ISSN 2236-2096
Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários Brazilian Road Implements Industry Yearbook Anuario de la Industria Brasileña de Implementos Viales ISSN 2236-2096 uma publicação da | published by | una publicación de ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários Rua Conselheiro Saraiva, 306 Conjunto 55 - Santana 02037-020 - São Paulo - SP - Brasil Tel. +55 11 2972-5577 www.anfir.org.br
Diretoria | Board of Directors | Directores Presidente | President | Presidente José Carlos Sprícigo Vice-presidentes | Vice-presidents | Vice-presidentes José Carlos Vidoti Sandro Trentin Alcides Geraldes Braga Tesoureiro | Treasurer | Tesorero Leonardo Toigo Rossetti Conselho de Administração | Management Board | Consejo Administrativo Presidente | President | Presidente Lauro Pastre Junior (Pastre) José Carlos Vidoti (Facchini) Rose Ghellery (Fibrasil) Junior Alves (Guerra) Betina Borchardt (HC Hornburg) David Costa (Ibiporã) José Carlos Spricigo (Librelato) Leonardo Linshalm Köhler (Linshalm) Lauro Pastre Junior (Pastre) Sandro Trentin (Randon) Leonardo Toigo Rossetti (Rossetti) Vagner Gomes (Sergomel) Alcides Geraldes Braga (Truckvan) Conselho Fiscal | Audit Committee | Consejo Fiscal Luís Vicentim (Egsa) Kimio Mori (Manos) Celso Wegener (Palmeira) Pedro Lamha Braz (São Pedro) - Suplente Diretor Executivo | Executive Director | Director Ejecutivo Mário Rinaldi DIRETORIA - 2024/2027 BOARD - 2024/2027 | DIRECTORES - 2024/2027
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6 Palavra do Presidente Bússolas ajustadas 10 A word from the President Taking our bearings 14 Palabras del Presidente Brújulas a punto 14 Editorial Inesperado nevoeiro 16 From the Editors Unexpected fog 17 Editorial Niebla inesperada 17 ANFIR 45 anos Volante seguro do setor 20 ANFIR 45 years Safe hands in the sector 36 ANFIR 45 años Timón seguro del sector 42 Perspectivas Menos velocidade, mas ainda à frente 48 Outlook Still moving forward, if not so fast 54 Panorama Menos velocidad, pero aún en la delantera 55 Consórcio Consórcio: opção crescente no planejamento do transportador 58 Consortium Consortiums: a more attractive option in transport company planning. 64 Consorcio Consorcio: opción creciente en la planificación del transportador. 65 Renovação de frota Renovar a frota é jogo de ganha-ganha 66 Fleet renewal Renewing the fleet is a win-win game 69 Renovación de flota Renovar la flota: un juego de ganar-ganar 70 Agronegócio Boas notícias do campo 72 Agribusiness Good news from the field 76 Agronegocio Buenas noticias del campo 77 Infraestrutura Ciclo que precisa sair do papel 80 Infrastructure A cycle that needs to get going 84 Infraestructura Ciclo que tiene que salir del papel 85
7 Fenatran Polo de atração 88 The main attraction 94 Polo de atracción 95 Mercado Frigorificados é aposta quent! 98 The market Slaughterhouses are a hot bet! 104 Mercado ¡Refrigerados, apuesta segura! 105 Artigo Pegue o próximo desvio; soja a caminho da China 108 Article Take the next detour; soybeans on their way to China 111 Artigo Tome el próximo desvío; soja camino a la China 112 Artigo Dobrar o agronegócio é oportunidade que exige planejamento 114 Article Planning required to double agribusiness 117 Artigo Duplicar la agroindustria es una oportunidad que exige planeamiento 118 Artigo Reforma tributária é desafio para já! 120 Article Tax reform is the challenge now! 123 Artigo ¡Reforma fiscal es reto urgente! 124 Panorama Implementos rodoviários em números Overview Road implements in numbers Visión general Los números de la industria de implementos viales 126 Empresas associadas O mapa da Indústria Brasileira de Implementos Rodoviários Member companies Map of the Brazilian Road Implements Industry Empresas asociadas El mapa de la Industria Brasileña de Implementos Viales 141 Entidades Entidades brasileiras de relacionamento do setor Entities Brazilian road implements industry network Entidades Entidades brasileñas de contacto en el sector 214 Anunciantes Empresas que prestigiam e viabilizam a realização desta edição Advertisers The companies that have made this issue possible Anunciantes Las empresas que dan prestigio y permiten la realización de esta edición 217
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10 PALAVRA DO PRESIDENTE A WORD FROM THE PRESIDENT | PALABRAS DEL PRESIDENTE Bússolas ajustadas © Librelato
11 O ano de 2024 foi desafiador para a indústria de implementos rodoviários, mas mesmo assim, ao final, obtivemos resultado positivo bastante satisfatório. A economia brasileira cresceu em 2024 devido a diversos fatores, como o aumento do emprego, a alta da renda e o crescimento do consumo interno. Como todos devem lembrar, no início de 2024 esperava-se um Produto Interno Bruto (PIB) menor, mas os números foram sendo revisados seguidamente para cima em virtude da força da demanda doméstica e do aumento do consumo das famílias. Em paralelo, porém, todos vimos que no ano a inflação foi pressionada para acima do teto da meta do Banco Central, forçando a retomada do aumento do ciclo de alta dos juros, com a Selic encerrando 2024 em dois dígitos. Altos e baixos, nenhuma novidade para quem opera no Brasil e por isso sempre exige de todos muita cautela nos investimentos e atenção nas medidas oficiais. A boa nova foi que, nesse ambiente de economia aquecida e PIB positivo, o nosso mercado cresceu 5,4% em 2024 com relação ao exercício anterior. O resultado ficou dentro da expectativa da ANFIR, mantendo a curva positiva de crescimento mesmo com alguns segmentos registrando resultado desfavorável. O setor de Carroceria sobre chassi consolidou sua recuperação ao crescer 16,3%. Historicamente o volume de vendas do setor Leve sempre foi maior que o de Pesados e pelo desempenho registrado em 2024 a curva de emplacamentos continuará ascendente, já que ainda há muito o que crescer. O resultado positivo refletiu o aquecimento da economia urbana, da necessidade de movimentação de cargas nas cidades e demais operações como construção civil. Por isso, em 2024 se destacaram os segmentos Graneleiros, Carga Seca, Baú Alumínio, Frigorífico e Betoneira. Em termos de volumes, as empresas entregaram ao mercado doméstico 70.604 produtos ante 60.719 em igual período de 2023. O segmento de Reboques e Semirreboques vinha de avanços seguidos e a pequena retração registrada em 2024, de 1,9%, é considerada como acomodação do mercado, consolidação das vendas do segmento em patamar elevado. Os destaques foram os produtos Porta Container, Baú Carga Geral de Alumínio e Lonado, Tanques de aço carbono e ainda Baú Frigorifico. No total, foram emplacados 88.599 Reboques e Semirreboques ante 90.322 unidades um ano antes. Para 2025, a nossa expectativa é de que o mercado apresente ligeiro avanço, no mínimo repita os volumes de emplacamentos do ano passado. Isso significa distribuirmos ao mercado interno cerca de 90 mil unidades de Reboques e Semirreboques e aproximadamente 75 mil de Carrocerias sobre chassis. O programa MoveBrazil prosseguirá este ano com ações que deverão incentivar ainda mais a presença do produto brasileiro no mercado internacional. Com as ações do convênio celebrado com a ApexBrasil, somadas ao trabalho de nossos associados que entenderam que exportar é atividade importante para a empresa, estimamos que as exportações em 2025 deverão ficar em torno de 3.700 unidades. O PIB de 2025, na visão do Banco Central divulgada em janeiro, poderá crescer acima de 2%. O Banco Mundial estima em 2,2%. Poderá ser mais, poderá ser menos porque a economia é como o oceano, profundo e em constante movimento. Se depender da indústria de implementos rodoviários, veremos o gráfico do PIB com curva ascendente. Porque já ajustamos nossas bússolas na direção do crescimento e no que o País precisar, em termos de transporte rodoviário de cargas, pode, como sempre, contar conosco. O Brasil produz, a ANFIR conduz! José Carlos Sprícigo Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, ANFIR
14 El año de 2024 fue un reto para la industria de implementos viales, sin embargo, de todos modos, obtuvimos un resultado positivo bastante satisfactorio al final. La economía brasileña creció en 2024 debido a diversos factores, como el aumento de puestos laborales, alta en los ingresos y el crecimiento del consumo interno. Como todos lo deben recordar, al inicio de 2024 se esperaba un Producto Interno Bruto (PIB) más bajo, pero los números se fueron revisando repetidamente hacia arriba por la fuerza de la demanda doméstica y del incremento en el consumo de las familias. En paralelo, sin embargo, todos vimos que en dicho año la inflación fue presionada y se elevó por encima de la meta del Banco Central, reiniciando el ciclo de aumento de los intereses, con la tasa Selic cerrando 2024 en dos números. Altibajos, ninguna novedad para quienes operan en Brasil y, por lo tanto, exigiendo de todos siempre mucha cautela en las inversiones y atención a las medidas oficiales. La buena noticia fue que, en ese ambiente de economía reactivada y PIB positivo, nuestro mercado creció un 5.4% en 2024 con relación al ejercicio anterior. El resultado estuvo dentro de la expectativa de ANFIR, por lo que mantuvo la curva positiva de crecimiento, aun cuando algunos segmentos registraron resultado desfavorable. El sector de Carrocería sobre Chasís consolidó su recuperación al crecer el 16.3%. Históricamente, el volumen de ventas del sector de Livianos siempre fue mayor que el de Pesados, y por el desempeño registrado en 2024, la curva de licencias seguirá subiendo, ya que todavía queda mucho por crecer. El resultado positivo reflejó la reactivación de la economía urbana, con la necesidad de transportar cargas en las ciudades y demás operaciones como la construcción civil. Por ello, en 2024 se destacaron los segmentos Graneleros, Carga Seca, Baúl Aluminio, Frigorífico y Hormigonera. Con respecto a volúmenes, las empresas entregaron al mercado doméstico 70.604 productos, frente a los 60.719 en el mismo período de 2023. El segmento de Remolques y Semirremolques venía de repetidos avances y la pequeña retracción registrada en 2024, del 1.9%, se considera como acomodación del mercado - consolidación de las ventas del segmento en nivel elevado. Los destaques fueron los productos: Porta Container, Baúl Carga General de Aluminio y Lonado, Tanques de Acero Carbono y también el Baúl Frigorífico. En total, se licenciaron 88.599 Remolques y Semirremolques, frente a las 90.322 unidades del año anterior. Para 2025, nuestra expectativa es que el mercado presente ligero avance repitiendo mínimamente los volúmenes de licencias del año pasado, lo que significa repartir al mercado interno cerca de noventa mil unidades de Remolques y Semirremolques, y aproximadamente setenta y cinco mil Carrocerías sobre Chasís. El programa “MoveBrazil” proseguirá este año con acciones que deberán incentivar aún más la presencia del producto brasileño en el mercado internacional. Con las acciones del convenio celebrado con ApexBrasil, sumadas al trabajo de los nuevos asociados que comprendieron que exportar es importante para la empresa, estimamos que las exportaciones en 2025 quedarán alrededor de las 3.700 unidades. El PIB de 2025, según la visión del Banco Central en enero, podrá crecer sobre el 2%. El Banco Mundial lo estima en el 2.2%. Puede que sea más o menos, ya que la economía es como el océano: profundo y en constante movimiento. En lo que depende de la industria de implementos viales, veremos el gráfico del PIB con una curva ascendente. Nuestras brújulas ya están a punto hacia el crecimiento y, cualquiera que sea la necesidad del país en materia de transporte vial de cargas, puede, como siempre, contar con nosotros. ¡Brasil produce, ANFIR conduce! José Carlos Sprícigo presidente de ANFIR 2024 was challenging for the road transport implement industry, but we achieved a very satisfactory result in the end. The Brazilian economy was driven in 2024 by several factors, such as rising employment and income, and growth in domestic consumption. As everyone knows, in early 2024 Gross Domestic Product (GDP) was expected to fall, but the forecast was revised upwards on the strength of domestic demand and rising household consumption. However, inflation rose above the ceiling set by the Central Bank, forcing a hike in interest rates, with the basic Selic rate ending 2024 in double digits. Ups and downs are nothing new in Brazil, where everyone has to be very cautious in investment and attentive to official measures. The good news was that our market grew by 5.4% in 2024 year on year. This was within ANFIR’s expectations, maintaining the positive growth curve, even with some segments facing headwinds. The body-on-chassis sector consolidated recovery, growing by 16.3%. Historically, sales in the light vehicle sector have always been higher than in the heavy sector, and performance in 2024 shows the sales curve will continue to rise, as there is still a lot of growth to see. This positive result reflected the improving urban economy, the need to move cargo in cities, and other operations, such as civil construction. The bulk carriers, dry cargo, aluminum body, slaughterhouse, and concrete mixer segments did particularly well. Companies delivered 70,604 products to the domestic market, compared with 60,719 in 2023. The trailer and semi-trailer segment had been growing and the retraction in 2024 of 1.9% is considered to be the market settling, with the consolidation of good sales in the segment. The highlights were the container door products, aluminum and tarpaulin general cargo, carbon steel tank, and refrigerated body segments. In all, 88,599 trailers and semi-trailers were registered, compared with 90,322 units a year earlier. We expect the market to improve slightly in 2025, at least repeating last year’s figures. So, domestic sales should be around 90,000 trailers and semi-trailers, and approximately 75,000 bodies on chassis. The MoveBrazil program will continue this year, further encouraging Brazil’s exports. With the deal signed with ApexBrasil, added to the work by our members, who know exports are important, we estimate exports in 2025 at around 3,700 units. The Central Bank in Brazil forecast GDP for 2025 in January at above 2%. The World Bank estimates it at 2.2%. It may be more, it may be less because the economy is like the ocean, deep and in constant motion. For the road transport implement industry, we expect growth. We have taken our bearings and know what the country needs, and as far as road freight transport is concerned, it can always count on us. Brazil produces, Anfir leads! José Carlos Sprícigo president of ANFIR PALAVRA DO PRESIDENTE A WORD FROM THE PRESIDENT | PALABRAS DEL PRESIDENTE Brújulas a punto Taking our bearings
16 EDITORIAL FROM THE EDITORS | EDITORIAL Inesperado nevoeiro O ano de 2025 promete muito mais “emoções” do que o melhor e mais competente analista internacional poderia imaginar até o fim do ano passado. A turbulência geopolítica e econômica gerada pela cruzada comercial deflagrada pelos Estados Unidos no começo de março tem consequências diversas, imprevisíveis e, quem sabe, até duradouras para a economia mundial. De qualquer maneira, é certo que implicará no reordenamento de relações e parcerias antes consideradas absolutamente estáveis e riscos severos para diversas cadeias comerciais globais. Por outro lado, pode abrir brechas e horizontes novos para algumas economias, com diversificação que cobrará flexibilidade, mas sublinhará competências. Não fosse por esse recentíssimo e tumultuado cenário global, não haveria como não afirmar que a economia brasileira estaria navegando em mar mais ou menos previsível, ainda que com indesejáveis ondulações. É o que se pode depurar do farto cardápio de opiniões mais que credenciadas, projeções e números contidos neste anuário, colhidos, bem verdade, ao tempo que o mundo convivia então apenas sob a sombra de discursos ameaçadores de que a dita globalização econômica de três décadas corria risco. Que eles estejam certos, todavia. E que a indústria do transporte e outras possam mesmo se valer das potencialidades geradas por um agronegócio ainda mais pujante, prometidos investimentos em infraestrutura e medidas econômicas e estruturantes que sinalizem e orientem um caminho menos sinuoso do que o mundo pode se deparar já ali na frente. Boa leitura! Os editores
17 Unexpected fog This year promises to be much more volatile than the best international analysts could have imagined at the end of last year. The geopolitical and economic turbulence generated by the trade war begun by the USA in early March will have diverse, unpredictable, and, perhaps, lasting consequences for the global economy. In any case, it will certainly involve a reordering of relations and partnerships previously considered stable and severe risks for various global trade chains. On the other hand, it may open up new horizons for some economies, with diversification that will require flexibility and put the focus on skills. Were it not for this recent, tumultuous global scenario, we could say the Brazilian economy was in calmer waters, albeit with some choppy waves at times. This is what can be distilled from the wealth of considered opinions, forecasts, and numbers contained in this yearbook, collected, it is true, at a time when the world was living only under the shadow of threats that three decades of economic globalization were at risk. Let there be no doubt, however, that the transport industry, and others, can take advantage of the potential generated by thriving agribusiness, promised investment in infrastructure, and the economic and structural measures that suggest a less winding path than the world appears to be facing. The editors Niebla inesperada El año de 2025 promete mucho más “emociones” de lo que el mejor y más competente analista internacional podría imaginar hasta el final del año pasado. La turbulencia geopolítica y económica generada por la cruzada comercial ocasionada por los Estados Unidos a inicios de marzo tiene consecuencias diversas, impredecibles y, quién sabe, hasta duraderas para la economía mundial. De cualquier manera, seguramente implicará en el reordenamiento de las relaciones y alianzas antes consideradas absolutamente estables y riesgos severos para diversas cadenas comerciales globales. Por otro lado, puede abrir chances y horizontes nuevos para algunas economías, con una diversificación que cobrará flexibilidad, pero destacará competencias. Si no fuera por ese recentísimo y tumultuado escenario global, no habría cómo afirmar que la economía brasileña estaría navegando en un mar más o menos predecible, aunque con indeseables ondulaciones. Es lo que se puede depurar del abundante menú de opiniones más que acreditadas, proyecciones y números presentes en este anuario, recolectados, a decir verdades, en un momento en el que el mundo vivía apenas bajo la sombra de discursos amenazadores que decían que la globalización económica de tres décadas estaba en riesgo. Ojalá tengan razón. Y que la industria del transporte, bien como otras, se puedan realmente valer de las potencialidades generadas por una agroindustria aún más pujante, prometidas inversiones en infraestructura y medidas económicas y estructurantes que señalen y orienten un camino menos sinuoso del que el mundo puede encontrar un poco más adelante. ¡Buena lectura! Los editores
20 ANFIR 45 ANOS ANFIR 45 YEAR | ANFIR 45 AÑOS Volante
21 seguro Desde o surgimento, em 22 de maio de 1980, a ANFIR busca promover o setor de implementos e dar voz a esta indústria que ajuda a transportar a economia do País Para contextualizar o momento de criação da ANFIR, no primeiro semestre de 1980, é preciso recordar que o Brasil vivia um período de instabilidade econômica, política e social em virtude da escalada da inflação. Em 13 de março de 1979, dois dias antes do início do mandato de João Batista Figueiredo, último militar na Presidência da República, eclodiu uma greve histórica organizada pelos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. O objetivo do movimento era reconquistar o poder de compra perdido com seguidas altas de preços. As greves geraram preocupação até mesmo dos Estados Unidos, que temiam que a reação do governo brasileiro ao movimento dos trabalhadores colocasse em xeque a reabertura política, iniciada pelo antecessor de Figueiredo, o também general Ernesto Geisel. Os movimentos grevistas iniciados no ABC se espalharam pelo País e também a outras categorias. No fim de 1979, o Brasil registraria 77,2% de inflação, até então a mais alta desde o início da ditadura militar, deflagrada com o golpe de 1964. do setor
22 ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Apesar desse cenário desfavorável, a produção da indústria automobilística vinha crescendo. Havia superado pela primeira vez, em 1978, a marca de 1 milhão de unidades na soma de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus montados no País. E em 1980 alcançaria 1,1 milhão de unidades, o maior volume desde o início dos registros – em 1957 – da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Também em 1980 a produção de caminhões atingiria a segunda melhor marca, 97,5 mil unidades. E, como se sabe, a venda de caminhões promove o negócio de implementos. Foi neste ambiente de turbulência, de greves da principal categoria do segmento e, ao mesmo tempo, de aumento da demanda por veículos, que nasceu a Associação ANFIR Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. O dia exato: 22 de maio de 1980. O local: a sala administrativa da Câmara de Indústrias e Comércio de Caxias do Sul (RS). Ali ocorreu a primeira reunião a fim de criar uma entidade capaz de defender os interesses dos fabricantes. De acordo com o saudoso Raul Anselmo Randon, falecido em 2018, outros grupos econômicos e empresariais já tinham as próprias associações naquele período: “Mas nós, embora representássemos uma força importante no transporte nacional e, por conseguinte, na economia do País, não dispúnhamos da nossa, ou seja, não tínhamos voz.” A intenção era unir forças e realizar reuniões periódicas como forma de trocar informações, discutir, entender o mercado e também ampliar o respeito entre os fabricantes. De acordo com a primeira ata da entidade, estavam naquele primeiro encontro o próprio Raul Randon, Emyr Carlos Facchin (falecido em 1986), Luiz Dambroz, Júlio Cesar Balbinotti, Roberto Marcon, Vasco Rossetti (falecido em 2024) e Mauro Guerra. Eles representavam, além da Randon, a Rodoviária S.A. Indústria de Implementos para o Transporte, a Iderol S.A., a Recrusul S.A., a Guerra S.A. e a Cabrini S.A. Raul Anselmo Randon foi eleito, com unaRaul Anselmo Randon, o primeiro presidente da ANFIR © Randon
23 nimidade, o primeiro presidente da ANFIR. O dirigente da maior das empresas do segmento já acumulava ainda experiência adquirida como presidente da Câmara de Indústrias e Comércio de Caxias do Sul. Como secretário da nova entidade foi escolhido Emyr Carlos Facchin, então diretor da Randon, que apresentou o primeiro projeto de estatuto da ANFIR. Mais fabricantes já no segundo encontro Em 8 de agosto de 1980 ocorreria a segunda assembleia da ANFIR. Os participantes da primeira conseguiram reunir, também em Caxias do Sul, outros representantes relevantes para a indústria de implementos. Em uma assembleia geral extraordinária estiveram representadas a Randon, a Rodoviária S.A., a Massari S.A. Indústria de Viaturas, a Viaturas Fruehauf Ltda., a Trivellato Engenharia Indústria e Comércio, a Viaturas e Equipamentos Ltda., a Recrusul S.A. Viaturas e Refrigeração, a Guerra e a Carrocerias Furglass Indústria e Comércio Ltda. Como secretário recém-empossado da ANFIR, Facchin esclareceu a todos o caráter nacional da entidade que nascia, salientando que as assembleias poderiam ocorrer nas cidades de Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer outra que favorecesse a integração dos associados. Em maio de 1982, a sede da ANFIR mudou-se para a capital paulista. Os associados entenderam que essa troca seria favorável porque fornecedores de autopeças passaram a fazer parte da associação e a maioria deles se concentrava na Grande São Paulo. Lauro Pastre Júnior, que presidiu a entidade por dois triênios, 1994–1997 e 2003–2006, recorda que sua empresa se associou à ANFIR naquele 1982: “Tínhamos a necessidade de fazer parte de uma entidade de classe nacional para reforçar a defesa dos interesses do setor, que até então contava com pouca representatividade.” Fora do segmento automotivo, pouco se sabia sobre a indústria de implementos rodoviários. Construir canais de relacionamento foi essencial para ampliar o sucesso da entidade. Entre a transição da última gestão de Lauro Pastre Júnior e o início da presidência de Rafael Wolf Campos, ocorreu uma importante Lauro Pastre Júnior Rafael Wolf Campos © Pastre © Anfir
24 mudança na estrutura da ANFIR: a função de Secretário-Geral foi alterada e foi contratado o Diretor Executivo Mário Rinaldi, marcando o início da profissionalização da entidade. As gestões do presidente Rafael Campos (2006–2009 e 2009–2012) buscaram aprimorar essa ideia a partir de um programa de comunicação eficiente para que outros setores conhecessem a indústria de implementos, sua capacidade e necessidades. Muitos acreditavam que as montadoras de caminhões também eram responsáveis pela produção de implementos e essa falta de conhecimento resultava em desvantagens, como no momento de obter financiamento em bancos privados ou a inclusão dos implementos em programas de incentivos criados pelo governo. O empresariado, porém, conseguiu quebrar esse estigma e mostrou a capacidade de seu parque industrial. Apesar da visibilidade ainda pequena para governantes e veículos de imprensa e outros organismos de comunicação, a indústria de implementos tinha ótimo conceito perante as montadoras por conta da capacitação técnica e de adaptação às condições quase sempre ruins de pavimentação do Brasil. Tanto que o setor e suas empresas foram se tornando conhecidos também no exterior e passaram a atrair novos associados para a ANFIR. Diversificação de pilares Encaminhada com sucesso a missão de alçar relevância institucional jamais imaginada até então, a ANFIR ampliou seu portfólio de atuação para outras vertentes igualmente importantes, como a segurança. Desenvolveu programas e se colocou à disposição para colaborar com os setores públicos no desenvolvimento dos produtos e da legislação, como forma de tornar os implementos ainda mais seguros para os ocupantes dos caminhões e para todos aqueles que ocupam ruas, estradas, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e demais motoristas. Com isso, a ANFIR tornou-se mantenedora do Comitê Brasileiro 39 (CB 39), da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que cria as terminologias, requisitos, métodos de ensaio e generalidades para os implementos rodoviários brasileiros. Uma parceria com o então Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) transformou a ANFIR em canal de inserção do código de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) de novos produtos. Por intermédio da associação, os fabricantes de implementos também participam da Câmara Temática de Assuntos Veiculares e assessoram o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), responsável por criar leis e normas que regulamentam os parâmetros para o tráfego de veículos no Brasil. Como exemplos, o sistema de freios antitravamento (ABS) nos implementos e também as proteções laterais e traseiras das carrocerias, que impedem que pessoas, bicicletas, motos e carros sejam projetados para baixo dos veícuANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Mário Rinaldi © Anfir
25 los, foram indicações da ANFIR tornadas normas a serem cumpridas por fabricantes de implementos de todo o Brasil. Lauro Pastre Júnior recordou que, ao longo destes 45 anos, a ANFIR passou de uma associação que congregava um pequeno grupo de concorrentes para uma grande entidade de classe com representatividade em âmbito nacional. Em 2014, durante o primeiro triênio sob a presidência de Alcides Braga, a entidade firmou o Acordo de Cooperação com o INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que resultou na doação do Metromóvel, laboratório sobre rodas capaz de contribuir para a certificação e regulamentação de implementos rodoviários. Durante seu segundo mandato, de 2015 a 2018, Braga defendia que o mundo passava por mudanças e que essas transformações surgiam como desafios não apenas para o setor de implementos, mas para a sociedade e os governantes. A preocupação da ANFIR então se expandia do campo tecnológico para a sustentabilidade do planeta. A associação passou a abrir espaço para temas ligados à utilização racional da água, à conservação de energia e aos programas sociais das empresas do setor, em linha com as diretrizes de toda a indústria automobilística. Também naquele momento a ANFIR sentiu a necessidade de ampliar as oportunidades de negócios, já que o mercado interno havia caído mais de 50% entre os anos de 2013 e 2015 (de 177,9 mil para 88,3 mil implementos rodoviários). Em 2016, o Acordo de Cooperação Técnica com o PRONAF, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e Programa Mais Alimentos possibilitou a inclusão dos implementos rodoviários nas políticas de financiamento para pequenos produtores, o que aumentou as oportunidades de negócios dentro do Brasil. Outras formas que contribuíram para a dinamização do mercado interno foram as participações mais ativas da ANFIR na Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, sempre com a presença de empresas associadas, e o Projeto Comprador, realizado em diferentes estados para aproximar fabricantes e clientes, facilitando a comercialização dos produtos e promovendo a inovação no setor. Ampliação de horizontes com Move Brasil Outro ponto a destacar a partir de 2016 foi a criação do Move Brasil, resultado de parceria com a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, desde então renovada periodicamente. A união fortaleceu a internacionalização e competitividade do setor a partir de acordos internacionais e da participação frequente em eventos mundiais, ampliando a visibilidade dos produtos brasileiros. O suporte financeiro e estratégico proporcionado pelo convênio permitiu que empresas brasileiras se inserissem em mercados antes pouco explorados, como África e América Central. Em 2016, o número de exportações regisAlcides Braga © Anfir
26 trado pela entidade cresceu 18,9% na comparação com o ano anterior. Entre 2016 e 2024, os fabricantes associados exportaram, ainda segundo dados da entidade, 36,9 mil implementos rodoviários. Nesse sentido, nos últimos oito anos a ANFIR tem promovido série de missões comerciais e rodadas de negócios em diversos países, incluindo Colômbia, Chile, Peru, Equador, Guatemala, Costa Rica, México, República Dominicana, Estados Unidos e África do Sul. Essas iniciativas permitiram a diversificação dos clientes internacionais. Segundo o atual presidente da associação, José Carlos Spricigo, o programa tem sido bastante útil em ampliar as exportações e dar visibilidade aos produtos brasileiros. Os associados reconhecem que a presença em feiras de relevância global, como a IAA Transportation, na Alemanha, e a Mid America Truck, nos Estados Unidos, reforçou a boa imagem das empresas brasileiras e atraiu investimentos estrangeiros. A indústria nacional de implementos rodoviários pôde diversificar suas fontes de receita, reduzindo a dependência das vendas internas e mitigando os impactos de oscilações na economia, tão comuns no Brasil. A manutenção das parcerias internacionais e a participação em eventos estratégicos permitem manter o setor em trajetória ascendente. A cada ano, mais oportunidades O convênio com a ApexBrasil resultou em diversas viagens nos anos seguintes. Em 2017, ocorreu a Missão Prospectiva no Panamá, que identificou novas oportunidades de negócios. No mesmo ano a ANFIR participou também da AAPEX, nos Estados Unidos, levando o know- -how brasileiro dos implementos ao mercado norte-americano. A consolidação internacional ocorreu em 2018, a partir da primeira renovação do acordo com a ApexBrasil, o que garantiu continuidade nas ações de exportação. Ainda em 2018, a ANFIR participou de eventos como a ExpoCargo, ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Rodada de Negócios, Fenatran 2022 Rodada de Negócios, Fenatran 2024 Encontro com as Associadas, Fenatran 2022 © Anfir © Anfir © Anfir
27 Estande da ANFIR na Fenatran 2024: mais de R$ 4 bi em negócios das associadas. no México, a Expomina, no Peru, e organizou rodadas de negócios no Panamá, Colômbia e, internamente, em Florianópolis (SC). Em 2019, o setor, representado pela ANFIR, esteve em missões comerciais no Equador, Costa Rica e Guatemala, consolidando sua presença na região. A entidade também participou da Expo Proveedores del Transporte y Logística, no México, e promoveu e organizou rodadas de negócios na Fenatran, em São Paulo. Os avanços da internacionalização prosseguiram em 2020, a despeito da pandemia de Covid-19, com a realização de rodadas de negócios na Colômbia. Mesmo naquele momento de apreensão e incertezas, era uma forma de reforçar a presença da indústria brasileira no mercado latino-americano. Com o sucesso da parceria, já em 2022 foi assinada a segunda renovação do acordo com a ApexBrasil, e que permitiu a presença da entidade em grandes eventos, como IAA Transportation, na Alemanha, e Expo Transporte Anpact, no México, assim como rodadas de negócios no Peru e em São Paulo. Para a exploração de novos mercados em 2023 a ANFIR marcou presença na feira Mid America Truck Show, nos Estados Unidos, além de rodadas de negócios na República Dominicana, Chile, África do Sul, Colômbia e Bolívia. Em 2024, o acordo com a ApexBrasil foi renovado pela terceira vez e a ANFIR participou de uma rodada de negócios em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, da IAA Transportation, na Alemanha, além de mais uma vez ter marcante presença na Fenatran, em São Paulo, palco novamente de novas rodadas de negócios. A ANFIR tem sido um agente essencial na consolidação do Brasil como um player relevante no mercado global de implementos rodoviários, impulsionando inovação, qualidade e competitividade do setor. Com um histórico de conquistas, a associação continua impulsionando a indústria e gerando oportunidades para os associados. © Anfir
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30 Raul Anselmo Randon 1980 - 1986 (In memoriam) Vasco Antonio Rossetti 1986 - 1988 (In memoriam) Sérgio Antonini 1991-1994 Marcos Guerra 1988 - 1991 ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Os presidentes da ANFIR estes 45 anos, a ANFIR teve dez presidentes, incluindo o atual, José Carlos Spricigo, que cumpre seu segundo mandato (2024–2027). Todos contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento da indústria de implementos, possibilitando importante aumento da qualidade, da segurança dos produtos e também a conquista de novos mercados para os equipamentos brasileiros.
31 Lauro Pastre Junior 1994 - 1997 | 2003 - 2006 Cláudio Roberto Mugnol 1997 - 2003 (In memoriam) Rafael Wolf Campos 2006 - 2009 | 2009 - 2012 Alcides Geraldes Braga 2012 - 2015 | 2015 - 2018 José Carlos Spricigo 2021 - 2024 | 2024 - 2027 Norberto Fabris 2018 - 2021
32 ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS O prestígio alcançado pela ANFIR ao longo de quatro décadas e meia pode ser sublinhado pelo reconhecimento público de dirigentes e entidades ligadas aos setores automotivo, do transporte de carga e normativos. A associação dos fabricantes de implementos agradece e garante: permaneceremos juntos também no futuro, porque somos todos essenciais para transportar a economia e as riquezas do Brasil. Associações cumprimentam ANFIR pelos 45 anos A ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, parabeniza a ANFIR pelos seus 45 anos de história, dedicação e contribuição para o setor. Que essa trajetória de sucesso continue a fortalecer o mercado e a gerar novas conquistas. A ABAC cumprimenta o Conselho Administrativo, colaboradores e associados que fazem parte dessa jornada! Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Os segmentos ligados à indústria automobilística precisam de associações fortes, atuantes e que representem e defendam os direitos da iniciativa privada. A ANFIR tem cumprido muito bem esses papéis, com firmeza e credibilidade. Junto a isso, o desenvolvimento da atividade de locação de implementos e de veículos pesados vem aproximando ainda mais as nossas associações, reforçando o trabalho para que o transporte se torne cada vez mais eficiente no País. Nossos parabéns da ABLA, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, à ANFIR por seus 45 anos de efetiva atuação em favor da mobilidade no Brasil! Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente da ABLA © Abac © Abla
33 A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, tem orgulho da parceria com a ANFIR, contribuindo para o desenvolvimento e a padronização do setor por meio do Comitê Brasileiro ABNT/ CB-39. Juntos, promovemos normas que elevam a qualidade, segurança e competitividade da indústria. Parabenizamos a entidade, seus dirigentes e associados por 45 anos de dedicação e contribuição ao crescimento do mercado. Que essa trajetória de sucesso continue impulsionando avanços e fortalecendo a indústria. Mario Esper, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT Quero deixar aqui um forte abraço e cumprimentar todos os Integrantes da ANFIR e seus associados pelos 45 anos de atuação no mercado brasileiro de implementos. A entidade revelou, nestas quatro décadas e meia, sua grande capacidade de unir esforços em favor dos produtores de implementos. Além de nossa parceria bienal na Fenatran, a associação sempre foi uma grande aliada da ANFAVEA, que reconhece a importância desses equipamentos no transporte e distribuição de produtos e commodities pelo País. Muito sucesso para a ANFIR em 2025 e que este seja mais um ano de crescimento na produção e vendas para todos nós. Márcio de Lima Leite, ex-presidente da ANFAVEA A qualidade dos implementos presentes no país reflete o excelente trabalho da ANFIR, que sempre representou muito bem as empresas que atuam no setor. Nestes 45 anos, a entidade certamente tem muitas conquistas a comemorar. Este ano, a FENABRAVE completa 60 anos. Assim, entendemos bem os desafios do segmento e sabemos que quem chegou até aqui tem reais motivos para comemorar. Quero cumprimentar os empresários que produzem implementos e também seus concessionários. Envio também um abraço especial ao querido José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR. Arcelio Junior, presidente da FENABRAVE © Anfavea © Fenabrave © ABNT
34 ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS Caros membros da ANFIR, o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) parabeniza a ANFIR pelos 45 anos de trajetória no setor de implementos rodoviários. Com dedicação aos interesses de seus associados, a ANFIR impulsionou o crescimento e a inovação na indústria. Sua atuação, sólida e focada, fortalece parcerias e supera desafios em tempos de mudança. Celebramos tanto o caminho percorrido quanto o futuro promissor cheio de oportunidades. Em nome do SIMEFRE e da indústria nacional de implementos rodoviários, parabenizo a ANFIR pelos seus 45 anos. O SIMEFRE permanece à disposição para, em conjunto, colaborarmos para o desenvolvimento de toda a cadeia da mobilidade. Com cordialidade, José Antônio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) parabeniza a ANFIR pelos seus 45 anos de atuação, sempre impulsionando o crescimento do setor no Brasil. Ao longo dessas quatro décadas e meia, a ANFIR tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e na inovação da indústria de implementos, fornecendo soluções essenciais para o transporte rodoviário de cargas e contribuindo para a eficiência e segurança das operações logísticas em todo o País. A parceria de longa data entre a NTC&Logística e a ANFIR, especialmente nas edições da Fenatran, consolida uma interrelação estratégica para a economia nacional, ratificando o compromisso dessas entidades com o fortalecimento do setor e a otimização da cadeia logística do transporte. Parabéns à ANFIR por essa trajetória de sucesso! Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística Em nome do SINDIPEÇAS, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, e dos fabricantes de autopeças que nossa entidade representa, parabenizo a ANFIR por seus 45 anos de atuação. Como entidade que também representa um dos elos da complexa cadeia da mobilidade, reconhecemos a importância de estar à frente em decisões que trazem segurança e previsibilidade para as empresas associadas. Que a ANFIR se mantenha na dianteira da indústria de implementos e que o setor se fortaleça cada vez mais. O Sindipeças estará sempre à disposição. Cláudio Sahad, presidente do ABIPEÇAS e SINDIPEÇAS © NTC&Logística © Abipeças-Sindipeças © Simefre
36 Since its founding on May 22, 1980, ANFIR has represented the road transport equipment sector and spoken up for this industry that helps drive Brazil’s economy. Safe hands in the sector To put the time when ANFIR was founded, in the first half of 1980, into context, we have to remember that Brazil was going through a period of economic, political, and social instability caused by rocketing inflation. On March 13, 1979, two days before Joao Batista Figueiredo took over as the last military president of Brazil, a historic strike organized by metalworkers in Sao Bernardo do Campo and Diadema, in Greater Sao Paulo, broke out. It was planned to restore purchasing power lost to successive price increases. The strike even caused concern in the USA, which feared that the Brazilian government’s reaction to the workers’ movement would jeopardize the political reopening begun by Figueiredo’s predecessor, General Ernesto Geisel. Strikes spread across the country and to other sectors. By the end of 1979, inflation in Brazil was 77.2% a year, the highest since the beginning of the military dictatorship in 1964. Despite this adverse scenario, automotive production was growing. It surpassed one million units, including cars, light commercial vehicles, trucks, and buses assembled in the country for the first time in 1978. In 1980, it reached 1.1 million units, the highest since records began being kept in 1957 by the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA). Truck production reached its second-highest level in 1980, at 97,500 units. As is known, truck sales drive the road transport equipment business. It was in this turbulent environment of strikes in the main sector, and increased demand for vehicles, that the National Association of Road Implement Manufacturers (ANFIR) was founded. The exact date was May 22, 1980, at the Chamber of Industries and Commerce in Caxias do Sul (Rio Grande do Sul state). The first meeting was there held to set up an organization capable of defending the interests of manufacturers. According to the late Raul Anselmo Randon, who passed away in 2018, other economic and business groups had representative associations at that time. “But we, although representing an important force in national transportation and, consequently, in the country’s economy, did not have our own, meaning we had no voice,” said Randon. The plan was to join forces and hold regular meetings to exchange information, discuss issues, understand the market, and nurture respect among manufacturers. According to the first minutes of the entity, present at that initial meeting were Raul Randon, Emyr Carlos Facchin (who passed away in 1986), Luiz Dambroz, Júlio Cesar Balbinotti, Roberto Marcon, Vasco Rossetti (who passed away in 2024), and Mauro Guerra. Along with Randon, they represented Rodoviária S.A. Indústria de Implementos para o Transporte, Iderol S.A., Recrusul S.A., Guerra S.A., and Cabrini S.A. Raul Anselmo Randon was unanimously elected the first president of ANFIR. The leader of the largest company in the sector had experience as president of the Chamber of Industries and Commerce in Caxias do Sul. Emyr Carlos Facchin, then director of Randon, was chosen as secretary of the new entity and presented the first draft of ANFIR’s statute. More manufacturers at the second meeting - ANFIR held its second meeting on August 8, 1980. Those who took part in the first meeting in Caxias do Sul were joined by other leading representatives of the transport implement industry. The extraordinary general meeting was attended by Randon, Rodoviária S.A., Massari S.A. Indústria de Viaturas, Viaturas Fruehauf Ltda., Trivellato Engenharia Indústria e Comércio, Viaturas e Equipamentos Ltda., Recrusul S.A. Viaturas e Refrigeração, Guerra, and Carrocerias Furglass Indústria e Comércio Ltda. As the newly-appointed secretary of ANFIR, Facchin explained the national standing of the emerging organization to everyone, emphasizing that meetings could be held in cities like Caxias do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, or any other that had members. ANFIR moved its headquarters to São Paulo in May 1982. The members saw this change would make sense because auto parts suppliers had joined the association, and most of them were in the Greater São Paulo region. Lauro Pastre Júnior, who was president of ANFIR for two terms, from 1994 to 1997, and from 2003 to 2006, remembers that his company joined ANFIR in 1982. “We needed to be part of a national representative association to better defend the interests of the sector, which until then had little representation,” he says. Little was known about the road transport implement industry outside of the automotive sector. Building relationships was essential to ANFIR’s success. Between Lauro Pastre Júnior’s last mandate and the beginning of Rafael Wolf Campos’ time as president, an important change occurred in ANFIR’s structure. The role of Secretary-General was altered, and Mário Rinaldi was hired as Executive Director, marking the beginning of the organization’s professionalization. As President, Rafael Campos (2006-2009 and 2009-2012) sought to build on this idea through an ANFIR 45 ANOS | ANFIR 45 YEARS | ANFIR 45 AÑOS
37 efficient communication program so that other sectors would learn about the transport implement industry, its capabilities, and needs. It was broadly believed that truck manufacturers also made implements, and this misunderstanding led to disadvantages, such as when applying for financing from private banks, or including implements in government incentive programs. The business community, however, managed to remove this stigma and demonstrate its industrial capacity. Despite its low profile among government officials, in the media, and other communications organizations, the transport implement industry had an excellent reputation among manufacturers owing to its technical expertise and adaptation to Brazil’s often poor road conditions. So much so that the sector became known abroad and ANFIR began to attract new members. The diversification of pillars - Having raised its institutional relevance to previously unimagined levels, ANFIR expanded its portfolio to other equally important areas, such as safety. It developed programs and made itself available to collaborate with public sectors in product and legislation development to make implements even safer for truck occupants and all road users, be they pedestrians, cyclists, motorcyclists, or drivers. As a result, ANFIR headed up Brazilian Committee 39 (CB 39) at the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), which draws up terminology, requirements, test methods, and general policies for Brazilian road transport implements. A partnership with the then National Traffic Department (Denatran) made ANFIR a channel for registering new products with the National Registry of Motor Vehicles (RENAVAM). Through this association, implement manufacturers also participate in the Thematic Chamber of Vehicle Affairs and advise the National Traffic Council (Contran), responsible for drafting laws and regulations that govern vehicle traffic parameters in Brazil. Examples include the anti-lock braking system (ABS) and side and rear protection for truck bodies, which prevent people, bicycles, motorcycles, and cars from being thrown under vehicles. These were recommendations made by ANFIR that became standards adopted by road transport implement manufacturers across Brazil. Lauro Pastre Júnior recalls that over these 45 years, ANFIR has evolved from an association representing a small group of competitors to a large national organization. In 2014, during the first term of President Alcides Braga, ANFIR signed a Cooperation Agreement with the National Institute of Metrology, Quality, and Technology (INMETRO), resulting in the donation of a mobile laboratory to contribute to the certification and regulation of road implements (called Metromóvel). During his second term, from 2015 to 2018, Braga argued that the world was undergoing changes and that these transformations posed challenges not only for the implement sector but also for society and policymakers. ANFIR’s scope then expanded from the technological field to the sustainability of the planet. It began to discuss topics related to the rational use of water, energy conservation, and social programs run by companies in the sector, in line with guidelines for the entire automotive industry. Also at that time, ANFIR felt the need to expand business opportunities, as the domestic market had fallen by more than 50% between 2013 and 2015 (from 177,900 to 88,300 road implements). In 2016, the Technical Cooperation Agreement with PRONAF, the National Program for Strengthening Family Agriculture, and the More Food Program allowed the inclusion of road implements in financing policies for small producers, increasing business opportunities within Brazil. Other initiatives making the Brazilian market more dynamic included ANFIR’s more active participation in the International Road Freight Transport Show (Fenatran), always attended by members, and the Project Buyer, run in various states in Brazil to help manufacturers and customers network, facilitating trade and promoting innovation in the sector. Expanding horizons with Move Brasil - Another high point in 2016 was the creation of Move Brasil, resulting from a partnership with the Brazilian Trade and Investment Promotion Agency (ApexBrasil), which has been renewed frequently. This partnership strengthened international expansion and the competitiveness of the sector through international agreements and frequent participation in global events, raising the profile of Brazilian products. The financial and strategic support provided by the agreement allowed Brazilian companies to enter previously underexplored markets, such as Africa and Central America. In 2016, the number of exports recorded by ANFIR grew by 18.9% year on year. Between 2016 and 2024, members exported 36,900 road transport implements, according to proprietary data. In the last eight years, ANFIR has run a series of trade missions and business rounds in various countries, including Colombia, Chile, Peru, Ecuador, Guatemala, Costa Rica, Mexico, the Dominican Republic, the United States, and South Africa. These initiatives have allowed diversification by international clients. According to the current President of the association, José Carlos Spricigo, the program has been very useful in expanding exports and raising the profile of Brazilian products. Members recognize that participation in global shows, such as IAA Transportation in Germany and the Mid America Truck Show in the United States, has boosted the image of Brazilian companies and attracted foreign investment. Brazil’s road transport implement industry has been able to diversify its revenue sources, reducing its dependence on domestic sales and mitigating the impacts of economic fluctuations, which are common in Brazil. International partnerships and participating in strategic events have kept the sector on an upward curve.
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