Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2017

93 Identificação automática de veículos por RFID Na identificação veicular, a tecnologia RFID é mais utilizada no controle de acessos a estacionamentos, na cobrança automática de pedágios, no controle de acesso em áreas restritas e no controle e gerenciamento de frota. Nestes casos a tag, normalmente disposta na forma encapsulada (semi-ativa) ou etiqueta adesiva (passiva) com microchip interno, é afixada no para-brisas do veículo, sendo identificada mediante a aproximação do veículo ao sistema de leitura, conforme mostrado na figura 3. Embora seja bastante frequente o uso de tags semi-ativas para esta finalidade, o uso de tags passivas tem crescido no Brasil, tendo em vista o seu baixo custo e a eficácia na leitura alcançada pelos novos modelos tecnológicos. Identificação automática de implementos rodoviários No casodos implementos rodoviários háuma grande dificuldade na identificação com o modelo tradicional, tendo em vista a variedade de configurações de implementos, dificultando a definição de um ponto comum para a fixação da tag. Há de se considerar, ainda, que o frequente anuseio do implemento nas operações de carga e descarga poderá danificar ou remover a tag. Outra dificuldade observada nos implementos é a possível interferência de estruturas metálicas que possam obstruir a leitura da tag. O ângulo de leitura possível para os demais veículos (para-brisas) deverá ser o mesmo para os implementos e para as motocicletas, que também apresentam a mesma dificuldade de instalação da tag. Portanto, há necessidade de se encontrar um posicionamento comum que permita a leitura em todos os tipos de veículos. Uma alternativa possível, tanto para os implementos rodoviários quanto para as motocicletas, é a disposição do chip na placa do veículo (figura 4). Estudos recentes na Europa com o uso de novas tags passivas (Gen2v2) obtiveram excelentes resultados de leitura em altas velocidades e sob condições adversas. Na forma Figura 2 - Sistema de Informações Integradas de Transportes (Barbosa, 2017) 1 Figura 3 - RFID na identificação de veículos (Barbosa, 2017) 1 © Arte: Ponto & Letra

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