Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2024

19 Diante de um cenário macroeconômico mais positivo, projeção é de aumento das vendas em vários segmentos do setor automotivo Alguns estão mais otimistas, outros menos. Certo é que ninguém prevê retrocesso e, no geral, a expectativa é de crescimento na maioria dos segmentos da área automotiva este ano, em especial o de caminhões, que amargou queda em 2023. Também se projeta a continuidade de rentabilidade nas operações ligadas ao transporte. O presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, José Carlos Spricigo, considera positivo para o setor repetir os números do ano passado. Apesar do pequeno recuo de 2,4% no volume negociado, de 154,7 mil para 151 mil unidades, 2023 foi um ano bom, na avaliação do executivo. “Produtos com maior capacidade de carga, como o 4º eixo, ganharam participação no mercado e também cresceram as operações de aluguel”, comenta Spricigo. “Isso significa que, apesar do volume menor, o ano foi rentável, sem prejuízos à capacidade do setor logístico de transportar carga”. Assim como no ano passado, o presidente da Anfir acredita que a procura por reboques e semirreboques deve continuar aquecida este ano, enquanto por carrocerias sobre chassi tende a manter movimento de desaceleração. O segmento de leves, explica o dirigente, foi afetado pela alta das entregas urbanas, que demandam veículos menores, como vans: “Neste caso, é mais difícil repetir o volume de 60,7 mil unidades do ano passado. Certamente é um desafio, mas não descartamos tal possibilidade”. Ventos bem mais favoráveis

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