Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2021

51 maré, SP, a Rodofort chegou a parar 20 dias em abril de 2020 por falta de matéria-prima. Retornou em maio para trabalhar de segunda a quinta-feira, mas logo optou pela semana cheia. Para Alves, a principal lição tirada da crise é a de não colocar todos os ovos numa cesta só: “Nossa entrada no segmento de granel em 2019 foi fundamental para atravessarmos a crise com sucesso”. Também importante na superação dos problemas provenientes da pandemia, na ava- liação de Betina Borchart, diretora da HC Hor- nburg, foi ter flexibilidade para se adequar ao desconhecido: “Aprendemos, principalmente, que não podemos subestimar a questão da saú- de. Temos de ser mais humanos. Pensar mais nas pessoas em vez de só ver faturamento e crescimento”. O lado humano que emergiu da crise sa- nitária também é destaque na fala do CEO das Empresas Randon, Daniel Randon, no material de divulgação do balanço da empresa em 2020: “Nossas pessoas foram fundamentais para fe- charmos o ano ainda mais unidos como time e ainda mais preparados como organização”. Mão de obra e matéria-prima Em momento de valorização dos colabora- dores, uma das dificuldades do setor tem sido justamente a contratação de profissionais espe - cializados. Tanto a Rodofort como a HC Hor- nburg enfrentaram problemas nessa área, as- sim como conviveram com o desabastecimento de matérias-primas e componentes, em especial no começo de 2021. Apesar desses contratempos, a Truckvan vê espaço para manter a curva de crescimento este ano: “Nossa expectativa é elevar o fatura- mento em 30% com os lançamentos das linhas de porta-container e basculante e o aumento das vendas de salas-cofre”, informa o presiden- te da empresa, Alcides Braga. Segundo o empresário, toda a produção do primeiro semestre já estava comprometida no primeiro trimestre: “A lição que fica da pan - demia é que precisamos sempre nos preparar, investir e economizar no verão, pois o inverno sempre chega”. Com faturamento recorde de R$ 151 mi- lhões em 2020, a Truckvan lançou em maio do ano passado a linha graneleira, que já respon- de por 15% das suas vendas, além de adquirir novas máquinas e investir em automação dos processos. “O que mais nos orgulha é ter gerado empregos durante a crise. Contratamos mais de 100 colaboradores e hoje estamos com 500 pes- soas no nosso time”, revela Braga. Também as Empresas Randon aproveita- ram a crise para modernizar suas operações e se prepararem para dias melhores. “Mesmo em um ano desafiador, tivemos um desempenho muito bom, alicerçado por nossos planos de ex- pansão e pelos investimentos em inovação, que seguiram como foco”, comenta Daniel Randon. A divisão montadora da Randon faturou R$ 2,4 bilhões em 2020, expansão de 5,9% em relação aos R$ 2,27 bilhões do ano anterior. As vendas de semirreboques passaram de 22.460 para 24.326 unidades, crescimento de 8,3%. As pessoas em primeiro lugar Fabricante de carrocerias frigoríficas des - tinadas ao transporte de laticínios, congelados, sorvetes e medicamentos, a HC Hornburg aca- bou até sendo favorecida pela crise por atuar em segmentos que tiveram demanda ampliada em 2020. Betina Borchart conta que a empresa che- gou a reduzir o quadro de funcionários, mas depois voltou a contratar: “Temos hoje 85 fun- cionários e estamos com dificuldade para con - tratar. Toda a cidade de Jaraguá do Sul, SC, está contratando e há trabalhadores chegando de fora para arrumar emprego aqui”. A HC Hornburg encerrou 2020 com cres- cimento de 20% e estima mesmo índice de alta para este ano. “Nossa estratégia de trabalhar com estoques altos acabou se mostrando ade- quada para momentos como o atual. Nos deu um fôlego para atravessar esse período”, revela Betina.

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