94 2016 By Domingos Ricca, specialized consultant in family business and partner on Ricca & Associados I have been hearing Brazil is the country of the future and we will be the world’s best nation… is it fact or utopia? For many years women were relegated to the role of mother and wife. From the 1960s the struggle for equal rights was taken up, with women establishing themselves as competent professionals with such qualities that ensure the effective management of a range of organizational types. Their conquests were achieved in a long, slow process that continues in the present day. Many women have left their mark on the world stage. Even today, although women occupy highranking positions such as President of the country and gender equality movements are gaining force, there is change in the economic and business landscape, albeit subtle and discreet. Following the global trend, family businesses are Women in family succession Pesquisa realizada demonstra que apenas 27% das mulheres esperavam entrar no negócio da família. Entre as razões que elas deram para ingressar na empresa estão: ajudar a família, ocupar uma posição que ninguém deseja e insatisfação com o outro emprego. Outro fator constatado é que as mulheres pesquisadas não haviam planejado seu ingresso nas empresas familiares, entrando na organização apenas para apoiar a família durante uma crise, ou porque as outras opções no mercado eram ainda mais indesejáveis. A sucessão familiar deve ser planejada com antecedência na presença do fundador, pois ninguémmelhor que ele para transmitir os valores e a cultura da instituição, bem como todo o conhecimento, caso a herdeira necessite enfrentar momentos de crises, doenças ou até mesmo a morte do criador da organização, o que poderia abalar o equilíbrio do negócio familiar. Nicolas George Hayek, figura máxima do Grupo especializado em relógios Swatch, sofreu um ataque cardíaco repentino em seu escritório na Suíça vindo a falecer aos 82 anos, e a sua filha Nayla Hayek, passou a ocupar a hierarquia máxima do império construído por seu pai. A decisão de colocar uma filha em um cargo de grande responsabilidade como, por exemplo, a direção da empresa, é muitas vezes uma questão de sobrevivência e um caminho para que a empresa perpetue para as próximas gerações, já que as mulheres vêm assumindo ao longo desses 15 anos, posições estratégicas para o futuro dos negócios. A identidade de uma empresa familiar, portanto, está pautada em quatro pilares, que foram adotados pelo fundador no início do negócio, a saber: Palavra / Credibilidade Perseverança Carisma / Liderança Cultura Garantir a perpetuação dessas bases, transmitindo-as aos sucessores, é o principal meio para perpetuar os negócios de família, sendo este o sonho do fundador. Atualmente, as sucessoras podem realizar este sonho com competência e determinação. Artigo Article The dream of the father is not always shared by the son, but what if it is shared by the daughter? Here we look at why more and more women are taking over family businesses
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