Implementos Rodoviários | 2015

10 2015 Para entender a importância da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários nesses trinta e cinco anos é preciso conhecer um pouco da trajetória da produção de caminhões e da industrialização de implementos no Brasil. A primeira fábrica de caminhões foi inaugurada no País em 1920. Em nove décadas e meia o transporte de carga via terrestre ganhou importância. E outras grandes marcas mundiais se instalaram Brasil. Com o segmento de implementos a história seguiu um curso diferente graças à coragem de brasileiros natos e de imigrantes recém-chegados, que aprenderam o ofício de construir carrocerias aos poucos e por conta própria. Inicialmente, sem incentivos governamentais e sem amplos conhecimentos técnicos (apenas com o básico), eles criaram pequenas oficinas e aceitaram o desafio de fazer a reparação das carrocerias existentes no mercado. Serviço fundamental, pois as montadoras não dispunham de rede de assistência técnica fora dos grandes centros. Algum tempo depois, quando os mecânicos praticamente haviam dominado as técnicas de manutenção, a “carga” de trabalho tornou-se maior e mais sofisticada. Outra vez, em decorrência da necessidade de mercado, eles “tiveram de aprender” a construir as primeiras unidades, ainda de maneira semiartesanal. Equipados de coragem e dotados de um empreendedorismo latente, os jovens empresários mudaram o rumo de seus negócios e iniciaram nova trajetória, agora no sentido da industrialização. As primeiras fábricas do segmento no País surgiram no final da década de 1940. Os fatos comprovam que os empresários foram bem sucedidos, pois muitos deles construíram empresas e produtos com marcas “Made in Brazil”, porém, respeitados mundialmente! Mas, o setor ainda não obtinha o devido reconhecimento no Brasil, inclusive por parte de autoridades, muitas das quais achavam que a carroceria era produzida pelo fabricante de caminhão. Por esse e outros motivos os empresários se uniram e criaram a ANFIR em 22 de maio de 1980. Assim como as fábricas, a entidade ganhou importância no cenário nacional e internacional. A ANFIR se caracterizou por atuar não somente em prol das suas associadas mas, por participar de decisões importantes para a legislação de trânsito e por contribuir para a melhoria da segurança do transporte no Brasil. Os editores 35 anos de estrada Editorial From the Editors

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