16 2015 O mundo vive em constantemente mutação, mas, de tempos em tempos alguns acontecimentos são marcantes por quebrar paradigmas e ampliar as possibilidades de avanço social, tecnológico, cultural... Nesse sentido os anos 1980 foram progressistas para o segmento de tecnologia da informação, com o início do uso do computador pessoal (PC) e do incremento da telefonia, fatos que posteriormente permitiram caracterizar o período como “o berço da era da automação”. No Brasil o começo da década também se caracterizou pela efervescência gerada pelos movimentos de trabalhadores da região do ABC paulista. Reivindicações que culminaram em greves, prisões e agitações políticas. Esses acontecimentos se tornaram instrumento de pressão e influenciaram a troca do governo militar por um civil (em 1985 Tancredo Neves foi escolhido pelo Congresso Nacional para ser presidente da República) e em eleições diretas (com vitória de Fernando Collor, em 1989). Nesse cenário de muitas incertezas e algumas perspectivas, ainda no início da década nasceu a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), em 22 de maio de 1980, na cidade de Caxias do Sul (RS). “Até então não existia um órgão que representasse o segmento, que crescia consideravelmente. Por iniciativa das principais implementadoras da época foi realizada a primeira reunião que daria origem à Associação”, relembra Marcos Guerra, diretor da Guerra Implementos Rodoviários e um dos protagonistas da história da ANFIR, posto que foi o seu terceiro presidente. O quadro de associados era composto por Biselli, Cabrini, Cargo-Van, Dambroz, FNV-Fruehauf, Furglas, Guerra, Iderol, Krone, Randon, Recrusul, Rodoviária e Trivelatto. Marcos Guerra conta que através da Raul Anselmo Randon 1980 - 1986 Vasco Antonio Rossetti 1986 - 1988 Marcos Guerra 1988 - 1991 Sérgio Antonini 1991-1994 Institucional Institutional Os presidentes da ANFIR
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