ANFIR | 35anos

ANFIR | 35 anos 80 Reboques de madeira Marcos conta que tudo começou em 1948 quando seu pai, Ângelo Francisco Guerra, fundador da Guerra & Irmãos, produzia carroções de madeira para tração animal. Em 1950 Ângelo Guerra fabrica o primeiro reboque para transporte de madeira, atenden- do à demanda da região na extração e transporte de toras, tábuas e caibros. Construído de madeira e ferro, tinha um único eixo e foi adaptado a um caminhão Ford 1946. Hoje a Guerra dispõe de três fábricas: duas em Caxias do Sul e outra em Farrou- pilha (RS), uma unidade de negócios em São Paulo, além de quarenta distribuidores, assis- tências técnicas e montadoras em todo território nacional. Seu slogan – “Paz na Estrada” – também se faz presente no mercado externo. A empresa está instalada em uma área total de 208,5 mil m², com 50,4 mil m² de área construída, incluídas todas as unidades. Início com eixo morto Em 1952 Ângelo Guerra começa a instalar o sistema de terceiro eixo, o truck , então montado com um mecanismo de rodagem simples, conhecido na época como “terceiro eixo morto”. Nesse período o Brasil importava caminhões de maior potência e o mercado apontava a necessidade de equivalente capacidade de carga. Foi quando o então presidente Getúlio Vargas decide dar impulso à indústria automobilística nacional, criando a Subcomissão de Jipes, Tratores, Caminhões e Automóveis. No ano seguinte Vargas proibiria a importação de autopeças com similar nacional. Mas a instalação da indústria automobilística só seria sacramentada no governo de Juscelino Kubitschek, de 1956-1961. Em 1960, atenta ao crescimento no mercado e às montadoras de caminhões pesados que começavam a se instalar no Brasil, a Guerra criaria o seu primeiro projeto de semirreboque. Dois anos depois a empresa troca sua razão social, passando a deno- Primeiro semirreboque Guerra adaptado ao Ford 1946 Acervo da Guerra

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=