Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020

35 des com relação à legislação e práticas do mer- cado, além de votar e ser votada para participar na diretoria da ANFIR. Já a empresa afiliada utiliza somente o serviço de cadastro no Rena- vam feito pela ANFIR.  Qual fato marcante o senhor destacaria ao longo desses 40 anos? Acredito que os fatos mais marcantes são mesmo ligados às oscilações da economia. O pior, sem sombra de dúvida, foi a crise, que se estendeu por praticamente quatro anos e redu- ziu nosso mercado para um terço do que nor- malmente se praticava.  Já é possível imaginar a volta aos patama­ res recordes do início da década passada? A recuperação na linha pesada ja aconteceu em 2019, voltando aos patamares de ummerca- do normalizado. Mas a linha leve ainda está em ritmo reduzido. Em 2019 o segmento de Carro- ceria sobre chassis ficou em torno de 60% do que costumava ser. Acreditamos que em 2020 o mercado de Reboques e Semirreboques conti- nue no seu crescimento natural e o mercado da linha leve consiga se recuperar ao mesmo nível dos primeiros anos da década passada.  Quais os fundamentos que o senhor imagina indispensáveis para que o mercado de implementos volte aos seus melhores índices de produção e vendas? É necessário o crescimento consolidado de toda a economia sem artificialismos. A indús - tria de implementos rodoviários está atrelada à economia do campo e das cidades, do atacado e do varejo, do B2B, do OEM, enfim, de todos os segmentos que movimentam algum tipo de carga. Assim, todo setor que cresce reflete em algum dos segmentos de mercado onde há um implemento rodoviário em ação.  A exportação, apesar de todos os esforços e programas, historicamente representa algo entre 5%e 10%da produção brasilei­ ra. Por que esse quadro não se alterou ainda de forma mais significativa? Porque, historicamente, poucas empresas brasileiras buscaram no mercado externo novas fontes de faturamento. Exportar é uma ativida- de que necessita muito investimento em prepa- ração do time e de aquisição de conhecimentos, além de muito trabalho e persistência das em- presas. São operações cujos resultados demo- ram mais a aparecer. E a ANFIR, juntamente com a ApexBrasil, tem realizado um grande esforço neste sentido, levando cada vez mais empresas do segmento a buscarem o mercado de exportação.

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