Implementos Rodoviários | 2015

95 2015 Caminhão é insubstituível Independentemente de concorrências pontuais entre esses sistemas, os entrevistados concordam que as vendas de caminhões e de implementos não serão afetadas pelo avanço de outros sistemas. Outro fator que contribui para a indispensabilidade do caminhão é a proibição de passagem de trem de carga por médios e grandes centros urbanos. “Isso é fato. A exemplo do que já acontece em Belo Horizonte (MG) outros municípios terão ferroanel com suas respectivas áreas de carga e descarga fora das cidades. O trajeto do terminal para os centros de consumo serão realizados por pequenos e médios caminhões”, declara Vicente Abate. Neuto também diz que a proibição de circulação de veículos extrapesados e pesados nos grandes centros urbanos não é motivo para as montadoras e implementadoras temerem perda de mercado. Ele garante que a medida não afeta o transporte rodoviário, uma vez que a transferência pode continuar sendo feito por composições pesadas, enquanto a distribuição pode ser feita por veículos leves. Contudo, atentos às novas oportunidades, donos de frotas de caminhões também investem em outros modais. “Um exemplo é a transportadora Bertolini, que opera barcaças de Belém para Manaus”, conclui Neuto Gonçalves dos Reis. Divulgação NTC&Logística Neuto Gonçalves dos Reis, diretor técnico da Associação Nacional dos Transportadores de Cargas e Logística (NTC& Logística) technical director of the National Association of Transport and Logistics Companies (NTC & Logistics) Modais utilizados pelo transporte de carga no Brasil e Estados Unidos Brasil Estados Unidos Meios % tku US$ 1000/tku % tku US$ 1000/tku Rodoviário 67 132 31 310 Ferroviário 18 22 37 29 Aquaviário 11 30 10 10 Dutoviário 3 25 21 9 Aéreo 0,04 1.060 0,3 1.107 Fonte: Ilos Note-se que, se excluídos os minérios (que representam 74% da carga ferroviária), o transporte rodoviário teria uma participação maior ainda. Nos Estados Unidos, assim como em países como a China, Rússia, Índia e Canadá, predominam os meios não rodoviários. Mas vale ressaltar também que o nosso custo rodoviário é bem mais baixo do que os dos Estados Unidos.

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