9 2016 O ano de 2016 teve início sem apresentar surpresas, lamentavelmente. Depois da queda no desempenho da indústria produtora de implementos rodoviários registrada em 2015 o ano começou com a perspectiva de termos mais recuo de mercado. Uma situação que infelizmente se confirmou. A causa está localizada fora do setor e é de natureza conjuntural. Assim em verdade a indústria produtora de implementos rodoviários sofre os reflexos do ambiente de economia retraída que estamos vivendo desde o ano passado. Nesse cenário adverso a ANFIR trabalhou para reduzir os efeitos de todo esse ambiente negativo que se apoderou dos negócios. A primeira ação foi conseguir a definição das regras para 2015 da mais importante linha de financiamento de investimentos do BNDES que é responsável por financiar a maior parte dos implementos rodoviários da linha Pesada (reboque e semirreboque), o PSI/Finame. Como resultado do contato permanente com os mais diversos escalões do MDIC-Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a entidade conseguiu em seguida a ampliação das parcelas de participação do BNDES nos financiamentos no PSI/Finame, sempre com foco em buscar incentivos para o setor. A ANFIR também ampliou sua visão em outras direções e assim surgiu o Acordo de Cooperação Técnica com o MDA-Ministério do Desenvolvimento Agrário que permite aos agricultores cadastrados no programa de agricultura familiar adquirir implementos rodoviários com incentivos oficiais. Além disso a ANFIR alinhou-se com outras entidades do setor automotivo e lançou o embrião para o primeiro programa de renovação de frota do País e trabalhou de maneira firme e coerente na promoção do maior evento de transporte de cargas do Brasil, a Fenatran. Outra ação que foi iniciada em 2015 mas que deu seus primeiros passos concretos em 2016 foi a aproximação com a Apex-Brasil. A instalação do Comitê Gestor do Projeto Setorial ANFIR/Apex-Brasil deu início ao trabalho coordenado entre as duas entidades para abrir o mercado internacional para o implemento rodoviário feito no País. As dificuldades serão superadas com trabalho, dedicação e criatividade. O empresário brasileiro sempre faz sua parte e tem colaborado com o progresso da sociedade. E nós da indústria de implementos rodoviários estamos prontos para mais uma vez fazer a nossa parte e contribuirmos para a retomada do crescimento da economia. 2016 began without any surprises, unfortunately. After the slowdown in production of highway implements in 2015, this year began with the prospect of a further slump. This has unfortunately been confirmed. The cause lies outside the sector and is generalized. So, in fact, the highway implement industry is suffering the consequences of the shrinking economy that we have been experiencing since last year. In this adverse scenario, Anfir has worked to reduce the effects of this negative environment that gripped businesses. The first thing was to get the rules for 2015 for the most important credit line at BNDES for Heavy vehicle sector (trailers and semi-trailers) - PSI/Finame. As a result of continuous contact with the various levels of the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade (MDIC), Anfir then managed to expand BNDES participation in financing of PSI/Finame, always focusing on incentives for the sector. ANFIR also expanded its vision and struck the Technical Cooperation Agreement with the Ministry of Agrarian Development (MDA), which allows registered family farmers to purchase equipment with official incentives. In addition, Anfir aligned itself with other entities in the automotive sector and launched the beginnings of the first fleet renewal program in the country and worked hard to promote the largest cargo transportation event in Brazil - Fenatran. Another effort that began in 2015 but took its first concrete steps in 2016 was the work with Apex-Brasil. The steering committee for the Anfir/Apex-Brasil project began the work by the two entities to open up the international market. Problems will be overcome with hard work, dedication and creativity. Brazilian businesspeople have always done their part and worked for progress by society. We in the highway implement industry are ready to once again do our part and contribute to the resumption of economic growth. Alcides Braga Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, ANFIR President of Brazilian Association of Road Implements Manufacturers, ANFIR
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