Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2024

73 Fonte: CNT avaliação negativa. Por outro lado, as rodovias cuja gestão é feita por concessionárias receberam mais avaliações positivas. Na visão do diretor executivo da CNT, Bruno Batista, os resultados exibem a diferença da gestão pública e privada: “Enquanto as concessões estão sob o cumprimento de obrigações contratuais estabelecidas por parte dos agentes reguladores, o volume de investimentos por parte da gestão pública depende de agenda orçamentária e de prioridades estabelecidas pelo gestor.” Impacto no frete Seja como for, rodovias em más condições aumentam os custos do transporte e impactam o preço do frete. A pesquisa da CNT aponta que em 2023 mais de 1 bilhão de litros de diesel foram desperdiçados sem necessidade por transportadores de carga. Ou seja, houve um excesso de consumo devido às más condições dos pavimentos. Com isso, há custo sobressalente, aumento do frete e, consequentemente, do preço dos produtos para o consumidor final. No entender da CNT, a nova fase do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) poderá ser uma “luz no fim do túnel” para recuperar o estado de conservação de estradas em condições ruins. A previsão é de que o programa represente investimentos de R$ 185,8 bilhões para rodovias. Deste montante, R$ 112,8 bilhões virão da iniciativa privada e R$ 73 bilhões do governo federal. Até que o PAC comece a gerar resultados o Brasil terá de se contentar com os investimentos em infraestruturas atuais. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 sofreu redução de 4,5% no volume de recursos para o setor em relação ao autorizado no orçamento para infraestrutura de transporte em 2023. Diante desse cenário, a CNT trabalha para viabilizar aumento por meio de emendas para intervenções prioritárias em 2024 e que vão ao encontro das prioridades do transporte e da logística do país. Ranking das Rodovias Brasileiras AM 010 (Amazonas) - entre Manaus e Itacoatiara PB 400 (Paraíba) - entre Cajazeiras e Conceição BR 364 (Acre) - entre Cruzeiro do Sul e Acrelândia PE 096 (Pernambuco) - entre Palmares e Barreiros MA 106 (Maranhão) - entre Governador Nunes Freire e Alcântara PE 126 (Pernambuco) - entre Palmares e Quipapá AC 010 (Acre) - entre Porto Acre e Rio Branco AP 010 (Amapá) - entre Macapá e Mazagão PA 263 (Pará) - entre Goianésia do Pará a Tucuruí BR 174 (Amazonas) - entre Presidente Figueiredo e Borba RJ 124 (Rio de Janeiro) entre Rio Bonito e São Pedro da Aldeia SP 270 (São Paulo) entre Presidente Epitácio e Ourinhos SP 225 (São Paulo) entre Itirapina e Santa Cruz do Rio Pardo BR 153 (Tocantins) entre Aliança do Tocantins e Talismã SP 463 (São Paulo) entre Ouroeste e Clementina SP 320 (São Paulo) entre Rubinéia e Mirassol BR 080 (Goiás) entre Vila Propício e Padre Bernardo SP 191 (São Paulo) entre Mogi Mirim e São Pedro BR 364 (Goiás) entre Jataí e São Simão BR 493 (Rio de Janeiro) entre Itaboraí e Itaguaí As 10 piores As 10 melhores

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