74 2015 Manter o implemento rodoviário 100% pronto para uso até o final de sua vida útil é o sonho de todo transportador e autônomo. Afinal, o investimento foi realizado para manter o equipamento operando e proporcionando resultado. Mas, no meio do caminho existe um emaranhado de problemas estruturais e erros operacionais que dificultam a aproximação do desejo com a realidade. Para alívio de quem não se deixa abater pelas circunstâncias desfavoráveis, o que é difícil não é impossível. E quem procura acaba encontrando os meios para preservar o seu bem em boas condições. Em primeiro lugar, é preciso saber as causas dos problemas para evitá-los. Segundo Ângelo Banchi proprietário da Assiste Consultoria, que tem foco em sistemas de gerenciamento em manutenção de frotas, e que conta em seu portfólio de clientes com diversas transportadoras e mais de 50 usinas de açúcar e álcool, grandes usuárias de implementos, os problemas mais comuns nesses produtos ocorrem nas rodas, suspensão e nos freios. Outro conhecedor do problema é Vanderlei Rodrigues, proprietário da Roadtrcuk, empresa especializada em manutenção e reforma de implementos rodoviários. Todos os dias, ele e sua equipe de mecânicos se dedicam a trocar peças em geral: boca graneleira, fueiro, cantoneira, tira-fina de alumínio, frontal, dobradiça da tampa, tombador, trava de corrente, fueiro da tampa, dentre outras. Pelas respostas dos empresários aos questionamentos das entrevistas para este Anuário, pode-se deduzir que os problemas nos implementos rodoviários têm origem em duas causas principais: péssimas condições das estradas e excesso de peso. No primeiro caso o proprietário do veículo pode reclamar dos governos pelo descaso: buracos, lombadas mal feitas; sinalização deficiente, curvas muito acentuadas e outras deficiências que poderiam ser corrigidas. Culpar os outros é uma forma de se eximir da responsabilidade. Mas, quando se trata de decisão própria, para onde enviar a conta? Os danos estão aí para comprovar. Segundo Vanderlei, a “solda no chassi por excesso de peso” é uma das principais atividades da Roadtruck. Quem é do ramo sabe que sobrepeso, salvo algumas exceções, não ocorre por acaso. Ele nasce do desejo do proprietário do veículo de ganhar mais por viagem. Às vezes por uma necessidade circunstancial. Para agravar, ainda existem danos causados por erros operacionais e devido à falta de cuidados simples. Ângelo Banchi cita grande quantidade de problemas gerados “ pelo uso inadequado do freio de serviço do implemento”. E relata, ainda, problemas ocasionados por “falta de lubrificação nos cubos da roda”. As dicas dos especialistas estão concentradas nas observações e procedimentos corriqueiros, geralmente simples. Observar as recomendações dos fabricantes sobre revisões e manutenções; fazer insManutenção Maintenance Sobrepeso não ocorre por acaso. Ele nasce do desejo do proprietário do veículo de ganhar mais por viagem.
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