Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2022

44 AGRONEGÓCIO | AGRIBUSINESS | AGROINDÚSTRIA Setor dinâmico Ronaldo Lima, consultor da Carcon, destaca ainda que o agronegócio brasileiro é muito dinâmico e alimenta muitos subsegmentos do transporte de cargas no país. Ele cita o exemplo da cana de açúcar: o Brasil é o maior produtor mundial e todos os anos demanda escoamento da colheita em torno de 600 milhões de toneladas, mas também precisa de veículos para transportar seus produtos diretos, o que na safra 2021/22 representa 34 milhões de toneladas de açúcar e quase 25 bilhões de litros de etanol. Dinâmica parecida ocorre com as culturas de grãos, em que o Brasil é o maior produtor mundial de soja e o terceiro de milho. Além de escoar colheitas anuais sempre acima das duas centenas de milhões de toneladas, antes das safras os caminhões precisam entregar nas fazendas todos os anos mais de 40 milhões de toneladas de adubos e fertilizantes. Após o processamento, a agroindústria demanda milhares de veículos para o transporte de óleos vegetais e rações animais, entre muitos outros subprodutos. O Brasil também é o maior produtor mundial de carne de frango e o segundo maior de carne bovina, o que impulsiona o transporte de ração, animais e, após o abate, cargas em implementos frigorificados que seguem tanto para o mercado doméstico como para os portos de exportação. Modelos mais procurados A busca constante por maior produtividade no transporte – principalmente para compensar os fortes aumentos de custos – e mudanças na legislação são fatores que devem favorecer a venda de alguns modelos específicos de semirreboques ao agronegócio este ano. Para aumentar o volume transportado de grãos em rotas de longas distâncias, os bitrens e rodotrens de seis eixos (ou nove incluindo os três do caminhão), capazes de carregar de 50 a 54 toneladas, estão ganhando a preferência dos transportadores em relação às composições articuladas de quatro eixos (sete com o cavalo mecânico). Outra tendência que vem favorecendo a renovação das frotas de semirreboques é a substituição gradual das composições graneleiras pelas basculantes, que aumentam significativamente a produtividade da operação ao reduzir o tempo de descarga nos destinos.

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