17 2015 Lauro Pastre Junior 1994 - 1997 | 2003 - 2006 Cláudio Roberto Mugnol 1997 - 2003 (In memoriam) Rafael Wolf Campos 2006 - 2009 | 2009 - 2012 Alcides Geraldes Braga 2012 - 2015 | 2015 - 2018 The ANFIR presidents associação os industriais de implementos se organizaram e passaram a fazer reivindicações junto ao governo, obter assessoria em questões técnicas e jurídicas, debater normatizações de produtos, buscar linhas de crédito. “Com a consolidação da ANFIR, o setor de implementos rodoviários ganhou representatividade e maior desenvolvimento”, afirma. Outro importante empresário da indústria de implementos, Lauro Pastre conta que sua empresa se associou à entidade em 1982, quando a sede foi transferida de Caxias do Sul (RS) para São Paulo (SP). O objetivo era a necessidade de estar junto de uma entidade de classe nacional para representar e defender os interesses do setor que até então tinha pouca representatividade. Nos primeiros anos de existência uma das principais funções da ANFIR era construir relacionamentos com a sociedade e pôr em prática um eficiente programa de comunicação, pois, fora do segmento automotivo, poucas pessoas sabiam da existência da indústria de implementos do Brasil. “A impressão predominante, inclusive junto ao poder público, era que o fabricante do caminhão também fazia a carroceria. O veículo era visto como um todo, produzido somente pela montadora”, conta Mário Rinaldi, diretor executivo da ANFIR. Essa falta de conhecimento resultava em desvantagem para as indústrias em relação a outros setores produtivos, até mesmo quando tentavam obter financiamento dos bancos privados ou no momento de serem incluídas nos programas de incentivo do governo, uma vez que o segmento, mesmo quando era “visto”, ainda era considerado secundário. Coube ao empresariado do setor, unido por meio da ANFIR, quebrar esse estigma e mostrar a realidade do parque industrial de implementos rodoviários do País. Apesar das dificuldades àquela altu-
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