Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2020

64 A Fenatran 2019, realizada em outubro, em São Paulo, mostrou que o setor brasileiro de transportes não está pen- sando só no mercado de 2020 ou nos negócios dos anos imediatamente seguintes. Pelo contrário. Se os resultados imediatos são importantes – importantíssimos! –, em tempos de verdadeira revolução da mobilidade é tam- bém vital garantir os passos do futuro. A indústria do transporte, assim, prepara investimentos pesados em várias frentes, dos produtos e serviços à alta conectividade, das tecnologias de auxílio à condução e combustí- veis alternativos aos motores mais eficientes e, sobretudo, à eletrificação de cavalos-mecânicos e implementos. Algumas dessas novidades já são realidade em outros países e outras estão nascendo aqui para o perfil do transporte nacional. Umas apare - cem nos cofres dos motores dos caminhões, ou- tras dentro ou fora das cabinas – como as câmeras no lugar dos retrovisores lançadas pela Mercedes- -Benz no Actros –, outras nos implementos e vá- rias nos computadores ou smartphones . As principais, porém, estão no campo da eletrificação que, de fato, começa a ganhar cor - po em várias frentes. Inclusive nos implemen- tos rodoviários. A Randon, por exemplo, apresentou o Hybrid R, semirreboque concebido com um sistema de tração auxiliar elétrica. A novidade, além de motor elétrico instalado em eixo espe- cialmente projetado para o conjunto, incorpora baterias e inversor. Cabine do Mercedes-Benz Actros Hybrid R e-Sys, da Randon © Divulgação FENATRAN

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