25 los, foram indicações da ANFIR tornadas normas a serem cumpridas por fabricantes de implementos de todo o Brasil. Lauro Pastre Júnior recordou que, ao longo destes 45 anos, a ANFIR passou de uma associação que congregava um pequeno grupo de concorrentes para uma grande entidade de classe com representatividade em âmbito nacional. Em 2014, durante o primeiro triênio sob a presidência de Alcides Braga, a entidade firmou o Acordo de Cooperação com o INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que resultou na doação do Metromóvel, laboratório sobre rodas capaz de contribuir para a certificação e regulamentação de implementos rodoviários. Durante seu segundo mandato, de 2015 a 2018, Braga defendia que o mundo passava por mudanças e que essas transformações surgiam como desafios não apenas para o setor de implementos, mas para a sociedade e os governantes. A preocupação da ANFIR então se expandia do campo tecnológico para a sustentabilidade do planeta. A associação passou a abrir espaço para temas ligados à utilização racional da água, à conservação de energia e aos programas sociais das empresas do setor, em linha com as diretrizes de toda a indústria automobilística. Também naquele momento a ANFIR sentiu a necessidade de ampliar as oportunidades de negócios, já que o mercado interno havia caído mais de 50% entre os anos de 2013 e 2015 (de 177,9 mil para 88,3 mil implementos rodoviários). Em 2016, o Acordo de Cooperação Técnica com o PRONAF, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e Programa Mais Alimentos possibilitou a inclusão dos implementos rodoviários nas políticas de financiamento para pequenos produtores, o que aumentou as oportunidades de negócios dentro do Brasil. Outras formas que contribuíram para a dinamização do mercado interno foram as participações mais ativas da ANFIR na Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, sempre com a presença de empresas associadas, e o Projeto Comprador, realizado em diferentes estados para aproximar fabricantes e clientes, facilitando a comercialização dos produtos e promovendo a inovação no setor. Ampliação de horizontes com Move Brasil Outro ponto a destacar a partir de 2016 foi a criação do Move Brasil, resultado de parceria com a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, desde então renovada periodicamente. A união fortaleceu a internacionalização e competitividade do setor a partir de acordos internacionais e da participação frequente em eventos mundiais, ampliando a visibilidade dos produtos brasileiros. O suporte financeiro e estratégico proporcionado pelo convênio permitiu que empresas brasileiras se inserissem em mercados antes pouco explorados, como África e América Central. Em 2016, o número de exportações regisAlcides Braga © Anfir
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