Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020

83 E a indústria de pneus rapidamente terá mais novidades conectadas, a grande tendência do setor. Lá fora, a Bridgestone já está desen- volvendo tecnologia capaz de estimar a carga do eixo da roda e a condição de desgaste dos pneus usando sensores acoplados dentro dos pneus. Batizado de Smart Strain Sensor , o siste- ma acompanha a pressão e a temperatura dos pneus e é capaz de medir a mudança da tensão que ocorre quando um pneu está em uso. Um algoritmo é aplicado para converter os dados coletados em informações de carga e desgaste dos pneus e que são enviadas diretamente para uma nuvem. A Bridgestone lançara anteriormente tec- nologia de medições baseadas em sensores de aceleração, que exigem velocidade para obter os dados. A nova tecnologia Smart Strain Sensor , no entanto, mede a tensão independente dela e, portanto, colhe dados confiáveis mesmo com pouco movimento. O dispositivo permitirá que os gerencia- dores de frotas tenham, e possam analisar em tempo real, informações remotamente, como a pressão, além de métricas referentes à carga. Ao monitorar pneus e prever problemas de ma- nutenção antes que eles ocorram, a tecnologia contribui para aprimorar a segurança e a pro- dutividade das frotas. Mas outras novidades já estão ou chegarão em breve ao mercado interno. O Brasil é, por exemplo, o primeiro país da América Latina a poder desfrutar da Total Solution , novo pacote de soluções da Goodyear para frotas estrutura- do em produto, distribuição e serviços. As alternativas de serviços e tecnologias disponíveis chamam a atenção até mais do que a enorme oferta de produtos e dos cerca de 500 pontos para atendimento ao mercado de cami- nhões. Se no pacote Max Force especialistas forne- cem tudo o que os gestores das frotas precisam para a escolha dos pneus, no Max Systems são oferecidas tecnologia analítica e telemetria que agilizam os trabalhos nas frotas e proporcionam a tomada de decisões baseadas em informações confiáveis, como o Control Max e o Tire Scan . O primeiro permite a gestão online de pneus, com aplicativo mobile para inspeção in- tegrado via bluetooth aos equipamentos de me- dição de sulco e pressão do ar dos pneus. Já o Tire Scan é tecnologia exclusiva da Goodyear e diagnostica automaticamente a pres- são de ar, profundidade de sulco, desgaste da banda de rodagem e afere o peso sobre os eixos. Para isso, basta que caminhão e implemento pas- sem sobre o equipamento, que pode ser instalado na entrada da garagem da empresa de transporte ou em outro ponto de preferência. A Goodyear enfatizou na Fenatran ainda o Max Services , na verdade um programa pelo qual, mediante mensalidade, a empresa passa a responder por estrutura na frota para forneci- mento e gestão dos pneus, recapagem, serviços, ferramentas e sistema online de controle. “Cada cliente tem as suas necessidades, desafios e situações específicas, independente - mente do tamanho ou do campo de operações”, afirma Eduardo Gualberto, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear Brasil. A feira foi marcada muito também pelo tema eletrificação, com fabricantes de veículos e sistemas apresentando produtos e tecnologias que começam a ganhar espaço nas linhas de montagem. © Divulgação Bridgestone Smart Strain Sensor, da Bridgestone

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