131 2015 dos preços administrados, principalmente combustível e energia elétrica, que outrora estavam represados e são parte importante do ajuste dos preços relativos em curso. Os efeitos desse aperto já se mostram visíveis, principalmente, na diminuição dos investimentos do governo e nos desembolsos através dos bancos públicos, principalmente o BNDES. Apesar de todos esses apontamentos, pouco se tem discutido sobre os efeitos de tais medidas de austeridade sobre a economia, pois elas criam um cenário de instabilidade econômica que já se reflete nos indicadores de confiança do empresariado em níveis tão baixos quanto a da crise de 2008 e que, por conseguinte, propaga um ambiente nebuloso para a realização de investimentos por parte dos agentes privados. Ao analisar especificamente o setor de implementos rodoviários alguns fatores estruturais têm criado barreiras ainda maiores e, por tanto, afetando a dinâmica desse mercado. Dentre os pontos de maior reverberação para o setor, está a pauta da alteração das condições da linha de financiamento estratégica (lê-se PSI/FINAME). O PSI/FINAME tem elevada importância para o crescimento e a sustentação do setor de implementos rodoviários, dado que responde por até 80% das vendas totais. Essa elevada dependência se dá por conta das taxas e condições subsidiadas pelo governo que as tornam mais atrativas quando comparadas aos financiamentos através de agentes privados do mercado financeiro. Tamanha dependência associada à políti- * Diego Machado, diretor de Infraestrutura e Logística da Parallaxis
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