68 2016 Em fevereiro de 2015 a Rossetti Equipamentos Rodoviários procurou a 3M com uma proposta que, se não era 100% inovadora, significava um avanço no processo de produção de implemento rodoviário no Brasil. O desafio era “fazer um furgão de alumínio de até 6 metros de comprimento totalmente colado”, relembra Peter Oliveira, responsável pelo Marketing da Rossetti. A ideia partiu da engenharia da Rossetti. Peter Oliveira conta que o mercado já costuma colar o teto desses furgões, porém, a empresa queria mais, não pensando somente no aspecto financeiro “mas, principalmente, nas vantagens que esse produto iria trazer para o cliente final”. A 3M aceitou o desafio e se tornou parceira do projeto. “A união das forças das duas empresas foi imprescindível para que o produto saísse do papel. A sintonia entre Rossetti e 3M foi sensacional”, ressalta Peter. O resultado desse trabalho em conjunto foi que, pouco mais de um ano depois do primeiro encontro, o protótipo já estava pronto. Segundo o executivo da Rossetti, o furgão é todo colado com fita VHB 3M (dupla face). Esse processo eliminou a utilização de 700 rebites. Dentre os benefícios ele cita a diminuição de 60% no tempo de produção do implemento e redução do nível de ruídos na linha de montagem. “Colar ao invés de rebitar trás um ambiente de trabalho muito melhor para quem está diretamente ligado à produção, levando-se em conta o barulho gerado para fazer um equipamento, pois os rebites são colocados um a um”. Outra vantagem citada se refere ao produto acabado, e que é desfrutada também pelo usuário: o sistema de colagem faz a vedação total entre as chapas, não permitindo infiltrações, “muito comuns quando são feitos da maneira tradicional”. O furgão está equipado com assoalho naval revestido com chapa xadrez de alumínio, travessas para amarrações e com porta roll up o que, de acordo com o entrevistado, além de deixar o produto com características mais modernas, facilitam muito a descarga de materiais nos grandes centros. As chapas de metal são pré- -pintadas, proporcionando “acabamento muito melhor, perfeito para quem pretender adesivar, pois não tem emendas e também evitam que a chapas trepidam e façam barulho”, destaca Peter Oliveira. No período de fechamento desta edição o implemento estava em fase final de testes. A Rossetti ainda não havia definido preços, porém, a expectativa da diretoria era de colocar o produto nos distribuidores e iniciar as vendas no final de 2016. Tecnologia Technology Peter Oliveira, gerente de marketing da Rossetti Marketing manager at Rossetti Divulgação
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