Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2017

53 que uma parte do bem já foi paga”, observa Letti. “E mesmo que ele não precise ou não queira utilizar a carta de crédito naquele momento, como ocorre agora com muitos empresários, seu recurso ainda está garantido e rendendo para quando ele precisar.” A tendência de taxas menos subsidiadas pelo governo nos financiamentos oficiais, caso do Finame, também abre caminho para maior participação do consórcio na aquisição bens de capitais. Fernando Ferlini, do Consórcio Nacional Noma, revela que as atuais dificuldades em obter crédito têm sido uma das maiores alavancas para o sistema de autofinanciamento. “Em linhas gerais, um plano de consórcio tem taxa administrativa em torno de 13% mais 1% do fundo de reserva. Ou seja, é um financiamento de 14% diluído ao longo de todo plano.” A impossibilidade de contar com o bem de imediato – salvo a sorte de ser contemplado – é apontada como a principal desvantagem do consórcio. Mas ainda assim o chamado lance tem se mostrado uma opção para ter posse do produto de maneira mais rápida. “Não há garantia da contemplação pelo lance, sempre pode haver alguém que ofereça valor maior. Mas dispor para o lance a quantia média dos últimos meses tem dado resultado para os consorciados”, revela Ferlini. O avanço na demanda pelo sistema está presente nas estatísticas da Abac, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, apesar de isoladamente 2016 ter sido marcado por quedas sobre o ano anterior, com retrações de 5% nas vendas de cotas, para 2,3 milhões, contra as 2,4 milhões registradas em 2015, e de 3,7% nos créditos concedidos, de R$ 40,9 bilhões para R$ 39,4 bilhões. De acordo com série histórica, no entanto, o crescimento da participação dos consórcios sobre os totais de contratos de veículos financiados de 2011 a 2016 foi de 6,2 pontos porcentuais. Passou dos 4,5% de 2011 para nada menos do que 10,7%. A Abac pondera que o desempenho do consórcio em 2016 também mostrou dois cenários opostos. As adesões ao sistema no segundo semestre foram 24,5% maiores do que na primeira metade do ano, com 1,27 milhão de novas cotas, com os planos para veículos avançando 41%. “O comportamento diferente de um semestre para o outro, apesar da retração do mercado, evidenciou a confiança no sistema”, observa Paulo Roberto Rossi, presidente da associação. “Planejar por meio de uma poupança com um objetivo definido pode ser o melhor caminho para adquirir bens ou serviços.”  Paulo Roberto Rossi ABAC © ABAC © Maria Adelaide Silva | Dreamstime.com®

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