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FedEx anuncia Camila Lima como vice-presidente de Operações no Brasil

A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte do mundo, anuncia Camila Lima como sua nova vice-presidente de Operações no Brasil. Ela passa a ser responsável por liderar o planejamento e as definições estratégicas da companhia, bem como gerir todas as operações brasileiras, incluindo serviços logísticos e de transportes rodoviário e aéreo nacionais e internacionais. 

Camila possui mais de 20 anos de experiência no setor de transporte, onde começou como estagiária. Em 2012, juntou-se à FedEx quando a companhia adquiriu a Rapidão Cometa. Desde então, atuou como gerente sênior de Operações do serviço doméstico até ser promovida à diretora de TMO (Transactional Management Office) para integração com a TNT. Antes de assumir a vice-presidência de Operações, Camila ocupou o cargo de diretora de Planejamento & Engenharia, responsável pelos departamentos de Propriedades, Frota e Engenharia.  

A executiva tem, também, forte envolvimento nos temas de diversidade, equidade, inclusão e oportunidade (DEI&O), sendo presidente do comitê de DEI&O da FedEx no Brasil e líder do grupo de afinidade de gênero.  

"Estou muito entusiasmada com a oportunidade de continuar desenvolvendo nossas operações no País para melhor atender os nossos clientes e as comunidades. A indústria de transporte e logística está passando por rápidas e importantes mudanças e a FedEx está focada em trazer inovações que ajudem a tornar as cadeias de abastecimento mais eficientes para todos. Estou confiante na capacidade do nosso time do Brasil para colaborar nessa jornada transformacional”, diz Camila. 

Camila é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas com atualização pelo Programa Internacional de Negócios da Universidade de Miami Herbert Business School.  

 

FedEx no Brasil - A FedEx possui expertise, infraestrutura e um portfólio completo de soluções de transporte e logística para atender empresas de diferentes setores e tamanhos, tanto nacional quanto internacionalmente.  

Presente no País desde 1989, a companhia tem feito investimentos constantes para garantir a qualidade de suas operações e dos serviços que oferece ao mercado. Por meio da aplicação de recursos em tecnologia, modernização de filiais, frotas, segurança e pessoas, a empresa tem trabalhado para aprimorar a eficiência da cadeia de suprimentos. 

No Brasil, oferece serviços de logística e de transporte nacional e internacional aéreo e rodoviário, atendendo diferentes necessidades de seus clientes. Em sua estratégia de atuação direciona uma atenção especial para as micro, pequenas e médias empresas visando ajudá-las a ter acesso às mesmas oportunidades de mercado disponíveis para os grandes empreendimentos. 

 

Infraestrutura  

Serviço internacional 

  • 5 voos semanais entre MEM -VCP- MEM, operados com B767-300F. 
  • Conexão com mais de 220 países e territórios em voos FedEx. 
  • 1 gateway aéreo internacional em Viracopos. 
  • Transporte rodoviário internacional para Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. 
  • 42 países atendidos em voos comerciais, com mais de 60 saídas semanais dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. 
  • Mais de 360 centros de envio internacional (FASC). 
  • 7 FedEx Ship Center (lojas próprias para envio internacional). 

Serviço nacional de transporte e logística 

  • Cerca de 5.300 localidades brasileiras atendidas de Norte a Sul do País. 
  • Frota terrestre com 2.450 veículos próprios e idade média inferior a 7 anos.  
  • Frota elétrica com 25 veículos. 
  • 50 filiais, sendo que 20 também são Centros Logísticos, incluindo os dois maiores da FedEx na América Latina. 
  • 10 hubs domésticos. 
  • Serviço fullfilment para e-commerce. 
  • Ofertas logísticas personalizadas. 
  • Transporte fluvial na região norte do País.  

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 FedEx

A Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A Federal Express Corporation utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e prazos definidos. 


Edelman Brasil

Tecnologia no combate ao roubo de cargas

Inovações tecnológicas ajudam a evitar roubos de cargas, um problema crescente para a logística no Brasil

Em 2023, os roubos de carga aumentaram 4,8% no Brasil. De acordo com o relatório da Overhaul, a previsão é que essa prática criminosa continue a crescer em 2024. Esse cenário desafia os profissionais de logística a investirem em soluções de segurança eficazes. Para atender a essa demanda, a Bycon apresenta o Tempest, um gerador de neblina portátil projetado para integrar-se a sistemas de alarme e rastreamento veicular, oferecendo uma camada adicional de proteção.

O Tempest funciona com uma bateria interna que tem autonomia de um ano e pode ser instalado em veículos ou ambientes sem infraestrutura elétrica, como contêineres e cofres, com total segurança. Este dispositivo é eficiente e rápido, capaz de cobrir uma área de até 500m³ em apenas 48 segundos.

“O gerador possui um design compacto e produz uma neblina segura para impedir a visibilidade dos intrusos. Os produtos são certificados conforme as normas europeias, o que significa que o fluido de neblina é testado e absolutamente seguro para pessoas, animais, objetos e não deixa resíduos. Com isso, a carga não fica inutilizada após o uso, que é uma preocupação comum entre os usuários”, explica Adalberto Bem Haja, CVO da Bycon.

Uma das principais vantagens do gerador Tempest é sua modularidade, permitindo a integração de sensores e a conexão com centrais de alarme à distância, além do acionamento remoto. Utilizando tecnologia URFOG, a névoa gerada é muito mais densa do que uma fumaça convencional, proporcionando uma barreira visual impenetrável. Além disso, o fluido do dispositivo pode ser recarregado após o uso, aumentando o custo-benefício da solução.

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 Bycon

A BYCON é uma empresa brasileira especializada em tecnologia de segurança eletrônica, com mais de 22 anos de experiência no mercado. Representante exclusiva da marca URFOG no Brasil, a BYCON fornece soluções de segurança de alta qualidade para clientes corporativos em diversos setores.


Trópico Comunicação

Tecnologia revoluciona o processo de BID, garantindo segurança e eficiência ao transporte rodoviário de cargas

A transformação digital está mudando diversos setores da economia, e o transporte rodoviário de cargas não é exceção. Utilizando a plataforma da Logfintech goFlux, a Agera, empresa spin-off da Vale S.A., conseguiu revolucionar seu processo de licitação e contratação de fretes, tornando-o ágil, transparente e democrático. Este avanço é especialmente relevante em um setor historicamente marcado pela informalidade e ineficiência

Por muitos anos, o crescimento do setor de transporte de cargas rodoviárias foi prejudicado pela informalidade e volatilidade do mercado. A complexidade de realizar um BID (processo de cotação e contratação de frete), bem estruturado sempre foi um desafio. O BID envolve reunir várias transportadoras para um leilão, onde a que oferece o melhor custo-benefício é escolhida para a operação. No entanto, organizar este processo de forma justa e transparente nunca foi uma tarefa fácil

Isto inclusive era uma das dores da Agera, empresa criada para desenvolver e ampliar o negócio de Areia Sustentável e promover a mineração circular. De acordo com Ricardo Bomfim, Gerente de Suprimentos e TI da Agera, por atuar no segmento de materiais derivados do beneficiamento do minério de ferro, a complexidade no processo de transporte da empresa sempre foi um desafio. O seu principal produto é a areia sustentável, que é tratada e designada a muitos mercados, isso vai desde a construção civil, indústria de cerâmica, tinta, entre outros. Para transportar esse produto, é necessário um caminhão específico no modelo basculante (caçamba) e a dificuldade da companhia era se conectar aos transportadores que possuíam sinergia com as suas operações. Outro gargalo era encontrar os players que de fato estavam ativos no mercado.

Foi quando a pouco mais de um ano os executivos da Agera conheceram a plataforma da logfintech goFlux e desde então deram um grande salto tecnológico na contratação de frete. “Encontramos uma ferramenta de BID confiável e aderente ao nosso processo interno, com transportadores cadastrados e rotas compatíveis com nossas necessidades. Foi perfeito, pois solucionou uma de nossas principais dores", destaca Bomfim.

A goFlux não apenas atendeu às necessidades iniciais da Agera, mas também se ajustou às demandas específicas da empresa, melhorando a plataforma para facilitar ainda mais o processo de licitação. Isso permitiu à empresa gerenciar um maior número de rotas com mais eficiência, criando uma parceria que se mostrou bem-sucedida em todos os aspectos.

De acordo com Bomfim a contratação de fretes é frequentemente regionalizada e muitas empresas de transporte têm pouca familiaridade com o ambiente digital, resultando em uma ineficiência de cerca de 45%, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Caminhões frequentemente retornam vazios após uma entrega, aumentando os custos de frete e comprometendo a sustentabilidade. "A plataforma da goFlux ajuda a contratar transportadores que realmente têm sinergia com nosso negócio, pois sabemos que vamos contratar os players aderentes a nossa operação agregando muito valor para nós, pontuou o gerente.

Ainda segundo o profissional, a Agera busca eficiência operacional com soluções completas de logística que reduzem custos e aumentam a performance. "Ferramentas de inteligência e governança, como a goFlux, são fundamentais para nós", afirma Bomfim. A otimização dos fluxos logísticos e a redução de caminhões rodando vazios são prioridades para a Agera, que alinha essa estratégia com seus princípios de sustentabilidade.

 

Plataforma completa - A LogFintech brasileira goFlux, é especialista em soluções tecnológicas para cadeia logística, geração de dados com IA (Inteligência Artificial), antecipação de recebíveis, predição de fretes, colaborando com a neutralização das emissões de CO2, adicionando segurança, integridade e agilidade ao setor de transporte rodoviário de cargas. Consolidada no setor agropecuário, a empresa expandiu para outros segmentos, incluindo siderurgia, mineração, alimentos, papel e celulose, construção civil, etc.

Entre as vantagens da ferramenta para os embarcadores está a contratação em uma única base, de maneira organizada, com histórico detalhado de quem participou e venceu o BID com todas as transações registradas, tornando todo o processo mais fluído e com um grande ganho em compliance. “A tecnologia da goFlux permite às empresas tomarem decisões mais assertivas e reduzir o tempo de BIDs de anuais para mensais ou semanais. "A Agera começou fazendo um BID por ano e agora realiza o processo a cada 15 dias, aumentando a agilidade e compliance", explica Renato Castilho, CTO da goFlux. Todas as informações são registradas e arquivadas, disponíveis para auditorias futuras.

A LogFintech também disponibiliza às empresas outra ferramenta importante, o View, solução integrada que proporciona inteligência preditiva e visão futura dos patamares de fretes do mercado. Isso permite avaliar se os preços propostos estão condizentes com o mercado, aumentando a transparência e competitividade das operações. "Fornecemos informações privilegiadas graças à nossa vasta base de dados de fretes, sempre buscando tornar as operações mais transparentes, competitivas e democráticas", conclui Castilho.

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 gofluxSediada em São Paulo, capital, a goFlux é uma logfintech que surgiu em 2018 fruto da expertise de fundadores experientes em logística que desenvolveram uma plataforma totalmente digital para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários. A solução vem revolucionando a forma de contratar fretes impulsionando a competitividade no segmento de transportes, principalmente do agronegócio.

Rural Press

Hoje é o Dia do Motorista: entenda a relação entre tecnologia e os cuidados ao volante

A manutenção ajuda a garantir que o veículo esteja em condições ideais de funcionamento e o avanço tecnológico permite maior segurança e eficiência nas estradas

No dia 25 de julho, celebramos o Dia do Motorista, uma data dedicada a reconhecer e valorizar aqueles que desempenham um papel essencial no transporte seguro de pessoas e mercadorias em todo o mundo. Esta data homenageia os motoristas, além da evolução da tecnologia e os cuidados essenciais ao volante na era digital.

Trata-se de um público expressivo e que ainda tem crescido. Segundo dados de 2023 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), existem mais de 74 milhões de condutores habilitados no Brasil. Os dados também mostram que mais de 60% dos produtos são transportados por rodovias.

De acordo com a Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, a relação entre a tecnologia e o cotidiano dos motoristas é mais evidente do que nunca. “Apenas para ilustrar, poderíamos lembrar que sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo com base no tráfego ao redor, e a assistência de permanência na faixa, que ajuda a manter o veículo dentro da pista de rodagem, estão se tornando padrão em muitos veículos modernos”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.

Além disso, a conectividade e a digitalização têm impactado positivamente a profissão de motorista. Aplicativos de navegação em tempo real, como o Google Maps e o Waze, ajudam a encontrar rotas mais eficientes e evitar congestionamentos, melhorando tanto a produtividade quanto a experiência do profissional.

Entretanto, mesmo com esses avanços tecnológicos, os cuidados ao volante continuam sendo uma prioridade absoluta. Realizar manutenções preventivas regulares são práticas fundamentais para garantir a segurança de todos os usuários da via.

Ian explica que peças como discos e pastilhas, óleo e filtros, fluídos, correia e tensores, amortecedores e itens que compõem a suspensão e cabos e velas de ignição são fundamentais para uma manutenção preventiva. “Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também resguarda do carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, ressalta Faria.

Além disso, a manutenção preventiva pode aumentar a vida útil do veículo. Ao cuidar adequadamente do carro e realizar serviços regulares, os proprietários podem evitar o desgaste prematuro de componentes importantes, prolongando assim a vida útil do veículo e protegendo seu investimento a longo prazo.

 

Atenção aos SUVs - Devido os carros SUVs serem mais pesados e possivelmente carregarem mais peso (por comportarem um número maior de passageiros e a litragem no porta malas ser maior), a atenção com o sistema de freios tem que ser maior, igualmente com a calibragem dos pneus. Outros cuidados são com a suspensão e bandeja. Por serem carros mais altos e pesados, dão a sensação de estabilidade ao passar por buracos e irregularidade nas vias, mas acabam tendo um impacto negativo de qualquer forma

“Muitos proprietários de carros imaginam ter uma despesa alta com as revisões preventivas regulares, mas ao trocarem as peças que já estão desgastadas, podem evitar danos maiores e, consequentemente, ter gastos menores. Além de aumentar a vida útil do carro, contribuem com a segurança nas estradas, reduzindo o risco de falhas mecânicas”, finaliza Faria.

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 mecanizouFundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que vem transformando o mercado de autopeças, trazendo mais transparência, simplicidade e agilidade, com a digitalização dos serviços. Por meio da tecnologia proprietária e inteligência de dados, a empresa possibilita a conexão entre as oficinas mecânicas e a indústria automotiva, a fim de promover a digitalização do setor e tornar a compra de peças mais fácil, precisa, inteligente, econômica e produtiva. No início de 2023, a startup anunciou rodada de investimentos no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees, pioneira na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, o aporte contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital, e é a segunda rodada em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed.

NR7 | Full Cycle Agency

Cooperação e competição: O papel da internacionalização na gestão de frotas

A tecnologia é grande aliada das empresas de logística que pretendem expandir as barreiras geográficas de seus negócios

No contexto dinâmico do mercado globalizado, a cooperação entre povos e a competição saudável são fundamentais para o sucesso em todos os setores, inclusive na logística e gestão de frotas. 

Estes princípios se tornam ainda mais evidentes com a proximidade dos Jogos Olímpicos, que destacam a importância da preparação disciplinada e da paixão pelo desempenho excepcional.

Empresas que adotam práticas colaborativas com parceiros internacionais tendem a demonstrar maior resiliência e inovação em suas operações logísticas. Isso comprova a necessidade de adaptar estratégias de cooperação global para otimizar a eficiência da cadeia de suprimentos e maximizar os recursos disponíveis.

 

A internacionalização como estratégia competitiva - A internacionalização não é mais uma opção, e sim uma necessidade para empresas que buscam se destacar em um mercado globalizado. Para o frotacontrol, isso implica expandir fronteiras geográficas, adotar tecnologias avançadas e práticas sustentáveis que atendam às demandas de um mercado diversificado e exigente.

A capacidade de adaptação contínua e inovação é indispensável para empresas na era digital. Investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, além de implementar padrões ESG (práticas a favor do Ambiente, Social e Governança Corporativa) fortalece a posição da empresa no mercado internacional e promove um impacto positivo tanto ambiental quanto operacionalmente. 

Essa visão garante a competitividade e, no caso do frotacontrol, solidifica o nosso compromisso em oferecer soluções de gestão de frotas eficientes e responsáveis.

 

Impacto na gestão de frotas - No contexto específico da gestão de frotas, a cooperação entre países pode significar parcerias estratégicas que melhoram a eficiência operacional e reduzem custos. 

Ao colaborar com fornecedores internacionais de peças e tecnologias, por exemplo, as empresas podem garantir que suas frotas sejam mantidas com os mais altos padrões de qualidade e segurança, independentemente das fronteiras.

Além disso, a competição saudável impulsiona a continuar inovando em soluções de gestão de frotas que não apenas atendam, mas superem as expectativas do mercado global. 

A preparação disciplinada dos profissionais fortalece a empresa internamente e a posiciona como líder no setor, pronta para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades em escala global.

 

Uma lição dos Jogos Olímpicos para o setor de logística - Em um mundo cada vez mais interconectado, onde a cooperação internacional, a competição saudável e a preparação rigorosa são essenciais para o sucesso de empresas na sua gestão de frotas, a proximidade dos Jogos Olímpicos ressalta a importância desses valores universais. 

Ao adotar uma abordagem colaborativa e proativa, é possível enfrentar os desafios presentes, antecipar e moldar o futuro da logística e da gestão de frotas em nível mundial.

Assim, todos saem ganhando!

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frotacontrol

O frotacontrol é a solução definitiva para quem busca total controle sobre sua frota, independentemente do porte ou tipo de veículo. Como o sistema mais abrangente para gestão de frotas e negócios, o software oferece todos os módulos necessários para o gerenciamento eficiente de veículos, condutores e infrações, de forma rápida e intuitiva. Desde 2013, o frotacontrol faz parte dos aplicativos desenvolvidos pela Sprintmind na plataforma Salesforce™ e está disponível na loja AppExchange.


 

Implementos.net.br

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