Implementos Rodoviários | 2015

98 2015 Artigo Article Há muito tempo ouço que o Brasil é o País do futuro, que seremos a melhor nação do mundo... isso é verdade ou utopia? Não é novidade que há tempos vivenciamos um infarto por conta da falta de infraestrutura para logística. Faltam recursos para portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, dutovias, e tantas outras vias. O modelo de gestão de investimentos em infraestrutura é uma incógnita. Há poucomais de 10 anos, contratou-se um estudo e foi desenvolvido umplano batizado de PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes, com uma série de ações em infraestrutura para mudança na matriz dos modos de transporte. Talvez esteja aí o primeiro erro, pois transformou em fim, o objetivo daquilo que era para ser o meio. Isto é, o objetivo não deve ser a preferência por este ou aquele meio de transporte, responsabilidade do embarcador, e sim dar estrutura aos usuários dos serviços de transporte. O pior não é isto. É que como desdobramento desse plano, deveríamos ter ações do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e todos os demais investimentos, alinhados ao Plano inicial (PNLT), o que de fato não aconteceu, e depois disso, uma sequência de “batismos” e definição de gestores de projetos e investimentos, que no final das contas, não saem do papel. Constantemente vemos notícias sobre as intenções dos investimentos, dos projetos, mas a execução e principalmente a conclusão, que é o que realmente importa, não acontece. Vale aqui destacar ainda que o cronograma não só não é cumprido, mas que boa parte das obras são interrompidas pelo Tribunal de Contas por conta de irregularidades. O que nos faz pensar: recursos não faltam, o problema é que de fato eles são mal empregados... Sabemos que investimos muito aquém do que deveríamos para sermos um país desenvolvido e competitivo. Pode não caber aqui certas comparações, mas os EUA em seu período de desenvolvimento (1950 a 1979) investia cerca de 4% de Quando o futuro chegará? Edson Carillo*

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