, afirma Giuliano Santos (foto), CEO da Forbal Automotive.

 

Presença estratégica nos Estados Unidos - Um dos marcos recentes dessa trajetória de internacionalização foi a inauguração da unidade Forbal USA, no final de 2024. A operação foi cuidadosamente planejada a partir de estudos de mercado iniciados em 2022, que apontaram a necessidade de presença física para ampliar a competitividade da marca no mercado norte-americano.

Localizado em Tampa - Flórida, o novo centro de distribuição permite que os produtos cheguem aos clientes dos Estados Unidos e México com mais agilidade, reduzindo prazos de entrega e custos logísticos. A unidade também viabiliza o fornecimento direto a montadoras e distribuidores locais, ampliando a capilaridade da marca no continente.

 

Resultados e expansão internacional - Mesmo diante de desafios econômicos e políticos em países latino-americanos, a Forbal conseguiu consolidar e expandir sua atuação. A Argentina, por exemplo, voltou a apresentar crescimento significativo após mudanças que facilitaram as importações, enquanto a República Dominicana surpreendeu com aumento expressivo de demanda.

Os principais mercados da Forbal em 2024 foram:

  1. Chile
  2. Argentina
  3. Bolívia
  4. República Dominicana
  5. Uruguai

Em comparação com 2023, o faturamento de exportações apresentou crescimentos expressivos:

  • República Dominicana: +566,29%
  • Argentina: +217,26%
  • Bolívia: +31,95%
  • Chile: +31,61%

Esses avanços são reflexo direto das estratégias de proximidade com o cliente – como participação em rodadas de negócios organizadas pela ApexBrasil e Anfir –, do desenvolvimento de produtos personalizados por país e da presença nas principais feiras do setor, como a IAA Transportation, na Alemanha, e a Fenatran, no Brasil.

Com a solidez de quem entrega inovação com excelência e competitividade, a Forbal Automotive segue abrindo caminhos no mercado internacional, reafirmando seu papel como protagonista na exportação de soluções industriais brasileiras.

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forbal Roberto Hunoff

Heliar inova processo de garantia com Certificado Digital para baterias

Certificado de Garantia Digital Heliar facilita registro e consulta da garantia 

A Baterias Heliar, marca pertencente a Clarios — líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade — lança o Certificado de Garantia Digital, uma solução moderna que substitui o tradicional papel e traz mais agilidade e segurança para consumidores, lojistas, casas de bateria e postos autorizados.

Com a tecnologia, o processo de registro da garantia da bateria se torna 100% digital, facilitando o dia a dia de quem vende e de quem compra. “O certificado digital é a versão eletrônica do certificado de garantia da bateria, vinculado ao número de série exclusivo do produto. Ele substitui — ou complementa — o documento impresso, oferecendo uma forma mais rápida e fácil para gerar o certificado e comprovar a validade da garantia”, explica Hilton Monteiro, Gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Clarios. 

 

Como funciona? - Ao apontar a câmera do celular para o QR Code na parte superior da bateria, o aplicador é direcionado automaticamente para uma página na qual o certificado é gerado com base no código único do produto. O consumidor pode acessar o certificado digital de três formas:

  • Escaneando novamente o QR Code da bateria;
  • Acessando o e-mail cadastrado, que recebe o certificado automaticamente;
  • Pelo WhatsApp, se tiver optado por essa opção.

 

Registro - Assim como no modelo físico, é o aplicador ou lojista quem realiza o preenchimento do certificado no momento da venda. Caso haja falha na leitura do QR Code, é possível solicitar a emissão do certificado digital pelo SAC (0800 016 16 44). A data de venda continua sendo o parâmetro para validar a garantia — ela deve corresponder à nota fiscal ou ao recibo de compra.

 

O que acontece se o registro não for feito? - Sem o certificado digital, o consumidor terá apenas a garantia legal de 90 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Em locais sem acesso à internet, a orientação é fotografar o QR Code ou anotar o código de 24 dígitos e concluir o registro assim que possível, de preferência no mesmo dia.

“Com o novo modelo, o consumidor ganha mais mobilidade e segurança ao acessar sua garantia. Já o lojista conta com uma ferramenta moderna para garantir agilidade e controle nos registros”, reforça o Head de Marketing e Estratégia da Clarios, Alexandre Schaefer.

“O Certificado Digital fortalece a rastreabilidade e a confiabilidade do processo de garantia, trazendo mais agilidade e segurança para o pós-venda”, complementa Hilton Monteiro. 

 

Cobertura - Baterias com sinais de queda, polos danificados, falta de peças, solução vazando e erros na instalação não são passíveis de entrar na garantia. Situações de bateria descarregada não são cobertas pela garantia, pois, nesse caso, basta efetuar uma recarga. Baterias danificadas devido à falha na parte elétrica do veículo (sobrecarga, subcarga ou fugas excessivas) também não são cobertas pela garantia. Esses problemas podem ser identificados por meio de revisões preventivas na parte elétrica, que devem fazer parte da rotina do veículo.

 

Dicas importantes

  • Manter o certificado salvo no e-mail ou WhatsApp para evitar perdas;  
  • Verificar os dados no preenchimento – campos marcados com * são obrigatórios;  
  • Em caso de devolução antes da venda finalizada, contatar a fábrica para reemissão.  
  • Para acionar a garantia, o consumidor deve dirigir-se à loja ou casa de baterias na qual foi realizada a compra. O vendedor/atendente irá instruir todo o processo. 

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Clarios

A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfield.

 


Pg1 Comunicação

Diesel encerra o 1º semestre com os preços mais baixos do ano, segundo Edenred Ticket Log

Tipo comum teve média de R$ 6,14 em junho, enquanto S-10 recuou ao preço médio de R$ 6,18

De acordo com a mais nova análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, tanto o diesel comum quanto o S-10 registraram queda em seus preços em junho, na comparação com maio. O diesel comum no País teve valor médio de R$ 6,14, com recuo de 1,29%. Já o tipo S-10 registrou preço médio de R$ 6,18, após queda de 1,44% na mesma comparação. Com este resultado, o diesel encerra o primeiro semestre de 2025 com os menores preços médios do ano.

“A queda no preço do diesel em junho ilustra bem o efeito tardio dos reajustes da Petrobras realizados em maio, que continuou a afetar a cadeia de abastecimento, repassando as reduções, o que permitiu que o combustível atingisse seu menor preço de 2025 justamente no fechamento do semestre. Essa dinâmica mostra um mercado competitivo e resulta em um cenário mais favorável para os custos de frete e logística no País”, analisa Renato Mascarenhas (foto abaixo), Diretor de Operações e Transformação de Negócios da Edenred Mobilidade.

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Na análise individual de cada região do País em junho, o IPTL também observou novas quedas relevantes nos preços do diesel.  Tanto o tipo comum quanto o S-10 tiveram suas maiores reduções em junho registradas no Centro-Oeste, onde o primeiro custou R$ 6,14, após recuo de 1,92%; o S-10 recuou 1,58%, atingindo preço médio de R$ 6,24 na região. 

Já os menores preços do País entre as regiões foram registrados no Sul: R$ 5,94 para o tipo comum, após queda de 1%, e R$ 5,97 para o S-10, que recuou 1,32% em junho na comparação com maio.

Os preços de diesel comum e S-10 mais altos do País em junho foram registrados no Norte, onde custaram, em média, R$ 6,83, após baixa de 0,87%, e R$ 6,61, após queda de 1,34%, respectivamente. 

No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior média para o diesel comum em junho foi registrada no Acre, de R$ 7,72, mesmo após uma redução de 0,52% ante maio. O Paraná aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel comum mais em conta em junho: a R$ 5,85, após baixa de 1,85% ante o mês anterior. O Tocantins, por sua vez, apresentou a redução mais significativa do País para o diesel comum, de 3,04%, comercializando o combustível por R$ 6,06, em média. O combustível teve sua maior alta no mês registrada no Amapá, de 2,31%, sendo comercializado, em média, por R$ 7,52.

Em relação ao diesel S-10, o maior preço médio registrado em junho também foi o do Acre: R$ 7,63, após uma queda de 0,91% ante maio. Em Pernambuco foi identificado o menor preço médio do mês: R$ 5,88, após redução de 0,68% no valor do combustível no estado. Apenas um estado registrou alta para o S-10 em junho: o Amapá, de 0,13%, onde o combustível teve preço médio de R$ 7,48. O Distrito Federal foi a unidade federativa com a maior queda para o S-10: de 2,12%, registrando preço médio de R$ 6,45.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log, com uma robusta estrutura de data science que consolida o comportamento de preços das transações nos postos, trazendo uma média precisa, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: mais de 1 milhão, com uma média de oito transações por segundo. A Edenred Ticket Log, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários. 

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Edenred Mobilidade

A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais, em uma rede de 1.700 postos credenciados e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.  

Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição. 

No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.

 


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