Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2025

24 mudança na estrutura da ANFIR: a função de Secretário-Geral foi alterada e foi contratado o Diretor Executivo Mário Rinaldi, marcando o início da profissionalização da entidade. As gestões do presidente Rafael Campos (2006–2009 e 2009–2012) buscaram aprimorar essa ideia a partir de um programa de comunicação eficiente para que outros setores conhecessem a indústria de implementos, sua capacidade e necessidades. Muitos acreditavam que as montadoras de caminhões também eram responsáveis pela produção de implementos e essa falta de conhecimento resultava em desvantagens, como no momento de obter financiamento em bancos privados ou a inclusão dos implementos em programas de incentivos criados pelo governo. O empresariado, porém, conseguiu quebrar esse estigma e mostrou a capacidade de seu parque industrial. Apesar da visibilidade ainda pequena para governantes e veículos de imprensa e outros organismos de comunicação, a indústria de implementos tinha ótimo conceito perante as montadoras por conta da capacitação técnica e de adaptação às condições quase sempre ruins de pavimentação do Brasil. Tanto que o setor e suas empresas foram se tornando conhecidos também no exterior e passaram a atrair novos associados para a ANFIR. Diversificação de pilares Encaminhada com sucesso a missão de alçar relevância institucional jamais imaginada até então, a ANFIR ampliou seu portfólio de atuação para outras vertentes igualmente importantes, como a segurança. Desenvolveu programas e se colocou à disposição para colaborar com os setores públicos no desenvolvimento dos produtos e da legislação, como forma de tornar os implementos ainda mais seguros para os ocupantes dos caminhões e para todos aqueles que ocupam ruas, estradas, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e demais motoristas. Com isso, a ANFIR tornou-se mantenedora do Comitê Brasileiro 39 (CB 39), da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que cria as terminologias, requisitos, métodos de ensaio e generalidades para os implementos rodoviários brasileiros. Uma parceria com o então Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) transformou a ANFIR em canal de inserção do código de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) de novos produtos. Por intermédio da associação, os fabricantes de implementos também participam da Câmara Temática de Assuntos Veiculares e assessoram o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), responsável por criar leis e normas que regulamentam os parâmetros para o tráfego de veículos no Brasil. Como exemplos, o sistema de freios antitravamento (ABS) nos implementos e também as proteções laterais e traseiras das carrocerias, que impedem que pessoas, bicicletas, motos e carros sejam projetados para baixo dos veícuANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Mário Rinaldi © Anfir

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