93 Na ocasião ainda, a CBA aproveitou para apresentar e conceder o selo Alennium para a Facchini. O certificado comprova que o alumínio utilizado é produzido de maneira sustentável, com baixa pegada de carbono e utilização de energia 100% renovável. A fabricante de implementos rodoviários há mais de 20 anos absorve da CBA chapas e perfis de alumínio. Desenvolvido integralmente pelo time de engenharia brasileiro, o eixo MT-17X High Efficiency (HE) foi uma das principais novidades da CDBS, Cummins Drivetrain and Braking Systems Cummins, ex Cummins Meritor. Destinado ao setor de transportes rodoviários extrapesados, o novo eixo suporta até 100 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado, e tem aplicações 6×4 e 8×4 e motorizações de até 750 hp. A fabricante assegura que o produto oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga entre similares da sua categoria, além de proporcionar melhorias na instalação e interface de suspensão veicular. Tema dominante em muitos estandes, a eletrificação também prevaleceu na ZF, que antecipou tecnologias e produtos e tecnologias hoje importadas, mas que, avalia, têm e terão demanda local em futuro próximo por conta das legislações mais rigorosas a cada ano. Alguns deles inclusive já estão presentes em caminhões e reboques produzidos aqui, mas, por enquanto, com oferta menos restrita a versões topo de gama. São tecnologias e dispositivos que contribuem para a segurança, conforto e redução das emissões, dentre outras áreas. Como os sistemas ADAS, sigla em inglês para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, segmento que apenas começa a caminhar no Brasil e, portanto, que tende a crescer substancialmente nos próximos anos. A ZF exibiu os componentes e recursos do OnGuard MAX 2, já disponível para o mercado brasileiro e que utiliza radares, câmeras, sensores e softwares para detectar a presença de obstáculos, incluindo pedestre e animais nas estradas, e, em caso de inação do motorista, automaticamente freia o veículo até a imobilidade, se necessário. Hoje todos os componentes do sistema, que também incorpora aviso de saída de faixa de rolagem e piloto automático adaptativo, são importados. Mas, assegura a ZF, há espaço para nacionalização, ainda que de parte dos itens. Para avançar na eletrificação de caminhões on e off road, a gigante alemã trabalha no desenvolvimento de produto que deve estar no mercado em dois anos: o AxTrax 2 Dual, eixo elétrico com potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Na prática é um powertrain completo para atender veículos de peso bruto total de até 44 toneladas. De importância mais imediata para os fabricantes de implementos rodoviários por conta da legislação, a ZF fornece o iEBS, sistema de controle de estabilidade, antitravamento das rodas, que permite maior integração entre cavalo e carreta e até indica a carga. Aplicável em freios a tambor ou a disco, em suspensões com feixes de molas ou pneumáticas, o equipamento controla a frenagem, monitora a pressão dos pneus, altura da suspensão, faz a telemetria, além de estar preparado para a incorporação de tecnologias ADAS. © RX Brasil
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