Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2023

31 Ao abrir as portas para o público no Expo São Paulo, em 7 de novembro do ano passado, a Fenatran 2022 dividiu águas. Em geral, não só porque o ambiente de negócios confirmava a volta da normalidade após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas também anunciava nova etapa para o transporte rodoviário de carga com a chegada do Proconve P8, em vigor desde 1º janeiro 2023. Para a indústria de implementos rodoviários, a oportuna condição de conversas olho no olho, interrompidas desde 2019, a edição anterior do evento. A exemplo de outras ocasiões, os fabricantes de implementos rodoviários participaram de maneira contundente do evento. Em feira que já se posicionava maior, com área de 100 mil m², 20% a mais em relação a 2019, as associadas da ANFIR ocuparam 13 mil m². Cinquenta empresas montaram estandes no pavilhão paulistano, enquanto na edição anterior 40 estiveram presentes. Ao fim dos cinco dias de exposição, o resultado mostrou que valeu a pena. Pelas contas da ANFIR, foram gerados R$ 3,5 bilhões em negócios para indústria de implementos no mercado interno, ante R$ 2,6 bilhões apurados na Fenatran 2019. Ou seja, 35% a mais em vendas. O valor obtido em 2022 chegou perto de 40% do total da feira estimado pela RX, organizadora da Fenatran, por volta de R$ 9,5 bilhões. As fabricantes associadas ainda tiveram a oportunidade de receber importadores por meio do MoveBrazil, programa de incentivo às exportações em parceria com a ApexBrasil. Em dois dias dedicados a Rodada de Negócios com 25 representantes de dez países renderam US$ 18 milhões. Em 2019, essa interação proporcionou US$ 11,5 milhões. “O mercado respondeu muito bem, acima das nossas expectativas”, resumiu José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR. “Além do interesse do público pelas novidades, o transportador buscou produtos mais eficientes para a futura demanda.” © ra2 studio | Adobe Stock®

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